Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Desenvolvendo com o Lazarus

Elessar (elessar@tux-br.org) enviou este link e acrescentou: “Tive uma agradável surpresa ao circular a toa pelo SourceForge hoje cedo: Encontrei um projeto interessantíssimo denominado Lazarus, uma IDE estável e realmente funcional que se utiliza do FreePascal para compilar os programas nela desenvolvidos. Após um aparente abandono do Kylix por parte da Borland, esta pode ser a bola da vez para aqueles que estão habituados a programar em Delphi usando VCL ou CLX e querem finalmente abandonar o Windows para desenvolvimento de sistemas. Na página de downloads do projeto você encontra todos os arquivos que poderá precisar, em formatos RPM e TGZ, além é claro, do source. Além disso, o site conta com muitos screenshots do Lazarus em ação, compilando e rodando aplicativos.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de TuxPredakon
Instalação simplificada: Para instalar o Lazarus sugiro o seguinte arquivo:http://monsterous.sourceforge.net/lazarus/lazarus-installer-pack.run

chmod +x lazarus-installer-pack.run

# ./lazarus-installer-pack.run

Créditos da informação:
http://www.kuruminlinux.com.br/comunidade/viewtopic.php?t=42119&start=0&sid=f166238114b6776004156d5d42289f37
Comentário de Paulo Junqueira da Costa
Sei não...: Quando testei o Lazarus tive uma grande decepção. A aplicação gerada não funcionou em coisas simples com caixas de textos, combos e algumas operações nos forms.

Acho que ainda está muito crú, e está muuuito longe de ser um substituto do Delphi, apesar de ser parecido.

O Kylix, na minha opinião, começou errado, usando uma QT antiga como base. Se a Borland não vai mais tocar o projeto, e acho mesmo que não vai, deveria liberar GPL ou melhor, LGPL.

Minhas esperança é ver o Mono com os Windows.Forms pronto, pra poder rodar minhas apps em Delphi .Net em Linux.
Comentário de adilson
Deve fazer um bom tempo que você testou.: O Lazarus tem evoluido muito rapidamente e já está bastante útil. Eu não o tenho usado por um bom tempo mas já tem muitas aplicações desenvolvidas nele. Vale à pena você testar novamente.
Desculpem, postei a resposta no lugar errado. Deveria ir para a mensagem abaixo, do Paulo Junqueira da Costa.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de bebeto_maya
Gambas. . .: __Não se esqueçam do Gambas, tão rápido, produtivo e desleixado quanto o Visual Basic do Windows!
Comentário de enderson
Multi-plataforma...: Só lembrando que o FreePascal e o Lazarus são GPL, feitos em Pascal, e compila/funciona pra/em Win32, Linux, Solaris, MacOS, DOS, FreeBSD e mais alguns.

Além de ser *quase* que 100% compatível com o Delphi, ou seja, dária pra compilar programas feitos no Delphi com o FreePascal.

Não sou desenvolvedor Delphi, mas estou pagando Pascal na faculdade e vi muitas vantagens no FreePascal, pretendo testá-lo em breve em algo mais complexo.

--
Enderson Maia

GentooBR (www.gentoobr.org)
Comentário de Paulo Junqueira da Costa
Compatibilidade: Enderson,

Muitas das classes baixas da VCL é baseada apenas no Windows. Até controles mais alto nível como botões, combos e outros, "perguntam" ao Windows qual será a forma de desenhar o controle. Por essa dependência é que a CLX foi criada. Mesmo assim, a CLX é baseada em QT.

Com isso, muita coisa pode sim ser comptatível com o freepascal, mas está muuuito longe de ser. Como o Delphi não é apenas a linguagem mas tb o conjunto de classes, não creio que vc vá conseguir portar aplicações com sucesso, principalmente se forem de bancos de dados.

Outra, o Lazarus não está nem perto de produzir aplicações profissionais, pelo menos quando testei. Ele falha em coisas simples e ainda lhe faltam muitos recursos. Mesmo assim, espero que o projeto vá pra frente. Eu só não deposito minhas esperanças nele por enquanto.
Comentário de Manoel Pinho
Lazarus no Conectiva 10: Para o Conectiva 10 eu fiz um pacote do Lazarus:

http://www.ccl-br.com.br/wiki/index.php/Reposit%C3%B3rio_de_Contribui%C3%A7%C3%B5es_para_Conectiva_Linux
Comentário de rfdias
Dedinho da M$...: Taí mais um exemplo do poderio da M$. Eles contrataram 34 (!!!) dos melhores programadores da Borland + o idealizador e programador-chefe do Delphi (esse passou a ganhar mais de 1 milhão por mês). Depois usaram esse pessoal para fazer a plataforma .Net. Adivinhe então quem mandou abandonar o Kylix... :(

Olha só: http://news.com.com/2009-1023-229218.html

"Borland also suffered from a familiar Microsoft tactic -- aggressively recruiting its competitors' key executives. Borland lost both Paul Gross, its vice president of research and development, and Anders Hejlsberg, the technological visionary behind Delphi, to Microsoft. Court documents showed that Microsoft offered Hejlsberg a $1,5 million signing bonus, a base salary of up to $200.000, and options to buy 75.000 shares of Microsoft stock.
One of Kahn's successors, former Apple executive Del Yocam, even filed a lawsuit against Microsoft to stem its aggressive recruiting tactics.
Yocam claimed that in a 30-month time frame, Microsoft hired 34 of the ailing software developer's key employees with huge signing bonuses, some in excess of $1 million. 'They have the audacity to send limos to Borland's headquarters to take Borland employees out to lunch,' he said at the time."


O texto do processo movido pela Borland está aqui: http://www.csdn.com.cn/program/772.htm

Quanto a abrir o código do Kylix, com certeza não está nos planos da M$ - vai que alguém competente resolve manter o produto? :)

UGA!

Rafael Dias

Comentário de rfdias
Não esquecer que Lázaro foi: Não esquecer que Lázaro foi aquele cara que foi retirado dos mortos... :D

UGA!

Rafael Dias

Comentário de Xtian Xultz
Salario: Posso estar redondamente enganado, mas quando eles dizem salario normalmente se referem ao salari anual, e nao mensal. Ou seja, o salari do cara deve beirar uns 15.000 dolares por mes. Eh um salario quase bom. Mas o bonus de 1,5 milhoes foi realmente bom :D.
Comentário de pedr0
no artigo ta escrito....: "a base salary of up to $200.000"

acho q eh isso nao ?
Comentário de Paulo Junqueira da Costa
MS: Realmente tomaram váaarios profissionais da Borland. Me lembro bem qdo aconteceu. Só o Charlie Calvert não foi, o resto... abraço.

Mesmo assim, no caso do Kylix, não acho q tenha sido feito como deveria. Começaram nas coxas pra ver se pegava, com uma lib antiga e váaarios bugs. Tenho um amigo q sofre até hj pra tirar os tais bugs da app multi plataforma dele. Delphi 7 tb têm os seus.

O Kylix é da Borland e não creio q a MS tenha alguma influência sobre ele. Pelo menos não diretamente.

Se o Kylix fosse liberado GPL/LGPL daí teríamos uma graaande comunidade em cima dele pra fazer um excelente produto. A galera do projeto Jedi ia ficar doida.
Comentário de giga
Pra quem conhece o Gambas (co: Pra quem conhece o Gambas (como eu), com certeza não diria que ele é desleixado, pois, apesar de ser muito simples de desenvolver com ele (como com o VB), a linguagem em si é muito mais sólida e estável do que o VB.
Ainda não tem todos os recursos, como caixas de texto persistentes (salvam no banco automaticamente), mas inclui uma série de conceitos e objetos que o VB não tem.

Pra quem quiser saber mais:
Diferenças entre VB e Gambas


Comentário de unxusr
Acho que a utilidade do Lazar: Acho que a utilidade do Lazarus estah mais para quem quer iniciar aplicaocoes do zero do que quem quer portar - se muitas classes que existiam no Delphi nao existem, temos o caso tambem de que o FreePascal adicionou outras classes interessantes (nao estou falando de componentes), como conexao com MySQL e PostgreSQL, acho que vale a pena dar uma olhada no Lazarus nao como um "substituto" para o Delphi, mas sim como um novo produto, com grande potencial.
Comentário de Luiz Americo
Acompanho o desenvolvimento d: Acompanho o desenvolvimento do Lazarus (de fato ajudei a desenvolver a interface para o windows) há algum tempo e posso dizer que as correções de bugs, de aperfeiçoamento se dâ de maneira bastante rápida de maneira que a melhor forma de instalá-lo é através do cvs. Isto trás um inconveniente: o que pode está funcionando hoje pode não funcionar amanhã. Pórem as respostas após publicação na maillist se dá geralmente de maneira rápida.
Outra coisa que deve ser lembrado é que muita coisa depende do compilador (fpc) e que o ideal é usar a versão beta-1.9.8 (2.0 está preste a sair)

Atualmente Lazarus/fpc encontra-se bastante funcional inclusive com acesso a banco de dados (dbf,sqlite,mysql,postgresql,interbase) pórem reconheço que portar grndes projetos é realmente difícil/complicado.

O grande problema do projeto é a falta de documentação o que faz muita gente se bater em coisas simples, pois algumas coisas funcionam de maneira diferente (e até melhor) do Delphi.

Como programas que são desenvolvidos com o Lazarus temos a própria IDE (um programa bastante complexo) alem de outros encontrados http://lazarus-ccr.sourceforge.net/kb/index.php/Lazarus_Projects.

Sugiro ainda o wiki para mais informações:
http://lazarus-ccr.sourceforge.net/kb/index.php/Main_Page

Comentário de Marcone
Siages é feito com Lazarus: O Siages (siages.solis.coop.br) é um software ERP para micro e pequenas empresas desenvolvido na plataforma Lazarus, com banco Firebird. O Siages é GPL, mas ainda está sendo desenvolvido. É um bom software exemplo feito na plataforma Lazarus.
Comentário de Douglas
Complementando....: So complementando a resposta do Luis,
em http://br.groups.yahoo.com/group/lazarus-brasil/ vcs encontram um lista de discussao do Lazarus em pt-br.

Sintam-se todos convidados a tirarem suas duvidas por lá

[]'s

Douglas
Comentário de Azrael
Dá pra fazer programas cross-platform no Lazarus?: Tem como escrever algo cross-platform no Lazarus, pra rodar em Linux e Windows sem adaptar código?
Comentário de Douglas
SIM, : SIM,
Claro que vai depender muito mais de sua programacao do que qualquer outra coisa...
Para dar um exemplo, estou terminando a o suporte do projeto ACBR(http://acbr.sourceforge.net/) para lazarus...

Mais perguntas, por favor faca-as na lista mencionada nas mensagens acima, assim mais pessoas, que por ventura tiverem a mesma duvida, podem sana-las...

[]'s

Douglas
Comentário de Marcello Chagas
Lista: Me cadastrei agora na lista
Agora quem sabe eu aprendo alguma coisa de programação.

[]´s
Marcello
"Better to reign in Hell than serve in heaven"
Comentário de Luís Bulek
M$ ... o poder...: Muita calma nesta hora rapaziada; pelo que li no texto sobre a contrações dos caras da Borland, pelo "Micosoft", o tal de Anders Hejlsberg, que é um dos bons da boca no desenvolvimento do Delphi, ganhou um bônus de $1,5 (é mole, parece o meu salário...rs), e vai receber uns tantos @200,000 paus por mês, é isso.
Só não entendo por que a Borland agora quer processar a "Micosoft" por causa do "roubo" dos seus funcionários. Que pague melhor eles então...
Mas o que me deixa "puto da silva" é que os caras que fizeram a meleca do "RUINDOWS", que vive travando e tendo que ser reinstalado, estejam por cima da carne seca.
Mundo capitalista, mundinho to TIO SAM....e nóis...que si fu...

Valeu galera..
Comentário de Daniel Wildt
MS: Alguém tem notícias do projeto Kylix Community? Falaram sobre isto na BorCon americana, mas nunca mais ouvi notícias aqui pelo Brasil.

Quanto ao Kylix, ainda não podemos fazer nada com o compilador + ide, mas toda a biblioteca está a nossa disposição, através do projeto freeclx disponibilizado no SourceForge, e outros vários projetos gratuitos que podemos agregar no Kylix Open, que pode ser utilizado para desenvolver soluções GPL.
Comentário de Daniel Wildt
Acho que a utilidade do Lazar: Concordo. Vejo ele como um cara para sair do zero. Muitos projetos podem ser desenvolvidos com o Lazarus. Entendo que as empresas que tem problemas de licenciamento (pirataria), poderiam buscar o Lazarus como solução para os seus problemas. Vão continuar trabalhando com RAD, mas agora estão livres de licenças.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004