Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linspire cria projeto livre para estimular a tradução do software livre para 78 idiomas

Sérgio de Miranda Costa (sergiocg em pop.com.br) enviou este link e acrescentou: "Saiu no "Ultimo Segundo" a notícia que a Linspire (ex-Lindows) criou um sistema on-line de tradução do Linux. Interessante ver que apenas 90% está traduzido para o português enquanto que linguas como o italiano já têm 98% de tradução. Veja os detalhes aqui. Apesar disso, há mais tradutores para o português que para o Espanhol, que tem além da própria Espanha, a América Latina. Mais uma sugestão de contribuição de uma distribuição para a comunidade Linux."

Trecho da notícia: "A Linspire, Inc. anunciou hoje o lançamento de um novo aplicativo de tradução com base na rede, que permitirá que voluntários traduzam facilmente os principais aplicativos da Linux para aproximadamente 80 línguas diferentes. Apelidado de International Resource Management Application, ou IRMA, o projeto espera contar com a colaboração dos usuários que falem inglês e qualquer outra língua para voluntariamente traduzirem partes do sistema operacional."

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Patola
Boas idéias e patrocínios: Apesar de eu não gostar da idéia da distribuição em si (o modelo de código fechado usado pela empresa), acho que temos que dar o braço a torcer - a Linspire está fazendo muito pelo software livre, desde patrocinar projetos e eventos importantes a implementar excelentes boas idéias pra aproveitar a potencial mão-de-obra distribuída do software livre. Essa idéia da tradução dos softwares pela web de modo conveniente e homeopático não é só interessante, ela não é nada menos do que absolutamente genial.
Comentário de brain
e tem mais: Naquela pesquisa que eu fiz há 2 semanas sobre as contribuições de cada distribuição aos projetos de código aberto, eu fiquei espantado com o volume de contribuições da Linspire.

Assim que baixar a poeira das mudanças aqui no BR-Linux, preparo um relatório geral daquela pesquisa. A Linspire não é a única surpresa.
Comentário de SS_Sputnik
Linspire x Comunidade: E mesmo não gostando dela, temos que admitir que, para o desktop, a Linspire é uma das que mais contribui para o desenvolvimento do Linux. Eu, por exemplo, não sou programador e sempre quis colaborar com a comunidade. O IRMA se encaixou direito, pois apenas com um browser, mesmo no meu trabalho, posso traduzir programas que antes só poderiam ser feito com programas complicados e dentro do Linux.
Mas o que me surpreende é que a comunidade tem resistido muito ao modelo de negocios da Linspire e tem sido avessa a essa aproximação da empresa. O mesmo ocorre com outras distros como a Mandrake, que criou o Mandrake Club(ou algo parecido) e o Kurumin com seu modelo de "assinatura". Sempre acho proveitosa esse tipo de iniciativa e a cmunidade so tem a ganhar com isso.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004