O
FLISOL (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre) ocorreu neste sábado em 102 cidades da América Latina, incluindo 30 no Brasil. Durante as últimas 2 semanas o BR-Linux abriu espaço para as comissões organizadoras das install fests em todo o Brasil anunciarem seus planos, e elas aceitaram o convite. Agora chegou o momento de as comissões organizadoras retribuírem a atenção da comunidade a seus anúncios: aguardamos seus relatos de como foi a experiência! Descrever o que funcionou, o que fez sucesso e o que deu errado pode ajudar o planejamento de outros eventos livres regionais em todo o Brasil. Relatos de pessoas que estiveram presentes às install fests também são bem-vindos. Se o seu texto for curto, sinta-se à vontade para inseri-lo como um comentário nesta nota. Se preferir,
submeta-o como nova notícia.
Não participei diretamente da organização de nenhum dos eventos, mas aqui vai meu relato para iniciar a série: eu estava em Florianópolis no sábado, e visitei o FLISOL na UFSC, onde tive oportunidade de encontrar diversos amigos, e conhecer outros. A manhã chuvosa não espantou os interessados - quando cheguei, vários computadores estavam sendo instalados simultaneamente, e havia uma fila de PCs aguardando a instalação. A TV local estava presente fazendo cobertura jornalística, adesivos de Linux e exemplares da Linux Magazine estavam sendo distribuídos aos presentes, e em uma sala ao lado havia exibição de vídeos sobre software livre. As pessoas que chegavam eram recebidas com explicações e material impresso, e até eventuais problemas como fontes queimadas (dica para organizadores de eventos futuros em localidades com voltagem de 220V: muita atenção às fontes, e à disponibilidade de ferramentas e peças básicas) eram resolvidos rapidamente e com bom humor. Não fiquei até o final do evento, portanto espero que alguém possa complementar o relato ;-)
A palestra sobre Segurança em Redes sem Fio do Nélson Murilo foi maravilhosa, mesmo para quem já tinha assistido uma versão passada na H2HC do ano passado. O cara continua passando muito bem o recado dele, de forma que até uns conhecidos que eu vi por lá depois vieram falar comigo que, mesmo sem muito conhecimento técnico, conseguiram aproveitar bastante do que foi dito.
Um comentário pessoal: ganhei um pack com o Ubuntu (que eu estava louco para testar), e pretendo testá-lo o quanto antes.
--
Tek