Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Os relatos do FLISOL

O FLISOL (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre) ocorreu neste sábado em 102 cidades da América Latina, incluindo 30 no Brasil. Durante as últimas 2 semanas o BR-Linux abriu espaço para as comissões organizadoras das install fests em todo o Brasil anunciarem seus planos, e elas aceitaram o convite. Agora chegou o momento de as comissões organizadoras retribuírem a atenção da comunidade a seus anúncios: aguardamos seus relatos de como foi a experiência! Descrever o que funcionou, o que fez sucesso e o que deu errado pode ajudar o planejamento de outros eventos livres regionais em todo o Brasil. Relatos de pessoas que estiveram presentes às install fests também são bem-vindos. Se o seu texto for curto, sinta-se à vontade para inseri-lo como um comentário nesta nota. Se preferir, submeta-o como nova notícia.

Não participei diretamente da organização de nenhum dos eventos, mas aqui vai meu relato para iniciar a série: eu estava em Florianópolis no sábado, e visitei o FLISOL na UFSC, onde tive oportunidade de encontrar diversos amigos, e conhecer outros. A manhã chuvosa não espantou os interessados - quando cheguei, vários computadores estavam sendo instalados simultaneamente, e havia uma fila de PCs aguardando a instalação. A TV local estava presente fazendo cobertura jornalística, adesivos de Linux e exemplares da Linux Magazine estavam sendo distribuídos aos presentes, e em uma sala ao lado havia exibição de vídeos sobre software livre. As pessoas que chegavam eram recebidas com explicações e material impresso, e até eventuais problemas como fontes queimadas (dica para organizadores de eventos futuros em localidades com voltagem de 220V: muita atenção às fontes, e à disponibilidade de ferramentas e peças básicas) eram resolvidos rapidamente e com bom humor. Não fiquei até o final do evento, portanto espero que alguém possa complementar o relato ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Tek
FLISOL-DF: Bom, o evento aqui em Brasília foi muito bom, na minha opinião. Momento para reencontrar velhos conhecidos (e amigos que têm horários difíces) e fazer novos contatos. A galera do PSL-DF estava em peso, ao menos aqueles mais "famosos", fazendo um ótimo trabalho e levando o evento da melhor maneira possível.
A palestra sobre Segurança em Redes sem Fio do Nélson Murilo foi maravilhosa, mesmo para quem já tinha assistido uma versão passada na H2HC do ano passado. O cara continua passando muito bem o recado dele, de forma que até uns conhecidos que eu vi por lá depois vieram falar comigo que, mesmo sem muito conhecimento técnico, conseguiram aproveitar bastante do que foi dito.
Um comentário pessoal: ganhei um pack com o Ubuntu (que eu estava louco para testar), e pretendo testá-lo o quanto antes.
--
Tek
Comentário de Felipe
Fui ao FISOL em Curitiba PR,: Fui ao FISOL em Curitiba PR, foi minha primeira vez, e a primeira vez a gente nunca esquece... hauahauhauha....

Bom, fui lá como instalador, devido a experiência que tenho com instalações e configurações de diversas distros. Consegui ajudar algumas pessoas que estavam com duvidas, conheci muita gente nova, em resumo, foi muito divertido.

Pretendo ir na próxima install fest, se houver uma aqui em curitiba.
Comentário de Wagner Dantas
FLISOL em Florianópolis, SC: Como Augusto já pôde adiantar, o FLISOL em Florianópolis foi muito proveitoso: mesmo com chuva, um número crescente de pessoas ao longo do dia foram chegando ao local do evento no Centro Tecnológico da UFSC e até filas de espera para instalações de PC foram necessárias. Ao mesmo tempo, exibíamos vídeos sobre software livre, gravávamos CD com a última versão de algumas distribuições GNU/Linux e cedíamos brindes, muito apreciado pelos visistantes, como a Linux Magazine e adesivos do Linux.

A TV UFSC apareceu no evento, mostrando a movimentação do local, e entrevistando o professor De Lucca e o próprio Augusto Campos :-) (dois dos apoiadores do evento). O resultado da gravação será transmitido pela TV Cultura do Estado (não sei quando ao certo). Outros registros em foto e vídeo pelo próprio professor De Lucca serão posteriormente publicados.

Saldos do evento:

* Negativos: uma fonte queimada basicamente (culpa minha, assumo);

* Positivos: cerca de 15 máquinas instaladas, mais de 20 CDs gravados e muito papo sobre software livre.

Agradeço à todos que compareceram, inclusive à Augusto pelo simpático apoio! Valeu!


Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
FLISOL em Floripa.: O FLISOL realmente foi muito interessante. O que poderia ter na próxima edição é um espaço físico maior, pra dar conta da demanda: havia mão-de-obra e máquinas sobrando, mas faltaram tomadas, pontos de rede e mesas, o que acabou gerando uma fila de 2 a 4 máquinas. Nada grave, mas solucionável. :^)

Entretanto, acredito que para o pessoal da UFSC, o FLISOL acabou sendo muito mais do que uma simples install fest: acabou sendo um meio muito interessante de integrar o pessoal do software livre de diversos grupos ou iniciativas. Também teve muita conversa sobre o tema, servindo para o pessoal da área trocar idéias e experiências, e até pra planejar eventos futuros. Ou seja: foi realmente muito produtivo!

Mas então, é isso aí. Até mais!

-- ofranja
Comentário de Rommel
FLISOL em Manaus/AM: Sábado de sol, sábado de software livre em Manaus.
A versão cabocla do evento aconteceu nas dependências da UNINORTE, com três atividades simultâneas:

1 - Palestras.
2 - Oficinas de Instalação de GNU/Linux.
3 - Install Fest.

O evento foi um sucesso e superou as expectativas dos organizadores.

E já que uma imagem vale mais do que mil palavras, vocês podem ver um resumo do do FLISOL-Manaus clicando aqui e aqui. ;)

Para todas as fotos visite o album.

Abraços

--
ROMMEL SOUSA
Comunidade SOL Software Livre
Manaus - Amazonas - Brasil
comunidadesol.org
Comentário de Everaldo Canuto
Ourinhos: Gente conversando com um amigo descobri que em Ourinhos cobraram R$ 5,00 para o evento: http://guourinhos.sl.org.br/install.html

Não sei se é verdade mas não me pareceu muito correto.


Everaldo Canuto
everaldo_canuto@yahoo.com.br
Comentário de Tércio Martins
FLISOL-DF: Fui no sábado e achei que poderia ser melhor; apesar do Software Livre abranger conteúdos de várias áreas (como mencionou muito bem H. Kerr na sua palestra sobre o PSL-DF), tudo o que foi mencionado ficou muito focado na área da informática (com exceção da palestra sobre terminais leves, que tratou sobre a inclusão digital junto com temas mais técnicos).

Acho que o evento acabou se perdendo um pouco no público-alvo. Na Universidade onde o evento aconteceu (a UnB, onde estudo), não vi um papel divulgando o evento. Só soube dele porque um amigo meu enviou um e-mail no mês passado.

Chegando no sábado, vi que muita gente da Computação estava assistindo as palestras; mais uma pessoa que está no 2o. Grau e eu, um amante da Informática que faz Pedagogia nesta Universidade. Senti um desânimo porque não é possível mudar a cultura de informática no Brasil, no ponto de vista do usuário, se usamos, mostramos e divulgamos o SL somente entre os "especialistas" da computação. O que adianta o SL ser melhor que o Software Proprietário se não divulgamos ele para filósofos, cientistas, professores, designers, etc.? Se continuar assim, o SL tornar-se-á igual ao Betamax, que é um padrão de fita de vídeo melhor que o VHS, que é utilizado tão-somente por profissionais de filmagens.

Entretanto, houveram exceções nas palestras. A dos jogos para Linux e a do LTSP poderiam dobrar muitas pessoas comuns para o SL, *se fosse dada uma oportunidade - talvez um convite - para elas assistirem*.

Afinal, um dos objetivos do evento, segundo o site oficial (http://installfest.info/lugares/br/brasilia) é o seginte:

O Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre é um evento cujo propósito é *promover o uso de software livre* e a integração de comunidades de usuários de software livre em todos os países da América Latina.

Quanto à integração de comunidades, creio que foi atingido. Novas amizades, novos amores ( :p ) e novas parcerias surgiram durante o evento. Mas não acho que o primeiro objetivo foi atingido (o da promoção do SL). Pela estratégia de divulgação do evento, somente prfissionais ou entusiastas do SL puderam participar - algo semelhante ocorreu na exibição de Fahrenheit 11/09 nos cinemas dos EUA; foi verificado que só assistiam o filme as pessoas que previamente concordavam com a opinião do roteirista-diretor Michael Moore, enquanto muitos repubicanos (o possível alvo do diretor) se mantiveram distantes do filme.

Deixo como sugestão para o próximo Flisol (e todos os outros eventos posteriores que objetivarem a divulgação do SL) que se concentrem mais em divulgar as maravilhas do mundo do SL e da Informação Compartilhada para os neófitos na área (aquelas pessoas que imaginam o Linux como um programa-de-computador de moto texto difícil de usar e chato e acham que a combinação IE+MSN_Messenger+Paciência é a solução final para o usuário leigo de computador). Não quero dizer que não é para falarem tecnicamente sobre as soluções que a empresa XYZ fez com SL ou sobre a nova linguagem de programação que roda em Linux e faz tudo e mais um pouco. Se prepararem os próximos eventos focando tanto os profissionais como os neófitos, conseguiremos colocar mais soldados em nosso exército ;).

Boa sorte aos que ajudarem nos próximos eventos!
Comentário de Patola
Agora que você disse...: Muito legal o seu comentário e é "ração para o pensamento" (food for thought), como diria a expressão inglesa. Acho que os eventos do software livre são mais voltados para desenvolvedores por procurarem contribuição para projetos livres, em parte, e desses a contribuição é grande. Mas mesmo outros grupos que poderiam colaborar, como desenhistas (ícones, temas, etc.), tradutores (i18n) e pedagogos (GUI), não são muito requisitados nos eventos.

Talvez devêssemos dar uma mudança de rumo e pegar mais pesado nisso, então. Procurar gente de outras áreas pra ajudar de forma mais maciça. Facilitar o acesso à instrumentação para colaborarem - como o projeto de tradução da linspire - é um dos passos.

Me fez parar pra pensar também a observação do filme do Michael Moore. Talvez a propaganda negativa realmente não convença muito. Fez até pensar se estou tendo uma proposta razoável, pois estou erigindo um sítio - com endereço na assinatura - cuja proposta é desmentido de notícias negativas.
--
Agora com o engine pronto, em fase BETA: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Marcelo Akira
SOFTWARE LIVRE PARA QUEM?: Tercio,

Excelentes consideracoes. Sao criticas construtivas como a sua, que podemos evoluir o pensamento e acoes do movimento SL. Com certeza nosso movimento necessita maior reflexao, acho que devemos pensar um pouco:

SOFTWARE LIVRE PARA QUEM?
- Temos feito eventos somente para convencer pessoas da informatica?
- Temos que facilitar o acesso dos usuarios finais?
- Para quem precisamos convencer que o SL e' realmente bom?

Apesar do movimento SL ter nascido atraves de hackers, chegou realmente a hora de conquistarmos mais de pedagogos, filosofos, admnistradores, etc.

Faco parte do PSL-DF e do PSL-GO me comprometo a ajudar a pensar melhor estes eventos.

Obrigado pelas criticas
Comentário de Marcel
FLISOL na cidade de São Paulo: Depois de não poder comparecer em eventos passados, pensei “dessa vez eu consigo levar meu pc
Comentário de Iron
Pois é...: Pois é.... eu moro em Ourinhos, fui, e paguei os R$ 5,00. E ainda não assisti todo o evento devido a mais de 1 hora de atraso no itinerário.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004