Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IT Analysis: Samba, Futebol e Software Livre

O leitor eje del mal enviou este link para uma matéria do it-analysis embarcando na recente onda internacional de artigos sobre o PC Conectado. Além das referências praticamente obrigatórias às ações do governo Lula, Sérgio Amadeu e o apoio do MIT, o artigo analisa a posição da Microsoft em relação à movimentação ao redor do software livre nos países com economias emergentes - inclusive traçando um paralelo com declarações antigas de Bill Gates. Trecho, em tradução livre: “Em um esforço para manter sua relevância, a Microsoft prometeu cortes significantes de preço em seu software, mas isto falhou em impressionar os brasileiros, e parece que a MS não vai participar do programa PC Conectado de nenhuma forma. A empresa se defronta com uma situação cada vez mais difícil conforme um número crescente de governos de todo o mundo apóiam o código aberto. O fato simples é que os preços da Microsoft impulsionaram-na gradualmente para fora dos mercados emergentes e assim a diferença de custo entre seu software e o código aberto é agora um fator de peso nestes mercados.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Roberto Bech
Traduzi a matéria...: Sou tradutor e estou prestes a abrir um site de traduções de matérias sobre código aberto e outras coisas. Acabei de traduzir essa matéria, mas como meu site ainda não está online vou postar aqui para a turma que não saca inglês:

Samba, Futebol e Código Aberto
1º de Abril de 2005
Escrito por Robin Bloor
Copyright © 2005 Bloor Research

Desde a eleição do Presidente Lula, o Brasil tornou-se um posto avançado do código aberto, e uma pedra no caminho da Microsoft. Logo após sua eleição, Lula nomeou Sérgio Amadeu, um acadêmico defensor do código aberto, para liderar o Instituo Nacional de Tecnologia da Informação.

Amadeu ganhou notoriedade ao inaugurar uma rede gratuita de centros de computação rodando programas abertos em São Paulo. Ele está levando a idéia adiante com o PC Conectado, uma iniciativa que pretende encorajar o uso de computadores nos lares, escolas e em pequenas empresas. O objetivo é reduzir o custo dos PCs e ampliar seu uso - e Amadeu argumenta que o código aberto é crucial para isso.

Compartiha da mesma opinião o diretor do laboratório de mídia do MIT, Walter Bender, que em carta ao governo brasileiro, aconselhou: "Nós defendemos o uso de software livre e de alta qualidade e não versões limitadas de software proprietário e caro. O software livre é muito melhor em termos de custos, poder e qualidade" (citação da Reuters).

O PC Conectado pretende cortar os custos de aquisição de um PC em até 50%. As três maiores operadoras de telefonia do país participam da iniciativa reduzindo as tarifas de conexão à internet para R$ 7,50 por 15 horas mensais de acesso. A iniciativa é parte de um plano ainda maior: a migração para o código aberto de todos os ministérios e órgãos públicos do governo.

O presidente Lula determinou a abertura do código de todo software desenvolvido por companhias e institutos de pesquisa com financiamento do governo.

Numa tentativa de permanecer no páreo, a Microsoft prometeu cortes significativos no preço de seu software, mas isso não foi o suficiente para impressionar o governo e tudo leva a crer que a Microsoft está fora do PC Conectado. A situação da Microsoft vai se complicando à medida que governos de todo o mundo passam a apoiar o código aberto. O fato é que a política de preços da Microsoft vem afastando a empresa dos mercados emergentes, uma vez que a diferença de custos com relação ao software livre é um fator decisivo nesses mercados.

Em seu livro "A Estrada do Futuro", Bill Gates escreveu com empolgação sobre o "ecosistema de software" que envolvia a Microsoft em seus primeiros anos. Ele foi um enorme incentivo ao sucesso do Windows, ao gerar um ambiente rico em aplicativos. O mesmo tipo de ecosistema envolve agora o código aberto e vem se desenvolvendo com rapidez. Estou admirado com seu potencial. Ele poderia destruir o monopólio da Microsoft, e provavelmente o fará.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004