Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Nova edição da Linux Magazine já está nas bancas

Já recebi meu exemplar deste mês da LinuxMagazine, cujo tema de capa são as redes sem fio. O que mais me chamou a atenção foi a qualidade das colaborações de autores da comunidade brasileira, como Pablo Dall'Oglio, Christiano Anderson e Julio Neves. Minha coluna deste mês fala sobre utilitários para notebooks, e o CD encartado traz o Ubuntu, sobre o qual há uma bela matéria de 3 páginas assinada por Henrique Cesar Ulbrich.



Me chamaram a atenção ainda as matérias sobre o Gimp 2.2 e sobre o OpenOffice.org. Veja abaixo a íntegra do anúncio de lançamento da nova edição, enviado pela redação da revista.


WiFi: POR UM MUNDO SEM FIOS!

Redes sem fio são muito práticas – depois de corretamente configuradas. Mas a variedade de dispositivos, além dos problemas para integrar o hardware wireless com seu software ou sistema operacional, pode intimidar até mesmo os mais experientes administradores.

A edição de abril da Linux Magazine vai mostrar a você algumas estratégias de configuração de uma máquina Linux para se conectar à redes wireless. Os artigos de nossa matéria de capa sobre redes sem fio abrangem um grande conjunto de tópicos sobre sistemas sem fio no Linux. Começamos com uma olhada nos fundamentos dessas redes. Os artigos seguintes discutem roteadores DSL WLAN e adaptadores wireless USB. Terminamos mostrando como configurar uma rede privada usando OpenVPN em uma rede sem fio. Mas o tema não pára por aí: apresentamos também o KWiFiManager, um utilitário para o KDE que ajuda a monitorar e gerenciar suas conexões à redes WiFi; ensinamos também a montar um sistema de autenticação via Radius para suas redes locais, inclusive redes wireless.

Ubuntu é o nome de uma distribuição Linux recém chegada que tem despertado muita atenção por sua ênfase na usabilidade e integração de tecnologias que facilitam a vida do usuário, como o Gnome 2.8, excelente detecção de hardware e montagem automática de mídia removível, como cartões de memória e máquinas fotográficas digitais. Veja em nosso artigo como é o processo de instalação, como funciona o suporte a hardware mais antigo, a quantas anda o suporte ao idioma Português do Brasil e muito mais. Gostamos tanto que a revista traz a versão 4.10 do sistema, instalável, no CD-ROM do mês.

Depois da avalanche de mudanças na versão 2.0 (apresentadas ao leitor em nossa quinta edição), chegou a hora de conhecer os ajustes e novidades do Gimp 2.2. Interface refinada, previews em tempo real para vários filtros, um editor de atalhos de teclado e filtros novos como Cartoon e Photocopy são algumas das mudanças que vale a pena conhecer. Ensinamos também como transformar suas fotografias digitais em panoramas perfeitos e sem costuras com o Hugin, o Enblend e o Autopano-SIFT, três programas que facilitam a vida do usuário que quer criar uma imagem alinhando múltiplas paisagens para criar um panorama.

O KDE é um ambiente flexível, mas há casos em que essa flexibilidade não é desejada, como é o caso dos ambientes corporativos. Para esses casos, foi criado o KIOSK, que permite o controle do acesso aos recursos do KDE. Nesta edição mostramos como o sistema funciona e ensinamos como configurá-lo detalhadamente.

O syslog-ng (“syslog, a nova geração

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Denis Galvão
Augusto, gostei muito da qual: Augusto, gostei muito da qualidade das imagens que a revista deste mês traz. Claro que as matérias estão impecáveis, porém notei um profissionalismo claro na editoração da revista.

Parabéns Linux Magazine Brasil!

Abraços.

Denis Galvão
Comentário de Metatron
Apenas duas observações: 1) " Linux User: Ubuntu 4.10 - O Debian fácil de usar - [PDF, 528 kB]"
O Debian "de fábrica" também é igualmente simples de usar

2) "Capa: Segredos sem fio - Criando túneis criptografados com OpenVNP"
Correção: OpenVNP ---> OpenVPN

VPN = Virtual Private Network
Comentário de alex-gurgel
Excelente: A revista realmente está excelente, justificando cada vez mais o preço ! Pena que a versão do Ubuntu ainda era a 4.10.... Bem que podiam ter pedo uma pré do 5.04. Já usei desde as primeiras e nunca tive problemas de depandências e estabilidade. Claro que não baixei a iso mas fiz um dit-upgrade do 4.10. Cerca de 4 horas de download no meu Velox 256....

Aliás, com relação aquela pesquisa deles ( sobre drivers de DVD ) alguém reparou na propaganda na página 59 ? Pode ter ai uma dica do motivo da pesquisa !!
Comentário de Rafael Rigues
Re: Excelente: O CD é produzido com muita antecedência em relação às bancas, por isso não incluímos o Hoary no CD (que na época nem estava em Beta). Mesmo a versão pré-release, lançada anteontem, tem alguns bugs estranhos como teclas "mortas" em teclados ABNT2.

Isso afetaria muitos dos nossos leitores, portanto preferimos lançar a versão 4.10 a arriscar enfrentar bugs ou esperar três meses (até a chegada em bancas) pelo Hoary.
Comentário de Felipe Raposo
DVD: Hey, eu to sem a revista. O que tem nessa página 59?

Felipe Raposo

Comentário de alex-gurgel
Nenhum problema ! Até porque: Nenhum problema ! Até porque o pacote que eu recebi deles já está no fim, só estou com um kit o resto já se foi !!!

Valeu !
Comentário de jcarlos
Prelink: ecentemente resolvi trocar meu Gentoo por outra distribuição, estou testando o ArchLinux e gostei de muitos pontos, outros nem tanto.

Buscando outras distros (lí sobre Fedora, Ubuntu), fiquei bem interessado no Ubuntu pois sempre tive vontade de utilizar Debian mas com pacotes atualizados, X.org, etc..
Porém lí em algum lugar que Ubuntu utiliza pre-link em alguns pacotes e depois de um tempo isso acerreta em uma lentidão constante implicando numa reinstalação do Ubuntu para normalizar tudo, isso de fato procede?

Eu gosto de distribuições que são instaladas uma vez e depois fazemos somente atualizações sem ter que baixar um novo CD e instalar de novo a cada nova versão.
Comentário de Manoel Pinho
Preço: Acabei de comprar a revista e sinceramente espero que passe a vir com DVDs em vez de CDROMs de encarte pelo mesmo preço. A revista é ótima mas esse preço é de revistas que contém DVDs...

A Linux Magazine alemã que eu tenho aqui veio com um DVD do Ubuntu 5.04 completo...
Comentário de TuxPredakon
Reflexões: Hummm...eu sei que toda vez que aparece um "João Batista", os fariseus se enfurecem...but let's go!
Finalmente comprei o meu exemplar de abril da Linux Magazine, na seção de cartas, percebi que há interesse em ver o lado desenvolvedor do mundo Linux, um quer ver textos sobre o Gambas, outro sobre o Lazarus...se quem escreveu estas cartas aparece por aqui no br-linux, então ouça: para fazer o que vocês querem, e que não seja um engodo, será preciso um programador e os textos não podem ser "matérias". Matéria é o nome que os jornalistas dão para os seus textos, e quem conhece jornalistas (eu conheço) sabe que eles são os maiores simuladores que existem, escrevem sobre tudo mas não sabem nada de coisa alguma, é tudo profundo como um azulejo...
Digo isto porque li a resposta dos responsáveis pela revista no tom "vamos falar sobre IDEs...gambas, lazarus...vamos ter uma MATÉRIA sobre isso", se for uma "matéria", ouça VOCÊ que mendicou uma única página sobre o Lazarus, gaste o seu tempo pesquisando na Web e sofrendo para aprender porque será mais produtivo.
Ler sobre o Lazarus, Gambas, Anjuta, Kdeveloper, etc...só não será perda de tempo (e dos seus R$ 14,90) se for algo sequencial como o curso de bash, feito por alguém que conhece do assunto, e em várias edições, caso contrário, será uma enrolação, um engana trouxa, muito bem maqueada usando a suíte Adobe de editoração
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004