Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDGNow: Governo detalha configurações do PC Conectado

Carlos Mafort (mafort@hotmail.com) enviou este link do IDG Now e acrescentou um trecho: “O governo federal divulgou esta semana a lista com todas as configurações de hardware e software do projeto de inclusão digital PC Conectado. Até este momento, poucas informações detalhadas sobre as configurações haviam chegado a público. Os dados sobre o projeto estavam mais acessíveis aos fabricantes.

Veja a lista das configurações: Hardware - Configuração Mínima: Processador + Placa-Mãe: Compatível Intel D315/D320 ou AMD 2200/2400; Memória RAM: 128 MB; Disco Rígido: HD 40GB; Disco Óptico: CD-Rom 52x; Disco Flexível: 3 ½' - 1,44 MB; Fax/Modem: 56 Kbps; Rede/ Som/ Vídeo; Teclado: ABNT2; Mouse: 2 botões; Gabinete/ Fonte: ATX 300W - 4 portas USB (2 frontais + 2 traseiras); Monitor: CRT 15'

Pacote de software - Aplicativos: Sistema Operacional; Editor de Texto; Planilha Eletrônica; Software de Apresentação; Navegador Web; Anti-Vírus; Firewall Pessoal; Cliente Email; Compactador/ Descompactador; Gerenciador de Download; Gerenciador de FTP; Atualização Automática; Assinador de Certificados; Plug-In Java; Plug-In Flash; Leitor de Arquivo PDF; Calculadora; Cliente Chat; Mensageiro Instantâneo; Videoconferência; Reprodutor Multimídia; Jogos; Editor de

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de hamacker
Pouca memória.: Vou chover no molhado, mas 128M de RAM é muito pouco para o OpenOffice/KDE/GNOME ou um Blender(animação 3D). Visto que essa é apenas uma configuração minima, provavelmente os fabricantes vão optar por 256M. Também a diferença de $$$ entre 128 para 256 é minima.

Com 128M vai ter que entrar em cena distros com peso pena para atender as necessidades acima.

Comentário de xultz
Configuracao: Caceta! Eu tenho um PC conectado e nem sabia (com excessao da memoria, que tenho 256), meu micro tem isso e soh roda Linux :D
Comentário de Pedro Rosa
Distros: É, 128 MB para o KDE fica apertado...

Mas outra questão: não seria mais fácil se o próprio governo definisse quais aplicativos deveriam estar nestes PC's? Não os tipos de aplicativos, mas as "marcas", versões, etc. Ou melhor, que se desenvolvesse uma distribuição padrão com todos os aplicativos padrões que todos os vendedores deveriam incluir nos PC's do programa?
Comentário de beto
Anti-Vírus?: Qual? Pra que?
--
sapere aude
Comentário de Luiz Antonio Oliveira
modem: detalhe.. esse modem que vem.. qual eh?
pq se for para botar um que quebre a cabeça dos users para configurar.. vai ser foda...

abraços [´]ssss
Comentário de Anderson
Concordo plenamente, com 128: Concordo plenamente, com 128 de ram vai ser dureza e pior, é bem provável que seja compartilhada com a memória de vídeo (pior ainda).
Comentário de tijucas
provavelmente a maquina vira: provavelmente a maquina vira funcionando.. pois a maioria dos usuarios nao sabem configurar um computador..
Comentário de brain
pré-configurado: Tomara mesmo que todo o hardware seja da melhor qualidade possível dentro da faixa de preó pretendida. Mas a preocupação com os usuários quebrando a cabeça com o modem se reduz quando sabemos que o micro será entregue pré-configurado, e que os fornecedores darão suporte - portanto têm interesse em uma operação simplificada.
Comentário de Paulo Zambon
Sistema Operacional: Alguém sabe sobre qual sistema operacional Linux optaram?
Comentário de brain
Fabricantes: A opção cabe a cada um dos fabricantes/fornecedores do pc conectado. Quando soubermos quem vai ser o fornecedor, saberemos também qual o sistem. Com sorte, saberemos antes quem são todos os concorrentes e detalhes de suas configurações.
Comentário de Léo
Re: Distros: 128 MB é o mínimo. Isto é normal, lembre-se de que é comum que fabricantes de software definirem configurações mínimas para que eles funcionem, não quer dizer que vai funcionar com velocidade plena. Estes valores são dados para se planejar atualizações futuras, sem necessidade de uma mudança imediata(que pode nem ser possível num determinado instante).

Quanto aos aplicativos, não é papel do governo definir que aplicativos ou que distribuição devem vir com o computador. Quem define isto são os fabricantes, que concorrem para oferecer melhores opções.


Comentário de Douglas Augusto
Espero realmente que esta mem: Espero realmente que esta memória de 128MB acabe cedendo espaço para uma de 256MB, pelo menos. Seria preferível sacrificar clock do processador e/ou espaço em HD e então ser praticado uma configuração com memória de 256MB.

--
FLTK fltk.org (Fast Light C++ GUI Toolkit)
Comentário de ricardomoc
Re: Distros: Como assim não é papel do Governo Definir? Quer dizer que, oferecendo incentivos fiscais para a indústria de TI, abrindo mão da arrecadação, ou seja, abrir mão de receita para empregar em prol dos contribuintes, o Governo não pode definir os aplicativos? Talvez não a marca, mas deve sim, definir que devem ser open source. Dessa maneira, estará sendo fiel a sua política de inclusão social e digital, além de contribuir para melhorar o desenvolvimento tecnológico do nosso país, além de economizar divisas. Já pensou nisso?

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de brain
Mas isso ele já definiu: Mas isso ele já definiu, e está mantendo até o momento. Mas ele não definiu especificamente quais são os softwares - por exemplo, se deve ser Evolution ou kmail, ou ainda se deve ser xmms ou amarok. Ele apenas determinou que tem que ter um cliente de e-mail e um reprodutor multimídia, e o ofertante definirá quais serão incluídos, dentro dos requisitos.
Comentário de Tango
Vergonhoso: É gente como você que faz esse país ser a vergonha que é! Passando a perna nas pessoas, já comprou seu PC Conectado. E os pobres? E OS POBRES?!?!?

=P

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Tango
Estava me perguntando justame: Estava me perguntando justamente isso. Afinal, é Linux-based, não é? Como fica isso?

O firewall é bem claro que seja o IPTables.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Tango
Imagino que seja um software: Imagino que seja um software modem mesmo, porém um dos que tenha suporte completo no Linux. Neste aspecto nasce algo bom: as empresas que colaboraram lançando versões (e atualizando-as, o que exclui definitivamente a Motorola) de seus drivers para Linux vão ganhar fácil ao contrário daquelas que sempre ignoraram estes usuários, além de não liberar nenhuma informação técnica.

E um projeto como o PC Conectado é algo que TODAS as empresas fabricantes de hardware querem participar.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Tango
E sobre a história de que se: E sobre a história de que seria o Freedows? Mudou mesmo, tipo, agora cada fabricante decide livremente?

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de brain
A Cobra ofereceu o Freedows: A Cobra ofereceu o Freedows e divulgou isso bastante. Mas não quer dizer que outros participantes tenham feito a mesma escolha.
Comentário de Pedro Rosa
Seria interessante definir os: Seria interessante definir os aplicativos. Já pensou se alguma distro resolve colocar como leitor de pdf o... sei lá, o xpdf? Não tem porque, o ideal seria o Acrobat Reader (não sei nada sobre restrições de distribuição... é só um exemplo...) pois, mesmo não sendo livre, é o melhor. Se uma pessoa que comprar o pc do programa ver um outro usando no Windows o Acrobat, selecionando texto, buscando expressões, etc. e ver o seu xpdf só visualizando os pdf, ela vai querer o Windows. E aí, instala o piratão... Péssimo para o software livre.

Além disso, uma distro padrão ajudaria na hora de dar assistência técnica...
Comentário de Pedro Rosa
Na entrevista do Sérgio Amadeu ontem...: (05:08:48) jz549c fala para sergio amadeu: Olá Sergio, quais as distribuições linux que foram oferecidas para o PC Conectado?

(05:09:33) sergio amadeu: jz549c foram oferecidas as seguintes distros: insigne, conectiva, debian e Freedows.
Comentário de semente
Debian!: Se for Debian, vai ficar legal a atualização via internet! Com um repositório próprio para o PC Conectado, além de fornecer outros pacotes para downloads. :-D

Mas a distro não importa, se funcionar bem! Eu não conheço Insigne ou Freedows, e fico com um pé atrás. Conectiva eu prefiro não opinar por que usei por pouco tempo. O Debian eu sei que funcionaria muito bem! Mas o ideal é que contenha 100% de software livre!

--
Guilherme M. Gondim (semente)
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
"A propriedade é um roubo!" (Proudhon, Pierre–Joseph)
Comentário de Krusty
Esse seria uma excelente alte: Esse seria uma excelente alternativa...
Debian + Synaptic + repositório para o PC Conectado

Colocaria como requisito mínimo 256Mb e pensaria na possibilidade de se trocar um leitor de CD por um leitor de DVD (quem sabe um combo? Na Sta Ifigênia está sendo vendido por -+ R$120,00...)

Abraços
Mafort

Up the Irons!
Comentário de Krusty
Esse seria uma excelente alte: Esse seria uma excelente alternativa...
Debian + Synaptic + repositório para o PC Conectado

Colocaria como requisito mínimo 256Mb e pensaria na possibilidade de se trocar um leitor de CD por um leitor de DVD (quem sabe um combo? Na Sta Ifigênia está sendo vendido por -+ R$120,00...)

Abraços
Mafort

Up the Irons!
Comentário de cristianfere
Pena que seu Combo da Sta Efi: Pena que seu Combo da Sta Efigenia, não tem nota fiscal, garantia de procedencia, notas de importação, etc ... provavelmente vem via Paraguai...
Comentário de AntiGerme
128 MB é dureza: Se forem colocar KDE/Gnome + OpenOffice o sistema vai ficar muito lento, o HD vai ficar lendo/gravando em SWAP sem parar.
Acho que nem 256MB sera suficiente, 512MB seria o ideal. Por minha terrinha se acha 512MB por 223,30.

Consigo montar uma maquina com esta configuração pelo mesmo preço e olhe que não estou tendo isenção de impostos e muito menos comprando em grande quantidade para barganhar o preço.

Este PC Conectado pela forma não ira muito para frente. A solução da AMD me parece mais atraente.

CEO da AMD lança projeto de inclusão no Brasil
http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/InternetInterna.aspx?GUID=98EC6E90-238F-4D91-B9CE-732087FDB43$&ChannelID=2000012

Falando no PIC da AMD, alguem sabe que processador vira no garoto? Sei que ele vira com SO Windows CE. Quem sabe remover o Windows CE e colocar o bom e velho *nix.
Comentário de Eduardo Linux
No mundo ideal...: ... ou no mundo das desenvolvedoras de jogos para videogame, o software é desenvolvido/adaptado para funcionar bem de acordo com o hardware disponível. Concordo que com 128 MB não se vai muito longe, mas para um projeto inicial, já está bom.

--
Assinatura
Vencedores não usam drogas; usam software livre.
"É preciso suportar duas ou três larvas, se quiser conhecer as borboletas." - Antoine de Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe.
Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
Já sei!: Deve ser uma proteção na BIOS que impede o usuário de instalar qualquer versão do Windows na máquina. :^)

-- ofranja
Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
Com certeza.: Utilizar 128Mb de RAM só começa a ser aceitável se quiserem instalar Gentoo colocando '-O3' no CFLAGS padrão. E mesmo assim, acredito que tirar 10 Gb de HD pra colocar mais alguma memória RAM seria uma solução muito mais razoável com o usuário final -- que provavelmente não vai gostar de ter que fechar o resto dos programas pra rodar o editor de textos / planilhas / software de apresentação.

E é isso.

-- ofranja
Comentário de anonimo
Eu suponho que eles vão "bet: Eu suponho que eles vão "betatestear" o produto antes de lançar, ou não? Alguma universidade ou instituto de pesquisas vai homologar, ou não?

Será que eles estão querendo resolver o problema do "PC do governo" na Junta ?



"Junta e vende!"
Comentário de Krusty
Sim, mas importanto em grande: Sim, mas importanto em grande quantidade, e com a isenção de impostos proposta pelo governo, é possível chegar nesse valor.

E um dos objetivos do governo é concorrer com o mercado cinza...

Up the Irons!
Comentário de sobralense
Não vejo futuro mesmo com 12: Não vejo futuro mesmo com 128mb... Dificultaria pra instalação de um windows XP, mas não de win98 que ficaria melhor que um linux atual em instalação default com OpenOffice... Espero que achem logo uma solução para isso... Afinal o Processador do PC conectado é melhor que o meu... =)
Pra mim, um cpu 2.2+ , tudo onboard, 256mb , com 40g de HD e um adesivo "Linux Inside" =D estaria de bom tamanho.... Um Kurumin da vida se sentiria em casa ...
(Uso um Duron 1.3 com 256mb DDR400)
Comentário de Léo
Mas porquê o governo teria q: Mas porquê o governo teria que definir os aplicativos? O produto não é voltado para uso dele, e sim para as pessoas das classes-média-baixa e também para micro e pequenas empresas, se não estou enganado. Ele já definiu por um modelo, que é o bastante.

Quanto ao Acrobat Reader(que agora se chama Adobe Reader), porque um usuário vai preferir o Windows só por causa disto? Ninguém opta por um sistema operacional por causa desse ou daquele aplicativo específico, isto não faz sentido. A menos que tenha que cumprir funções muito especializadas, como um dispositivo firewall.

O requerimento por uma distro padrão remonta àquela discussão de padrões, que eu me lembre, já ocorreu por aqui. Não adianta querer uma coisa ser padrão havendo divergências técnicas, filosóficas e até políticas. Padrões só funcionam quando se tem consenso, quando se é comprovado que as diferenças não são significativas e ninguém está buscando muita inovação nas partes interessadas em padronizar. Veja o que acontece com Swing, SWT e AWT no Java, por exemplo, cada qual com suas diferenças, vantagens e desvantagens.
Comentário de Pedro Rosa
É... só que sem uma distro: É... só que sem uma distro padrão corre-se o risco de termos uma distro lixo nas máquinas vendidas. Quaisquer aplicativos, mal configurados, etc. Não há garantias de que o fabricante vai se preocupar em fazer algo redondo.

E aí, o que o usuário faz? Formata e põe o Windows. Pirata, claro... :(
Comentário de Léo
Como eu já disse, não é t: Como eu já disse, não é tão simples assim ter padrões. Não adianta colocar soluções que depois se revelem deficientes apenas para que se acabe usando soluções não-padrão. Você está raciocionando como se GNU/Linux tivesse um dono só. Com o Windows dá para fazer isto, porque é proprietário, assim como o Mac.

Repito, com divergências técnicas e filosóficas não dá para padronizar coisa nenhuma, é preciso mais do que vontade e desejo para conseguir isto. Não é simplesmente dizer, "vamos padronizar" e a coisa anda.
Comentário de Léo
Esqueci de completar: : Esqueci de completar:

O fabricante tem obrigação de oferecer produto de qualidade. Do contrário, terá reclamação no Código de Defesa do Consumidor. Além do mais ele estaria dando o potencial comprador de bandeja para o concorrente. Não necessariamente o Windows.

Minha nossa, para que esse stress por causa do Windows pirata? Fica frio... Não confia no pessoal que vai colocar uma distro nesse PC?
Comentário de Pedro Rosa
"Minha nossa, para que esse s: "Minha nossa, para que esse stress por causa do Windows pirata? Fica frio... Não confia no pessoal que vai colocar uma distro nesse PC?"

Não! :)

Comentário de Manoel Pinho
Enquanto isso o PC Conectado de nuestros hermanos argentinos...: Enquanto isso o PC Conectado de nuestros hermanos argentinos inclui a Microsoft:

http://idgnow.uol.com.br/AdPortalv5/InternetInterna.aspx?GUID=86C2AF8D-F15E-4FB2-BE5B-62201A8C02FC&ChannelID=2000012


Projeto de inclusão argentino inclui Microsoft

Sexta-feira, 1 abril de 2005 - 18:15
IDG Now!

A Argentina saiu na frente do Brasil e lançou seu programa de inclusão digital, chamado de "Mi PC" (Meu PC), antes do projeto PC Conectado, do governo federal brasileiro, com a participação da Intel e da Microsoft.

O programa argentino conta com o apoio de 40 companhias, entre elas os fabricantes Frávega, SICSA, Garbarino, Exo Informatica, Digital General, e Red Megatone, além de 20 varejistas do porte do Carrefour, Grupo Marquéz, Compumundo e Wal-Mart.

O programa argentino é aberto a toda a indústria e, para cada PC vendido, o programa doará cerca de 4,80 pesos (4,32 reais) a um fundo destinado a doações de computadores promovidas por organizações não-governamentais (ONGs).

Dois modelos de computadores serão comercializados. O primeiro é equipado com chip Intel Celeron de 2 GHz e o Windows XP Home Edition. O segundo tem o processador Intel Celeron de D330, de 2,66 GHz e a mesma versão do sistema operacional da Microsoft.

Os PCs do programa de inclusão digital argentino vêm também com o software Works (que tem programas de automação de escritório da Microsoft) e o antivírus Viruscan, da McAfee.

Os computadores são financiados por bancos argentinos. O modelo mais barato tem 40 prestações de 47,60 pesos (o preço total, convertido para reais, é de 1.713 reais). O mais caro sai por 2.500 pesos (2.253 reais), com financiamento nas mesmas condições.

O projeto brasileiro, chamado de PC Conectado, que deve ser lançado oficialmente pelo governo em 15 de abril, tem algumas diferenças com o argentino.

Em primeiro lugar, o governo brasileiro estabeleceu um preço limite para o equipamento, que deve ficar na casa dos 1.400 reais. Como forma de incentivar os fabricantes, estuda-se a redução de impostos na cadeia produtiva dos fornecedores de hardware.

O governo brasileiro também chegou a estudar a possibilidade de que o equipamento fosse equipado apenas com o Linux. A Microsoft, que negociou com o governo, apresentou uma versão simplificada do Windows (chamado de XP Starter Edition), que foi criticada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e o Serpro, entidades que analisaram tecnicamente o software.

Para mais informações, acesse o site do Mi PC (http://www.programamipc.com/).


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004