Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Open Office 2: primeiras impressões

Ricardo Rabelo Mota (ricardorrm@ibest.com.br) enviou este link e acrescentou: “Vi esta matéria na PCWORLD, onde Edward N. Albro tece suas impressões sobre o beta do Openoffice 2.0. Achei um pouco sarcástico quando ele diz 'Se você é econômico e usa uma suite de aplicativos de produtividade, é difícil que não conheça o OpenOffice.org, o pacote de código aberto para escritórios'. Fica parecendo que só utiliza quem não quer gastar dinheiro, e omite os benefícios do software livre. Boa leitura.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Tango
Sarcasmo? Não, praticidade.: "Achei um pouco sarcástico quando ele diz 'Se você é econômico e usa uma suite de aplicativos de produtividade, é difícil que não conheça o OpenOffice.org, o pacote de código aberto para escritórios'. Fica parecendo que só utiliza quem não quer gastar dinheiro, e omite os benefícios do software livre."

Não é sarcasmo, é praticidade. Principalmente se falando de Software Livre para Windows, é bem sabido que a maioria absoluta das pessoas tem interesse no assunto primeiramente por este motivo, quando não exclusivamente.

Claro que todos os advogados do FOSS conhecem muito bem as razões técnicas, financeiras e sociais do mesmo, mas não culpo o autor em questão por que ele defende o OpenOffice.org com base em um dos três motivos possíveis.

Ele está apenas falando no idioma de sua audiência: pessoas medianas, usuárias de Windows, que não se interessam em ver o código-fonte de seus programas desde que eles façam o que dizem fazer sem dar BSOD e que não dão a mínima para quem recebe o dinheiro que pagam em seus programas, nem percebem qualquer ligação entre Software Livre e igualdade social.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Manoel Pinho
Praticidade: O problema é que a maioria dessas pessoas que você citou também não dá a mínima para o quesito gratuidade porque normalmente preferem usar cópias piratas do M$ Office. Afinal, normalmente o Windows delas também é pirata e economizar no OOo.org não faz sentido na mente delas.

E usam o M$ Office não porque precisam ou gostam mais dele, mas porque "todo mundo usa".

Mas para empresas o OO.org usado no windows faz um grande sentido.

Para nós, é claro, faz sentido em qualquer situação mas infelizmente ainda há muita gente que nem sabe que pirataria é crime e que nunca "vai dar nada para elas".
Comentário de Odair Beraldo Nunes
Versões antigas: Acredito que o OO.org tenha ficado com fama de "lerdão"
comedor de recursos e tal, por causa das primeiras versões do soft,
que eram realmente muito pesadas, principalmente para o hardware
disponível nas empresas antigamente.
Eu ainda lembro quando mostrei o openoffice para meu patrão na época,
ele demorou muito para abrir, deu uma travada temporária na maquina, e o
pessoal lá não gostou, mas acabou usando por causa do custo de licenciamento do m$-office, e não por ter gostado do software.
Isso foi em um K6 300, com 64 Mb de RAM se eu não me engano, mas já faz tempo.
Mas ainda existe muita peça de museu em empresas por aí, infelizmente.
Comentário de Anderson Nielson
Correções no Editor de Textos: Até a versão 1.1.3 ainda era bem confusa a manipulação de tabelas e de imagens, principalmente quando se quer deslocar os mesmos no fluxo do texto.

Alguém sabe como está ficando isso na versão 2.0?

Comentário de Daniel
Localização de Figuras:
Eu estou longe de ser um "usuário certificado" do Office. Porém nesse ponto, sempre achei o OO melhor, pelo simples fato que quando eu pego uma figura e largo em outro lugar ela FICA, já com o Office, ele parece querer saber mais que eu onde a figura deve ficar, e decide por ele.

Só depois de mexer na configuração da figura q isso é possível.

Quanto a lerdeza do OO. Isso é fato e deveria ser levado e muito em consideração por quem o desenvolve. Máquinas de empresas não deveriam necessitar de muito Hardware. O Soft deveria se adaptar, deveria ser otimizado. Mas OO tem grande ligação com Java(ainda mais nessa versão), então, nem cabe discutir o principal motivo da lentidão :)
Comentário de albrecht
MS Office: Deve-se lembrar que o MS Office abre de maneira rápida do que o OO, porque muitas de suas bibliotecas sao compartilhadas com o resto do windows e ja estao carregadas.
De mesmo modo que o Internet Explorer abre mais rapido que o Firefox, simplimente porque ja esta praticamente todo carregado na memoria.
Comentário de André Simões
E dai?: Para o meu tio que é professor biblioteca é onde se guarda e empresta livros, memória é tudo já passou e que ele lembra de vez em quando.

Mas quando ele clicou no ícone do Writer a primeira vez e demorou para abrir, ele só não pediu para eu remover o OOo do computador dele porque eu falei que era grátis e que ele estava cometendo um crime usando o MS Office.

André

"Nem toda propriedade é um roubo. Porém, a propriedade é um roubo quando exclui os não-proprietários do processo de desenvovimento social."
-- Manuel Castells
Comentário de Rafael Rezende
Pré-Carregado: O OpenOffice também pode ser pré-carregado na memória, no Ubuntu eu uso um applet do GNOME que já deixa ele na memória e sempre que preciso ele abre muito mais rápido que o normal, quase comparável a velocidade do Office XP na mesma máquina.

Na versão Windows tem um recurso pra pré-carregar ele, mas nunca testei.
Comentário de showy
Maquinas...: Olha.. sou fã de carteirinha o OO.org e só uso ele. Mas fala sério...
Uso um Athlon 1.2 Mhz, 256 de memória, rodando Mandrake 10.1. Não é exatamente um fóssil e roda quase tudo que eu preciso razoavelmente rápido. Agora, quando eu chamo o OO 2 Beta, meu amigo... da vontade de chorar...

Como o tempo de boot do Linux dá de 50 a 0 no do Windows, não ia doer nada pré carregar umas libs no boot.

Emerson

Comentário de Fábio Emilio Costa
:
O problema é que a maioria dessas pessoas que você citou também não dá a mínima para o quesito gratuidade porque normalmente preferem usar cópias piratas do M$ Office. Afinal, normalmente o Windows delas também é pirata e economizar no OOo.org não faz sentido na mente delas.


Eu sei... E é justamente aí é que temos que conscientizar elas, mostrar que o OOo não é diferente de outros editores...

Minha irmã usava o MS Office e eu o OOo (ambos na mesma máquina Windows), até que resolvi apelar e simplesmente desinstalei o MS Office (Recado: NUNCA usem isso, exceto como último caso!!!!!) Depois disso, ela passou a usar o OOo e eu a ensinei a usá-lo e rapidamente ela não estava usando só o OOo, mas também The GIMP, Firefox e Thunderbird! Só faltou ensinar ela a usar o EMACS! ;)


E usam o M$ Office não porque precisam ou gostam mais dele, mas porque "todo mundo usa".


Minha irmã dizia isso, até mostrar para ela que o OOo importa qualquer arquivo Word, Excel e PowerPoint de forma quase total...


Para nós, é claro, faz sentido em qualquer situação mas infelizmente ainda há muita gente que nem sabe que pirataria é crime e que nunca "vai dar nada para elas".


Concordo com isso... Mas não adianta lutar para eliminar a pirataria LEGAL... Seria mais fácil tornar a pirataria IMORAL (por exemplo, reduzindo o preço de livros, filmes, softs e assim por diante) do que torná-la ILEGAL!
Comentário de Fábio Emilio Costa
Performance - 2.0 Beta Melhorou!:
Agora, quando eu chamo o OO 2 Beta, meu amigo... da vontade de chorar...


Comigo é ao contrário... Tenho atualmente um jurássico K6-II 500 MHz com 64 MB (62 na real + 2 do vídeo onboard SIS 530 :( ) e o OOo 1.1.3 era uma carroça para carregar e sobrecarregava a máquina... Agora, com o OOo 2.0 Beta Candidate, ele carrega BEM rápido e funciona muito bem, inclusive com alguns arquivos ignorantes que antes travava o OOo 1.1.3 direto! Nesse quesito, ao menos para mim, ficou MUITO melhor...
Comentário de albrecht
Serao bibliotecas carregadas: Serao bibliotecas carregadas apenas para ele.
No caso do ms office, sao biblitecas que sao compartilhadas por todo o sistema.

Nao tinha um projeto do openoffice para ele usar o gtk ou kde? nao me lembro bem, foi comentando ano passado no fisl.
Comentário de ANP
Nâo é sarcasmo !: Só o sujeito mais fanático e lunático que diz que a grande parte dos brasileiros não usa o software livre principalmente por ser G.R.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004