Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Participe do desenvolvimento do ABCTek: automação comercial livre

Daniel Zilli (daniel@zilli.gulinuxsul.org) enviou este link e acrescentou: “Olá amigos, Está disponível já no site http://aclivre.berlios.de o conjunto dos fontes do sistema de automação comercial ABCTek, que a partir de agora irá se tornar Software Livre. Primeiramente parabéns ao pessoal da ABCTek (www.abctek.com.br) por liberar o sistema. O software é desenvolvido em xharbour (http://www.xharbour.org), clone do clipper. O sistema é multi-plataforma e se apresenta bastante estável. Agora o projeto está atrás de coordenadores e colaboradores. Interessados entrar em contato comigo pelo e-mail acima.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de showy
Desinformado ?: O que é Berlios ? É como o sourceforge ?
Todo mundo conhece menos eu ??? :-)
Comentário de gag
Clipper?: Arggggg. Voltar ao clipper never...

Na Paz!
[]'s
George.
Comentário de adilson
Porquê não?: Eu nunca fiz nada em clipper a não ser algumas brincadeiras simples mas não vejo absolutamente nada de errado em usar o xharbour para o fim que se propõe.
O clipper original tinha muito problema de corromper índices quando usado em rede mas isso já não é mais problema e existem plugins que permitem que você use um SGBD de verdade no backend.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Daniel
Sim, é tipo sourceforge. : Sim, é tipo sourceforge.

http://developer.berlios.de

É um serviço estável e de qualidade. Fica na alemanhã.
Comentário de Manoel Pinho
Clipper: Clipper ? Excelente idéia. Esses clones novos do Clipper são muito bons e para mim o Clipper era a melhor linguagem para fazer aplicativos comerciais simples. A produtividade é muito grande para esse tipo de aplicações e hoje, com a possibilidade de uso com bancos de dados relacionais, não há motivo nenhum para não usar.

Para mim os melhores programas de automação comercial funcionam em modo texto. São rápidos na entrada de dados , causam menos L.E.R. (pois não usam mouse) e exigem muito menos hardware. Como são simples, são perfeitos para uso em terminais burros e computadores antigos, muito mais resistentes que os novos para ficarem em lojas sem ar-condicionado.
Comentário de Luis Dal Magro
Clipper, por que não?: Concordo com o Manoel Pinho: sistema de automação comercial deve ser o mais simples possivel. O fato de ser em modo texto aumenta com certeza a produtividade. Vocês já tiveram a oportunidade de ver o aplicativo que o Correios Brasileiro usa? Quem desenvolveu o aplicativo era obcecado por mouse e telas de confirmação! Se não me engano ele é desenvolvido em java. Mas ficou algo totalmente improdutivo.
Comentário de Manoel Pinho
modo texto: Alguém já ficou naquelas filas demoradas do Bob's ou McDonald's em que os caixas demoram um tempão para conseguir registrar o pedido clicando numa tela gráfica ? Eles geralmente não são pessoas acostumadas com computadores e então o que parece intuitivo vira um processo muito mais demorado.

Agora compare com empresas que usam terminais texto. Geralmente digitam rápido as coisas e mesmo quando os aplicativos são semi-gráficos (com aquela cara de Turbo Pascal, sabem), geralmente eles podem ser operados também por teclas e teclas de função.

Compare a sua produtividade no midnight commander com o koqueror para muitas operações com arquivos. Tanto no kde quanto no gnome eu quase sempre evito o konqueror ou nautilus quando quero fazer muitas operações com arquivos. Eu abro um terminal e uso o mc. Com isso faço as coisas muito mais rápido e evito c*g*d*s causadas por arrastar ou deletar diretórios errados ou movê-los para lugares errados por causa de um mouse sujo ou um esbarrão.
Comentário de Mim
Arquivo Leia-me: Existe algum documento/faq a respeito do sistema? Nao consegui colocar nem a senha inicial.
Comentário de claudio
colaborarnodesenvolvimento do abctek: olá daniel
Gostaria de me dispor a colaborar no desenvolvimento do ABCTeK. Tenho também uma pergunta: esse sistema é homologado pra impressoras fiscais?
Obrigado
Claudio.
claudio.alfonso@bol.com.br
Comentário de claudio
Se não me engano o usuário: Se não me engano o usuário é ABCTEK e a senha é ABCTEK
Comentário de Evaldo
Porque xHarbour e não Harbour: O xHarbour tem tendencias comerciais.
É possivel compilar no Harbour?


Comentário de Animal-X®
Boa !!!: Isso facilita pacas na migração de velhas aplicações do ms-dos para o linux !!!
Programei por 6 anos em Clipper e estava torcendo pra que uma coisa dessas acontece-se no linux !!!
Boa notícia...
----------------------------------------------------------------------
[]'s
Animal-X®
ICQ: 31967968 | Jabber: sergiovl@jabber.org
Linux User: 305281 | FreeBSD 5.3-CURRENT & Slackware + Dropline


Comentário de Rhaurison
Senha: Ja tentei esse usuario e senha e nao consegui... estou tentando olhar direto na tabela p ver qual e mas to com pouco tempo pra isso.. ja mandei email p nosso amigo que postou a noticia mas ele nao responde. tentei compilar no Linux e tb tive problemas, sem ajuda e muito dificil fazer as coisas funcionarem.

Se descobrirem qual a senha, favor enviar. preciso conhecer o programa antes de começar a futucar.
Comentário de ac
falha acesso: O endereço indicado (http://aclivre.berlios.de) não abre ou não existe ...
Comentário de Rhaurison
Senha: A senha e PASSWORD
Comentário de rhaurison
Fontes: Eh dificil falar com o Daniel, consegui os fontes com ele, mas nao sei se posso disponibilizar p download. faz o seguinte, me manda um email em PVD que passo a URL p vc: rhaurison yahoo com br
Comentário de integer
xHarbour ou Harbour?: posso não entender praticamente nada de linux, mas tenho bastante experiência com harbour (em win32) e achei mto interessante essa iniciativa da abctek.

o harbour não é simplesmente apenas 'mais um' desses 'clones' do compilador original do clipper lançado pela CA há + ou - uns 20 anos atrás, pelo contrário, ele é mais do que isso: é um projeto que vem se extendendo ao longo de 5 anos aproximadamente, sendo desenvolvido por uma equipe de contribuidores do mundo inteiro.

porém qual é o seu principal diferencial?

primeiro: ele não compila diretamente o arquivo PRG e sim gera a partir desse um arquivo com toda a sintaxe do clipper convertida para C e entao assim, podemos compilar o arquivo em um compilador C comum, como por exemplo o BCC (meu caso), o GCC e etc.

isso garante ao harbour criar um aplicativo 32 bits, extremamente estável, leve e multi-platarforma! sendo compatível com Windows, Linux, OS2, FreeBSD...

segundo diferencial: ele é praticamente 100% compatível com os recursos do clipper e além disso apresenta mais uma série de inovações como bibliotecas para trabalhar com serviços relacionados a internet, trabalhar com drivers de bancos de dados atuais como o MySQL por exemplo, conexão ODBC e etc.

terceiro diferencial: ele utiliza a sintaxe do clipper, que é extremamente simples e indutiva não causando complicações para aqueles que queiram criar aplicativos, desde os mais simples até os mais complexos.

guilherme j. s. gonçalves
Comentário de integer
Harbour ou xHarbour ?: segunda parte: qual a diferença entre as duas versões do compilador?

na verdade o Harbour comum é o projeto inicial que tinha como objetivo apenas criar um compilador clipper opensource que fosse 100% compatível com a linguagem, porém sem criar novos recursos ou inovar. Então, pela falta de flexibidade do projeto acabou-se criando um conflito interno entre os desenvolvedores, fazendo com que um dos cabeças do grupo pulasse fora, criando agora o seu próprio projeto : o xHarbour!

Ron Pinkas então tomando como base o Harbour nativo construiu um projeto mais agressivo e menos conservador, atraindo uma série de colaboradores e admiradoes de seu trabalho, que ainda está em constante evolução e tem versões lançadas de tempos em tempos...

mas seu projeto não deixou deixou de ser opensource como antes, porém criou-se também uma versão paga.
logo, dizer que o o xHarbour tem 'tendencias comercias' é quase como dizer que uma mulher está meio gravida... =|
na verdade o que ocorre é que existem duas versões do xHarbour: uma comercial e a outra opensource e gratuita.

vc pode encontrar a segunda no site www.xharbour.org, lá existem os binários para todas as plataformas compatíveis e tmb os fontes escritos em C para quem quiser baixar.

aa e p/ os interessados o endereço da versão comercial é www.xharbour.com...

guilherme j. s. gonçalves
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004