Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Estadão: Deputados podem derrubar decreto da TV Digital

“A Comissão de Ciência e Tecnologia não ficou nada feliz com a decisão ´unilateral´ do governo federal sobre a escolha do padrão japonês para a TV digital no Brasil e alguns membros da comissão podem até tentar barrar o acordo assinado hoje na justiça. Os parlamentares devem analisar o texto do decreto assinado hoje em busca de possíveis irregularidades, o que permitiria ao grupo questionar a decisão na justiça. Parlamentares como a deputada Luiza Erundina (PSB/SP) ficaram indignados com o que foi caracterizado como "Uma atitude é um desrespeito para com o Congresso Nacional”. Nos últimos meses, quando a comissão de ministros encarregada de estudar qual padrão, entre o japonês ou o europeu, ofereceria melhores contrapartidas para a indústria e o desenvolvimento tecnológico brasileiro, o grupo de parlamentares procurou adiar a decisão de forma que os deputados também interferissem na decisão.

As declarações dadas pelos deputados, porém, davam conta de que não importava o quanto isso afetaria os prazos de implantação da tecnologia no País. Se for o caso de questionar o acordo de TV digital, a casa irá se basear no artigo 49 da Constituição, que dita que é competência exclusiva da Câmara ´resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional´.
” Veja o texto completo em Deputados podem derrubar decreto da TV Digital :: Estadao.com.br.

Vamos aguardar.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de xultz
Tomara que o Congresso faça: Tomara que o Congresso faça pelo menos uma coisa útil na sua existência, mas eu duvido que dê em alguma coisa...
Bonito foi ver o discurso do Lulla durante a assinatura, enaltecendo o processo democrático que foi a escolha do padrão.
Se pensar que o Collor era um playboy que chegou ao poder e megulhou na lama, é menos pior que pensar num retirante nordestino que chegou à presidência e se vendeu para tudo aquilo que ele sempre se opôs. O Lulla é o governo mais traidor que pudemos imaginar. E o pior é que eu votei nele...
Comentário de Mais um
E eu também. E o pior é: E eu também. E o pior é que, do jeito que tá, vou acabar votando de novo.
Comentário de Matheus Santana Lima
Ridículo o próprio governo: Ridículo o próprio governo desincentivar o uso de um padrao nacional, menosprezando as entidades de pesquisa e as faculdades nacionais.
Comentário de xultz
Se o governo tivesse: Se o governo tivesse desincentivado, eu até engoliria, mas o governo simplesmente ignorou o padrão nacional, o que é muito pior.
Comentário de Bruno Laturner
Questões: A questão não é sobre ir contra o sistema escolhido, é sobre o poder executivo ter passado por cima do legislativo, ignorando a competência da decisão final.

--

Agora sobre toda a discussão, alguém tem um link pra algum documento, entrevista, etc que explique de maneira clara e com fatos qual é a suposta briga que está acontecendo na escolha do sistema de tv digital? De preferência, sem opiniões no meio.



----------------
AjudaLinux.org
Comentário de leonardo_lopes
Vamos trocar um sujo pelos: Vamos trocar um sujo pelos mal lavados. Seja pelo congresso ou pelo executivo, a politicagem será a mesma e o padrão adotado também, tendo em vistas que as emissoras terão talvez muito mais força no congresso.

Uma decisão desse tipo era para ser tomada por uma comissão de mestres e doutores, em temas correlatos, das universidades brasileiras, para termos uma decisão realmente técnica, baseada nas vantagens reais que teremos. E não nas vantagens da Globo e Record.

Vamos aguardar o próximo capítulo dessa novela.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de Rodolfo Almeida
Quem já não sabia...: Já se sabia de séculos que esse seria o padrão adotado por pressão das grandes emissoras de TV. E essa decisão do Congresso é política, não leva em conta os interesses da nação. Mais uma vez o consumidor paga o pato.
Comentário de tauscheck
Morro sem ver tudo...: Sempre acreditei que aqui fosse um forum onde pessoas pensantes estivessem...

Quem ainda acredita que um 'padrão' Brasileiro traria alguma vantagem ao Brasil deve ainda acreditar que o CDMA (da VIVO) vai ser o futuro (para esses indico a leitura do seguinte texto: Vivo vai oferecer celulares com tecnologia GSM até final do ano).

Padrões foram desenvolvidos para serem seguidos, não para cada um inventar o seu. Na melhor das hipóteses alguém desenvolve uma nova feature e solicita a inclusão no padrão. É exatamente isto o que fez o Brasil, ao solicitar que determinadas características interessantes no Brasil (desenvolvidas no Brasil ou não) sejam incluídas no padrão.

Caso o Brasil 'inventasse' (tirasse da cartola) seu próprio padrão quem tiraria vantagens disso? Definitivamente não sei ,pois com uma escala MUITO menor que o mesmo teria, os equipamentos (tanto para geração pelas emissoras como para os usuários) seriam MUITO mais caros. Além disto estaríamos isolados, impossibilitados de aproveitar os avanços que são feitos em outros paises e em empresas que procuram competir no mercado Global.

Apenas por curiosidade, mas alguém acredita que alguma fabricante de celular iria desenvolver modelos compatíveis apenas com o padrão brasileira, apenas para o mercado brasileiro????

Escala é tudo, e novamente volto à apresentar o história da VIVO e o CDMA frente ao GSM.

Temos que aprender com nossos erros... Alguém conhece alguém que trouxe uma TV dos USA e que tem que usar conversor no Brasil? Eu conheço uma pá. Lá se usa NTSC e aqui (e só aqui) se usa PAL-M.

Agora, usar o governo para desmerecer o padrão é falta de argumentos. Particularmente não acreditava que o governo (por que nosso congresso é uma mula paralítica que não conseguiu analisar o padrão nos últimos 6 meses) iria escolher entre um padrão e o outro antes das eleições... Ponto pra eles pela coragem!

Para concluir fico feliz que finalmente tenhamos um padrão à seguir e triste pela parcialidade com que o assunto é tratado por pessoas dotadas de Ante-olhos (como o dos cavalos).

Sds,

Fernando Tauscheck

Ps: Para os que estiverem com preguiça de ler o decreto (que pode ser encontrado em http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u109008.shtml), segue abaixo os principais pontos (dos que comentei acima):

Art. 4o O acesso ao SBTVD-T será assegurado, ao público em geral, de forma livre e gratuita, a fim de garantir o adequado cumprimento das condições de exploração objeto das outorgas.
Aqui se garante que o usuário vai continuar recebendo de graça o sinal.

Art. 5o O SBTVD-T adotará, como base, o padrão de sinais do ISDB-T, incorporando as inovações tecnológicas aprovadas pelo Comitê de Desenvolvimento de que trata o Decreto no 4.901, de 26 de novembro de 2003.
Aqui se garante que o as tecnologias criadas pelo Comitê criador do 'Padrão' brasileiro serão incluídas no padrão adotado. Especificamente este Art define como serão discutidas estas inovações.
Comentário de CWagner
Sei não, mas isso tá: Sei não, mas isso tá cheirando a inveja por não ter rolado grana pra alguém.

O Lulinha, caso consiga passar por essa ileso, terá a Globo, que vejo é uma das maiores interessadas nesse tal padrão, na palma de sua mão lesada. Com um favor desses, ela não teria coragem de sequer arranhar a candura de candidatura do Sr. Luiz.

Mas aparentemente os Srs do Congresso estão meio chateados pelo fato de não terem visto as conclusões e porquês da decisão do governo. Se tiver alguém que saiba alguma coisa de televisão digital por lá ou apelando aos "trâmites legais", ou então por pura pirraça talvez tenhamos alguma alteração no quadro atual.

Bem, agora que temos mais 3 milhões de pessoas na zona rural com energia elétrica, talvez consigamos levar mais alienação, agora em alta definição de imagem e som para mais gente desse Brasilzão velho sem porteira. Portanto fiquemos alegres, pois pelo que muitos têm falado aqui, apesar de toda potencialidade de qualquer padrão que for escolhod ou desenvolvido, as grandes (leia-se a Globo), não têm interesse nenhum em usar ou explorar a nova forma de difusão de conteúdo.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de ano@nimo.com
Sou parlamentarista.: Sou parlamentarista.

Que o executivo desconsidere o legislativo em materia de tal relevancia é inaceitavel !!!!!

Mas um legislativo mal eleito (hora, não só o executivo pode ser mal escolhido em uma eleição, também podemos produzir um legislativo podre com o nosso voto) como este tem moral para questionar alguma coisa:

http://jbonline.terra.com.br/extra/2006/06/30/e300612315.html



?????????????????????
Comentário de Jo
Belo argumento o seu: Belo argumento o seu: agora o número de países que usam o sistema japones passou de 1 para 2. Sem muita perspectiva de ampliar.

Se fosse assim melhor teria sido o Europeu ou o Americano (que provavelmente firmar-se-á no restante das américas).

E o padrão nacional seria um belo salto de desenvolvimento. O PAL-M tá aí pra provar que é possível. O padrão é simplesmente SUPERIOR tecnologicamente em relação aos outros e se mostrou VIÁVEL.


O presidente é tão estúpido que não tem poder de decisão. A gente já sabia que o Japones seria escolhido à uns 5 meses atrás, pois o Ministro deixou isso claro em diversas situações. Era a preferência dele e por isso ficou.



Comentário de hamacker
Não é bem assim :: Não é bem assim :
Padrões foram desenvolvidos para serem seguidos, não para cada um inventar o seu.

Em cada país há padroes industriais já estabelecidos e seguidos porque *consolidou-se*.
Não adianta chegar num país que usa a unidade 'paicas' e falar para eles que daqui em diante será 'cm'. Aqui nós usamos 'cm', mas a grande maioria quando compra suas ferramentas elas vem entiquetadas em polegadas. Em softwares de cad há dezenas de padrões de tamanho de papel, um monte deles e apesar disso as empresas de engenharia tem seu próprio padrão de A0 modificado. Portanto, 'padrão' não vem por decreto, não é assim que as coisas funcionam, padrões tem de ser consolidados. É revoltante ver tanto tamanho de papel e ver os softwares e hardware batento cabeça em tentar acertar a impressão, minha primeira vez tentando imprimir fotografia foram varias fotos estragadas porque o tamanho 'padrão' entiquetado na caixa parecia (constatação) não ser o mesmo informado no software embora devesse ser.

A operadora vivo apostou em cdma porque achou que todos seguiriam os EUA e perdeu, foi apenas isso uma aposta fracassada, mas só agora conseguimos distinguir isso. Agora nós vamos seguir os japoneses e daqui alguns anos saberemos se ganhamos ou perdemos, se ganharmos foi porque escolhimos o 'padrao' e se perdermos foi porque 'não escolhemos o padrão'.

Se acha fácil mudar um padrao então tente convencer ingleses e japoneses que eles estão dirigindo do lado errado da pista ? :)


Comentário de xultz
Se for assim, por que o: Se for assim, por que o mundo está adotando o GSM ao invés do CDMA, haja visto que o CDMA surgiu antes? Por que o mundo não adotou o CDMA?
Enquanto o CDMA é de propriedade exclusica da Qualcomm, o GSM é gerido por um consórcio, e mesmo tendo menos recursos que o CDMA, seu uso se intensificou.
O padrão brasileiro tem mais recursos, atinge objetivos que os padrões estrangeios não atingem, e o formato (não os produtos) podem ser licensiados para meio mundo que ainda não adotou um padrão de TV digital.
Comentário de maiconfaria
Sempre leio os comentários: Sempre leio os comentários em relação as notícias porque costumo encontrar gente inteligente que entende do assunto dando a sua opinião.
Não foi esse o caso dessa notícia que parece que virou disputa eleitoral. li várias comparações entre os padrões e o japônes foi a melhor pedida visto que o Brasil tem liberdade para implementação de novas tecnologia nele ! A filosófia dessa parceria tem muito haver com a filosófia do desenvolvimento do software livre, sendo que ela deveria ser parabenizada pela comunidade!
Brigas políticas a parte esse governo se mostrou coerente na escolha desse padrão, bem como no apoio dado ao software livre!
Quem sempre envergonha o Brasil é o congresso nacional. Esses indiviuos fazem parte da corja que aceita mensalão e compram licensas da M$, isso incluí também os tucaninhoas suditos do Alckimin.
Comentário de Profano
Além disso...: - Além disso, pelo que também pude observar no publicado a respeito, a adoção do padrão japonês inclui diversas medidas, das quais estamos carentes. Senão vejamos:

A)- Instalação de fábrica(s) de chips, gerando emprego, know-how e oportunidades. Embora não conste tàcitamente no acordo oficial dos Governos, por não ser assunto pertinente na área de governantes, será acordado por empresários do setor;

B)- Consideremos outro aspecto, qual seja - Não temos uma indústria nativa dos televisores. As que existem instaladas em nosso parque industrial são estrangeiras em bom número nipônicas e/ou de suas subsidiárias na China - O emprego da opção de um padrão genuinamente brasileiro, implicaria uma possível obstrução aos recursos ou submissão à industria dos componentes empregados;

C)- O padrão japonês é mais propício aos altos e baixos do nosso território do que os padrões americano e europeu. Pelo que ficou acertado o desenvolvimento será feito em conjunto, com o emprego da mão-de-obra e aplicação do que venha a ser desenvolvido por parte de engenheiros, designers e desenvolvedores brasileiros, gerando, assim, progresso e evolução do nosso conhecimento.

4)- Se fosse adotado o padrão americano ou europeu, estaríamos simplesmente nos colocando na posição de meros compradores, sem nenhuma perspectiva de desenvolvermos nosso potencial, e, a opção por uma técnica inteiramente nacional, de início, como já dito acima, não evoluiu pela falta dos recursos básicos e
estruturais.

- Posso estar errado, todavia, foi assim que digerí a decisão do nosso Governo.

Saudações a todos.

Ass. Profano.
Comentário de Jo
O nosso padrão: O nosso padrão seria o melhor para nós.

Nada de pagar aos outros para utilizar... Desenvolver a pesquisa e indústria nacional.

Estúpido quem pensa que comprar um "padrão" - entre aspas, porque se só um usa não é padrão - vai conseguir mudar alguma coisa nele
Comentário de Omar Carregosa santos
O Retrocesso de gente sem cultura e sem conhecimento: ola, moro no japao ha 10 anos e posso dizer que este e um pais de cultura simples e pratica com tudo.nao deixa e/ou permita que as novas tecnologias sejam deixadas de lado, pois sempre ha espaco para tudo: e estao sempre em busca do novo
procuram ser adaptaveis e sem essas possibilidades nao seriam o que sao Hoje

(o nosso povo gosta mesmo e de ser Iludibriados por palavras Faceis de um bando de Ladroes e Politicos Corruptos sem Carater. Basta colocar uma Bunda uma Bola e um Negrinho Tocando um Pandeiro em Frente a TVe que esta tudo BEM)
Comentário de Tango
Até onde eu sei:: Até onde eu sei:

1) Nós não vamos precisar "pagar" pelo padrão japonês: nas negociações ficou acertado que eles não cobrarão royalties.

2) Haverá o intercâmbio da tecnologia, nada será entregue numa caixa-preta. A indústria terá total acesso às especificações.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de tauscheck
Ainda vou esta história de: Ainda vou esta história de "Nosso Padrão" no caderno policial.
Existe um padrão Brasileiro que NUNCA ninguém viu funcionando em público.
Que nunca foi utilizado comercialmente e em alta escala, mas que teve N testes e em todos passaram...

Essa história de padrão brasileiro tá parecendo mais história que alguns querem vender pra ganhar dinheiro em cima do povo.

Fernando Tauscheck
fernando at tauscheck . com
Comentário de xultz
Não se iluda com a: Não se iluda com a implantação da fábrica de chips no Brasil, porque isso não quer dizer nada.
O que foi acordado com a ST Microeletronics é a de implantação de uma unidade de encapsulamento, nos mesmos moldes da finada SID Microeletrônica de Contagem-MG. Uma fábrica de chips envolve uma unidade de enriquecimento de silício, e o Brasil não tem demanda para tantos chips assim, a menos que fosse exportar, mas é muito mais viável montar uma fábrica disso na Ásia onde as regras tributárias não variam conforme a fase da lua.

Um outro aspecto a se enxergar é que a falta de uma fábrica de chips no Brasil não quer dizer nada. Atualmente o processo de desenvolvimento de um chip se inicia com sua modelagem em um chip de lógica programável, como por exemplo VHDL. Foi assim que foi feito o desenvolvimento do SBTVD, e por exemplo esse método está sendo usado para desenvolver uma placa de vídeo OpenGL totalmente livre (é um projeto muito bacana, vale a pena dar uma olhada).
Depois, quando há mais demanda, pega-se exatamente o mesmo modelo VHDL e manda-se fazer uma máscara para fabricação em série desse chip, em qualquer empresa que enriqueça silício e aplique máscara no chip, e você tem o teu chip sem precisar convencer a ST ou quem quer que seja que a idéia vale a pena.

No caso do SBTVD, a idéia é basicamente a mesma de software (na verdade, o hardware hoje em dia está virando software): você tem uma tecnologia e licensia a mesma, isso é ganhar dinheiro com os braços cruzados. Mas prá que ganhar dinheiro com o padrão desenvolvido no Brasil? Nós nadamos no dinheiro mesmo, vamos usar um padrão estrangeiro e vamos jogar no lixo o padrão que está pronto, funciona, e é melhor que o japonês.
Comentário de Andi
OT:Link: "(...) por exemplo esse método está sendo usado para desenvolver uma placa de vídeo OpenGL totalmente livre (é um projeto muito bacana, vale a pena dar uma olhada)."

Interessante, vc teria algum link para mais informações a respeito?

Valeu
--------
Anderson R. Livramento
---------
Comentário de tauscheck
E as provas...: Volto à falar oq já falei antes... Cadê as provas de que funciona (não vale laboratório). Já que nosso padrão é TÃO melhor (não estou duvidando) e que é todo baseado em princípios abertos cade os relatórios com os testes práticos e em escala maior que 1 pra 1 do funcionamento do sistema.

Assim que me apresentarem o resultado dos testes (com os custos dos mesmos) voltamos à conversar. Até lá é só especulação e conversa.

Sds,

Fernando Tauscheck
Comentário de hamacker
Não pagar royalties não: Não pagar royalties não quer dizer que tudo é lindo e maravilhoso.
A medida que implementemos novas tecnologias a partir do original também não poderemos vende-lo e incluir a patente japonesa. Isso me parece que ocorreu com alguns avioes que certo país vizinho quis comprar do brasil mas foi proibido pelo EUA porque parte da tecnologia era americana.

Usufruir know-how de outros é bom, mas se daqui alguns anos ficarmos com o rabo preso talvez não tenha valído a pena.
Comentário de CWagner
Pois é, hamacker.: Pois é, hamacker.

O problema é que a maioria de nós está tão míope, que só conegue enxergar o que passa na Globo mesmo.

Mas vá lá. Se pudermos fazer alguma coisa, façamos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004