Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Nova edição da revista brasileira EasyLinux

Encontrei hoje na banca da esquina a terceira edição da brasileira EasyLinux, da Linux New Media (a mesma editora da Linux Magazine). Voltada para iniciantes em Linux (a capa tem a descrição: "o jeito mais fácil de começar"), o foco da revista são os usuários desktop.

A matéria que mais me atraiu a atenção nas 52 páginas desta edição foi o comparativo entre diversos modelos de PCs do programa "Computador para Todos", do governo federal. São 8 páginas detalhando (de forma crítica, o que é excelente) as configurações de hardware, software e serviços dos modelos da Novadata, Positivo, Itautec, Maxxmicro, Amazon e HP. Ao final há um quadro comparativo apresentando as distribuições, versões de aplicativos e outros detalhes interessantes. O modelo melhor avaliado foi o da Positivo, e ficou em último o da HP (que leva 90 segundos para abrir o OOo que veio instalado).

Tem outra matéria interessante sobre criação de logotipos com o Inkscape, e várias páginas sobre OOo, desktops, navegadores, compactadores e outros assuntos.

Fiquei feliz em perceber que já surgiu o primeiro anunciante comercial: a ATI comprou a contracapa desta edição. A matéria de 4 páginas do Hackerteen também continua lá, como na edição anterior. A presença de anunciantes é importante para viabilizar este tipo de empreendimento.

A EasyLinux custa R$ 8,50 nas bancas.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de froger
CD encartado: Essa revista não vem mais com o CD encartado não? Tente checar no site mais ainda aponta para a versão anterior. http://www.linuxmagazine.com.br/easy

Fabio Rogerio
Linux User 222742
http://froger.eti.br

Comentário de ars351
ainda pode melhorar mais: comprei as duas últimas revistas, esta e a anterior.
como o próprio nome diz, é easy, talvez até demais.

pareceu-me voltada para o público adolescente, pra quem tá ligando um micro com o linux instalado.

pode melhorar ainda.
parece-me muito voltada para o ambiente KDE.
pode dar mais profundidade nas matérias.
e retirar as quatro páginas do hackerteen, que não acrescentam nada à revista.

é uma ótima iniciativa, contudo.
tem potencial que a arquivo linux teve um dia.
o mesmo potencial da pcmaster.

ainda assim, o preço é alto pro que a revista traz.
Comentário de Antoine
Precisa melhorar...: Comprei mas me arrependi. Essa revista não "infrói nem contribói" para a maioria do pessoal que visita o BR-Linux, por exemplo. É muito básica, quase sem conteúdo, veio com um erro num diálogo do HackerIP (pelo menos na que eu comprei tava uma parte apagada), e esses pseudo-quadrinhos do HackerTeen são muito chatos. Além do que parecia que a revista foi editada há um bom tempo e publicada só agora, com algumas "novidades" bem atrasadinhas. Na próxima edição vou dar uma folheada nela na banca antes de desembolsar R$ 8,50.

Só achei estranho a propaganda da ATI na contracapa, será que estão melhorando mesmo os drivers para Linux ou é jogada comercial sem noção?
Comentário de Ednei Pacheco
"Essa revista não "infrói: "Essa revista não "infrói nem contribói" para a maioria do pessoal que visita o BR-Linux, por exemplo. É muito básica, quase sem conteúdo, (...)" -- O que vocês esperam? É uma revista para INICIANTES, portanto, não se pode aprofundar muito no tema. Senão, confunde a cabeça deles. Para o "pessoal da BR-Linux", já não basta a Revista Linux Magazine e a Linux PC Master?

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Metatron
Não concordo: Não apresentar um assunto indo até o alto nível é um mal que vi muito, até mesmo na universidade é assim. É tudo superficial porque senão "assusta os alunos", isso é ridículo, não são crianças de 6 anos de idade; no caso do Linux, se for muito superficial, impede o bom uso do sistema, basta um problema para que o usuário se desespere.
Voltando, vou te dar um exemplo do mundo científico, até meados do século XX, o aluno de exatas tinha um curso de graduação curto (3...no máximo 4 anos) que ao final, o aluno era apresentado aos problemas de pesquisa ("open problems"), nada de "tadinho(a)...calma que senão ele(a) fica traumatizado(a)". E funcionava, desse ponto de vista surgiram Einstein, Landau, Fermi, Regge, Veil, Chern, etc
Hoje não, além de ser um mar de cursos sem fim (graduação+mestrado+doutorado = 11 anos na melhor das situações), temos ao final um velho ignorante e especialista em algo inócuo.
O que isso tem a ver com Linux ? Para mim tem muito a ver, o nosso desenvolvedor mais famoso, Marcelo Tosatti começou cedo e foi a fundo no Linux, é um exemplo para quem está começando, precisamos de mais pessoas da elite, mas com material "leve porque senão assusta as crianças" não vamos chegar a lugar nenhum.

yozora wo miage hitori houki boshi wo mita no
isshun de hajikete wa kiete shimatta kedo
anata no koto omou to mune ga itaku naru no
ima sugu aitai yo dakedo sora wa tobenai kara
Comentário de bebeto_maya
__Pois é, por isso que há: __Pois é, por isso que há tão pouca contestação no meio científico atual, são velhos professores ditando as regras e os alunos balançando a cabeça...

__E o pior é que os professores estão tão acostumados que dizem aos alunos contestadores: "Rapaz, você tá complicando as coisas e prejudicando seus colegas..."
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de bebeto_maya
Eu penso diferente.: Não gosto de julgar, todo mundo tem direito a seu ponto de vista, e acho que expressões como "desserviço a comunidade" são demasiada hipócritas e anti-democráticas...Portanto a Easy Linux chegou com essa proposta: A de ser uma revista sobre Linux para adolescentes...

Se dói em você, tudo bem, dói em mim também, acho fraca...Mas ajuda e muito, principalmente quem está chegando agora no Linux, e isso é bom, pois diferentemente da Internet, onde pululam sites sobre Linux e S.L. no mundo impresso ainda há espaço...

Se a Revista fosse 100% gráfica, mostrando apenas as imagens do KDE e Gnome, com seus softwares,já ajudaria a quabrar o paradigma de que "Linux é letrinhas brancas em uma tela preta"...mesmo na pior das hipóteses, tudo que não é FUD, acaba sendo bem-vindo.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Ednei Pacheco
universitários !=: universitários != iniciantes... &;-D

Mas tudo bem. Então me faça o seguinte: me explique o conceito de distribuição "friendly-user" e porque ele é importante para a disseminação do GNU/Linux?

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de RumoaoHexa2010
Publicações sobre software: Publicações sobre software livre são muito bem vindas.
Infelizamente, como assinante da LinuxMagazine, estou com uma forte suspeita que o pessoal que trabalha na LM foi deslocado para este novo projeto. A LM tem atrasado continuamente suas edições, os assinantes sequer são informados do atraso, os distribuidores entregam a revista toda amassada, fica difícil apoiar um projeto que parece não estar ligando muito para os assinantes.
Seja bem vinda a EL, mas sem esquecerem-se da LM.
grato e boa sorte!
Comentário de Mauro Cesar
Não concordo também: Uso SL já um tempinho e não me assusto com um terminal e um cursor piscando na minha frente. Mas se eu disser, no trabalho, que isso é o que há de melhor no universo da informática vão rir da minha cara. Apesar de ter constatado pessoalmente, ao longo de alguns anos, que o Linux oferece "n" vantagens relacionadas ao software proprietário eu ainda não consigo ver a empresa que gerencio usanto SL em tudo, infelizmente. Uso Slackware mas como eu posso entregar na mão de um diretor 2 cds do Slack e dizer: "Instala no seu micro pra vc ver o que é bom!" Seria a maior "queimação de filme". Pessoal vamos pegar leve e levar em conta que a primeira vez é sempre mais dificil e que o "b a ba" tem o seu valor. Se nós já passamos dessa etapa que bom o EasyLinux não serve pra nós, mas serve pra quem deseja saber do que se trata.
Comentário de Metatron
Estou pensando no médio e: Estou pensando no médio e longo prazos, que surjam desenvolvedores, porque é esse tipo de pessoa que vai sustentar o SL no Brasil, apenas usar não é suficiente, e eu realmente acredito que disseminando o Linux através de textos como os desse tipo de revista isso não vai funcionar, se tratamos sistematicamente alguém como um tonto, um incapaz de ir além do super trivial, com certeza a pessoa não vai progredir. É óbvio que é preciso começar do começo, explicar MESMO como usar um sistema Linux, mas é preciso ir além (algo que a Linux Magazine também não faz), enriquecer a mente de quem lê, etc.

yozora wo miage hitori houki boshi wo mita no
isshun de hajikete wa kiete shimatta kedo
anata no koto omou to mune ga itaku naru no
ima sugu aitai yo dakedo sora wa tobenai kara
Comentário de CWagner
Sei não, mas acho uma: Sei não, mas acho uma grande ingenuidade de sua parte acreditar que apenas graduados terão capacidade de "sustentar o SL no Brasil". Se fosse assim o Linux e demais ferramentas GNU estariam confinadas nos porões e laboratórios das faculdades até hoje.

Vários tipos de profissionais de outras áreas gostam, usam, estudam e desenvolvem SL, seja para melhorar ou personalizar alguma ferramenta, seja por puro prazer ou mesmo por ter um tempinho livre.

Acho engraçado como revistas de Informática (com I maiúsculo mesmo) de uns 15 a 20 anos atrás tinham um certo sucesso, se comparadas com revistas equivalentes nos atuais. E elas tinham sessões para todos os gostos, além de análises de equipamentos, enormes tutoriais de programação, etc.

Mas concordo com você quando diz que devemos tratar usuário como ser inteligente, e não como animalzinho que deve ser adestrado para usar uma ferramenta como o computador.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Metatron
Onde ?: Por favor, me diga onde eu dei a entender que apenas com universitários o país vai avançar com SL ?
O que eu disse foi que precisamos de gente bem formada, que conheça a fundo as tecnologias envolvidas, isso não depende necessariamente de universidade, como eu disse no outro post, o Marcelo Tosatti é um exemplo, uma referência, e só agora ele está cursando universidade, ainda bem, pois pelo que conheço da universidade, acho que ele não teria chegado até onde chegou sendo tão jovem...hehehe

"Acho engraçado como revistas de Informática (com I maiúsculo mesmo) de uns 15 a 20 anos atrás tinham um certo sucesso, se comparadas com revistas equivalentes nos atuais. E elas tinham sessões para todos os gostos, além de análises de equipamentos, enormes tutoriais de programação, etc."

Você mesmo respondeu...;-)
Era material de qualidade, o que havia de melhor na época.




yozora wo miage hitori houki boshi wo mita no
isshun de hajikete wa kiete shimatta kedo
anata no koto omou to mune ga itaku naru no
ima sugu aitai yo dakedo sora wa tobenai kara
Comentário de CWagner
Ops... foi mal mesmo. Li: Ops... foi mal mesmo. Li universitários onde está digitado desenvolvedores.

Falha minha. :(
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004