Recebi da redação da Linux Magazine o anúncio de lançamento de sua
quinta edição, que já está nas bancas. Como de hábito quando recebo este tipo de comunicado, o texto completo está publicado abaixo. Mas como coincidentemente recebi meu exemplar hoje, vou aproveitar para descrever o que me chamou a atenção nesta edição. Em primeiro lugar, o CD: ao invés dos costumeiros live CDs, neste mês o brinde encartado é uma coleção de jogos 3D. Não me agrada particularmente, mas acho bastante adequado ao período de férias escolares - e o mundo não é só live CDs. Espero que a idéia de lançar CDs com aplicativos se mantenha. [ Atualização: acabei
descobrindo que este CD de jogos também é um Live CD. Talvez o mundo *seja* mesmo só de live CDs ;-) ]
O tema da edição é o Linux no desktop, com chamada de capa para matérias sobre o Scribus, GnuCash, Gimp 2.x, KOffice e Gnome Office. As pessoas que passaram pela minha mesa e folhearam a revista elogiaram o artigo sobre envio de fax pela Internet e 3 matérias sobre recursos avançados de gerenciamento de energia - inclusive como colocar seu laptop para dormir. Minha coluna deste mês fala sobre conversores de formatos de documentos, e o curso de shell do Júlio Neves fala sobre loops. No final da revista, para completar, há um Horóscopo Aberto para 2005, com previsões para signos como o Pinguim, Gnu e Camaleão.
Veja abaixo o comunicado oficial.
DESKTOP LINUX: PRONTO PARA USAR
É possível usar Linux no desktop com resultados iguais ou superiores aos das soluções proprietárias. Descubra como na quinta edição da Linux Magazine.
Há muito tempo se diz que o Linux está pronto para o desktop. A integração entre os ambientes de trabalho e os aplicativos está cada vez melhor e softwares de sucesso, como OpenOffice.org, Firefox e Gimp se equiparam a, e até mesmo superam, seus concorrentes proprietários. A quinta edição da Linux Magazine começa suas matérias de capa apresentando dois aplicativos de escritório que são uma alternativa ao popular OpenOffice.org: o Gnome Office e o KOffice. A revista aborda também um assunto que atormenta a maioria dos brasileiros: as finanças pessoais. Desde as primeiras transações você vai aprender a usar o GnuCash, um poderoso gerenciador financeiro e conhecer alternativas como Moneydance, KMyMoney2, MoneyMaker e Kapital, que podem ajudar o usuário de Linux a se organizar e manter as contas longe do vermelho.
Uma outra matéria de capa descreve ainda como implementar gateways de fax, uma solução limpa e elegante para disponibilizar serviços de fax via Internet 24 horas por dia, na qual documentos podem ser enviados a partir de qualquer aplicativo capaz de imprimir e os faxes recebidos são armazenados como imagens, enviadas pelo gateway para o email do destinatário. É um belo diferencial para qualquer provedor de Internet implementar. Além disso, a revista mostra que a editoração eletrônica com o pingüim já é possível, criando um jornal usando o Scribus e outros aplicativos Linux. E para terminar as matérias de capa, um artigo especial sobre o GConf, sistema centralizado de configuração do Gnome e seus aplicativos, extremamente útil na hora de personalizar o ambiente desktop de seus usuários e para configurar limites