Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Nova versão do Skype para Linux

Foi lançada ontem (28.06.06) a versão 1.3 beta do Skype para o Gnu/Linux. Apesar de ainda não estar igual a versão para Windows, essa nova versão é digna de ser usada, pois finalmente atenderam os milhares de apelos da comunidade no forum da skype, que pedia para o skype utilizar o ALSA ao invés do OSS. Assim, o principal ponto é: Você pode ouvir música e deixar o skype aberto ao mesmo tempo. Além disso alguns erros foram corrigidos e a versão trouxe ícones animados e os sons, já existentes desde a versão 2.0 para windows. O skype não é um software livre, mas é o mais popular na área. Uma solução alternativa seria o OpenWengo (www.openwengo.org) que utiliza o protocolo SIP e permite ainda o uso de webcam na versão para linux.” A nota foi enviada por Emerson Mello (melloyahoo-gnulinuxΘyahoo·com·br), que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de anon
Deixa eu trollar :P: Deixa eu trollar :P

Enquanto isso foi lançada a versão de video pra OSX>

http://macpress.uol.com.br/forum/viewtopic.php?t=18050
Comentário de philippe
normal: considerando que linux e mac tem ambos mais ou menos 3.5% do mercado (no w3schools pelo menos) e que com certeza 99% dos usuários de mac são domesticos e de bom poder adquisitivo, faz todo o sentido do mundo
Comentário de Bruno Gonçalves
Vamos mal: Comunicadores para Linux ainda vão muito mal.

Gaim não tem recurso, audio e voz foram prometidos pro fim do ano passado, mas nada.

Kopete não tem recurso.

Amsn tem alguns, mas tcl/tk ninguém merece.

OpenWengo, tem áudio e voz, mas alguém já conseguiu usar direito? até agora não consegui webcam e o áudio parecee alienigena.


-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de bebeto_maya
Não é pra tanto!: __Não acho que estejamos tão mal assim. Gaim é multiprotocolo, AMSN utiliza TK/TCL, mas é plenamente funcional e não é tão trágico assim, já qus suporta Skins...Kopete está com uma interface divina, e recentemente testei o Kmess que melhorou muito...Ainda tem o SIM...O Xchat...o Licq e claro, o Skype...Ah, o Mercury também é interessante.

__Podem não ser tão completos como os softwares do Windows, mas lembrando que o MSN trava o computador direto e vem cheio de propagandas, numa maldita interface poluída, temos algumas vantagens.

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Bruno Gonçalves
Mas ainda distante...: O problema do tcl/tk não é ser feio, é ser muito pesado e ter problemas, um exemplo é que ele tem um atraso em letras acentuadas que fazem ela sairem em lugar errado, tem o problema de atualização de lista, minha lista que tem 300 pessoas quando alguem conecta ou desconecta o pc da uma travadinha.

Licq, SIM e Kmess, cada um tem seu valor, mas fraquinhos né.

Mercury é fechado, usa java, tem um suposto suporte a Webcam q até rececbe, mas ainda não vi conseguirem usar pra enviar a webcam por ele, fontes sem anti-aliasing.

Será que um dia teremos cliente Jabber com todos os recursos?

Acho que a solução seria um cliente Jabber completo.

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de emersonMello
Testei rapidamente o: Testei rapidamente o OpenWengo e ele reconheceu a webcam, inclusive consegui me comunicar com um amigo que estava usando a versão para windows. Bom, na verdade eu não ouvia nada e meu amigo disse que a voz realmente chegava estranha do outro lado.

O OpenWengo usa SIP, da mesma forma que o antigo gnomemeeting, conhecido agora como Ekiga. Assim, acredito eu, que após criar uma conta no wengophone ou qualquer outro servico de VOIP que utilize SIP, será possível utilizar o Ekiga, que também traz suporte a vídeo.





Comentário de AlexBR
Ekiga: Vocês esquecem do Ekiga. O Ekiga usa VOIP com protocolo SIP e tem suporte a ALSA há séculos. Com ele, posso usar serviços bem mais baratos que o Skype (o voipdiscount é um deles). O Skype não valoriza os usuários linux? Pra que eu vou valorizar o Skype?
Comentário de Lauro César
E o Ekiga?: Gostaria de usá-lo... Mas não sei se está funcional, com imagem e voz. Na verdade não consegui usá-lo nem apenas com texto. :(
Fiz o registro de minha conta, mas ainda assim não sei como usá-lo, pois não tenho experiência com o programa e não conheço ninguém que o use ou algum outro com o mesmo protocolo.

Enfim, gosto de SL, acredito em sua filosofia, tenho boa vontade, mas ainda tenho algumas dificuldades como o exemplo citado acima. Mas devagar vamos caminhando, já consegui, apesar de minha pouca experiência, que vários conhecidos passassem a usar OpenOffice, Firefox e Gaim (infelizmente MSN),outros Ubuntu e mais recentemente estou tentando que o professor de Programação I e colegas de sala usem o Lazarus para programar em Object Pascal.

Ema casa comprei um Desktop Dell sem SO e instalei somente o Ubuntu 6.06, por enquanto tem atendido bem, só sinto falta de um programa de CAD mais próximo do AutoCAD em interface, formatos e recursos 2D.

Enfim, vamos caminhando, talvez não na velocidade que desejaríamos, mas caminhando...

Um abraço a todos!

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Carlos Vitoriano
Bom, sou usuário Skype: Bom, sou usuário Skype desde o início, e sou feliz com ele.
O suporte a ALSA foi um pedido frequente no forum deles.
Uso o Skype como profissional, pois querendo ou não, o Skype é muito usado nas empresas hoje em dia. E já existindo uma versão Linux já estou feliz.
No meu micro uso GAIM, Tapioca e Skype.
Sou fã do Gaim, pois não tenho problemas com ele.
Só uso o Tapioca quando preciso de conversar com quem tem Gtalk. Fora isso, conecto no GAIM.
E Skype é para telefonar mesmo. Pago o Skype Out, e já reduzi em muito a minha conta telefônica.
Comentário de marcon
mercury: Eu uso o Mercury e consigo receber e enviar imagens da webcam. Só tem problema com o MSN 7.5 que utiliza um metodo diferente para compartilhar imagens da camera. mas se o pedido para ver a camera for do mercury para o MSN, funciona legal.
Comentário de marcon
falta ter com quem falar: o problema do ekiga e do openwengo é não ter com quem falar, todos meus amigos usam skype, e nõa posso me comunicar com eles usando ekiga e openwengo.
quando digo que uso o mercury no lugar do MSN eles me olham como se eu fosse um ET... Aqui no Brasil o MSN impera, ao contrario da europa e EUA, que usam muito o yahoo messenger tambem.
Alias, porque o Yahoo nunca colocou suporte a camera no linux? O cara que fez o mercury colocou sem grandes problemas, o pessoal do Yahoo não consegue?
Comentário de teovictor
"Kopete não tem recurso": "Kopete não tem recurso"

O Kopete do KDE 3.5 foi o IM que mais me agradou. Interface limpa, bons recursos. Além do básico e essencial, tem uns recursos que parecem inúteis, mas fazem diferença: recorte personalizado de avatar, e é possivel ver aquela mensagem após o nick (e também o recurso "now listening" do MSN Messenger) - o único que usei que dá suporte à visualização deste recurso, tudo bem que sob o nome estranho de "mensagem de ausência", mas os outros nem isso têm.
Comentário de IGNUMATICKS
Tcl/Tk: Pera lá, Tcl/Tk eu conheço bem e acho difícil acreditar que você conheça.

Eu (e a grande maioria da comunidade Tcl) acho justamente o oposto: os widgets de Tcl/Tk são bem feinhos sim (só no Linux; no Windows tem aparência "normal"). Em compensação, Tcl/Tk é bem leve, rápida e o que ela menos tem são problemas. Tcl resolve de forma simples e elegante muitas coisas que são um drama em outras linguagens.

O pessoal do Java se gaba muito de Java ser multi-plataforma, mas Tcl/Tk dá um banho no Java. Java se destaca porque tem um marketing muito poderoso. É igualzinho à situação que existe entre Linux e Microsoft: Linux é bem melhor, mas o marketing e a demagogia prevalecem.

Além disso, o suporte a caracteres internacionais (incluindo Unicode) de Tcl/Tk é quase impecável. E não tem nada de pesado. Eu mesmo tenho sempre um aplicativo que fiz em Tcl/Tk rodando o tempo todo, ele executa 5 tarefas quase simultâneas a cada 600 milisegundos, e ele nem aparece na lista dos "25 mais" do comando top.

Nunca usei esse Amsn. Só tentei uma vez e não funcionou. Vi que tinha erros no código, mas não tive disposição para investigar e tentar consertar. Se esse tal de Amsn tem problemas, é problema do programa e do programador, não da linguagem Tcl/Tk. Se você tiver disposição, experimente o Tkabber, que também é feito com Tcl/Tk. O Tkabber é feio, a área de configuração é bem confusa, tem vários defeitos mesmo. Mas pelo menos você poderá verificar que ele é bem leve e estável.
Comentário de Bruno Gonçalves
Eh...: Se possível tente colaborar com o Amsn, pois ele é realmente muito pesado e tem problemas com codificação, não tenho conhecimento para colaborar com o projeto em TCL/TK, porém no fórum o desenvolvedor do Amsn passa a culpa para o TCL/TK e mesmo com esses problemas é considerado por muitos a melhor alternativa para utilizar a rede do MSN no Linux.


-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de timm
Olha...: - O Gaim tem o Gaim-VV que permite audio e voz para clientes MSN Messenger. É chato pacaramba pra instalar, mas funciona e muito bem. E gosto do estilo KISS do Gaim. Perfeito.

- O aMSN é instável, eu sei, mas também tem WebCam e não me gera muitas reclamações.

- O Kopete: Não gosto, mas ainda não usei a versão 3.5.

- SIM: "Marromenu".

- Mercury: Pós nick, WebCam, Listening to (com um programinha que eu fiz pra mostrar o qu escuto no XMMS), bastante personalizável, cheio de recursos... Mas não é OpenSource e é pesado pacaramba. (Java).

- QNext: Java, bonitinho, mas não é OpenSource e também é pesado pacaramba. Mas é legal, bem diferente do estilo Mensageiro Instantâneo que temos. E tem WebCam também, áudio eu não lembro.

- Skype: Não testei o 1.3, mas ele simplesmente não funciona na minha Crystal 4CH4281. Tomara que tenham resolvido o problema. Não posso falar nem ouvir o que falam pra mim através dele.


E qual eu uso???

Em casa: Mercury pra MSN, Gaim pro ICQ e pros Jabbers.
No trabalho: Gaim pra tudo (quando não tem ninguém perto, claro, é bloqueado. :P)

E de vez em quando eu uso o aMSN também, tanto em casa quanto no trabalho.



----------------------------------



Embora eu aumentei um pouco a resposta, com isso quis dizer que temos uma gama excelente de mensageiros na nossa plataforma. Claro. Nada é perfeito, nem o MSN Messenger que os WinLoosers tanto se gabam. E posso passar uma tarde contando bugs do mesmo.

Assim sendo, escolha o que melhor lhe convir! Alternativas, temos sim. E não devem em nada, no meu ponto de vista, aos de outros sistemas operacionais proprietários.
Comentário de CWagner
Realmente, se formos contar,: Realmente, se formos contar, entre mortos e feridos nenhum se salva.

E ainda não entendi bem o porquê de ficarmos, ou ficarem, queimando um ou outro programa.

Ok! Se você não gosta de algum não custa nada dizer o porquê, mas isso tá mais parecendo "get defects" onde, em vez de contarem as vantagens dos programas que usam, ficam explorando os defeitos dos programas que não lhes agradam.

O timm fez certo. Apontou as vantagens e desvantagens dos programas que usa e ponto!

O skype lançou uma versão para Linux que já está defasada em relação ao programa para Windows? Sinceramente, não consigo ver a importância do fato. Caso fosse um dos killer apps para Linux, GPL, e tudo mais ainda iria, mas um programa fechado, que está usando o ALSA agora, e que mesmo assim não traz todas as funcionalidades que já existem em outros programas...

Sei não mas acho que vou acabar adotando algumas das sugestões do nemesis:

http://br-linux.org/linux/efetividade.net_novo_site_explica_como_administrar_melhor_o_seu_tempo#comment-45250
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Hugo
Talvez o kopete lance a: Talvez o kopete lance a versão 3.5 no KDE6, pq a versão atual é a 0.12 e a 1.0 é prometida para o KDE4.

A 0.12 tem suporte a voz para Jabber e webcam para MSN, ok nunca testei, mas estão lá os botões na barra de ferramentas =].

Uso kopete para Jabber, MSN e IRC. Gosto um pouco do gaim, mas prefiro e uso o kopete devido a sua integração com o KDE.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de bebeto_maya
Discordo!: __Não, não consigo vë-los como frasquinhos, o aMSN tem um problema com Avatares e Themes, vocë põe os temas e a interface literalmente congela. Embora em termo de recursos seja o mais completo.

__Mas o Gaim o mais robusto mensageiro instântaneo que já usei, ele não trva e é multi-protocolo, seus recursos podem não ser ilimitados, mas ele é bem estável..

__Você já tentou a nova versão do Kmess...Reveja o Software.

__Precisamos melhorar o suporte a multímidia...Realmente é isso que está faltando, especialmente para o MSN...Mas é preciso lembrar que é protocolo fechado e hóstil, portanto será díficil ter algo perfeito.

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de nemesis
assino embaixo: "os widgets de Tcl/Tk são bem feinhos sim (só no Linux; no Windows tem aparência 'normal')."

a culpa não é de Tk: quando tk surgiu, não existia GTK+ ou Qt, a "cara" gráfica dos *nix era o Motif, que é essa coisa feia que vc vê no tk dos *nix. Mas tk usa a cara padrão do sistema host.

O que ele deve fazer hoje no Linux? Usar a cara de GTK+ ou Qt? Ou talvez Swing? E assim, perder sua identidade? Não, uma opção melhor vem por aí:
http://tktable.sourceforge.net/tile/
http://tktable.sourceforge.net/tile/screenshots/unix.html

Tk Tiles vai ser o padrão a partir da próxima versão e isso significa um visual mais moderno e agradável no Linux tmb, sem necessariamente puxar sardinha pro GTK+ ou Qt.

"Em compensação, Tcl/Tk é bem leve, rápida e o que ela menos tem são problemas. Tcl resolve de forma simples e elegante muitas coisas que são um drama em outras linguagens."

perfeito. disse tudo. Realmente tcl/tk é uma das mais leves linguagens dinâmicas disponíveis. Leve, flexível e útil. E com recursos fantásticos, como tratamento uniformizado de todo tipo de IO com event loops ou manipulação de processos.

A única área que poderia melhorar é escopo de variáveis e estruturas de dados decente.

"Se esse tal de Amsn tem problemas, é problema do programa e do programador, não da linguagem Tcl/Tk."

pode ser: grande parte de problemas de performance são devidos a algoritmos mal-formulados. Compiladores, profilers e otimizadores de qualquer tipo pouco podem contra a idiotice humana...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Bruno Gonçalves
E o Jabber?: Não consigo entender como não existe um cliente Jabber com áudio e video, existem alguns com áudio como o Tapioca que ainda estão engatinhando, mas vídeo nada?

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de feraf
Vamos fazer uma requisição: Vamos fazer uma requisição para o pessoal da Skype para eles abrirem o código deles! Mostramos a eles como o Open Source pode impulsionar o desenvolvimento do Skype, trazendo novas versões e novos recursos muito mais rápido, e com um custo de desenvolvimento muito menor.
Comentário de Douglas Augusto
Experiência diferente:
Se possível tente colaborar com o Amsn, pois ele é realmente muito pesado e tem problemas com codificação


Já uso o aMSN faz um bom tempo. Não o considero pesado (quando comparado ao Qt ou GTK+) bem como nunca percebi qualquer problema com codificação/acentuação.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Alessandro
Trava?: Acho que tu não tem usado o MSN ultimamente ele é o melhor programa de comunicação do mercado, tem vários recursos, e ainda tem vídeo e voz, e diga de passagem é melhor que o Skipe no quesito voz , sei porque uso os dois em casa em linha discada e o MSN da um banho no Skipe.

E quanto a concorrência, eles estão correndo atras do MSN, tentando incorporar os seus recursos nos seus produtos.

Não gosto do Windows, da Microsoft, mais a verdade tem que ser dita tanto o MSN como o MS-OFFICE são produtos excelentes.

Comentário de nemesis
hmm: "a verdade tem que ser dita tanto o MSN como o MS-OFFICE são produtos excelentes."

o MSN te permite se comunicar com seus amigos usuários de ICQ? ou de Yahoo? Ou AIM? não?! parece atrasadinho...

verdade seja dita: a M$ enche seus produtos com todo tipo de frescuras irrelevantes que 90% das pessoas não vão usar, mas recursos realmente úteis para interoperabilidade faltam vergonhosamente.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Alessandro
Estranho: Estranho, ou vivemos em mundos diferentes ou não sei como tu se comunica, porque 100% dos meus contatos são com o protocolo da Microsoft, tanto empresarial, como pessoal.

Talvez estamos falando a nível Brasil, mais isso é uma realidade, trabalho com mais de 1.000 fornecedores e mais ou menos 100 clientes diretos e todos pelo protocolo do MSN.

Esta é a realidade...

Comentário de brain
Sombras na parede da caverna: Se você só usa MSN, é natural que 100% dos contatos que você tem usem o mesmo protocolo que você. Se os seus clientes e fornecedores atuam em uma plataforma específica, é provável que esta escolha de plataforma deles se reflita nos serviços de rede que adotam.

Eu, por exemplo, tenho mais contatos profissionais via Jabber do que via qualquer outro protocolo.
Comentário de IGNUMATICKS
Tile: Eu não gosto do Tile. Ele apenas oferece uma série limitada de temas que para modificar você tem que "entrar na faca". Quem não souber Tcl/Tk ou não tiver disposição para mexer no fonte, tem que escolher entre aquela meia dúzia de temas. Tcl tem uma comunidade pequena e acho difícil a coleção de temas passar de uma dúzia em menos de 4 ou 5 anos.

E evidentemente, o tema do Tile não tem nada a ver com o tema do resto do sistema (Qt ou GTK). Essa discrepância visual irrita muitos usuários. A essa altura, com a enorme popularidade que o GTK já conquistou, eu achava mais interessante criar alguma ligação com GTK para que os aplicativos Tcl/Tk ficassem com a mesma cara. Existe um projeto mais ou menos assim, mas caminha com passos de formiga. Bem, pelo menos os widgets vão ficar mais bonitos. Qualquer coisa é melhor que a aparência atual. Aquela cara de Motif já não se usa mais. Agora é outra coisa, mas que ainda é feia.
Comentário de Hugo
Sem contar as mensagens: Sem contar as mensagens off-line, na minha opinião mais importante que video e voz,, que o MSN só foi ter um dia desses...

Também não consigo usar o MSN Mensseger... da uma agônia aquele monte de propaganda na minha cara, sinceramente não sei como o povo consegue usar aquilo sem se incomodar.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de nemesis
precisamente: meus contatos são todos por Jabber, usando Google Talk. E nos EUA, boa parte usa AOL e seu AIM...

"trabalho com mais de 1.000 fornecedores e mais ou menos 100 clientes diretos e todos pelo protocolo do MSN."

hmm, talvez vc seja empregado da M$? ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
ugh: "Quem não souber Tcl/Tk ou não tiver disposição para mexer no fonte, tem que escolher entre aquela meia dúzia de temas."

mas vc está achando que a razão de ser do Tiles é criação de temas? de ter os temas mais loucos e personalizados?!

não, sua função principal é fazer a cara do tk ficar bem próxima do look-and-feel nativo -- que dá pra contar no dedos: Mac, Win, Metal, BeOS, Qnx e pouco mais. Ou simplesmente ter um visual mais moderno no s *nix do que o velho Motif.

"E evidentemente, o tema do Tile não tem nada a ver com o tema do resto do sistema (Qt ou GTK)."

mas está bem mais próximo do visual de uma GUI moderna, genérica.

"Essa discrepância visual irrita muitos usuários. A essa altura, com a enorme popularidade que o GTK já conquistou, eu achava mais interessante criar alguma ligação com GTK para que os aplicativos Tcl/Tk ficassem com a mesma cara."

é, mas pense bem: logo o pessoal do KDE tmb iria forçar o Tk a seguir o visual Qt. É melhor ser neutro e evitar essas guerrinhas...

"Agora é outra coisa, mas que ainda é feia."

me parece bem sóbrio. Tem um jeitão de Win2000.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Alessandro
Não uso MSN: Eu particularmente não uso o MSN e sim o protocolo do mesmo porque todos os meus contatos (trabalho numa rede de lojas de Móveis-Eletro) só tem este tipo de contato, me obrigando a usá-lo. (principalmente fornecedores)

Mais considero um ótimo protocolo, porque nunca tive problemas com o mesmo.

Somente estou relatando a minha realidade, como você citou a sua.

Comentário de brain
só relatando sua realidade: Não, na verdade você estava relatando sua realidade e estranhando qualquer outra que fosse diferente dela. Veja: "Estranho, ou vivemos em mundos diferentes ou não sei como tu se comunica, porque 100% dos meus contatos são com o protocolo da Microsoft, tanto empresarial, como pessoal."
Comentário de Alessandro
Esqueci: Esqueci estou num site Linux, onde não existem usuários e sim a maioria administradores e desenvolvedores, desculpa mais esta é a realidade da maioria das empresas, fornecedores e assim vai.

Ontem tive um caso interessante, o banco da empresa onde trabalho é o Bradesco e la na empresa utilizamos o Win98 e expirou o certificado de segurança do acesso à conta jurídica, fui trocar e nada feito, liguei para o suporte e eles me informaram que para ter acesso ao mesmo teria que instalar o Windows XP, bela imposição não é. E agora fazer o que se não funciona no Linux, no Firefox e ainda não funciona no Win98 IE 6.0SP1, vou ser obrigado a instalar a merda do XP.

Os mais céticos me diriam troca de banco, como se isso fosse fácil, o dono da empresa não entende nada de computadores (só quer que funcione), além de termos uma parceria de mais de 10 anos com este banco, aplicações, financiamentos, recebimentos,... Ou seja, trocar de banco nem pensar o dono quer funcionando e acabou.

ESTA È A REALIDADE...


Comentário de Alessandro
Descuple: Desculpe me expressei mal. Talvez seja a realidade das empresas de Móveis-Eletro na qual trabalho, que envolve o comércio em geral, mesmo grandes empresas do setor usando o Linux, como Casas Bahia, Magazine Luiza, Colombo... ainda assim temos que utilizar este protocolo, porque os representantes, financeiras e fabricas de mercadorias exigem.
Comentário de CWagner
Que tal fazer valer o seu: Que tal fazer valer o seu papel de cliente e exigir que façam a sua vontade?

Ou o banco te dará uma licença do XP? Afinal de contas uma "parceria" de mais de 10 anos não é de se ignorar tão facilmente, principalemente se vocês saírem por aí comentando que mudaram de fornecedor de serviços devido medidas unilaterais que te deram prejuízos.

O dono da empresa não precisa saber de informática, basta dizer a ele que terá que gastar muita grana atualizando os SOs das estações "apenas" por que o banco mudou sua política.

Se eu fosse vocês já estaria procurando outro banco.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Alessandro
Apenas Um: Mas na verdade a empresa só usa um micro para acessar o banco, então o gasto não se justificaria, o dono da empresa vai falar, muda e pronto... É um absurdo termos um micro, com XP apenas para tirar extrato e fazer alguns investimentos, mais é a realidade. Trocar de banco seria muito mais traumático, e se isso se aplica a minha empresa que trabalha com um grande banco como o Bradesco, imagina o resto dos seus correntistas que tem o mesmo problema e nem por isso eles tomam uma atitude, fazer o que...
Comentário de CWagner
oferecer a outra face,: oferecer a outra face, caladinho e feliz da vida.

Afinal de contas, é assim que boa parte dos prestadores de serviços, públicos e privados tratam seus clientes.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Lauro César
É "MAS" e não "MAIS": "administradores e desenvolvedores,desculpa mais esta é a realidade da"

Desculpe, li seu primeiro comentário e entre outras coisas que já te responderam vi este erro simples, embora emblemático. Como em seu segundo comentário continuou cometendo o(s) mesmo(s) erro(s) não resisti em tentar corrigí-lo. Sem contar sua pontuação, que está com vários erros.
Não sou professor de português, não sou nem tão bom quanto considero ser razoável ou desejável no trato com nossa língua mãe. Mas considero que um mínimo de cuidado deve ser tomado ao se escrever uma mensagem que será lida por uma grande quantidade de pessoas. Tanto em forma quanto em conteúdo.
Espero que não se sinta ofendido, mesmo porque, todos erramos, é natural, e corrigirmos nossos erros é sinal de sabedoria e não de subserviência ou humilhação.

Um abraço!

=============================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Alessandro
Realmente...: Fiz um procura por "mais" e é impressionante como eu utilizo de forma errada.
Obrigado pela dica.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004