Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Microsoft apresenta versão 1.0 do CodePlex, seu portal no estilo do Sourceforge e do Savannah

Parece que essa notícia passou despercebida por aqui, mas como ela tem a ver com "software livre": "SÃO PAULO – A Microsoft apresentou oficialmente a versão 1.0 de seu projeto CodePlex, que disponibiliza na internet ferramentas para compartilhamento de código e fomenta o desenvolvimento de códigos de forma colaborativa. O site do CodePlex está no ar desde maio deste ano, em versão beta. A MS fez o lançamento oficial do projeto em sua versão 1.0 durante evento de software livre que ocorreu em Londres. O portal reúne códigos da Microsoft e de outros desenvolvedores. [..] Rosenberg afirmou que 50% dos projetos em discussão no CodePlex usam códigos da MS e outros 50% foram publicados por desenvolvedores de outras linguagens."” A nota foi enviada por Oceanos (franciscoΘclubecetico·org), que enviou este link para mais detalhes.

Não passou desapercebida não, Oceanos: há pouco mais de um mês eu publiquei a notícia Codeplex: Microsoft lança portal no estilo do Sourceforge e do Savannah. Na época, comentei: "Mais um exemplo das dicotomias da Microsoft em relação ao código aberto: na mesma semana em que anuncia a ampliação do seu projeto do "PC Pré-Pago" para concorrer com os PCs populares com Linux, a empresa lança um portal que anuncia explicitamente em seu wiki que tem a intenção de fomentar o desenvolvimento de projetos de código aberto da comunidade (além do código aberto, o projeto aceita também projetos 'shared source'). Dá a impressão de que a empresa está tentando estar ao mesmo tempo dos 2 lados do muro, ou que há duas correntes diferentes lá dentro, cada uma com sua própria visão de como coexistir em um mercado em que o software de código aberto vem crescendo e atraindo mais ISVs."

Repositório open-source da Microsoft? Saiu essa notícia no site da info e eu postei no meu blog com alguns comentários. "A Microsoft apresentou oficialmente a versão 1.0 de seu projeto CodePlex, que disponibiliza na internet ferramentas para compartilhamento de código e fomenta o desenvolvimento de códigos de forma colaborativa." Quero ver como a comunidade open-source vai reagir.” A nota foi enviada por Leonardo Luiz (leolsc*arroba*yahoo·com·br).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
e vcs não duvidam de que: e vcs não duvidam de que vai ter um monte de pelassaco alegremente contribuindo código de graça para a M$ e ajudando a estender seu monopólio?

tem gente que gosta de tomar no c*

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Oceanos
Isso!: O fato é exatamente esse!

Você ajuda a Microsoft, e ela te vende de volta sua ajuda! :)

Acho que se a Ms realmente quisesse ajudar projetos livres, ela contribuiria com códigos, patentes (haha) e pesquisas.

Uma dúvida que eu ainda não consegui sanar: Ela aceita projetos em GPL? :)

E desculpa pelo erro brain, essa notícia é de dois dias atrás, e eu não lembrava de nada assim por aqui.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004