Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Seminário na Câmara dos Deputados: Formatos de Documentos Digitais Textuais

O Seminário sobre Formatos de Documentos Digitais Textuais é um evento promovido pela Câmara dos Deputados para propiciar uma discussão com a sociedade de questões que auxiliem na definição dos padrões a serem adotados pela Casa para criação, disseminação e preservação de documentos digitais em formato predominantemente textuais, como os gerados por editores de texto e planilhas eletrônicas. O trabalho das Casas Legislativas está fortemente baseado em informações produzidas em formato textual. A automação do processo legislativo implica na utilização de sistemas que gerenciem documentos textuais digitais em ambiente de escritório, garantindo sua autenticidade, acessibilidade e preservação a longo prazo, já que representam patrimônio cultural e fonte de pesquisa histórica. As atividades administrativas são, em sua maior parte, desenvolvidas por meio da chamada "correspondência oficial", também registrada em documentos textuais digitais. A ampla utilização de documentos digitais colabora de forma decisiva para o aumento da Transparência e contribui para o controle social sobre os atos da Administração.

A formalização de padrões de formatos para documentos digitais textuais é, como parte de ações de gerenciamento das informações, um dos requisitos para a excelência na Gestão Pública. Na primeira parte do Seminário serão realizadas palestras que contextualizarão o tema e apresentarão uma visão panorâmica da realidade atual e os desafios futuros, ressaltando a importância de se definir padrões para formatos de documentos digitais no âmbito das organizações públicas e privadas. Também serão apresentadas iniciativas de definição de formatos abertos, baseados em XML, para documentos legislativos.

A segunda parte consistirá de um painel que terá a participação de importantes desenvolvedores de soluções tecnológicas. Os formatos mais utilizados atualmente serão analisados sob as dimensões tecnológicas, ergonômicas (usabilidade) bem como a aderência a normas e padrões brasileiros e internacionais. Em seguida às apresentações, haverá um debate aberto entre os painelistas e os presentes.

O Seminário se destina a formuladores de políticas públicas relacionados ao tema, grupos de padronização, gestores de informação, gestores de informática, bibliotecários, arquivistas, analistas de sistemas e também fabricantes e desenvolvedores de soluções de automação de escritório. As inscrições são gratuitas e realizadas no Portal da Câmara dos Deputados ( http://www.camara.gov.br ).”
A nota foi enviada por Ada Lemos (adalemosΘgmail·com), que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de joaomane
POLITICA, POLITICA! NINGUEM: POLITICA, POLITICA! NINGUEM MERECE...
Comentário de iran
2ª parte da programação: Um padrão baseado em XML é muito recomendado para poder recuperar a informação produzida no futuro. Até onde sei já é um problema atual recuperar textos produzidos no computador com formatos fechados.

Menos mal que tem representação do pessoal do OOo, e conseqüentemente do padrão OASIS, e da IBM. Mas também tem dois representantes da Microsoft e dois da Adobe. Está meio desequilibrado isso.

14h00 – 16h00
Painel sobre formatos de documentos digitais para ambiente de escritório
Abertura

Luiz Antônio Souza da Eira – Diretor do Centro de Informática – Câmara dos Deputados

Roberto Salomon - um dos coordenadores do Projeto OpenOffice.org no Brasil

Cezar Taurion - Gerente de Novas Tecnologias Aplicadas – IBM Brasil

Alan Yates - Gerente Geral para Estratégia e Padrões de Documentos - Microsoft Corporation

Fernando Gebara Filho - Arquiteto de Produto - Microsoft Brasil

Diana Helander - Gerente Mundial do Grupo de Padronização da Adobe Systems

Fernando Gonçalves - Engenheiro de aplicações – Adobe Systems Brasil

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004