Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Gliffy: um editor de diagramas rodando no seu navegador

“Dois caras com algum tempo em suas mãos criaram uma ferramenta que pode se transformar um grande rival do Visio, da Microsoft. O Gliffy é uma ferramenta de diagramação gratuita que trabalha inteiramente em seu browser. Como outras aplicações on-line, tem algumas vantagens inerentes em relação ao software tradicional. A colaboração é mais fácil, por exemplo.



Embora o Gliffy não ofereça a edição em grupo em tempo real como o Writely, Google Spreadsheets, ou SynchroEdit, facilita que múltiplos usuários trabalhem ao redor de um diagrama. O Gliffy registra todas as mudanças feitas em um original. É similar a um wiki nesse aspecto. O Gliffy também facilita a publicação dos diagramas que você cria. Ele mantém um JPG 'vivo' de cada arquivo em seus servidores, assim se um site ou um blog linkarem a essa imagem, ele mostrará sempre a versão mais atual.
” Veja o texto completo em Gliffy, the online Visio killer | News.blog | CNET News.com.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
note bem: "gratuita"

!= livre

"que trabalha inteiramente em seu browser"

trabalha inteiramente em um Flash player que vc pode ter instalado ou não.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brain
retificando o que não foi dito?: Sim, mas se fosse livre eu teria dito que é livre. Eu disse que era gratuita, e acredito não ter, em nenhum momento, dado a entender que era livre.

Quanto ao flash, pouco mais de 90% dos usuários do BR-Linux o tem ativado em seus navegadores.
Comentário de nemesis
eu não disse que vc disse,: eu não disse que vc disse, disse o que o artigo disse.

Flash está na mesma situação que Java.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brain
nem o artigo: O artigo também não disse que era livre. Ele usou a palavra free, que eu traduzi como gratuito. Acho que não tem nada ali que leve a crer que o autor estivesse querendo caracterizar como livre.

E o Flash não está na mesma situação que o Java. Pelo menos no que diz respeito à liberdade de software.
Comentário de Scirious
Só por curiosidade, qual a: Só por curiosidade, qual a diferença entre a situação do Flash e o Java em relação à liberdade de software?
Comentário de nemesis
a diferença é que com: a diferença é que com Java, vc pode pelo menos olhar os fontes das libs e mesmo da JVM e esperar por uma possível abertura, enquanto que com Flash vc pode apenas esperar as implementações open-source implementarem APIs defasadas...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de
existência de implementação livre: Scirious, eu uso o plugin Flash da empresa que criou a tecnologia, e ainda não encontrei uma distribuição que instalasse para mim a alternativa livre.

Mas segundo uma entrevista do Richard Stallman (fundador da FSF) no último dia 23 de junho, os trabalhos em uma implementação livre do Flash já deixaram de ser uma prioridade da comunidade livre, pois ela está completa na maioria dos quesitos. Já quanto ao Java, segundo ele, o desenvolvimento de uma implementação livre caminha bem, mas ainda é uma prioridade (e há várias pessoas trabalhando nisso).
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: existência de implementação livre: Oi Augusto,

Em Qua, 2006-06-28 15:05, brain escreveu:

Mas segundo uma entrevista do Richard Stallman (fundador da FSF) no último dia 23 de junho, os trabalhos em uma implementação livre do Flash já deixaram de ser uma prioridade da comunidade livre, pois ela está completa na maioria dos quesitos.

É verdade: é o Gnash, que está sendo desenvolvido pelo Rob Savoye e que, por enquanto, pode lidar apenas com os atributos de arquivos SWF até a versão 7 (a versão 9 do Flashplayer – para Windows®, diga-se de passagem – acabou de sair). Fiz alguns testes e funciona, apesar de não ser muito estável. A versão mais recente do flashplayer da Adobe/Macromedia para Linux ainda é a 7,0,63, e tem alguns erros de implementação "cavernosos", como o problema da transparência de imagens que "crescem" sobre o restante do layout da página.

Abraços,

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de Manoel Pinho
Adobe lança Flash Player 9: E a Adobe lançou hoje a versão 9 do Flash, como sempre primeiro para windows

http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2006/06/28/idgnoticia.2006-06-28.6766483977/IDGNoticia_view

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de SS_Sputnik
Screenshot sob windows.: E não poderia deixar de passar essa. Mais um screenshot de um produto multiplataforma em um ambiente Windows.
Pelo menos deveriam ter o cuidado de dar um boot na "segunda partição" só para tirar esse screenshot e publicar num site de LINUX. Disfarçaria um pouco o gosto do usuário que enviou.

Comentário de brain
Copo meio cheio ou meio vazio?: Veja como são as coisas: eu coloquei aquela screenshot na notícia bem feliz, por ser um dos ainda raros screenshots de produtos rodando no Firefox.

Trata-se de um screenshot retirado do site oficial do produto, cujos autores não têm nenhuma ligação com o Linux (acho).

O usuário que enviou a notícia fui eu mesmo, que não tenho "segunda partição" de boot - só a do Memtest, mas essa não conta. Mas se um usuário de Windows me mandasse uma notícia sobre um aplicativo multiplataforma, e tivesse tirado a screensht no seu ambiente, eu não acho que ele estaria em débito ou tivesse que disfarçar alguma coisa.
Comentário de Hugo
O memtest não precisa de: O memtest não precisa de uma partição separada só pra ele =], aqui a imagem dele fica na mesma partição da imagem do kernel do linux.
--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004