Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Folha: Planalto confirma assinatura de decreto da TV digital na quinta-feira

Segundo a Folha Online, o Palácio do Planalto marcou para as 10h30 desta quinta a solenidade de assinatura do decreto que vai dar início à implantação da TV digital no Brasil. Creio que a data desta solenidade é um ato de má fé dos políticos, pelo fato ser época de Copa do Mundo e as atenções da maioria dos cidadãos estar voltada para este evento.” A nota foi enviada por Leonardo de Amaral Vidal (leonardoavΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

O evento marca a adoção do padrão japonês em detrimento do padrão nacional (e baseado em conhecimento e software livres) desenvolvido ao longo de anos recentes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de fabio.mazzarino
Padrão Brasileiro? Convenhamos...: Convenhamos... Se o Brasil fosse um tradicional exportador de tecnologia televisiva, ou se tivesse alguma tradição na fabricação e exportação de aparelhos de TV, quem sabe seria uma boa opção o Padrão Brasileiro de Televisão Digital.

Porém estamos sempre importanto televisores, e aparelhos eletrônicos. Será que compensa o mesmo pesadelo que havia até a década de 80 do PAL-M? Quem não se lembra das 'chavinhas' nos video cassetes importados.

Se fosse algo que historicamente funcionasse, eu seria o primeiro a levantar a mão e apoiar um padrão brasileiro. Mas considerando a situação atual, convenhamos.

--
Eu sei que o mundo não é justo. A questão é como fazer para o mundo não ser justo a meu favor
Comentário de xultz
"Convenhamos... Se o Brasil: "Convenhamos... Se o Brasil fosse um tradicional exportador de tecnologia televisiva, ou se tivesse alguma tradição na fabricação e exportação de aparelhos de TV, quem sabe seria uma boa opção o Padrão Brasileiro de Televisão Digital."
Enquanto pensar assim, o Brasil vai continuar vendendo matéria-prima e comprando produtos manufaturados. E o que é pior, neste caso o Brasil poderia vender PI, mas o nosso "governo nacionalista" prefere jogar na lata do lixo e comprar tecnologia de fora, quando temos uma pronta, desenvolvida aqui, e com o dinheiro dos nossos impostos.
O lado bom é que o pessoal envolvido no desenvolvimento do SBTVD, está esperando um convite para trabalhar com desenvolvimento em algum outro país "desenvolvido". E o custo de formar um mestre ou doutor nas universidades brasileiras? Quem se importa?
Espero que eles sejam felizes nos seus novos países, porque aqui no Brasil, não tem mais condições mesmo.

"Porém estamos sempre importanto televisores, e aparelhos eletrônicos. Será que compensa o mesmo pesadelo que havia até a década de 80 do PAL-M? Quem não se lembra das 'chavinhas' nos video cassetes importados."
São situações diferentes. Principalmente levando em conta o mercado potencial que ainda existe, principalmente na América Latina e Central. Não é nem um pouco à toa que os japas largaram uma mala enorme cheia de ienes no colo do governo para incentivar a implantação do sistema japonês.
E quem diz que o padrão PAL-M foi um erro, que o NTSC era melhor, é porque ainda não sabe a maldita diferença entre um sistema e outro. A escolha do PAL-M foi simplesmente genial.

"Se fosse algo que historicamente funcionasse, eu seria o primeiro a levantar a mão e apoiar um padrão brasileiro."
Certo, aquela velha história, que o genial Hélio usou: como escolher um padrão que não existe? Não existe porque não está a venda ainda, mas está em testes, com qualidade excelente em vários centros de pesquisa? É o velho complexo de inferioridade de pensar que nada feito no Brasil presta, e tudo que vemd e fora é lindo e perfeito.

"Mas considerando a situação atual, convenhamos."
Convenhamos, ninguem dá bola pro assunto, como se não fosse afetado pela política nacional de sucateamento do país em troca de migalhas.
É a velha maneira de matar a galinha dos ovos de ouro para fazer um frango assado.


Comentário de talexbh
Estratégias e tal: bom pessoal, vcs viram como nosso governo é hábil?

Com a mídia toda no encalço dele por causa dos escândalos recentes,ele tratou logo de "se amigar" com a maior representante da opinião pública, a Globo. Foi aí que o nosso "amicus" Hélio Costa entrou no governo. Além disto, a Globo tem o rabo preso pois é uma das maiores devedoras da previdência social.

Agora, ele usa o tal ministro - que a princípio tava lá para dar despesa e segurar a Globo - para angariar uma grana com a tv digital!!!

Qdo o Hélio costa falou que o SBTVD não existia, é pq o tal não exi$$$$te para ele, essa é a leitura que eu faço disto...

Isto me faz pensar sobre o relacionamento do governo com o Sl... será que o governo está simplesmente eliminando uma sócia incômoda (m$) para então ficar com a grana toda, para o desfrute de seus signatários?
Comentário de Scirious
E qual a maldita diferença: E qual a maldita diferença entre PAL-M e NTSC que faz a escolha do PAL-M tão genial assim?
Comentário de leonardoav
Quanto ao fato de o SBTVD: Quanto ao fato de o SBTVD não atender totalmente as necessidades, acho ainda importante a adoção desse sistema pela autonomia e geração de empregos aqui. Se não estiver bom o sistema, basta fazer melhorias. Creio que nós nunca iremos para frente sem dar um pontapé inicial. Veja o caso dos computadores chineses, embora seja inferior aos concorrentes de mercado, o projeto ainda está de pé e pretende ser melhorado para que um dia concorra de igual para igual com os computadores atuais.

Por enquanto é isso e até mais.
Comentário de xultz
A diferença é simples: o: A diferença é simples: o NTSC, carinhosamente apelidade de "Never The Same Color" era muito ruim, porque foi pioneiro, e por ser pioneiro foi amplamente utilizado nos EUA, que era o maior fornecedor de TVs na época. O NTSC usa o padrão M de modulação.
Na Europa estavam se ploriferando sistemas de modulação diversos. Porém, o sistema de burst, que é a característica principal para sincronizar o sinal de cromninãncia sobre a de luminância, era diferente do NTSC, que sempre jogava a mesma fase, para um que alternava a fase 180 graus a cada linha (por isso se chama Phase Alternation Line - PAL) o que garantia aos circuitos simples da época uma qualidade de cor muitas vezes melhor que o NTSC.
A opção do Brasil foi excelente: ao usar a modulação M, ao invés de qualquer outra (como o N na argentina, e todas as outras letras na Europa) os televisores ficaram compatíveis com sinais NTSC, mas mostrando em preto e branco. Ou seja, é melhor ver uma imagem em preto e branco do que ver imagem nenhuma. E o sistema de cor, foi optado pelo PAL, porque a qualidade é muito melhor que NTSC, então o PAL-M tem o melhor de dois universos. E o mais importante, usando a modulação M, um transcodificador NTSC - PAL-M é muito mais barato que transcodificar de outra modulação qualquer.
A escolha, por esses motivos, foi excelente. Se tivessem escolhido NTSC simplesmente porque era o padrão dos EUA sem se perguntar se era o melhor, na época, com os circuitos de TV da época, TV colorida seria uma coisa para poucos, porque a área de cobertura não é tão eficaz quanto com PAL-M.
Comentário de Manoel Pinho
PAL-M: Leia

http://pt.wikipedia.org/wiki/PAL-M

De modo simplificado, o NTSC tinha graves problemas com distorções de cores e o sistema PAL resolvia isso de uma forma eficiente e elegante. Porém, as TVs P&B da época usavam o padrão M (de origem americana) e usar sem modificação o sistema alemão iria significar que todo mundo teria que jogar suas TVs P&B no lixo e comprar novas TVs.

As hipóteses eram as seguintes:

1- o Brasil adotava o NTSC-M e heradava os problemas com cores
2- O Brasil adotava o sistema alemão e teria que trocar todos os aparelhos de TV no país
3- O Brasil criava um sistema misto, que tivesse retrocompatibilidade com as TVs P&B já existentes e ao mesmo tempo usasse a solução do sistema PAL para não ter problemas com cores. Essa foi a escolhida e foi criado o PAL-M.


Hoje temos um problema parecido e o Brasil também vai substituir a compressão MPEG2 por MPEG4, melhorando o sistema japonês.

Não é questão de nacionalismo puro, mas de aproveitar o fato de estar atrasado na adoção para usar as melhroes técnicas existentes hoje.

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de Marco Aurélio
Será mesmo o melhor?: > A opção do Brasil foi excelente:
> A escolha, por esses motivos, foi excelente.

Por motivos de compatibilidade, ótima escolha. Agora me diz quantas linhas de resolução e qual a taxa de atualização de imagens: o mínimo denominador comum de NTSC e PAL. Tem país que fez coisa útil com essas linhas extras.

O que importa é que o Brasil inove no quesito _software_ e não no hardware. Software nós temos condição de desenvolver, hardware especializado não (não por capacidade técnica, por falta de infra-estrutura mesmo).
Comentário de hamacker
Voce não deveria chorar por: Voce não deveria chorar por umas linhas a mais, padrao 16:9 (panoramico) que teria sido bom desde o principio ninguem fez, isso sim, seria um bam-bam-bam especialmente para assistir jogos.
O apple tinha umas mais linhas a mais que o MSX e nem por isso os graficos eram melhores. :)

Comentário de Manoel Pinho
Europeus criticam padrão japonês e escolha do Brasil para TV d: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u108932.shtml

28/06/2006 - 12h58

Europeus criticam padrão japonês e escolha do Brasil para TV digital
Publicidade

da Folha Online, em Brasília

Derrotados na disputa pela escolha da TV digital brasileira, os europeus (que representam o sistema DVB) decidiram partir para o ataque, e publicaram hoje um anúncio em jornal de grande circulação com duras críticas ao sistema japonês (ISDB) e à escolha do governo brasileiro.

No texto que eles tratam como um "alerta à população", os representantes do DVB afirmam que o sistema japonês é o mais caro do mundo e que foi rejeitado por mais de 100 países.

Os europeus alegam ainda que a decisão do governo será anunciada sem que a sociedade e o Congresso Nacional opinassem a respeito porque as emissoras de TV teriam fechado um acordo pelo ISDB a fim de bloquear novos canais de televisão no país e também a discussão mais ampla sobre o assunto.

Diante dessa posição, eles encaminharam hoje uma carta com suas considerações a respeito da escolha brasileira a alguns deputados e senadores.

"No momento em que o mundo se une em torno do uso do DVB, um padrão barato e moderno que promove a inclusão social, o Brasil poderá isolar-se, obrigando a sua população, sua academia e a sua indústria a pagar muito caro por isso", diz o anúncio.

O texto destaca ainda que a população brasileira estará "condenada ao consumo dos produtos mais caros do planeta, pelos próximos 30 anos"; a indústria brasileira não terá para onde exportar, inibindo a geração de novos empregos e a entrada de divisas; os universitários e pesquisadores brasileiros não terão campo de trabalho significativo, pois novos desenvolvimentos dependerão da boa vontade e recursos japoneses; a democratização do acesso à mídia será inibida, pois as emissoras de TV serão exatamente as mesmas.

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de Carlos Mafort
Fórum sobre o assunto: Convido os senhores a acompanhar essa discussão (com opiniões muito técnicas) a respeito dessa escolha - na minha opinião acertada, pois vai aproveitar o padrão japonês já existente e melhorar com MPEG4 e Midleware nacional (e possivelmente livre)

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=11478

Abraços
Carlos Mafort
Comentário de CWagner
São os nossos: São os nossos representantes definindo como vamos assistir televisão enquanto todo mundo assiste: televisão, assim, a surdina, longe dos olhos do grande público que será forçado a adquirir um equipamento a mais ou um aparelho de TV muito caro para ter direito a assistir a uma programação digital, onde todas as regras já têm beneficiados óbvios (adivihem quem), já que dificilmente irá permitir a criação de canais particulares baratos, ou será que estúdio caseiro poderá ser implementado facilmente com esse sistema, da mesma forma como alguns fazem, disponibilizando streams de aúdio e vídeo?

[ironia]E isso sem nenhum interesse, já que quase nenhum político é dono/sócio de emissora de rádio, TV, sócio de tele, etc.[/ironia]

Ê, ôô, vida de gado.
Povo marcado ê, povo feliz.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de xultz
Ué, e de onde você acha: Ué, e de onde você acha que vem a informações de Closed Caption? Não é porque as emissoras não se dão ao trabalho de legendar os programas para os portadores de necessidades especiais, que não é possível usar as linhas extras.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004