Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A morte do WinFS

O digg informou que o velho e arrastado projeto de um sistema de arquivos relacional, chamado WinFS, para Windows, foi definitivamente enterrado. Com a palavra um dos desenvolvedores: 'Estas mudanças significam que não estamos mais objetivando um lançamento separado do WinFS, incluindo o previamente planejado release Beta 2. Com a maior parte de nossos esforços agora em acrescentar aspectos maduros do projeto WinFS no SQL (Server) e ADO.NET, nós não precisamos lançar um produto WinFS à parte.'

Será relevante uma notícia interna sobre tecnologias Windows em um site sobre Linux? É relevante pelo fato de que WinFS -- que a MS apresentava ao mercado como um revolucionário sistema de arquivos relacional bem à frente de trabalho similar com o ReiserFS do Linux -- é bem a cara da forma como a MS trabalha: marketeia um produto anos antes dele ser lançado para atrapalhar a competição e depois dá uma de sonsa e simplesmente o mata, como se ninguém fosse perceber. E, realmente, consumidores normais de Windows não ficam sabendo dessas sujeiras, só desenvolvedores. Quer o WinFS? Use a API .Net -- outra promessa milagrosa que se tornou apenas mais uma tecnologia para tentar matar o java -- ou compre um SQL Server mais atual.
” A nota foi enviada por nemesis (namekuseijinΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de TaQ
O duro que um monte de gente: O duro que um monte de gente acredita e sai correndo desesperado atrás desses vapourwares. E ainda dizem que é por "precaução". Argh.
Comentário de Brunno Gomes
Hahaha, é mesmo.: Hahaha, é mesmo.

Foi assim com .Net, que o pessoal da comunidade utiliza mais do que a própria Microsoft.

-
Primeiro eles te ignoram...
Depois eles riem de você...
Então eles lutam contra você...
Aí você vence...
Comentário de Ark
Miguel de Icaza: O duro é ver figurinhas como Miguel de Icaza que ficou pregando que se a gente não fosse atrás dessas "novas" tecnologias da MS estaríamos anos luz atrás.
Comentário de timm
hehe: E os pobres usuários Windons continuarão na mão de seu limítrofe NTFS?
É a Microsoft, sempre pensando em você... :)
Comentário de nemesis
interoperabilidade: talvez eles o tenham feito pensando no Linux e melhor interoperabilidade? "Agora que eles estão com uma implementação NTFS quase a 100%, não vamos sacaneá-los com um novo FS que vai demorar anos pra ser implementado, né?"

not!! :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de marcosalex
Mas o .NET dominou o mundo: Mas o .NET dominou o mundo Windows mesmo. Soluções novas estão sendo desenvolvidas somente em .NET e tem muitos projetos de migração. A porcaria virou febre e está crescendo num ritmo rápido. Com o Visual Studio 2005 então, a coisa está ficando feia. Não sei até quando o Java vai se manter competitivo.

Haskell developer
Comentário de Arkanoid
Falando em interoperabilidade...: ...achei este trecho interessante na página da Wikipedia sobre WinFS:

"Because a file system has no knowledge about the data it stores, the applications creating the file tend to use specific, often proprietary, file formats, i.e., the data can be interpreted only by the application that created it. This leads to proliferation of application-specific file formats and hampers sharing of data between multiple applications."

Podem me dizer que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas... fico aqui pensando com meus botões: será que este não foi um dos fatores que levou a M$ a abandonar este filesystem? ;)

--
Distribuidor Regional de Falácia Inglesa Enlatada
http://bertelli.name
Comentário de ricarab
Somente para entender:: O WinFS é aquele novo sistema de arquivos que seria lançado junto com o Windows Vista, substituindo o NTFS?

Lembro-me inclusive que esse novo sistema de arquivos estava sendo previsto para 2008...

Resumindo a história: o Windows Vista continuará mesmo com o NTFS? Não há planos de um novo sistema de arquivos?

É uma piada de mau gosto? Ou a M$ está realmente cavando o própio poço? rssrrs :-p

------

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de nemesis
na verdade, ele já era: na verdade, ele já era prometido desde antes do WinXP. "Informação na ponta de seus dedos" era o slogan da máquina de marketing da M$ na época. Mas, quem diria, esse slogan tem a cara do Google. :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de eu mesmo
onde tem escrito que acabou: onde tem escrito que acabou o winfs? só vejo um monte de ocisas falando dele mas nao que acabou...
Comentário de nemesis
lendo nas entrelinhas: tem que saber ler nas entrelinhas

declaração original:

"Com a maior parte de nossos esforços agora em acrescentar aspectos maduros do projeto WinFS no SQL (Server) e ADO.NET, nós não precisamos lançar um produto WinFS à parte"


traduzindo:

"Nós não somos capazes ou temos tempo para criar um sistema de arquivos relacional e vamos distribuir os aspectos maduros do projeto -- nossos desenvolvedores -- para trabalhar em SQL Server ou ADO.NET. Nosso principal objetivo sempre foi tirar a atenção de projetos open-source similares como ReiserFS. Desculpem pelo vaporware, vcs realmente levaram a sério? haha, otários :P"

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Tango
Interessante que os: Interessante que os "aspectos maduros" de um projeto que visava tratar o sistema de arquivos como um banco de dados serão distribuidos para... A ferramenta de banco de dados.

Me pergunto (com um pouco de malícia, claro): Será que em algum momento dessa história toda eles realmente pensaram em fazer um sistema de arquivos com tratamento de banco de dados?

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de nemesis
menos mal: quando a M$ cair, pelo menos vai ter o mono e dotGNU para dar suporte a aplicativos de legado. Até eles serem reescritos em Python/Ruby ou outros. ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de spin
Não é isso o que faz o: Não é isso o que faz o AS400?
Comentário de bebeto_maya
Sem o WinFS o Vista ficou meio míope: __Eles podem simplesmente atualizar o NTFS para 5.0, sem precisar lançar nada de novo, assim como o ext3 atualizou o ext2...Mas o ReiserFS foi uma revolução em relação aos dois, ao meu ver, é o melhor sistema de arquivos já desenvolvido pelo homem.

__O FAT é uma droga para instalar sistemas e programas, e para armazenar qualquer coisa sria a longo prazo, mas pela maleabilidade ,interoperabilidade e mobilidade, acaba tendo um excelente nicho. Pessoalmente, sem o WinFS o Vista ficou meio míope.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004