Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Comparativo entre Apache e IIS

Os servidores web são os principais fornecedores de conteúdo da internet. Esta responsabilidade esta dividida, principalmente, entre dois serviços. O Httpd do grupo Apache, responsável por 65% aproximadamente, e o IIS da Microsoft com cerca de 25% do mercado. Como outros casos, existe uma discussão que tenta definir qual é o melhor entre os dois softwares, desta forma esta pesquisa foi elaborada para avaliar os dois sistemas. Com base no resultado poderemos definir qual é o melhor serviço para determinada situação. ” A nota foi enviada por Willian Corrêa (wgcorreaΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de escovadordebit
Achei muito interessante: Achei muito interessante este comparativo.

Gostaria de saber de alguem que conhece o Apache a fundo, o porquê da queda de performance da versão 2.2 em relação a 1.3, nas requisições quando o volume atinge 2000.

Desempenho por consumo de RAM parece que piorou um pouco tembem, com a 2.2, quando o volume de requisições alcança 2000.

Gostaria de mais detalhes de como foram feitas as medições. Se foram feitas varias amostragens,etc.

Vendo este comparativo me veio a cabeça aquele slogan: "Get the facts."

Muito bom.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de nemesis
heh: "porquê da queda de performance da versão 2.2 em relação a 1.3"

Me parece pouca, dada a maior modularidade da arquitetura. Maior modularização e separação sempre incorre em algumas quedas de performance, vide a clássica ladainha kernel monolítico vs microkernel. É claro, o kernel Linux de hoje, com loadable modules, é um pouco menos performático que os antigos, mas em princípio, mais sólido e fácil para os desenvolvedores.

"esta queda esteja associada a facilidade de clusterização e o detalhamento na configuração que a Microsoft provê ao IIS 6 e ao Win2k3..."

...e aos admins dummy pró-M$. :p

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
Prática: Na prática esses resultados são muito relativos pois se for para servir páginas estáticas rapidamente há servidores http ainda muito mais rápidos do que o Apache

http://www.lighttpd.net/benchmark/

http://www.acme.com/software/thttpd/

Obviamente a escolha é muito maior para um servidor web baseado em linux ou algum tipo de Unix.

Se for para servir páginas dinâmicas PHP ou Perl o Apache é com certeza muito melhor.

O IIS talvez só seja melhor mesmo para páginas ASP e (talvez) ASP.NET, mas o cara vai ficar amarrado à M$ ainda mais...

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de timm
Deixando o meu xiitismo de lado para comentar...: Gostei do artigo. De fato, excelente.
Mas. Embora o IIS 6.0 tenha relatado um uso de sistema comparável ao Apache, ele ainda é mais lento para atender à requisições. ALiado à um sistema de arquivos lento e vulnerável como o NTFS, manter um servidor Web num sistema desses sem parar nunca, é trabalho para profissional que humilha até nós que trabalhamos com Software Livre. Pois isso é impossível.

Onde eu trabalho, o sistema (integrado ao site) é ASP.Net, com servidor IIS 6.0 e Windons 2003, e infelizmente é o que acontece. Ao receber muitos acessos simultaneos o servidor trava. Ou seja, em média 3 vezes ao dia, nos horários da manhã, meio dia e durante a tarde.

Como não sou eu que administro, eu posso xingar. É tudo bem a cara de profissionais MCP, pois é uma empresa terceirizada que administra. E para eles tudo isso é "normal" e todo o computador trava e precisa ser reiniciado pelo menos uma vez por semana. Dá pena.
Comentário de CWagner
Pois mostra o comparativo a: Pois mostra o comparativo a eles e diz que eles podem trabalhar com clusterização do serviço.

Se eles souberem o que é e como fazer (direito), podem propor à empresa que tu trabalhas, mas aí vão mais licenças de S.O., de aplicativos servidores, firewalls, antivirus, antispam, antiuser e antisysadmin :p
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004