Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mais detalhes do PC Conectado

O IDGNow publicou uma matéria dando mais detalhes sobre s situação do projeto governamental PC Conectado, complementando as informações que reproduzimos da Folha de São Paulo na semana passada. A matéria do IDG é de quarta-feira, mesma data da que foi publicada pela Folha, mas por alguma razão escapou à nossa atenção até este momento. Selecionei alguns trechos: “O governo federal reúne, até o final desta semana, representantes dos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para acertar os últimos detalhes da redução tributária aos fabricantes de equipamentos de informática que participarão do projeto de inclusão digital PC Conectado. Participarão também do encontro integrantes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, conforme declarou Cezar Alvarez, assessor especial da Presidência da República e coordenador do projeto. "Esperamos resolver a questão até amanhã, para convocarmos uma reunião com os fabricantes na semana que vem", declarou ao IDG Now!, destacando também o tema financiamento estará na pauta.

Mais: “O coordenador acredita também que a estratégia do PC Popular, que é permitir o acesso da população de baixa renda a computadores, já teve repercussão no mercado. Um exemplo disso foi a iniciativa da Positivo Informática, em parceria com a rede varejista Ponto Frio, para o lançamento de um computador popular a 1.299 reais. "Esta iniciativa mostra que o PC Conectado já conseguiu incentivar os fabricantes a oferecer equipamentos de qualidade e com preço reduzido", declarou. A parceria entre Positivo e Ponto Frio foi anunciada na terça-feira (22/03), e prevê a venda do computador POS AT Series L, com processador AMD Sempron 2200, 128 Megabytes (MB) de memória RAM, disco rígido de 30 GB, fax modem de 56 kbps, drive de CD ROM, mouse, teclado, caixa e placa de som embutidas. O sistema operacional é Linux e a suíte de escritório, Open Office.

Segundo a matéria, o projeto final deve ser apresentado até a segunda quizena de abril, prazo com o qual trabalha o Ministério das Comunicações.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de vmedina
Hmmm....: Acho que eu vou entra na fila! :P

Não tá tão mau assim. Qualquer coisa faço um upgrade depois.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de beto
fax modem: Me pergunto se uma empresa dessas vai se preocupar em fazer um negócio direito ou se simplesmente vão montar um pc de qualquer jeito, colocar linux com o X configurado (com driver vesa...) e entregar. Dizer que vai ter modem é legal, mas o mesmo vai estar pré configurado? Ou o cidadão de baixa renda que investiu no pc conectado desta empresa vai ter que aprender inglês, baixar os drivers e um documento em texto de uns 30Kb para aprender a recompilar o kernel, bla bla bla, até poder estourar uma garrafa de coca-cola para comemorar o funcionamento do modem?
É bom haver uma fiscalização no sentido de averiguar se o que vai ser oferecido vai funcionar "redondo"....

--
sapere aude
Comentário de Helvécio
É com freedows ??: É com freedows ??
Não creio que esse SO pode ser considerado GNU/Linux, mas é um passo em direção ao fim do monopólio da Microsoft.

Será que vão usar mesmo ? Ou vão instalar um CD do Windows comprado no camelô ?

Aguardemos !!

Abraços a todos.
Comentário de brain
Fiscalização e suporte: Fiscalização é importante, mas como quem vai prestar suporte técnico (incluído no preço) é a empresa que vender o equipamento, imagino que o incentivo para oferecer uma configuração que funcione de primeira é bastante claro.
Comentário de lordello
Distribuição???: Caro Helvécio, o Freedows roda sobre GNU/Linux, essa é uma distribuição e não um Sistema Operacional. O fato dele assumir uma aparência semelhante ao do M$ Windows não o torna um Sistema Operacional, apenas tem uma aparência diferente das outras distribuições, mas vai continuar sendo GNU/Linux.
Claro que deveria ser levado em conta que os usuários que vão comprar essas máquinas não vão querer se tornar geeks, a população só quer um navegador e uma editor de texto. Instalar uma dsitribuição de fácil uso seria primordial. Qual a melhor escolha? Eu realmente não sei, pois pra mim é muito difícil dizer o que é fácil ou o que é difícil. Pra mim abrir um shell é moleza, usar vim e sed é muito mais fácil e rápido que abrir um editor de texto :-P Por isso fico meio sem parâmetros. Cabe ao governo fazer uma pesquisa, botar umas máquinas tipo cyber-café com várias distribuições o botar o povão pra testar e depois preencher um questionário, ou algo do gênero.

Gentoo 2005.0 AthlonXP GNU/Linux-2.6.11.5
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \
Comentário de Ananias
128 MB + OpenOffice.org = hahaha: Essa eu quero ver... quanto tempo vai levar pra começarem a dizer que "esse tal de linux" é muito lento?
Comentário de brain
Seleção do software: Lordello disse:
    Cabe ao governo fazer uma pesquisa, botar umas máquinas tipo cyber-café com várias distribuições o botar o povão pra testar e depois preencher um questionário, ou algo do gênero.


Eu acho que o governo estabeleceu linhas mestras de como deve ser o software, e dentro destas linhas o mercado irá fazer suas propostas. Se o fabricante A quiser oferecer a distribuição X, e os fabricantes B e C oferecerem a distribuição Y, e tanto X quanto Y estiverem dentro dos parâmetros, as propostas serão válidas neste quesito. É bom lembrar que o objetivo primordial do projeto é a inclusão digital, e não a popularização do software livre - muito menos de alguma distribuição específica.

Fazer estudos de usabilidade ou mesmo de preferência seria muito interessante, e eu gostaria de ver os resultados deles. Se alguma entidade estiver disposta a realizar esta pesquisa, o BR-Linux apoiará na medida de seus recursos. Mas não acho que cabe ao governo federal fazer esta pesquisa. Cabe ao mercado ou à comunidade do software livre, e provavelmente vai acontecer apenas se houver demanda real a ponto de justificar o esforço de alguém.
Comentário de Ricardo Cruz
Empresas...: O problema é que até empresas podem comprar, imaginem só. O cara que não tem grana vai comprar depois de 1 (um) mês que lançam o Pc Conectado e fica sabendo que acabou todos os computadores, daí ele pergunta pq?? R: Empresas compraram várias peças para ou revender mais caro ou trocar os seus proprios computadores com Rwindows é claro. :)

Infelizmente este é o Brasil.
Comentário de Revoltado
... 128MB não dá para rodar: ... 128MB não dá para rodar nada (de atual) em SO nenhum (linux, win , mac)

... o pessoal tem que acordar e colocar 256mb ... no mínimo !!

vamos protestar !

ass. Revoltado
Comentário de dondalski
protestar ?: revoltado, onde você leu que o pc conectado terá 128Mb de RAM ?
essa é a configuração do pc da positivo informática que está sendo vendido em conjunto com o pronto frio, o pc conectado virá com 256Mb.

Mas ainda que viesse com 128Mb você teria a opção de expansão que já está prevista como uma opção também.

Comentário de synerama
Freedows é Linux?: "Caro Helvécio, o Freedows roda sobre GNU/Linux"

Concordo. Agora, lordello, faça o seguinte: acesse o site oficial do Freedows e usando a função localizar do seu Firefox tente encontrar a palavra "Linux". Se acha que estou sendo radical demais, então use o Google e procure pelas palavras "freedows" e "linux" simultaneamente. Os resultados? Nenhum dos primeiros aponta o site oficial do Freedows, o que não acontece com outras distros, como Conectiva e Suse, por exemplo. Ora, porque usa todo o trabalho de uma comunidade e não faz a mínima menção a ela? Para um leigo que acessa o site parece que o Freedows foi totalmente desenvolvido pelo consórcio que o distribui, o que não é verdade.

Por isso, é compreensível que o Helvécio se expresse dessa maneira.
Comentário de Yuri
Pelo esquema de produção qu: Pelo esquema de produção que está sendo armado,não creio que os computadores venham a esgotar-se,vendeu tudo? produz mais...
Os computadores no Brasil sempre foram muito caros,talvez um efeito benéfico do programa seja o de promover uma redução na média de preços em geral dos computadores similares ao do programa PC conectado.
Comentário de Carlos Vitoriano2
Graças a Deus que o Presiden: Graças a Deus que o Presidente Luis Inacio barrou os protegidos do Severino no ministério das comunicações....
"O projeto final do PC Conectado deve ser apresentado até a segunda quizena de abril, prazo com o qual trabalha o Ministro das Comunicações, Eunício Oliveira."

Imaginem..... O severino querendo ganhar mais uma graninha, faz um acordo com a microsoft e tasca o windows de graça para o consumidor e cobra caro do governo..... Prejuizo para o país, dinheiro no bolso do severino, desastre para o Software Livre no Brasil......

Que viagem...............

(Partido do severino? PP o mesmo de Paulo Maluf, Alguém leu a veja.... Falando em veja, já viram a propaganda da HP sobre Linux+DreamWorks??????)

Comentário de Neno Molina
Preço muito caro, ainda.: Ainda acho o preço do PCC (essa vai ser a sigla mesmo ???) muito caro, com redução de impostos para os fabricantes e sem gasto com licenças ...
Um micro hoje, sem gravador de CD e com apenas 128 MB de memória, e um HD de 30 GB, sinceramente, é uma carroça. Acho até o meu uma carroça, com 256 MB ...
E o Freedows ? Eles disponibilizaram a versão Lite de seu sistema para download gratuito, mas não me agradou. Se isto é o que está por vir, sinto muito, mas vão ter muitos usuários comprando o WinXP pirata para trocarem.
Digo isso pelo ponto de vista de uma pessoa que já utilizou o Win, que irá achar estranho ter de utilizar o /sbin/adsl-setup para utilizar a conexão via terminal.
Pelo ponto de vista de um linuxer, achei horrível a imitação Gnome+Blanes do desktop, simplesmente sofrível, poderiam caprichar mais no visual e nas ferramentas e acabar com o mito de que "O Linux é difícil".
Comentário de oi
A configuração até que é boa...: porém, poderia ter 256RAM. O preço que é salgado. Não vi citação à configuração do monitor. Isto leva-me a crer que este PCC do ponto frio não vem com monitor. Supondo que esta loja vendesse um monitor por R$ 300, teríamos um PC completo por R$ 1.599. Abram o jornal em anúncios de informática e verão 90% dos computadores com esta configuração sendo comercializados com valores parecidos ou inferiores a este.
Comentário de Mr Magoo
Blind PC ? E o monitor?: ""A parceria entre Positivo e Ponto Frio foi anunciada na terça-feira (22/03), e prevê a venda do computador POS AT Series L, com processador AMD Sempron 2200, 128 Megabytes (MB) de memória RAM, disco rígido de 30 GB, fax modem de 56 kbps, drive de CD ROM, mouse, teclado, caixa e placa de som embutidas. O sistema operacional é Linux e a suíte de escritório, Open Office.""

E o monitor ?

Vender sem o monitor por 1200,00 é piada !!!!!!

Na loja mais cara da minha cidade você consegue um PC equivalente ao mencionado com monitor por 1300,00!

Comentário de revisando
O PC conectado NÃO VEM com 1: O PC conectado NÃO VEM com 128 MB de memória...

SUA CONFIGURAÇÃO PADRÃOÉ DE 256 MB DE MEMÓRIA
Comentário de REVISOR
:
A CONFIGURAÇÃO PADRÃO DO PC CONECTADO É DE 256 MB DE MEMÓRIA !
Comentário de Neno Molina
Você está um (muito) pouco: Você está por fora :
Comentário da Folha de São Paulo
Os computadores têm processador AMD Sempro 2.200 ou Intel Celeron 1.8, com 128 Mb de memória RAM, CD-ROM, monitor de 15 polegadas e HD de 30 Gb.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u94675.shtml
Comentário de Marcel
Tá muito caro!!: Galera, na boa... Esse PCC tá muito caro! 1.200 paus por um computador com essa configuração e sem monitor - pelo menos foi o que todo mundo daqui entendeu -, se torna inconcebível pra um tanto de gente que mal tem condição de colocar comida na mesa...
Essas pessoas serão iludidas pela falsa idéia de que 1200 reais é um preço justo... Fala sério!!! Nem aqui em meu Estado, onde comprar um computador sai mais caro do que se fosse comprado em metrópolis como São Paulo ou Rio de Janeiro... Aqui se vende computador com essa mesma configuração entre 150 e 200 reais mais barato...
Ainda existe muita precipitação acerca desse tema... Já que o SO e os aplicativos são free, porque não baratear ainda mais o custo do PCC??
Comentário de sidney
monitor no pc conectado: Essa é uma boa iniciativa do governo, apesar de muitos aqui acharem defeitos nele, temos que entender q esse não é um pc para quem tem pc, mas para quem não tem condições de ter um, realmente ele é um pouco fraco, mas já é uma iniciativa já que depois de comprado a pessoa pode fazer mudanças na sua configuração, e o monitor até onde eu fiquei sabendo o pc vai ser conectado a televisão, apesar de que eu axo que eles já muidaram essa opção.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004