Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Novell vai atrasar lançamento do SUSE Linux Enterprise 10

“De acordo com um memorando confidencial da Novell datado de 14 de junho, a Novell vai postergar ligeiramente as próximas versões servidor e desktop do SUSE Linux Enterprise 10 'para atender a questões finais com nossos novos sistemas de gerenciamento de pacotes, registro e atualização'” Veja o texto completo em Novell delays SUSE 10 release.

Recentemente noticiei o lançamento de um patch para resolver estes problemas no SUSE 10.1, recém-lançado. Mas este patch não resolve todos os problemas existentes com o novo gerenciamento de pacotes, e o próximo deve ser lançado apenas no final do mês.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de puelocesar
Boa decisão deles.. afinal,: Boa decisão deles.. afinal, errar duas vezes é burrice

Já erraram uma vez lançando esse novo gerenciador de pacotes no Suse 10.1, mesmo ela estando incompleta, bugada e lenta... Quase mudei para o Suse, mas preferi continuar com o meu Ubuntu porcausa do gerenciador de pacotes

Este SLED 10 promete muito, seria um pecado estragar o produto com um detalhe como esse.

Não vejo a hora de disponibilizarem a versão de testes, pq esse é um SO que eu compraria, assim como comprei o Conectiva 7 e aquele monte de cds com um livrinho anos atrás :P

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Renato
Decepção!: Também me decepcionei com o suse 10.1. Durante uma atualização o zen simplesmente travou e nunca mais voltou. Mudei para o ubuntu e, se não fosse por uma necessidade de usar distruibuições baseadas em rpm, não voltaria mais.
Como podem lançar uma versão com tantos problemas? Isto sim que é queimar o filme.
Comentário de puelocesar
Eu nao tive tantos problemas: Eu nao tive tantos problemas assim.. o Suse até funcionava bem aqui, só que quando o Zen entrou em ação eu vi meu micro ficar como uma lesma, oq que resolvi rápido eliminando-o... O problema é que o Gerenciador de pacotes dele demora cerca de meia hora para atualizar.. e isso é péssimo... um apt-get update faz a mesma coisa em 2 minutos

Agora, sobre sua necessidade de pacotes RPM, de onde ela vem? Sempre existe o Alien para casos como programas only rpm

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de kyo
Ùltimos Updates: Foi lançada uma série de updates que corrigem os problemas de empacotamento.

Estou adorando o novo SuSe ))
Comentário de hamacker
O sistema de empacotamento: O sistema de empacotamento do SuSE mudou ? não é mais baseado em .rpm ?
(apenas curiosidade)
Comentário de nemesis
rpm vs deb: "se não fosse por uma necessidade de usar distruibuições baseadas em rpm"

pq exatamente vc teria essa necessidade? há algum pacote RPM que não tenha um equivalente DEB? e o contrário?

Essa desculpa do RPM tá começando a parecer desculpa para se continuar com a plataforma M$...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de ricarab
Não gostei do SUSE 10.1!: Sempre gostei e recomendei o SUSE devido ao profissionalismo e carinho com os detalhes. Coisas como suporte nativo aos drives NVidia, o inacreditável YaST, mais o grande repositório de programas são claros diferenciais do SUSE Linux.

Pois bem, comecei me decepcionando com a falta de suporte ao drive NVidia, que não vêm mais disponível no YaST, e precisa ser instalado manualmente. Defendo que não é difícil instalar o drive, porém há um substancial trabalho para mantê-lo: instalar ferramentas de desenvolvimento (kernel source + gcc + make), além de ter que reinstalar o drive a cada update de kernel.

Não encontro os "plugins proibídos" do gstreamer para dar suporte a MP3 e formatos propietários. Em outras distros como Ubuntu, Mandriva e Fedora, eles são comumente encontrados em repositórios extra-oficiais. Infelizmente não encontrei os pacotes nos repositórios mais famosos do SUSE, e a solução é usar o engine do RealPlayer. Eu não uso o RealPlayer e preciso mantê-lo! Não sou desenvolvedor, mas preciso manter ferramentas de desenvolvimento instaladas!

Os problemas de desempenho são gritantes: o zen-update é MUITO lento, e morre de vez em quando! Eu adoro o YaST, porém ao adicionar um novo repositório, ele demora muito mais que a ferramenta apt do Debian/Ubuntu.

Adorei o ótimo trabalho feito no Gnome do SUSE! Ficou maravilhoso, além de inovador. Porém, devido a esses problemas, vou ter que esperar sair a próxima versão do SUSE para ver se algo mudou.

----------

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de glenio
ZEN: só que quando o Zen entrou em ação eu vi meu micro ficar como uma lesma, oq que resolvi rápido eliminando-o... O problema é que o Gerenciador de pacotes dele demora cerca de meia hora para atualizar.. e isso é péssimo... um apt-get update faz a mesma coisa em 2 minutos

É impressão minha, ou cada catálogo de repositório tem uns 70MB? Vi isto durante a instalação¹.
Esse foi o principal problema que me fez remover o SUSE10 logo após instalá-lo, e instalar o Ubuntu no lugar. :-)

Po, 70MB pra cada repositório, credo, isso que uso ADSL 1.5M, imagina pra discada :|
E ainda nem mostra uma barra de progresso, somente aparece o cursor 'ocupado', dá a impressão de que o programa travou...

PS: Eu fiz a instalação há 2 semanas, antes de lançarem esse tal patch para o gerenciador de pacotes.
Mesmo assim, vou esperar mais um pouco antes de tentar usar o SUSE novamente.

¹ Eu fiz a instalação via internet, logo depois de adicionar um repositório para instalação, aparece uma mensagem 'Baixando catálogo (70MB restantes)...'.

Comentário de Renato
Intel fortran: Tentei instalar, mas não vai. É glibc, é versão do kernel, é alien.
Como não estou com tempo para ver isto agora, talvez possa me aprofundar mais nas férias de julho.
Comentário de Renato
Já respondi acima.: Não tennho preferencia pessoal por nenhum deles, mas é lógico que conta o tamanho dos repositórios .deb. Mas no meu caso, a intel somente dá suporte para redhat (fedora) ou suse.
Tá explicado?
Comentário de Antoine
SUSE 10.1 decepcionou geral: Também fui um dos que tiveram uma grande decepção com o SUSE que, além de atrasado, veio muito pesado e com problemas críticos na atualização do sistema. A versão 10.0 também não foi das melhores (muito peso, mesmo para meu P4 2.8 com 512 de RAM), mas eu gostava porque simplesmente funcionava (pelo menos as coisas básicas). Agora não volto mais para essa distro, pelo menos não até 2008.
Comentário de Marcelo Vivan Borro
Atrasado??: Ué, mas como atrasado? Foi a primeira distro a vir com xgl por padrão...
Instalei em algumas máquinas de teste e o único problema ( e grande problema ) está sendo o sistema de gerenciamento de pacotes. O Suse 10.1 traz o beagle (sistema de pesquisa em arquivos) ativado por padrão e ele deixa o sistema lento após o primeiro login porque está criando sua base de dados.
Depois disso o sistema é BEM rápido.

Continuo com o Suse 10.0 em uma máquina um pouco pior que a sua e é BEM rápido. Eu apenas desabilito os serviços que não vou usar diariamente como dhcp, apache, mysql, etc (mantenho-os instalados por causa de meu trabalho).

Mas concordo com você em não tentar o Suse 10.1 novamente. Foi uma pisada na bola.

Para ajudar, o novo sistema de mirrors software.opensuse.org raramente funciona.
Coloquei algumas alternativas de mirrors em http://www.susebr.org/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=1574&forum=10&post_id=7781
Deve ajudar aos que estão tendo problemas com o software.opensuse.org

Marcelo Vivan Borro
Comentário de Fabio Sales
Será que é verdade?: Mas pelo que eu estava sabendo o lançamento oficial do SuSE Linux Enterprise Desktop e Server está previsto para final de Julho/2006 e até agora é a mesma data.
Eles estão na versão Release Candidate 3 agora o que deve dar a impressão de que estão em dia com o desenvolvimento.
Comentário de Fabio Sales
Beta Público: Atualizando meu post acima...
http://www.novell.com/beta/auth/beta.jsp?id=1705&type=1

A Novell lançou hoje, 28/Jun/2006 o primeiro Beta público do sistema SuSE para servidores.
Mais um sinal de que eles não estão atrasados...
Comentário de Renato
Instalando compiladores intel no debian/ubuntu: Segue link para o post do Thadeu Penna mostrando o caminho das pedras para instalação dos compiladores Intel C e fortran.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004