Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Der Spiegel analisa o crescimento do Firefox

Bruno Kussler Marques (bkm_br_arroba_yahoo_ponto_com) enviou este link e acrescentou: “Dessa vez foi Spiegel da Alemanha: mais uma da série de reportagens que vem pipocando ao redor do mundo falando do crescimento do Firefox no mercado e as preocupações que isso tem despertado na Microsoft. Interessante ver que não é algo localizado e a cada dia vemos mais e mais reportagens demonstrando o grande crescimento do Firefox ao redor do mundo.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Marco Carvalho
Evolução: No final do ano passado eu já havia comentado que 2004 havia sido um ótimo ano para o software livre em geral e para o Linux (http://br-linux.org/noticias/003358.html). O que podemos já visualizar neste início de ano é que o crescimento e a disseminação irão continuar em rítimo ainda mais acelerado, ganhando a atenção da mídia não-especializada e da mídia especializada que não queria nem saber de software livre. Podemos tembém esperar cada vez mais ataques e FUDs da "concorrência" incomodada.
Frequentemente tenho encontrado pessoas que não tem nenhuma intimidade com informática mas que "já ouviu falar" de Firefox ou de Linux, apesar de não saber exatamente do que se trata.
---
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux (Sid) | Kernel 2.6.9-i686
GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
Comentário de Marco Carvalho
Completando...: Acho que é o momento do pessoal do OpenOffice.org começar a tomar atitudes mais agressivas, como fez o pessoal do Firefox, no sentido de divulgar e espalhar o software. Tipo um "Spread OpenOffice.org" da vida.

---
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux (Sid) | Kernel 2.6.9-i686
GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
Comentário de Jonatã Bolzan
É....: também acho
Comentário de Igor Nemésio
Firefox: Acho que deveriam fazer uma pesquisa aqui no brasil, para saber como está a situaçao do Firefox no Brasil, como: quantas vezes ele ja foi baixado, em que regiao ele eh mais usado, se alguma grande empresa usa ele, se é só as pessoas ligadas a tecnologia que usa ele, e outros quesitos mais. Ia ser bom se existisse uma pesquisa dessa.
Comentário de Alessandro
Mais rápido?: O Firefox é muito melhor que o Internet Explorer, mais não é mais rápido que ele em nenhum recurso. Não é necessário fazer nenhum teste de performance basta navegar normalmente e ver que o IE é bem mais rápido que o Firefox, ja quanto a segurança não tem nem comparação o Firefox é bem melhor.
Comentário de cristianfere
O IE não é mais rápido, t: O IE não é mais rápido, trabalha mais rápido. Não se esqueça que no windows o IE é totalmente integrado com o ambiente gráfico e por isso roda bem mais rápido do que um programa independente, como o Firefox. Mas se vc for usar o Firefox num Desktop Gnome, na sua versão GTK, dai é outra historia.
Mas vc pode fazer um teste simples que deixará o Firefox mais rápido no Windows que o próprio IE, basta teclar Ctrl + Alt + Del, ir nos processos e definir prioridade alta de execução pro Firefox, e pronto. Seu Firefox irá rodar mais rápido que o IE.
Comentário de Léo
Re: Mais rápido: O Firefox no Windows XP e no CL 10 aqui em casa está bem rápido. Engraçado é que no CL 10, depois da atualização do KDE para a versão 3.3, notei um significativo aumento de velocidade na inicialização e renderização do Firefox. Por que aconteceu isto, não sei.

Em tempo, meu computador é um Athlon XP com 512 MB.
Comentário de Léo
Corrigindo meu post anterior.: Corrigindo meu post anterior. Esqueçam a parte de renderização. Foi viagem minha :P. Não tem nada a ver.
Comentário de new@new.com
Rapido: O mais rapido de todos é o Kmeleon, mas só para Windows ! Ele tem uma aplicação que fica no systray que permite torna-lo mais rápido do que até o IE!
Comentário de marcosalex
Firefox x IE: Aqui o IE ainda é o mais rápido. E não é só pra iniciar, porque isso realmente é porque ele já está pré-carregado. Ele é mais rápido pra navegar e abrir sites.
Em compensação, em termos de recursos, segurança e estabilidade não tem nem comparação. Eu costumo instalar o firefox em muitos desktops de amigos leigos que estão aprendendo a mexer no computador e todos ficam satisfeitos!!
Comentário de marcus
Eu acho o Firefox mais rápido: Acho que essa questão da performance IE x FF está longe de ser uma uninimidade. Eu por exemplo acho o FF mais rápido que o IE na maior parte das aplicações, mas especialmente no uso de sistemas WEB (forms).

Conheço vários usuários não avançados (pra não dizer leigos) que também estão preferindo o Firefox, pela performance na navegação.

Na performance de start-up é indiscutível que o IE ganha pelas razões que ja conhecemos.
Comentário de Léo
Multplataforma: Salientando ainda que o Firefox, como qualquer software multiplataforma, pode ás vezes ter alguma coisa um pouco lenta, em contraste com Internet Explorer, que é essencialmente voltado para o Windows, apesar de ter versão para MacOS.
Comentário de Ananias
?????: "que é essencialmente voltado para o Windows, apesar de ter versão para MacOS."

?????
Comentário de bebeto_maya
Cuidado!: __O Der Spiegel é semelhante a Revista Veja, ou seja eles te cospem hoje , e amanhã te mandam flores de acordo com os humores dos anunciantes. . .Então é bem possível que tenhamos, em breve, uma boa matéria no mesmo jornal elogiando o IE. . .


Comentário de Tijuana
Bom, no caso do IE a gente sa: Bom, no caso do IE a gente sabe quem são os anunciantes...
Já em relação ao Firefox, a matéria deve ter saido pelos méritos dele mesmo e especialmente pelo fato do Firefox estar conseguindo crescer tirando uma fatia do ex quase universal IE, a imprensa adora estas reviravoltas do mercado.
Comentário de Léo
O quê? Não sabia que tem ve: O quê? Não sabia que tem versão para Mac? Acho que você não me entendeu.
Comentário de hamacker
Isso também depende do sitio: Isso também depende do sitio que estiver visitando, o GMail e BRlinux por exemplo parece ser bem mais rápido no FF que o IE. Porém sites como curriculum.com.br, bradesco.com.br,... e ainda outros parecem ser mais rápido no IE. O sitio de webmail do meu provedor me deu uma dica porque isso ocorre, os excessos de JS dentro do código e os plugins, as logicas dentro do JS favorecem ao IE, por exemplo, no webmail de meu provedor o codigo JS estabelece a fonte de um determinado tamanho e depois de ja ter setado o tamanho entao existe um 'if' posterior dizendo que se o navegador==netscape entao mude a fonte novamente para outro tamanho, em sumo parece o seguinte o padrao é IE mas se por acaso o navegador é netscape (ou derivados) então faça a mudança, dessa forma, o FF tem que fazer as coisas duas vezes.
Além disso, recursos que poderiam deixar o FF mais rápido são completamente desprezados no IE como por exemplo transparencias em desenhos vetoriais, jpeg, etc...
Outra coisa, o IE parece convenientemente pre-carregar o texto e depois carregar as imagens, no FF há atraso do texto quando a imagem está pesada ou quebrada.
Comentário de Patola
ACHISMO pra VELOCIDADE?: Não tem essa de "acho" ou "não acho". Já disse e repito: pra mim, pra se afirmar que algo é mais rápido que outro, tem que se fazer benchmarks científicos. Coloque ganchos na API e meça o tempo, confiar nas "impressões" é extremamente duvidoso porque até mesmo uma animação no canto que nos distraia pode fazer algo "parecer" mais rápido (ou mais lento) do que realmente é.

--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Alessandro
São só comentários: Patola
São apenas comentários, como dito acima o IE se sai melhor em alguns sites e o FF em outros. Em relação a velocidade de um e outro a diferença é pequena não interferindo na produtividade do usuário.

Parece meio estressado... não acho necessário fazer nenhum "benchmark científico" para esta questão, vai ser pura perda de tempo.
Comentário de Léo
Também acho. As diferenças: Também acho. As diferenças de velocidade são mínimas(quando existem) e não irritam ninguém. Muitos usuários estão trocando pelo Firefox por um fator muito mais determinante: segurança. O Explorer é um belo queijo-suiço, disseminador de vírus que dá até dó :). Ainda bem que sou cuidadoso.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004