Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Conhecendo na prática o formato de arquivos SXW do OpenOffice.org

Aurélio Marinho Jargas (verde (a) aurelio net) enviou este link de sua análise e acrescentou: “Este é um artigo que analisa a estrutura de um arquivo .SXW (arquivo do Writer do OpenOffice.org) e ensina como editá-lo utilizando um editor de textos comum como o VI.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Gustavo Bittencourt
Gosto muito dos artigos do Au: Gosto muito dos artigos do Aurélio e esse não foge a regra. Volta e meia consulto o sed-HOWTO (http://aurelio.net/sed/sed-HOWTO/) de sua autoria.
Comentário de marcus
O Aurelio deixou de escrever: O Aurelio deixou de escrever tudo em mínusculas? Quem foi o santo que conseguiu isso?! :-0
Comentário de Ananias
Ultrapassado!: A versão 2.0 do OO.o, assim como seus betas, usam, por padrão, os formatos de OpenDocument [1], do Oasis [2].

As extensões [3] padrão passam a ser odt (para texto), ods (para planilhas), odg (para gráficos), etc, e a sintaxe dos arquivos muda. De qualquer forma, o artigo tem valor como referência (pré-)histórica [4].



Links:

[1] http://www.openoffice.org/dev_docs/features/2.0/ (vejam a parte "Open Standards XML File Format")

[2] http://www.oasis-open.org/committees/tc_home.php?wg_abbrev=office

[3] http://framework.openoffice.org/documentation/mimetypes/mimetypes.html

[4] http://en.wikipedia.org/wiki/Prehistoric
Comentário de Manoel Pinho
Enquanto isso no reino do "Sir" William Gates III: A M$ está sendo pressionada para abrir o formato xml usado no M$ Office 2003 (que é um xml recheado de objetos binários e não documentados dentro) e acabou de abrir uma pequena parte:

http://politics.slashdot.org/politics/05/03/25/1523253.shtml?tid=109&tid=219


Microsoft Partially Opens Proprietary XML Format

Posted by Zonk on Friday March 25, @10:31AM

Groklaw has an article up reporting that Microsoft is going to open up their XML representation of the DOC format in response to Massachusetts' demand for open formats. According to Groklaw there are some interesting caveats involved in the move. From the license: 'We are acknowledging that end users who merely open and read government documents that are saved as Office XML files within software programs will not violate the license'. While opening up the format even partially is a good idea, it's still a far cry from folks being able to write programs that create DOC-compatible files."

Mais detalhes no Groklaw:

http://www.groklaw.net/article.php?story=20050324233749913

Comentário de Eu_Dual
Pois é...: seu "Eu", esse é o preço que se paga por sermos meros consumidores de software. Nossas revistas, livros,...são apenas manuais que explicam (muitas vezes porcamente) como usar aplicativos de terceiros.
Um tempo atrás, aqui mesmo no br-linux, li algo do tipo "...o Brasil é conhecido como o país que mais usa software livre, vamos mudar isso para que seja conhecido também como aonde mais se desenvolve software livre..."
Acredito que nessa citação está a resposta.
Estou fazendo a minha parte para mudar isso, faça a sua também, aprenda a programar...;-)
Comentário de Ananias
Sem querer ofender...: ... mas qual é a relação da sua resposta com a minha mensagem? Qual é a relação entre escrever um artigo sobre uma tecnologia ultrapassada e "o preço que se paga por sermos meros consumidores de software"?

Será que existe alguma relação?
Comentário de Eu_Dual
Praticamente nenhuma...: Meu caro "Eu", eu só queria te perturbar um pouco, do mesmo modo como você perturbou tantas vezes aqui no br-linux...;-)
Comentário de Ananias
Praticamente?: Pelo menos tente fazer como "Eu", e mantenha-se no tema.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004