Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Nexenta OS Alpha 5: Dapper Drake com kernel do OpenSolaris

“O projeto Nexenta, que mantém uma distribuição combinando o kernel do OpenSolaris com as aplicações do Ubuntu, anunciou mais uma versão alfa. A nova versão inclui os aplicativos e ambiente do Dapper Drake, o core do OpenSolaris (build #40) e 11800 pacotes, incluindo o OOo 2 compilado nativamente.” Veja o texto completo em NewsForge | NexentaOS has a chance to succeed on a Desktop....

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de dance nation
p*rr4, mas que sistema: p*rr4, mas que sistema operacional mais frankeinstein
Comentário de giganttee
Favor corrigir, pois eles: Favor corrigir, pois eles usam Debian, e não Ubuntu. O próprio site[1] do projeto fala Debian, em negrito!

[1]http://www.gnusolaris.org
Comentário de brain
Não: Não, o alfa 5 usa o Ubuntu Dapper Drake, exatamente como consta na notícia.
Comentário de Wilfredo
Lembram do Microsoft Windows: Lembram do Microsoft Windows Millennium Edition (Windows ME), também conhecido como 'Windows Mistake Edition', um monstro que misturou MS-DOS e Windows 3.1/95/98?

O NexentaOS é o 'Unix ME'.
:)
Comentário de Paulo Zambon
Usei o sistema...: Ontem, por coincidência, já que saiu no distrowatch.com, eu baixei o livecd alpha 5 do Nexenta e o usei. Ele reconheceu meu pc corretamente. O que eu fiquei triste é que ele demorou muito, mas muito mesmo para dar o boot (via cd). Deu para eu "passar um fio dental" e depois escovar os dentes e ele ainda estava "bootando". Achei um absurdo. E olhe que tenho um P4 3.0 com 1.5 GB de Ram. Está certo que estava usando um CD-RW, mas eu usei este mesmo CD com outro LiveCD Linux e correu normalmente. Realmente foi um absurdo sua demora, mas aparentemente reconheceu tudo por aqui. Não pude fazer mais testes afundo porque o sistema usa o Gnome e eu não sou muito familizarizado com ele. Notei um bug no sistema em relação ao GNumeric que não abria ao ser clicado em seu respectivo ícone. Realmente o Nexenta Alpha 5 usa como base o Ubuntu Dapper Drake. O sistema tem até OpenOffice.org 2.02 compilado exclusivamente para ele, isto é, usando o kernel do OpenSolaris. Está aí um sistema operacional que não usa o Kernel Linux que promete muito.
Comentário de Bruno Gonçalves
Já testou o Ubuntu?: Eu não testei o Ubuntu 6.06, mas testei o Live CD do 5.10 e 5.04 e eram também uma demora enorme comparado com outros Live CDs.

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de Manoel Pinho
Frankenstein: Ué, qualquer distribuição linux é um Frankenstein mas isso não significa que seja ruim.

Acho ótimas essas iniciativas de usar a userland GNU com outros kernels. Assim se pode usar outros sistemas operacionais sem precisar reaprender muita coisa. Usar um kernel Solaris pode ser vantajoso em algumas situações específicas.

------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de giganttee
Ajude!: Ficar vindo aqui reclamando de lentidão, etc etc e blá blá blá não adianda nada. Tá ruim, vá lá no site e reporte um bug. Entre em contato com eles e explique que tá lento na tua máquina. Aposto que eles vão adorar se tu fizesse isso ao invéz de sair por aí só reclamando como todos fazem (inclusive eu as vezes).

Quanto a base é mesmo do Ubuntu. Daqui a pouco terão CUD (Custom Ubuntu Distribution) =)

"Está aí um sistema operacional que não usa o Kernel Linux que promete muito."
FreeBSD, OpenBSD, NetBSD, OpenSolaris, Debian GNU/kFreeBSD (em desenvolvimento) só pra citar alguns que não usam kernel Linuxe e que estão por aí, mas menos conhecidos (seria por falta de propaganda??? hahahaha)
Comentário de giganttee
Se tu usas alguma: Se tu usas alguma distribuição GNU/Linux então tu usa um Frankstein. Mas isso não é válido apenas para distribuições GNU/Linux.
Comentário de danielfl
pena q o pessoal ainda nao: pena q o pessoal ainda nao entendeu q linux eh apenas um nucleo.. o q vc usa mesmo e o GNU(glibc) e seu conjunto de aplicacões livres (ou nao). o linux? eh uma opção de núcleo.. a maioria do solarismaniacos q conheço usam kde por exemplo.

E existe a possibilidade de você rodar o GNU na maioria dos nucleos existentes..
BSD/Linux/{,Open}Solaris/CygWin(?)/etc..

[]'s
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004