Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Ubuntu/Kubuntu Dapper 6.06 com wireless no Compaq Presario V2000

Instalei no início da semana o Kubuntu 6.06 Dapper Drake LTS em um notebook Compaq Presario V2000 - o mesmo sobre o qual eu já havia escrito um breve guia de instalação baseado no SUSE Linux, há alguns meses.

Eu já havia instalado o Ubuntu 6.06 Dapper Drake LTS em outro notebook na semana passada, portanto o capricho na qualidade do ambiente no live CD do Kubuntu não me surpreendeu - é bastante similar ao do Ubuntu (veja a minha análise do Ubuntu Dapper para saber mais detalhes), embora com uma seleção de pacotes naturalmente diferente, com substituição dos aplicativos típicos do GNOME pelos seus equivalentes do KDE. Ou seja: Gaim pelo Kopete, Gimp pelo Krita, Firefox pelo Konqueror, etc. A excelente pasta de arquivos de exemplo no desktop do Live CD continua lá, o que facilita a experimentação por usuários iniciantes querendo entender melhor o que dá de fazer no Linux. Notei a ausência de jogos, entretanto - no menu não há nem mesmo a paciência ou o tetris tradicionais. Deve ser por questões de espaço. Eu nem gosto de jogar, mas os 8 jogos que vêm no CD do Ubuntu podem ser bem interessantes para mostrar para usuários novos.



O instalador a partir do Live CD também é idêntico ao do Ubuntu, rodando em uma janela normal do ambiente e permitindo que se faça outras tarefas em paralelo, sem qualquer problema. Bastou informar o idioma, fuso horário, meu nome, senha e o disco rígido de destino, e a instalação se iniciou, completando suas tarefas em menos de 20 minutos.

Logo após o primeiro boot, um exemplo da atenção à segurança: um alerta me avisou que havia atualizações disponíveis na Internet para 40 dos pacotes instalados. Aceitei a sugestão de atualizar (por intermédio do gerenciador adept), e em 4 minutos estava com o sistema completamente corrente. Aí foi só instalar o Automatix e a partir dele instalar aqueles recursos que não costumam vir em distribuições populares nos EUA, como as fontes True Type mais comuns, reprodução de vários formatos de vídeo, áudio e DVDs comuns, plugins diversos para multimídia no Firefox, Gaim 2.0 beta e outros detalhes.

O adaptador wi-fi do Presario V2000 (o relativamente popular BCM4318 AirForce One 54g) não é reconhecido automaticamente por drivers livres de nenhuma distribuição que eu tenha testado nele até hoje, por isso estou acostumado a usar nele os drivers do Windows XP (por intermédio do ndiswrapper, seguindo uma mescla deste guia específico do adaptador e deste how-to específico do Ubuntu - embora no Dapper seja desnecessário o passo de desinstalar a versão original do ndiswrapper e instalar uma nova compilada a partir dos fontes) Mas no Kubuntu 6.06 o procedimento não funcionou, e demorei algum tempo para perceber que era devido à presença de um driver nativo tentando falar com o adaptador. Mas quando percebi que o problema era esse, passou a ser fácil resolver: removi o módulo bcm43xx ('rmmod bcm43xx') que o sistema carrega por default, inseri-o no arquivo /etc/modprobe.d/blacklist (para nunca mais ser carregado) e repeti o procedimento de ativação do ndiswrapper, que funcionou como de hábito.

Uma surpresa agradável foi que o recurso suspend-to-RAM funcionou sem necessidade de configuração nenhuma (bastando ativá-lo via painel de controle do KDE), ao contrário do que ocorreu neste mesmo notebook com o SUSE 10.1.

O Ubuntu é mais bonito e parece mais polido que o Kubuntu, mas o Kubuntu desperta minha curiosidade a ponto de eu querer testá-lo em situação real de uso durante alguns dias. Até o momento, tudo vai bem.




Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de L4rs0n
Estou com uma duvida? Essas: Estou com uma duvida? Essas analises sao para aparecer ou por pura pavonisse mesmo!
Comentário de nemesis
isso está ficando ridículo: "Gimp pelo Krita, Firefox pelo Konqueror"

por uma briguinha besta de plataformas, o pessoal usando Kubuntu acaba ficando com aplicativos inferiores. ou alguém realmente considera o Krita/Konqueror melhor, mais cheio de recursos e mais maduro que o Gimp/Firefox?

por outros lado, Rythmbox não é amaroK... :/

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brain
Mas aparecer o que?: Não vejo nada de muito especial em contar que testei o Ubuntu, o Kubuntu ou outra distribuição. Ao dizer o que gostei na distribuição, espero levar mais pessoas a experimentá-la. E registrando a solução para o problema que encontrei na configuração, espero que outros tenham um problema a menos!
Comentário de a13x
Listen:
por outros lado, Rythmbox não é amaroK... :/

concordo
por isso eu acho que em pouco tempo vão subistituí-lo pelo listen
que já está disponível através do automatix
Comentário de ricardomoc
Problema: O Ubuntu necessitava incluir uma ferramenta melhor para configuração de rede, como o que é utilizado no Fedora, por exemplo. Digo isso por causa da tal ADSL, que precisa de um aplicativo à parte para configurá-lo. Pelo menos no que testei aqui, o 5.10, precisa. E no site de ajuda do Ubuntu, recomenda-se baixar um discador de ADSL. Seria bom se fosse mais simples, como no Kurumin, por exemplo.
Comentário de ricarab
Não! Porque?: Ué, quem está acostumado com Debian sabe que existe uma ferramenta de configuração ADSL chamada pppoeconf. Ela é bastante simples de se usar, ainda que seja em modo texto.

Uma das coisas que eu gostaria de ver no Ubuntu é justamente ferramentas gráficas de configuração de vídeo e rede semelhante aos do Fedora. Algo que acho incômodo e desnecessário é que até hoje é necessário ir ao console para se conectar na internet, usando modems ADSL.

Poderiam incorporar um applet ao Ubuntu, parecido com o do Mandriva. Ele faz conexões de rede, internet, mostra gráficos das conexões etc. Acho bastante útil e de simples implementação.

Um firewall pessoal do tipo shorewall também seria ótimo! :-D

--------

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de KurtKraut
pppoeconf gráfico: Aloha,

A comunidade brasileira do Ubuntu (www.ubuntubrasil.org) já est[a atuando nesse sentido e em conjunto com o Debian BR CDD em desenvolver e promover uma ferramenta gráfica de configuração de PPPoE no Ubuntu e Debian.
Comentário de ricarab
Adoro o Banshee!: O player padrão do ambiente Gnome no SUSE é o Banshee. Ele faz um ótimo trabalho, além de ser muito bonito e não ter uma interface muito diferente do Rhythmbox. Achei a interface do Listen muito poluída e de pouca usabilidade!

A grande questão é o mono. No SUSE o mono é requisitado por pelo menos 3 aplicativos que vêm instalados por padrão: TomBoy, Banshee e Beagle. Não vou fazer comparações de performance nem dizer o que é melhor, apenas digo que estamos dependentes demais de máquinas virtuais para rodar um simples bloco de notas (Tomboy). Mas se me perguntar, adoraria ter o Tomboy e o Banshee instalados por padrão no Ubuntu!

--------

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de ricarab
É mesmo?!: Estou satisfeito com a notícia! Por que você não inclui esse projeto nas novas metas do Edgy?

Adoraria ver uma boa implementação de brasileiros! ;-)

----------

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de wrochal
Tive Problema com o PCMCIA DWL-G650+: Também tive o mesmo problema com o PCMCIA DWL-G650+, bastou eu colocar o modulo acx na blacklist e ativar pelo ndiswrapper.

E tudo funcionou normalmente.

William Rocha Lima
wrochal(@)Linuxit.com.br
www.linuxit.com.br
blog.linuxit.com.br
wrochal.linuxit.com.br
Comentário de adilson
Não acho que seja "briguinha..." mas uma questão de consistên: Acho que a idéia aqui é não misturar libs que notmalmente são usadas pelo KDE com as do Gnome e vice-versa. Não tenho o kubuntu aqui para conferir mas no meu PC (Ubuntu) não tem qualquer biblioteca do KDE por padrão e se eu tentar instalar o Amarok, por exemplo que eu particularmente gosto, sou obrigado a baixar 25M de dependências.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Peter Parker
KDE: Gosto muito do KDE, mas é uma pena ele não vir tão polido no Fedora e no Kubuntu... e espero que também nestas versões ele venha com menos bugs, pq no Kubuntu 5.04 e no Fedora 4, era impossível de usar de tão bugado!
Comentário de nemesis
*audio* player: "Achei a interface do Listen muito poluída e de pouca usabilidade!"

Concordo absolutamente! Gostaria que um audio player fizesse juz ao nome e apenas tocasse música, mostrasse um playlist que editei com minhas músicas favoritas, algum controle de volume e altos e graves. Enfim, que tivesse a mesma interface clássica do Winamp e XMMS, mas sem estar tão tecnicamente defasado quanto este. E tivesse suporte para vários formatos, não apenas os batidos mp3/ogg...

Audio players hoje têm um monte de palhaçada como integração com artigos da wikipédia, browsers para capas de disco e outras irrelevâncias! Eles deviam tomar umas aulas com a interface clean e simples do iPod...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copia
Ao copião: Ao Willian Copião da Rocha Lima !!!

Visitem o www.plagioIT.com.br !!!
Comentário de ricardomoc
Exato: Mas é exatamente isso que eu acho! O modo texto, para uma distro tão
user-friendly como o ubuntu não faz muito sentido. No meu post anterior
(que moderaram), fiz alusão ao Kurumin por se tratar de um script em modo
gráfico, e que outras distros já estão utilizando, como é o caso do Muriqui,
por exemplo. Boas idéias existem, e são livres! Porque não incluí-la no
Ubuntu?
Comentário de Randolph Oliveira
E de fato o KDE veio: E de fato o KDE veio redondinho. Tenho utilizado o kubuntu sem problemas.
Quanto aos players, não consigo abrir mão do xmms! Mesmo sendo antigo. Se eu quiser executar um vídeo então uso o mplayer =).
Comentário de Patola
Possível resposta: São para perder tempo com a ingratidão de fazer algo útil para os outros e ainda ser chamado de exibido por isso.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de ricardomoc
Plug-in: Existe um plug-in para o xmms que utiliza o mplayer para exibir vídeos. Isso caso você não queira abrir mão do xmms, ou não queira instalar a interface gráfica para o mplayer.
Comentário de Mario_ssa
wi-fi: Bom gostaria de informar que a placa BCM4318 AirForce One 54g, funciona no Ubuntu com o drive nativo, pois o meu está 100% operacional e usando o network-manager o que permite gerenciar as redes. Segue abixo links que usei para configurar.

http://www.roger.lovato.com.br/?p=59
http://ubuntu.linuxval.org/phpBB2/viewtopic.php?t=6796&sid=6dcf9794479c2e268c80602cbe369c10
Comentário de brain
Legal!: Vou torcer para que em próximas versões este malabarismo para obter o firmware seja facilitado, como já ocorre hoje para outros chipsets.
Comentário de wrochal
Não iria comentar, mas....: Sou obrigado a dizer que no BR-Linux se 10% presta é muito, o resto são apenas pessoas infantis e idiotas, que adoram se mostrar. Detalhe que nem é uma pessoa de caracter.

Sem Mais,


William Rocha Lima
wrochal(@)Linuxit.com.br
www.linuxit.com.br
blog.linuxit.com.br
wrochal.linuxit.com.br
Comentário de CWagner
Como diriam muitos por aí:: Como diriam muitos por aí: "os incomodados que se retirem".

Ninguém te obriga a acessar o site, muito menos ler todos os comentários para analisar a idade psicológica dos seus frequentadores.

Sinto muito, Willian, mas o seu histórico não te deixa em uma posição muito boa para criticar muitas pessoas aqui no BR-Linux. Mas vá lá! Você tem liberdade para fazer o que quiser, só tenha certeza de que aguenta as consequências dos seus atos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de nemesis
calma com o caçula: percebeu que ele é 1 id mais novo que vc?... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004