Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

GNOME lança programa para incentivar mulheres desenvolvedoras

BOSTON, MA - 13 de Junho de 2006 - A Fundação Gnome está oferecendo USD$9000 para estudantes mulheres como meio de promover a participação de mulheres no desenvolvimento do GNOME. O dinheiro é originado da participação do GNOME no programa do Google 'Summer of Code' (code.google.com/soc/), para o qual desenvolvedores do GNOME serão mentores de 20 estudantes que trabalharão durante o verão do hemisfério norte em projetos relacionados ao GNOME. Este ano o GNOME recebeu 181 propostas para o programa do Google, nenhum deles de mulheres. Por este motivo, a Fundação GNOME escolheu reinvestir o dinheiro proveniente da contribuição do Google em um novo programa com o intuito de aumentar a participação das mulheres no GNOME. O programa não tem vínculo oficial com o Google.

'O Software Livre se orgulha por ser aberto a qualquer pessoa bom boas idéias, mas hoje menos de 2% dos desenvolvedores são mulheres. Nós, como uma comunidade, precisamos trabalhar ativamente para mudar esta estatística, e programas como este são necessários para que isso seja possível.' diz Hanna Wallach, uma desenvolvedora do GNOME envolvida em diversos projetos para incentivar mulheres a participar do desenvolvimento de Software Livre.

O Women's Summer Outreach Program está agora com suas incrições abertas para estudantes mulheres. As estudantes aceitas receberão USD$3000 para se dedicarem ao GNOME por um período de 2 meses. Uma lista de projetos pode ser consultada em www.gnome.org/projects/wsop/, e novos projetos também são encorajados. Os projetos devem ser diretamente relacionados ao GNOME, ou indiretamente via projetos como Gstreamer ou Abiword. Cada estudante terá um mentor durante o período do programa.

Vincent Untz, membro do board da Fundação GNOME e coordenador do time do GNOME para o 'Summer of Code' do Google, explica: 'Muitas mulheres têm o conhecimento necessário para contribuir para projetos de Software Livre mas não vêem uma oportunidade de começar. Com este programa, não somente queremos dar maior visibilidade a questão, mas também esperamos que esta oportunidade ajude mais mulheres a se envolverem no desenvolvimento do GNOME a longo prazo.'

As propostas devem ser enviadas através de formulário online em www.gnome.org/projects/wsop/. Mais informações sobre como propor trabalhos podem ser encontradas no mesmo endereço.
” A nota foi enviada por Fernanda G Weiden (fernandaΘsoftwarelivre·org), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de maiconfaria
Desenvolvedores do gnome?: Quantos desenvolvedores homens e mulheres começaram a trabalhar em projetos do gnu-linux recebendo dinheiro, creio eu que poucos!!
O jeitinho artíficial pra aumentar a calobaraçào das mulheres !!
Bom, hoje em dia vemos todas essas politicas de cotas, mais uma pra me desgostar !
Comentário de Ciro Camargo Custódio Carmo
Incentivo às avessas: Que patético. Se entre 181 propostas nenhuma era de mulheres, significa que elas não estão interessadas. Por que torrar 9 contos com quem não está interessada? E por que mulher tem sempre que ser coitadinha colher-de-chá café-com-leite?

O recado para o próximo Summer of Code acaba sendo este: se quiser tapinha nas costas, seja voluntário; se quiser recompen$$$a, faça um cuzinho doce. Aliás, elas são mestras nisso, né?
Comentário de Não aguento a Toskinha
é...: é...
Toska deve estar bem feliz agora.

Mas o de gente parece ser azedo mesmo...
Comentário de Cochise
dizem biológos que mulheres: dizem biológos que mulheres não gostam muito de tecnologia, mas de pessoas. Cerabro diferenta, entendem.

Geeks fêmeas são uma espécie rara.

Mas não vejo que contribuição tão grande elas podem dar que sua participação deva ser recompensada. Minha irmã usa oekut, Gaim (MSN) e de vez em quando edita umas fotos dos amigos. Minha mãe lê pdfs, eu e meu irmão configuramos drivers, instalamos distribuições e aprendemos.

Homens e mulheres são diferentes, pô!
Daqui a pouco vampos ter incentivo e cotas femininas para estivador e servente de pedreiro.
Comentário de nemesis
aparentemente: ela está aprendendo Python e python + gtk + gstreamer é um combinação poderosa no mundo Gnome. :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de MnB Linuxer
Programa inútil: Irracional ! Há muitas maneiras inteligentes de usar este dinheiro, como por exemplo dar premios menores em dinheiro para os programadores que mais contribuem com o gnome. Cota para participação de mulheres ? pra que ? todo desenvolvimento é bem vindo, não importa se é masculino, feminino ou afins.
[]'s
Comentário de Eu sou outro eu.
se fudesse também!: eu um dia falei usando esses argumentos racionais (de que há diferenças entre homens e mulheres e assim vai) e fui atacado pela irracional da Toskinha e os colegas dela que pensam em transar com ela (ainda que ela seja um urubu) ou com amigas bonitas dela (mais provável) e \coisa e vai\ então fui atacado por ela descabeladamente... Se esse teu nome é real, te prepara que tu é o mais novo anti cristo contra o feminismo geekista!
Comentário de giganttee
Mais um exemplo de machismo.: Mais um exemplo de machismo. Casos assim as mulheres não dizem nada porque lhes é conveniente. É igual a mulher pagar menos para entrar ou então entrar de graça em lugares. Machismo puro. Elas reclamam desse machismo? Não. Por que? Porque é conveniente pra elas.
Comentário de Bruno Gonçalves
...: Até na segurança publica os homens levam prejuízo.

Cadê a delegacia do homem?

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de CWagner
Vejo tal iniciativa de: Vejo tal iniciativa de maneira semelhante à das quotas de vagas em Universidades para pessoas de pele escura.

É evidente que na nossa sociedade há segregação em relação a pessoas com excesso de melanina, por parte das maioria das pessoas com acesso à educação e condições sociais melhores que a grande maioria da população brasileira aí incluindo-se os alvos do sistema de quotas. "Mitos" raciais existem aos quilos e só não vê quem não quer.

A mesma coisa acontece com as mulheres em nossa sociedade. Por que mulher não pode ser motorista de caminhão, jogadora de futebol, engenheira, cientista, programadora de coputadores, analistas de sistemas, etc, e desde cedo têm que acostumarem-se com a idéia de aceitar o seu "papel" de mãe e dona de casa?

Ou em casos mais extremos: já vi mulheres sendo cruelmente maltradas em seus locais de trabalho, às vezes até mesmo por outras mulheres que ocupavam cargos superiores. Essas vítimas de agrssão moral "têm" que agüentar desaforos de clientes, colegas de trabalho, superiores, etc porque precisam levar dinheiro para casa no final do mês (geralmente um salário inferior ao do colega do sexo masculino que tem o mesmo cargo/função), e não podem se dar ao luxo de responder à altura ou mesmo de denunciar em uma delegacia do trabalho ou outro órgão que pudesse lhes ajudar.

Se a todos nós fosse ensinado nossos direitos, de podermos melhorar nossas condições de vida através de trabalho honesto, de sermos aquilo que sonharmos ou quisermos, de não desistirmos de nossos sonhos, de que temos direito de exercer nossos direitos sem medo de sermos penalizados por isso, etc, talvez houvessem mais mulheres interessadas em Informática e Computação, talvez não precisássemos esperar que um governo criasse um sistema de quotas ou que uma entidade como GNOME se sentisse na obrigação de criar um programa dessa natureza, e talvez muitos de nós estivéssemos mais felizes realizando outras atividades, em vez de lidar com computadores, programas e usuários.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Bruno Laturner
Se entre 181 propostas: Se entre 181 propostas nenhuma era de mulheres, significa que elas não estão interessadas.

Se entre 181 propostas nenhuma era de mulheres, significa somente que nenhuma mulher mandou uma proposta. Concluir qualquer coisa a mais sobre essa frase é dar um chute no escuro.

Agora descobrir por quê poucas mulheres entraram no Summer of Code do Google, aí já assunto pra tese de mestrado.

De tivéssemos mais ações desse tipo de fundações como o GNOME, talvez poderemos diminuir esse abismo de diferenças que existe entre homens e mulheres nas comunidades FLOSS em todo o planeta.

Mas se ao invés disso, se entre 10 pessoas, 5 forem criticar esse tipo de ação, e as outras 5 serem off-topic criticando as próprias mulheres, aí o abismo só tende a aumentar.

Cadê a iluminada 11º pessoa pra entrar na história e mudar o rumo da conversa?

----------------
AjudaLinux.org
Comentário de Patola
Medidas positivas: Se entre 181 propostas nenhuma era de mulheres, significa que elas não estão interessadas.

Se entre 181 propostas nenhuma era de mulheres, significa somente que nenhuma mulher mandou uma proposta. Concluir qualquer coisa a mais sobre essa frase é dar um chute no escuro.

Como assim, cara-pálida? Chute no escuro? Como pode ser por qualquer outra razão? Ah, é porque as mulheres lêem menos coisas de tecnologia? Isso demonstra desinteresse, não? Ou é porque elas pretendem menos se provar, ou ligam menos pra recompensas financeiras? Ainda assim, isso é desinteresse na área. Ou ainda porque são menos obsessivas? Também seria desinteresse. Ou porque são marionetes da cultura machista e não acham isso coisa de mulher? É desinteresse do mesmo jeito, mulher não nasce sem cérebro pra ser completamente dominada pelo que os outros lhe dizem.

Medidas positivas (que é o nome altamente eufemista para coisas do tipo "fizemos muito mal/pouco bem a esse grupo no passado, então vamos compensar fazendo mal/pouco bem ao grupo inverso desse no presente!") sempre serão controversas, e nunca vi nada que realmente atestasse a eficiência genérica delas (claro que elas podem funcionar em alguns contextos limitados por tempo também bem limitado).
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de Patola
Claro: eu um dia falei usando esses argumentos racionais (de que há diferenças entre homens e mulheres e assim vai) e fui atacado pela irracional da Toskinha e os colegas dela que pensam em transar com ela (ainda que ela seja um urubu) ou com amigas bonitas dela (mais provável) e \coisa e vai\ então fui atacado por ela descabeladamente...

Infelizmente, parece que ela baseou sua visão de mundo e até a própria idéia de direitos iguais pra homens e mulheres nessa visão, de que homens e mulheres são iguaizinhos biologicamente. Assim, qualquer argumento que ateste diferenças estaria, no fundo, atacando essa igualdade de direitos. Isso a deixa puta da vida e ela, compreensivelmente, ataca pessoalmente o porco machista que ousou contestá-la.

Nada mais falso, claro. Os sexos devem ter direitos iguais independentemente de eles serem iguais ou diferentes mentalmente, e isso se aplica também a "raças" (*) humanas. Não é impossível que algum dia alguém descubra - de verdade - que existe uma diferença biológica que faz os negros terem em geral mais (ou menos) força nas pernas ou que os japoneses tenham memória ou raciocínio melhor (ou pior), não? Pode ser chato se descobrirmos algo assim, mas se for a verdade sem sombra de dúvida, não podemos deslocar direitos de acordo com essa constatação.

(*) - não existem raças humanas. O critério científico para "raça" são subgrupos de uma mesma espécie com criaturas que tenham 30% de sua variabilidade genética devido a esse subgrupo em que se encontram, e nas chamadas "raças humanas" essa variabilidade gira em torno de 15%.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de Eu sou outro eu.
até tu?: Antes de tudo, homens e mulheres são diferentes.

Sabia que não é apenas que um tem um treco entre as pernas feito para colocar no que na mulher é algo feito para algo ser colocado dentro? Além dos peitos, é claro?

Só o fato da existência de hormônios comprova a diferença...

Afinal, somos influenciados de formas bem diferentes pelos nossos fatores biológicos. Não que isso determine nossas vidas, mas isso nos faz ser diferentes.
Comentário de Patola
Você entendeu errado.: Antes de tudo, homens e mulheres são diferentes.

Sabia que não é apenas que um tem um treco entre as pernas feito para colocar no que na mulher é algo feito para algo ser colocado dentro? Além dos peitos, é claro?

Só o fato da existência de hormônios comprova a diferença...

Afinal, somos influenciados de formas bem diferentes pelos nossos fatores biológicos. Não que isso determine nossas vidas, mas isso nos faz ser diferentes.


Eu sei disso. Li livros em parte sobre isso. é um fato científico quase incontestável. Ainda assim, isso não muda o fato: nossos padrões éticos não devem se basear no que acreditamos ser as diferenças gerais inatas de cada tipo humano.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de cochise
Democracia: Citando aquele filho d'uma égua do Adam Smith, grande defensor do capitalismo e da economia de mercado:
"Democracia não é o direito de ser igual, mas o igual direito de ser diferente."

A democracia não se baseia em afirmar a igualdade, mas a igualdade de direito, que garante que as mulheres serão repeitadas, mesmo se não quiserem programar ou carregar tijolo.
Comentário de cochise
É real: Esse é mesmo o meu nome, Cochise César de Monte Carmo. Não estou aqui pra enfurecer ninguém, mas discordo de algumas coisas.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004