Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Abaixo-assinado virtual sobre o Windows XP no Computador para Todos pede a intervenção de Sérgio Amadeu

Vendo os últimos posts sobre o dual boot no PC Conectado e os braços cruzados de quem podia ter feito alguma coisa pra evitar isso, pensei em pedir a ajuda de uma pessoa que a comunidade confia e que deve estar ainda mais revoltado do que a gente. Por isso preparei esse abaixo assinado virtual.” A nota foi enviada por Fer Kracik (fkracikΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Reproduzo sem edição o texto da petição: “o Sérgio Amadeu sempre sabia dar uma resposta nos dedos de quem atacava o sl, quem na comunidade já esqueceu o processo que a Microsoft lançou contra ele e depois teve que desistir ?? Até depois que saiu do governo ele continuou defendendo a gente, como no caso daquele artigo que a rev. veja publicou e ele respondeu. Ele é um dos pais do pc conectado, e mesmo tendo saído do governo deve ter bastante influência ainda por lá. Por isso pensei nessa petiçao, pra que a comunidade possa pedir pro Sergio Amadeu tentar desvendar por quê o ministério da tecnologia agora inventou que pode usar o xp com dual boot no pc conectado e pq o outro pessoal do SL que tava sabendo disso no governo não fez nada pra impedir antes de ser tarde demais. Sérgio Amadeu, ajuda a gente a descobrir quem que tá deverdade no nosso lado !!!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Visitante
O usuário tem todo o: O usuário tem todo o direito escolha !
Comentário de Roberto2006
Concordo, portanto que: Concordo, portanto que compre o ORIGINAL (que é algo improvável).
Comentário de Daniel Fonseca Alves
Teoria da conspiração ?: Tô achando este treco todo com cara de teoria de conspiração.

Porquê o Dual Boot ? Porquê 75% dos usuário formatam e instalam o XP piratão.

"Mas isto está errado", está mas os verejistas fizeram isto e o governo fechou os olhos provavelmente por que um monte de usuários insatisfeitos estavam reclamando.

Nem sei que distribuição estão usando nos PCs conectados, que configuração estão usando, desta forma estes usuários podem estar certos em estar reclamando tanto assim.

Não acho que exista "alguém" jogando no time adversário, para mim o vilão é a falta de informação. Coisa muito comum por aqui no Brasil. Culpa de alguêm ? Não, o Linux no Desktop é coisa muito recente, ainda não foi difundido.

Neste caso uma posição oficial do governo já ajudaria muito, foi para um lado e depois voltou atrás, coisa de político Brasileiro.

Muito barulho por nada.
_______________________________________________________________
"Só sei que nada sei" Sócrates
"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de The Darkness
Concordo totalmente. : Concordo totalmente.

Mas sou contra a compra com subsídio de um sistema operacional diferente do LINUX.

O projeto do PC para Todos escolhei o LINUX devido ao custo. Se o usuário quiser usar seu direito de escolha e instalar outro sistema operacional, ele pode desde que não use o subsídio do governo para isso.

Se o fabricante oferecer a opção com Dual-Boot e o usuário pagar o custo da licença do sistema operacional sem as vantagens do programa PC para Todos eu não vejo problema nenhum.

Cada um faz com o bolso o que bem quiser, mas quando o negócio é verba pública (subsidio dado pelo governo ao programa PC para Todos) aí mexe no meu bolso e eu GRITO !!!

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de giganttee
Nem adianta falar sobre: Nem adianta falar sobre isso. São poucos os que pensam dessa maneira ou sequer entendem o que significa subsídio, verba pública, etc.
Comentário de vmedina
Messias?: Pelo visto Sergio Amadeu virou o "Messias do Linux". Se tudo continuar tão bíblico assim, ele que veio como um cordeirinho no ITI vai voltar como um Leão fora do governo.

Essa situação é tão triste e patética. Quando foi que começamos a precisar de um "Super Herói"?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de ricardomoc
Pode ser uma boa: Quando comecei a utilizar Linux, foi devido ao dual-boot. Já estava
acostumado com o Windows, e tinha ainda receio de lidar com algo que
não conhecia. Se vier com qualquer Windows, com o gerenciador de boot
padrão Linux, o usuário terá, com certeza, curiosidade para conhecer o tal
de Linux instalado ali. Qualquer dificuldade, volta para o Windows. Se tiver
vontade de explorar mais o sistema (e com certeza terá, pois faz parte do
ser humano), acabará descobrindo que tudo que faz no Windows poderá fazer
no Linux também. Se não alterar o preço e o Governo não pagar com nosso
dinheiro a instalação do Windows, não vejo problema algum.

PS: Está ocorrendo algum problema com relação ao IE. Na hora de digitar este
texto, a caixa do formulário aumenta para a direita, impossibilitando digitar
algo naquele espaço. Seria bom verificar...
Comentário de tandrade
Linux Guela abaixo??: Acho que essa "intenção" de colocar somente linux no computador para todos não foi bem planejada, foi como "socar" linux guela abaixo...
Como um pessoa que mal sabe manusear windows vai saber usar linux?
Quem sabe se fosse da seguinte maneira, na compra do computador para todos ganharia-se gratuitamente um curso de linux numa escola de informática "tal", assim o usuário final iria até uma escola assistir um curso "gratuito" sobre como manusear o linux...., assim não haveria tanta polêmica para que o Dual-boot fosse necessário.

Eu sou um usuário linux desde 2000, mas por opção, pois já trabalho na área..., por isso fico muito chateado em como "queremos" que as demais pessoas vejam que linux vale a pena, precisamos mudar os conceitos de como fazer com que os demais aceitem linux...,

O computador para todos com linux foi um ponto negativo para o pinguim..., a idéia de um curso grátis de linux na compra do mesmo seria um meio de baixar a poeira ou até mesmo um outra opção menos radical como foi feito.

Pensem sempre nas demais pessoas quando defendem o linux para desktop, não em nós mesmos.


Comentário de giganttee
Dinheiro público: Acho que todos esqueceram que estamos falando de subsídio governamental, de dinheiro público.
Comentário de Manoel Pinho
Dual-boot: Eu sou radicalmente contra o dual boot nesse computador que está sendo subsidiado pelo governo através de financiamento com dinheiro público. Se quiserem fazer dual boot no PC pré-pago da M$ ou nos computadores que não fazem parte do programa Computador para Todos, a comunidade agradece :-)

Na realidade eu iria mais longe e obrigaria que TODOS os computadores saíssem de fábrica com um linux em dual boot, para que o usuário tivesse a oportunidade de conhecer o linux de maneira mais fácil e de garantir que os computadores vendidos obrigatoriamente tivessem compatibilidade com linux. Acho que isso seria muito mais eficiente para fazer o linux quebrar a barreira que existe hoje para ser usado no ambiente doméstico.


------------------------------
Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de Profano
"Goela abaixo" ???: __Perdoe-me TANDRADE, penso de forma diferente da sua...

__Se, por ocasião da implantação do Projeto PC Para Todos, diante da insistência de determinada platéia de fazer incluir o Windows no Programa, beneficiando-se da venda a preço popular (Até R$ 1.400,00) ficasse estabelecido que tais produtos tivessem incluido o LINUX, 'obigatòriamente, em "dual-boot"' nesses equipamentos, aí sim, poder-se-ia falar em "Goela abaixo" e "opção radical".

__No restante de seu raciocínio, estou de pleno acordo. Um "Curso gratis" de Linux, teria sido ótimo, inclusive a título de reciclagem ou adaptação para os já usuários de outras Plataformas.

__Parece-me que, provavelmente em razão dessas falhas, o Instituto Doctum (MG)está anunciando a entrada no mercado de computadores, em parceria com a Ipasoft, inicialmente com 02 (dois) modelos de PCs, a preços bastante razoáveis e financiados em até 27X, equipados com o MURIQUILINUX-1.4, com hardware compatível com o Linux, assistência técnica, e software adicional de AULAS MULTIMÍDIA, além de empacotar, junto, os CDs dos Programas embarcados (Vide *www.muriquilinux.com.br*), o que, penso ser uma alternativa bastante razoável.

__Sem mais, um fraterno abraço a todos.

Profano.
Comentário de ColdFusion
PC Conectado = Propaganda CONTRA o linux!!: Temos que lembrar, que quem já teve a oportunidade de usar um PC, deve ter se acostumado com o windows, eis o grande problema, o maldito costume!
Imagine vc comprando um PC que venha com um SO que vc tem q reaprender a fazer as coisas que vc costuma fazer com CERTA facilidade no windows!
E quando vc não sabe como fazer algo, vc pergunta pra quem "entende de informática", e, esse, obviamente só sabe usar o windows, adivinha o que esse cara vai te falar! "...peraê bitcho que te instalo o windão rapidin..."
Pronto, menos um, e o pior de tudo, UM A MAIS pra falar mal do linux "...aquele sisteminha de m*rda, tudo é difícil naquilo..."

Achar que os 25% dos compradores do PC Conectado que SUPOSTAMENTE acostumaram a usar o linux é um ganho é errado, temos que pensar são nos 75%, que, simplesmente instalaram o windows sem nem mesmo experimentar, e pior ainda, os que tentaram e não se adaptaram, esses além de tudo vão fazer propaganda contra!

Sobre o fato do PC conectado ter ou não de vir com o linux por causa do subsídico, SIM, não concordo em meu dinheirinho ir para a mão da M$ (apesar de ser, apenas mais uma empresa que vai levar nosso dindin).
Comentário de JPayne
O problema não está só no dual boot....: Galera,

Desde o anúncio deste programa (PC Conectado) eu venho achando uma boa idéia mas com um pé atrás... Sempre achei que esse projeto só ia dar certo com uma séries de "coisas" andando juntas !!!

Na época em que todos anunciaram que o governo ia realizar esse projeto com intúito de aumentar a inclusão digital eu achei legal... quando anunciaram o linux como sistema operacional padrão nos micros, eu achei ótimo... mas sempre soube que o projeto não podia se limitar a vender PCs com Linux e pronto !!!

Seria necessario um programa pós venda... ou seja... suporte ao Sistema Operacional, Manual de uso... e uma ótima idéia citada num comentário acima "... quem compra um micro do PC Conectado, ganha um curso de Linux...".

É igual carro que vc compra zero km e vem com alguma peça com problema... e ainda quando vc vai reclamar na concessionária eles te dizem que foi por mau uso seu...

E acho que essa estória de dual boot vai fazer o usuário final gritar de raiva... afinal... ele terá um sistema que não sabe usar (completo, mas o que adianta se ele não sabe usar?) e um que ele conhece mas é limitado (Windows Starter Edition)... ou seja... no final da estória ele vai ter certeza que comprou gato por lebre !!!

Acho que o ideal seria o cara comprar o micro com Linux e além de manual e Cds com mini cursos em video... o usuário teria suporte ao menos por 3 meses... e fora esse manual de uso, um mini-manual explicando os principais mitos no linux (mas de maneira que o usuario leigo entenda), ou seja... como abrir arquivos .doc no linux... como gravar Cds e etc !!!

Mas jamais, esse programa daria certo apenas vendendo PCs com linux e deixando o resto a cargo do usuário !!!

Tomara que os organizadores do projeto caiam em si e tomem as medidas cabíveis para fazer esse projeto funcionar.. agora trazer um Windows Original pago com dinheiro público... isso não !!!


João Paulo
Linux User #345200
Debian Sid : Debian com emoção....
Comentário de ColdFusion
Atingir o desktop atravéz do proprio não funciona!: Acho que o caminho pra se chegar no desktop é o mesmo que o windows tomou, primeiro o indivíduo tem que aprender pra usar no trabalho, só então ele aprende como funciona, gosta e escolhe o SO pra usar em casa!
Comentário de nemesis
tsc!: "Como um pessoa que mal sabe manusear windows vai saber usar linux?"

exatamente da mesma forma: aprendendo.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
tsc!: ;; ((lambda (x) x) (lambda (x) x))

Comentário de nemesis
exceto que...: "gosta e escolhe o SO pra usar em casa!"

...ninguém escolheu Windows pq gostou: simplesmente o usa pq é o quem vem no computador desde que a M$ ganhou esse mercado de mão beijada da IBM.

Diabos, o Windows vêm até mesmo em computador com Linux e subsídio governamental!! estou pagando impostos pra M$!!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Leandro Mendes
Além disso...: Existem a princípio dois problemas: Um deles (na minha opinião) é a má escolha da distribuição para o produto "PC Conectado" e outro, o Windows Starter Edition.
O por que disso?
O Usuário terá de um lado, um SO totalmente completo e apto para qualquer trabalho. No entanto, tive relatos de mal funcionamento de uma das distribuições "atachadas" ao PC Conectado.

Não sei se foram usadas mais de uma distro no projeto, mas a que vi em uso por um usuário, na minha opinião foi falha. O usuário teve diversos problemas em relação ao sistema não desligar os discos corretamente (causando procedimentos de desligamento errado do PC "dedoff"), perder configurações pessoais por conta de necessidade de uso do fsck (ext3), não conseguir abrir arquivos por falta de software adequado, software desatualizado, entre outros pequenos problemas.

Esse talvez seja um caso isolado, mas no final, depois de muita insisência tentando convencer o usuário a utilizar uma outra distro mais amigável (e estável), o usuário resolveu instalar o Windows "Xpita" pirata, processo ao qual não me envolvi.

O que quero dizer com isso, de cara, muitos usuários podem ter tido uma má impressão do nosso defendido Sistema Operacional.

Agora, quanto ao Starter Edition. Talvez o usuário não se importe com quantas janelas possa abrir, considerando que em média, usuários "normais" abrem apenas a que usa, e no máximo o MSN Messenger.

Ou seja, ele não dá a mínima para o que está por traz, desde que não lhe apresente "Erros bizarros".

Não estou defendendo aqui de forma alguma o uso do Windows Starter Edition, mas sim, que junto a essa petição, haja um requerimento de estudo para utilização de uma distribuição "sem interesses comercias" no produto PC Conectado. Pois ao meu ver, no caso que citei, foi a distribuição que trouxe más impressões para o usuário, não o Sistema Operacional GNU/Linux.

Outro ponto. Sugiro que refassam a petição, corrigindo erros de português e removendo as gírias e abreviações... ficou muito caseira a petição.

Um grande abraço!
Comentário de maiconfaria
Redação: Poxa! li a petição no link, não sei se alguem mais leu, a redação está pessíma, está parecendo aquelas perguntas desesperadas e patéticas que alguns insinstem em fazer. Por favor não enviem a petição do jeito que está ! Ainda mais quando essa fala em nome da comunidade de usuários gnu-linux!!!
Comentário de ParaQueIdentificar?
Windows pago com dinheiro: Windows pago com dinheiro público? Só concordaria com esta afirmação se o computador fosse distribuido de graça. Quem paga é o consumidor final. Ao invés de ficar do lado de apenas um sistema operacional, uso o que cada um oferece de melhor.
Comentário de nemesis
O programa governamental PC: O programa governamental PC para Todos contempla os micros do programa com preços reduzidos, subsidiados pelo governo. Sim, vc e eu estamos pagando para a M$ ganhar mais mercado legalmente, sem recorrer à pirataria.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Vianna
e os vírus ?: Comecei a usar Linux em dual-boot e só depois de 3 anos, removi o Windows totalmente. Micro com dual-boot tem uma vantagem, pequena, mas é uma vantagem. Se um vírus danificar o Windows, ou infectar de modo a comprometer a segurança, o usuário poderá aproveitar que o Linux tá lá, esperando por ele, seguro, estável. Assim, poderá ter início uma paquera ...

Desde que este dual boot seja feito por conta do usuário ou sem usar nosso dinheiro !

Mas são suposições. Na verdade já tive que formatar (contra minha vontade) 4 micros do PC para Todos, e instalar Windows 98 SE, acreditem se quiserem. Pra mim um absurdo total. Mas estes clientes, tiveram problemas enormes com documentos salvos pelo OpenOffice e que não abriam em outros micros com Word e Excel, claro, ninguem os avisou que deviam mudar o formato do arquivo e quando eu o fiz ja era tarde demais. Alguns queriam baixar o joguinho tal, outro queria instalar o programinha que veio na revista X, enfim muitos detalhes, que para o usuário leigo tem muita importancia.
Instalar o Windows 98SE, porque com 128 RAM do micro, não dá XP, e os clientes não queriam abrir a CPU por causa da garantia, muito menos pagar ao fabricante do micro40,00 de mão de obra + 150,00 por mais 128 de RAM. Enfim, eta Pc zinho ... complicado!


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004