Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sobre Linux no desktop doméstico

“Não vejo nenhum problema em migrar, nas empresas, as estações de trabalho para Linux - para as necessidades corporativas, o Linux excede qualquer outro sistema em termos de custo, segurança, manutenção e mesmo usabilidade. Há clientes meus que migraram 100% de seu parque e estão satisfeitíssimos. Chegaram mesmo a encerrar contas em bancos cujo Internet Banking depende do Internet Explorer - afinal, essa é uma deficiência do banco, não do Linux.

Mas as empresas costumam ter um departamento de suporte ao usuário para resolver qualquer problema que possa ocorrer. No meio de todos os problemas técnicos sempre há aquele usuário que estava acostumado a 'salvar no uôrd' e agora tem que usar o OpenWriter. Bem ou mal, o açúcar acaba assentando no açucareiro e no fim de 3 ou 6 meses tudo volta ao normal.

Para as pessoas em casa a coisa não é bem assim. Há problemas de usabilidade e compatibilidade que AINDA precisam ser resolvidos. E são problemas que impedem o usuário comum de ter uma boa experiência com o Pingüim.

Se você é um usuário e amante do Linux (como, aliás, eu sou também) vai dizer que muita coisa não é culpa do Linux ou do software livre, mas dos fabricantes de hardware ou de codecs que não abrem as especificações bla bla bla. Bem, acompanhe meu reciocínio por um pouco. Você verá que nem tudo é culpa dos outros e mesmo o que alegadamente é culpa dos fabricantes de hardware mostra algumas das fraquezas da 'comunidade' do software livre.
” Veja o texto completo em Dedo na ferida: Linux no Desktop e outras mezinhas....
” A nota foi enviada por ().

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Icoslau
O que está faltando é uma: O que está faltando é uma única coisa: que os desenvolvedores parem de ser vagabundos e preguiçosos, parem de olhar só para seus próprios umbigos, parem de coçar o saco e comecem a pensar no usuário.

Estava indo bem, dadas as considerações que é uma visão um tanto quanto minimalista, mas depois do parágrafo citado, acabou por se perder. Se não fossem os desenvolvedores, não teriamos avançado até o ponto que estamos e os que logo mais alcançaremos.

Dizer que o software livre é um eterno beta é no mínimo não compreende-lo, dado que beta é o sistema proprietário dominante, que nos ultimos tempos não agrega nenhuma novidade, e o que se dispoêm a fazer sempre necessita correção, muito mais frequentes e problemáticas que no software livre.

Linux, existem nos mais diversos gostos e padrões, isso é liberdade, não gostou, use outro. Obviamente que se seu intuito é ter sempre as ultimas versões de tudo, o sistema, qual seja, sempre estará em atualização, bem como sempre averão releases novos, mas isso não impede que se fixe em uma determinada versão e se mantenha a mesma estável e prática por longos anos.

Distribuições, dado o nome, são contribuições que possibilitam uma melhor utilização do sistema base, mas para tanto, necessitam de aspectos próprios que as diversifiquem das demais, isso pode gerar a falsa impressão que não há um rumo unísono entre elas, porém, isso é que torna o software livre o que o mesmo é, diversificado.

Que graça teria se todas as distros resolvessem se tornar identicas? Qual o ganho disso? Nenhum. Concordo que certos aspectos devem ser padronizados, mas para isso temos a LSB, de resto, quanto mais opções melhor.

Linux, na minha visão, tem seu valor agregado pelo número de participações ativas, que contribuem para seu desenvolvimento e adaptação, ao mundo fático de sua aplicação, não ao número de usuários que usam ele para ver e-mails, navegar e usar processador de textos. Linux é um sistema que deve ser usado por quem ao menos sabe usar um sistema operacional, não se limitando aos citados usos acima, afinal, em pouco tempo teremos estes usos feitos inteiramente pela web. Linux tem muito poder, usa-lo apenas para tarefas primárias, no meu entender, é perda de tempo. Use-o sabendo que o mesmo pode, e deve ser, configurado às suas necessidades, e documentação pra isso não falta, ao contrário de outros sistemas operacionais por ai.

Dizer que a mudança de nomenclaturas, local de dispositivos, é razão da não adoção para desktop no caso de usuários inexperientes, é imaginar que estes usuários são acéfalos, sem qualquer capacidade de aprendizado e motivação, e ai, só lamento, na minha visão, usuários desnecessários ao software livre. Agora àqueles que tenham disposição, vontade, e gosto pela leitura, em pouco tempo poderão verificar que um computador, com um sistema operacional descente, é muito mais que uma caixa de metal para acesso à e-mails.

Abs
Comunidade SuSE Brasil
Comentário de vmedina
Agora com boca suja. Veja aqui, como você está errado: Além de ser um idiota que não conhece com o que trabalha, ele ainda por cima é desbocado.

Parece um "papagaio de zona"!

Sinceramente, poderiamos passar sem ter o dissabor de ver isso na primeira página. Nem no finado jornal "O Povo"(RJ) as coisas eram tão ruins assim.

ps: Eu ia até ler esse monte de reclamações vazias e responder inteiramente. Mas isso seria legitimar a sua posição e entrar em contato com um artigo mal escrito, mal baseado e muito, muito mesmo, sem perspectiva.

Para te mostrar que você só falou besteiras veja esta imagem:

http://img123.imageshack.us/img123/8830/computador0yn.png

Mais uma para você, senhor "Gnome não é parecido com o Windows". Olha que isso foi com uma versão antiga do Gnome:

http://img157.imageshack.us/img157/2641/telatatui202cz.png

Para que copiar? Usuários podem se dar muito bem com o Gnome.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Daniel Fonseca Alves
É até engraçado a: É até engraçado a história de do autor na sua aventura de acessar um disquete, mas devo aqui defender o Gnome neste aspecto pois ele tem um ícone bem a vista exatamente para acesso a estes dispositivos e não exibe a mensagem de que está montando algo.

Quanto a desmontar, creio que vai ser algo que os usuário vão ter que se acostumar, pois a estrutura do Linux é baseada nisto, existe o supermount mas acho que não vem por default por ser muito instável. Lembre-se que a tecnologia de disquete já está ficando ultrapassada e não acho que os desenvolvedores irão se preocupar em melhorar.

Mas ai vc vai falar " Deveriam pois muita gente usa... " , isto é verdade mas aqui no Brasil, o que nos leva a questão seguinte sob novo aspecto.

Será que os problemas que sentimos do Linux como Desktop poderiam ser resolvidos se houvesse mas desenvolvedores brasileiro(ou apoio a estes desenvolvedores) para uma configuração a moda Tupiniquim ?

Usamos Distribuições Alemãs,Francesas,Americanas e as nossas estão em franco desabamento ou sendo reagrupadas. No Brasil ainda usamos Winmodens,Disquetes, Placas mãe "daquelas", não seria bom se tivéssemos uma distribuição forte por aqui ?

O belo esforço do Morimoto foi até aonde pode, mas ficou por ali, enquanto isto abraçamos uma distribuição estrangeira como a nova Febre do Desktop (Ubuntu, que é muito boa por sinal). Por exemplo, o Ubuntu não inclui algumas coisas por problemas de patentes, mas espera ai, isto é lá nos EUA, aqui não existe isto.

Acho que falta ainda uma distribuição derivada ou não aqui no Brasil que pense na necessidade dos Brasileiros e que possa ser definitivamente livre, que tenha drivers para Winmodens, aplicativos Mulimídia(aqui não há restrições de patentes repito) e a cara do usuário brasileiro.

Nem sei se isto é possível, enquanto isto estou muito satisfeito com meu Gentoo/Gnome/Abiword/Gnumeric/Gaim. Pelo menos está do meu jeito e é isto que chamo agradar um usuário ;-).


Ps: Já existe uma versão Gnumeric par Windows, em conjunto com o Abiword dá uma alternativa interessante ao OpenOffice tanto no Windows como no Linux.
_______________________________________________________________
"Só sei que nada sei" Sócrates
"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de Alessandro
Doente - 2: >Além de ser um idiota que não >conhece com o que trabalha, >ele
>ainda por cima é desbocado.

Tipo do comentário de mais um doente, que se acha acima de tudo e todos como a maioria dos fanáticos por alguma coisa, falta argumentos, apela...
Comentário de nemesis
deve ser o mesmo palhaço: deve ser o mesmo palhaço decretando a vitória do Windows aqui:
http://br-linux.org/linux/editorial-articuladores-mudos

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Junior - br
Não concordei com alguns: Não concordei com alguns comentários, principalmente a parte que
fala dos desenvolvedores (muito pesado). Mas tenho que conocordar
em alguns pontos. Uma vez conversando com um colega (programador)
que usa linux ele me disse que as pessoas são muito dependetes de
tecnicos, e quando vão usar o linux acabam sofrendo por não saberem
configurar o sistema, mas eu perguntei a ele, "- será que uma enfermeira
ou um professor que tem como profissão, trabalhar com o ser-humano tem
a necessidade de ser um usuário avançado em informática?."
Esse é uma questão que os desenvolvedores do linux deviam abordar
há usuário que querem ligar seus computadores, navegar na internete,
digitar um texo, mas simplesmente não querem saber o que o sistema
esta fazendo para aquilo acontecer.
Comentário de vmedina
Te dei dois bons argumentos.: Quer dar uma olhada nas duas fotos? Elas derrubam dois argumentos dele.

Sinceramente, eu não perco nem o meu tempo argumentando com quem não tem argumentos. ou não sabe se expressar sem palavrões.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de nemesis
hã?: "há usuário que querem ligar seus computadores, navegar na internete, digitar um texo, mas simplesmente não querem saber o que o sistema esta fazendo para aquilo acontecer."

e pq vc acha que qualquer usuário de um desktop Linux moderno vai precisar saber o que o sistema está fazendo? já se foi o tempo em que usuários Linux navegavam na internet com Lynx e digitavam "texos" com vi...

acho que o pessoal decretando o Windows campeão estão desatualizados sobre o Linux moderno...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Daniel Fonseca Alves
Eu gostaria de ver é quem: Eu gostaria de ver é quem é o Juiz da partida que está decretando a vitória, as regras do jogo, e em qual tempo estamos...
Sim pois o jogo termina quando dá o apito final...

_______________________________________________________________
"Só sei que nada sei" Sócrates
"O Homem está condenado a ser livre" Jean Paul Sartre
Comentário de ricarab
Pegou pesado em argumentos infundados!: Interessante que em 2002, ano que comecei a usar o Linux, as coisas eram exatamente como o rapaz disse. Mas hoje está tudo MUITO melhor!

O SUSE possui um sistema de montagem automática muito sofisticado, e o Ubuntu monta tudo, desde disketes, câmeras, scanners e iPods atravéz do Gnome, inclusive de modo bastante intuitivo, mostrando os dispositivos montados no desktop. Justamente o mesmo modelo de usabilidade adotado no MacOS!

Eu particularmente prefiro evitar indusir usuários sabidamente atrelados ao legado Windows a usar o Linux. No entanto, para usuários com hardware bem suportado, que usam o computador para navegar, chat, e redigir textos, o custo/benefício do Linux é claramente vantajoso!

Coisas muito discutidas, como grandes títulos de jogos para o Linux, creio que dependam somente do trabalho de padronização (LSB?) e da indústria.

O que atrairía usuários desktops seria um bom investimento em mensageiros eletrônicos. Isso sim é algo do que se reclamar: o desenvolvimento do Gaim anda lento demais, e a versão atual é uma piada: não mostra o status da conta conectada! Isso é alarmante, o Gaim costuma vir em segundo lugar entre os mais utilizados, depois do aMSN!

Para as minhas atividades diárias estou satisfeito! Para mim seria muito PIOR se optasse por utilizar o Windows devido ao custo/benefício que me seria proporcionado.

Apesar de ser fã do Gnome, imagino o ENORME avanço no desktop com o lançamento do tão esperado KDE4. As pessoas que se sentem mal servidas com o Linux, devem se lembrar constantemente que este é COM CERTEZA o sistema (kernel + distros) que mais cresce no mundo!

Para concluir: pegue sua distro predileta. Compare as novas features implementadas na versão atual com a passada. Sempre quando faço isso, fico deslumbrado!

--------

A Física é tão subjetiva quanto qualquer outra empresa humana.
Albert Einstein
Comentário de Paulo Pontes
O cara está certo!: A cada 6 meses eu instalo a distro que está "na moda" para ver se ainda posso usar o linux no meu desktop pessoal.

Sei que o linux é um SO robusto e performático, tanto que profissionalmente já usei alguns em projetos grandes, mas usabilidade nunca foi o forte dele.

Bem a cada 6 meses eu chegava a mesma conclusão "serve para o trabalho, mas não presta para casa" porque? porque vc passa mais tempo lidando com o SO do que com os programas que vc quer usar.

Tente usar o seu pendrive "genérico" ou o seu pocket PC, ou mesmo um joystick usb sem entrar na linha de comando. pô até o Fedora Core 3 nem acessar a internet via velox vc conseguia por meio das interfaces gráficas (tinha que editar alguns arquivos e rodar alguns comandos, nada demais, mas com certeza o seu pai ou a sua avó já teriam desistido).

para quem chamou o usuário que quer praticidade e clareza de "acéfalo" eu peço que reveja seus preconceitos, pois as pessoas têm objetivos diferentes e muita gente brilhante simplesmente não tem tempo nem saco para ficar brigando com o SO.

Quanto a mim, testei o ubuntu e estou achando que desta vez vou conseguir usar o linux, só falta arranjar uma forma prática de sincronizar o meu ppc e conseguir jogar os meus jogos.

Comentário de Bruno Gonçalves
Eu continuo com a minha idéia: Para o desktop dos leigos e até de muitos avançados falta 1 comunicador com bons recursos de audio e vóz e que seja simples, não vale o ekiga, de preferencia que comunique com MSN, ICQ, Jabber, Yahoo... (Creio que o Kopete 1.0 vai fazer isso).

A outra parte são os jogos.


-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de
Não poderiam não:

Sinceramente, poderiamos passar sem ter o dissabor de ver isso na primeira página.


Poderiam se lessem outro site. Eu não acho que uma notícia seja menos digna da capa só porque não seja positiva. Vê-la na capa te dá a chance de discuti-la.
Comentário de nemesis
meu pendrive genérico: meu pendrive genérico funciona ok, como se deveria esperar de um simples dispositivo USB...

posso te perguntar uma coisa: usuário de Windows sabe configurar o Velox? não, quem faz isso é o técnico, certo? Que, por sua vez, só conhece Windows... :/ ciclo vicioso...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Icoslau
Está ai um tipico usuário: Está ai um tipico usuário que, na minha visão, é desnecessário.

Primeiro que reclama que passa muito tempo lidando com o SO. Pô cidadão, se a cada 6 meses vc troca de distribuição ou versão, como quer ter tempo de deixar um sistema em perfeito funcionamento? Não venha me dizer que em 1hora vc configura ele que configurar é uma coisa, entender o sistema todo é bem diferente, leva, para alguns, até anos, meses é até básico se a mudança for muito drástica. No mínimo, para compreender as novas funcionalidades, vc tem que "perder" tempo, eu chamaria de ganho de tempo, afinal teoricamente vc está aprendendo algo, mas enfim.

Minha distro predileta para uso doméstico, SuSE, até hj nunca se importou em montar automaticamente qualquer pendrive, joystick e cameras, até a TekPix (não sei se é assim que se escreve) made in sei la onde pegou de primeira, o que eu posso reclamar? Obvio que não muito tempo atrás, linha de comando, e que mal há nisso? Pelo tom de suas declarações, vc não sabe, nem irá usar, 10% do potencial do shell, que é a melhor ferramenta com que trabalhei, faz tudo, até café!

É acefalo mesmo, usuário preguisoço e que quer clareza e praticidade, se nem ao menos ler o vasto, e bota vasto, material existente em todas as distribuições, seja na propria ou em fóruns, não tem que reclamar mesmo. Se quer tudo de bandeja, sem ficar brigando com o SO, ou compra um hardware 100% compativel, ou paga alguém para configurar pra ele. Simples assim!

Francamente,

Comunidade SuSE Brasil
Comentário de CWagner
Boa, Icoslau.: Boa, Icoslau.

Sempre me perguntei que ser inatingível é esse tal de usuário final. Para mim está mais para usuário em estado terminal, pois não pode sequer ler um tutorial, uma tela de help, uma página de manual, nada que se traduza em esforço de aprender alguma coisa diferente daquilo que está "acostumado" a fazer, quanto mais abrir um editor de textos (nem precisa ser um vi) para modificar um ou outro arquivo de configuração.

OK! Quer usar computador e não quer aprender Informática? Tudo bem não precisa aprender tudo (mas sempre tem uma ou outra coisa que você TEM que apreder) de mecânica para dirigir um carro, Não precisa fazer curso de chef para fritar um ovo, mas você não está fazendo nenhuma coisa nem outra. Está lidando com uma máquina que precisa ser configurada, programada para fazer alguma coisa.

Se realmente não quer aprender a digitar para bater papo online com seus amnigos, você vai demorar séculos para escrever uma linha. Não quer saber como ripar um disco mas quer ouvir êmepêtrês? Não quer saber configurar uma placa de vídeo trêsdê, mas quer jogar Qüêique? Difícil, filho, muito difícil.

Postaram uma vez que um médico, engenheiro, uma advogada não precisam saber informática para realizar suas tarefas. Com certeza não, mas hoje em dia todos necessitam de um micro para alguma coisa, e se você não quer saber nada de computadores, por qualquer que seja o motivo, então contrata um técnico. Pague pro filho do seu vizinho, seu sobrinho, alguém que tenha conhecimento para fazer o que você não sabe ou não quer fazer.

Afinal de contas nenhum cirurgião vai querer que um analista de sistemas saia por aí abrindo a barriga dos outros.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Isaac S. Dias
Aqui o Linux está sem problemas!!: Tenho os seguintes dispositivos usb:
a) Cãmera digital Canon A400
b) Pendrive MP3 Player
c) Leitor de Cartões SD, MS, CF e etc..
d) Joystick igual ao do PS2.
e) Mouse Genius Netscroll Optical
f) Webcam LG LIC-300

Todos este dispositivos são reconhecidos sem problemas no Mandriva 2006.
É só conectar e usar.
Internet Banking (Banespa) também funciona sem problemas aqui no FF.
O Ruindow$ é um sistema que só serve para uma coisa:
Jogos!!
E mais nada.
Não é para menos que muita gente em Portugal, chama o Ruindow$ de Wintendo.
Comentário de Alessandro
Ciclo vicioso: Este ciclo é bem vicioso...

Para usar o Linux em casa temos que aprender a mexer no motor, isso mesmo, compre um carro zero e além do básico tem que fazer mecânica avançada, fala isso para um médico, advogado, arquiteto... que quer apenas navegar e se comunicar via computador pessoal.

Estas pessoas consideradas usuários finais, ou iniciantes não querem mexer no motor, querem apenas usar o automóvel, no máximo saber que tem que fazer revisão, colocar combustível... É isso que os usuários do Linux não entendem.

Além disso os padrões mundiais são ditados pela Microsoft, ou seja surge um novo padrão e la vai os desenvolvedores do Linux correr atras para fazer algo que se pareça com o mesmo e tente se comunicar, ou seja estão sempre correndo atras.

Sou contra a Microsoft, acho o windows uma merda, mais para uso doméstico é um ótimo sistema operacional, simples assim.

Eu não entendo esta mania de querer dominar tudo, o Linux é bom no uso corporativo e o Windows no uso doméstico.

Mais aqui tudo que vem do lado da Microsoft não presta, até falam que o Office não presta. O melhor programa do segmento, não da para entender.

Ta certo, para os fanáticos de plantão ficarem felizes, que morra a concorrência...

Comentário de Icoslau
Foi-se a tempo a época em: Foi-se a tempo a época em que a MS ditava o ritmo cidadão. Ela pode ainda ter o domínio do mercado em dektops, mas isso não é a mesma coisa.

MS Windows Vista - Novidades? Desktop3D, Barra de informações personalizável no desktop, pesquisa no menu, bla, bla, bla. Já temos isso!

OpenOffice, cabeça a cabeça, e passamos na frente já exportando para PDF (recurso muito útil)

Por acaso alguém já lhe informou que para conduzir um veículo automotor é necessário habilitação? Sou totalmente a favor de uma para computadores.

E quando a injeção eletrônica pifa, o módulo se perde, quem faz o serviço, um técnico não? Então, se vc não quer aprender mecânica, conserte/personalize em uma oficina, o
mesmo vale para Linux.

Comunidade SuSE Brasil
Comentário de boi
Mexer no motor?: Não, esse tal "usuário final" de quem todos falam quer mesmo é usar um automóvel sem aprender a dirigir.
Comentário de Moan
Concordo,o disquete éum saco mesmo!: Além de concordar, acho que o artigo é uma crítica contrutiva ao linux,que pode ajudar no aperfeiçoamento
do sistema,que por sinal uso em minha casa a uns dois anos.
Os que estão malhando o artigo me dão a impressão de não compreenderem o usuario comum e que críticas como estas ajudam no aperfeiçoamento da usabilidade do sistema para este tipo de usuario,entre os quais me incluo...
Comentário de Metatron
Leitura adicional: Boa noite,

Alguém leu outro texto desse cidadão ?
Leiam o que segue, francamente, ele não é sério...

"Cansado? Eu também!
A tecnologia da informação não é o que você esperava? A empresa da qual você era seguidor lhe decepcionou? Cansou de colaborar para uma revolução do software livre que nunca veio? Acordou com 30 anos e descobriu que perdeu as noites de sua adolescência e juventude programando para a locupleção de outrem? Este blog é pra você. Vamos, juntos, rasgar a cortina para que o público veja a imundice por detrás do palco.

Bem vindo aos domínios de Darth Bates.
Juntos traremos paz à galáxia. "




yozora wo miage hitori houki boshi wo mita no
isshun de hajikete wa kiete shimatta kedo
anata no koto omou to mune ga itaku naru no
ima sugu aitai yo dakedo sora wa tobenai kara
Comentário de vmedina
Que fosse negativa, tudo bem. Mas o nível é muito baixo!: Poxa, palavras de baixo calão, argumentos falhos e reclamação gratuíta é brabo, Augusto.

Não sou contra críticas e já até elogiei uma crítica sobre o Linux no Desktop. Agora ter argumentos negativos e ter linguagem chula, são outros 500.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Leandro
Que engraçado: Meu primeiro curso de informática foi em 1986, 'Basic para aplicações comerciais'.
Era um micro, um SID, tela de fósforo verde, para umas 15 pessoas. Só o operador tocava na máquina. O resto de nós escrevia no caderno e copiava do quadro negro.

Detalhe: ninguém do curso trabalhava com informática ou pretendia trabalhar. Queriamos aprender a usar nossos novíssimos Hotbit e PC400 Color. Lembro de um pai e seu filho que faziam o curso. Um homem dos seus 50 anos e um moleque de uns 15 anos. Os dois quebrando miolo porque tinham comprado um PC 400 color e queriam aprender a usar em casa.

Era assim naquela época. Vc escrevia seus programas, gravava em fita k7, digitava tudo, etc. E ninguém chiava. Bendita reserva de mercado dos anos 80, as pessoas usavam coisas tão antiquadas que eram obrigadas a aprender a pensar. Lembro que todo mundo que tinha computador sabia o mínimo de programar, calcular gasto de memória, etc., e os médicos que tinham computador não eram menos médicos por isso, bem como os advogados, professores, etc.

Hoje, ninguém quer saber nem como programar o despertador do celular.
Essa cultura do 'quanto menos pensar melhor' vai nos levar para o buraco. Logo seremos uns incapazes que só sabem CONSUMIR, sem nem saber o que estão consumindo.

A discussão sobre qual padrão de TV digital adotar, por exemplo, não foi largamente ventilada com a sociedade. E por quê? Ora, médicos, engenheiros e donas de casa têm coisas mais importantes que fazer para perder tempo discutindo 'detalhes técnicos' como esse.

Se fôssemos mais interessados nisso haveria uma pressão social que obrigaria o governo a mudar, ou até a fazer um plebiscito.

Acho extremamente perigosa essa falácia de 'quanto menos souber melhor'. Assim fica bem mais fácil de manipular pessoas.

E isso não serve só para informática. Serve para o tratamento de esgoto da cidade, onde os impostos são gastos, se vamos cercar a praça da cidade ou não, qual árvore será usada para arborizar aquela avenida, como será o sistema da escola do meu filho, seriado ou por ciclos, etc., etc., etc.

Um abraço

Leandro
Comentário de Leandro
Perfeito: A analogia com automóvel é perfeita. Querem usar o carro sem saber o que é embreagem, marchas, freio, etc.

Ai fica difícil.

Leandro
Comentário de escovadordebit
E as coisa ruins do Rwindows?: Acho que estas comparações de dirigir carro, pilotar avião, são muito mal feitas em relação a software. Se você não estiver habilitado a pilotar um avião ou dirigir um carro, você pode matar alguém. Acho que isso não se aplica muito a computadores.

Acho porém que ao contrário dos pessimistas, penso que ja passamos da fase onde "muita coisa não funcionava", para a fase de "algumas coisas ainda não funcionam", o que é bem melhor.

Tenho dois exemplos rápidos de hardware que você configura no Rwindows com dois cliques e no Linux é "valsas vienenses": uma placa de captura e TV ATI All In wonder e uma HP Color Laserjet 2600n. Não digo que não funciona com Linux(veja bem...) apenas digo que qualquer leigo consegue fazer no Rwindows e no Linux não.

Fato é que hoje, embora ainda tenhamos alguns contra-tempos com alguns dispositivos, dispomos de recursos que de longe nos distanciam do Rwindows. Você ja viu algo parecido com o XGL no Rwindows? Como é o suporte a 64bits do Rwindows? Como é o suporte a dual core (é uma realidade iminente no desktop!)no Rwindows (essa eu peguei pesado... da até pra rir dos usuários de Rwindows)?

O problema é que só se tem comentado muito o lado ruim do Linux. Vamos bater mais na tecla daquilo que nós temos como um diferencial hoje. E o que Rwindows tem de ruim em relação ao Linux? Porque ninguem comenta? (comentários breves de no máximo 2 página por favor :-) )

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Icoslau
Pelo menos,: Pelo menos,

dá gosto saber que existe vida inteligente atraz do monitor. Resumiu em duas frases o XYZ da questão:

Essa cultura do 'quanto menos pensar melhor' vai nos levar para o buraco. Logo seremos uns incapazes que só sabem CONSUMIR, sem nem saber o que estão consumindo.

Concordo em gênero, numero e grau, e se precisar convencer alguém disso na porrada, to na fila.!

Abs

PS: Apesar de considerar que, quanto menos pessoas tiverem problemas, porque se preocuparam em pensar por si próprias e resolver seus problemas lendo e consultando, menos dinheiro vai sobrar para pessoas como eu, e os demais, que prestam suporte, instalação, seja lá o que for, isso já me deixaria extramamente satisfeito, poderia me concentrar em coisas mais produtivas.!

Comunidade SuSE Brasil
Comentário de Icoslau
É possível sim matar: É possível sim matar alguém com o uso de um computador.

Veja a situação, hipotética, mas não impossível.

Vc, sabendo que a destinatária de uma mensagem sofre de problemas cardiacos, envia a mesma uma mensagem com uma imagem gif, anexa ou no corpo. Esta imagem, possui trocentos quadros repetidos, com uma bela imagem, perfeitamente tranquilizante. Ocorre que vc inseriu nos ultimos quadros, uma imagem forte, de corpos mutilados, seja la o que for.

A destinatária, leiga como tal, gosta da imagem e coloca-a em tela cheia, screensaver, seja la o que for, para admirar esta paisagem, mas logo em seguida, as cenas fortes são mostradas e a mesma empacota pro outro mundo.

Fato: Se a mesma tivesse uma noção mínima, saberia que uma imagem gif pode conter quadros, e que poderia haver um quadro anomalo na imagem.

É fato tbém que a situação é hipotética, exige requisitos anormais, e uma conspiração universal tremenda, mas Murphy está sempre à espreita.

Abs

PS: É homicídio doloso, pois vc sabia da situação da vítima.

Comunidade SuSE Brasil
Comentário de brain
Explicando melhor: Eu não acho que uma notícia seja menos digna da capa só porque não seja positiva. Vê-la na capa te dá a chance de discuti-la.
Comentário de Patola
Parabéns: Já estava pensando em "mais do mesmo" lendo os comentários dessa discussão quando li o comentário do Icoslau e então o seu. Parabéns pela visão lúcida. Microcomputador não é eletrodoméstico - e no dia que for, será porque as corporações o limitaram a ponto de controlar também seu usuário.
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de Marcelo Vivan Borro
não entendi: Que recursos de áudio e voz? Que eu saiba (posso estar desatualizado), msn não tem áudio, apenas aquele ridículo recurso de mensagem de voz.
E porque não vale o Ekiga? É para audio conferência, você achou muito complicado? Tentou configurar o netmeeting no windows?

Quanto aos jogos, não posso opinar muito, porque realmente prefiro gastar meu tempo livre longe do PC, mas até onde eu tive necessidade os jogos disponíveis no Linux - desde os joguinhos do Kde até Doom III e jogos via Cedega - me atenderam além de minhas espectativas.

Será que a situação real é que o Linux não atende somente aos "viciados" em jogos no PC?
Aqueles que não podem esperar para ter a última versão do último jogo lançado ontem de noite, ou que não imaginam a idéia de não poderem rodar no seu mega micro cheio de luzinhas o jogo que seu vizinho de 13 anos está rodando no windows.

Se referem-se a este Desktop, quando afirmam que o Linux não chegará por causa dos jogos, eu realmente concordo.
Mas este grupo de usuários também não é uma minoria? Até que ponto esta minoria pode afetar a adoção nos desktops domésticos em geral?

Marcelo Vivan Borro
Comentário de dinho.bc
Meu joystick USB funciona: Meu joystick USB funciona perfeitamente no meu Mandriva 2006 assim como minha Sony P43 sem precisar nenhuma linha de comando apenas digitando media:/ que ela está lá pronta pra copiar as fotos. Meu iPod funciona maravilhosamente com o amarok 1.4! Disquete, é uma coisa que não tenho mais, nem em casa nem no meu trabalho, quando quero, gravo em mini CD-RW porque ainda não comprei um pendrive, e gravo ele no k3b... Problemas? Nenhum que eu me lembre...
Só um mísero detalhe: uso window$ no meu trabalho porque não encontrei nenhum software para videolocadora para linux que satisfaça minhas necessidades como esse que uso.
Comentário de escovadordebit
Melhor: Tenho uma idéia melhor...
O cara ta usando Rwindows e irritado com a famigerada tela azul atira o micro pela janela... La embaixo... bem o resto você ja sabe...

É... o micro pode matar mesmo...

ps: Causa mortis: micrada na cabeça.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Icoslau
Eu me lembro de ter visto: Eu me lembro de ter visto alguma coisa nesse sentido, se não me engano usando Mysql e PHP, dá uma boa pesquisada que deve achar.

Abs

Comunidade SuSE Brasil
Comentário de escovadordebit
Pensem a respeito.: Não é a toa mesmo que a M$ chegou onde chegou.
Revendo alguns cometários aqui tenho a sensação de que alguns pensam que estamos sozinhos no mercado. Parece que a M$ tem que conquistar os usuários de Linux e não o contrário...

A M$ procurou ao longo do tempo tornar o SO cada vêz mais fácil de usar. Aquele usuário inútil que desprezamos, pois não corre atraz de informação, tutoriais, fóruns, etc. é justamente o que ajuda a sedimentar o mercado da M$. A M$ não impõem régras de usabilidade para ele. Ela só quer que as coisas fiquem cada vêz mais fáceis para que o usuário continue atrelado ao mundo deles (software, hardware licenceado, etc.).

Mas porque a M$ parece seguir este caminho? Porque para ela mesmo este usuários estúpidos são potenciais consumidores e de um jeito ou de outro acabam enchendo ainda mais o cofrinho do titio Bill.

Enquanto isso, nós, desprezamos eles e imaginamos que algum dia haverá alguma forma de cobrar capacitação para quem usa um micro doméstico. Francamente...

Mais e mais fabricantes desenvolverão hardware, drivers, aplicativos para Linux, desde que haja escala de consumo para Linux. De um jeito ou de outro este usuário estúpido, burro e preguiçoso acaba afetando nossas vidas.

Parece que o que a M$ realmente quer é que estes usuários continuem exatamente assim. A única coisa que ela cobra deles é que ajudem ela a garantir o dindim no fim do mês...


Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de escovadordebit
Será ?: Também sou desta época onde se usava TK-82c com teclado de membrana. Então vou te dar meu parecer.
Será que o pai e filho faziam o curso porque realmente desejavam ou porque eram obrigados senão não usavam o micro?

O que digo é que exitem pessoas que querem usar o computador para auxiliar suas atividades e para lazer. Elas realmente não têm o menor interessem em aprender nada de informática ou de tecnologia. O que elas querem é que a tecnologia as ajude a serem melhores profissionais, ou que possam se divertir com ela. Que a tecnologia os ajude a organizar seus escritorios e residências e até mesmo diferenciá-los competitivamente de outros profissionais.

Costumo dizer que quanto mais você simplifica as coisa para o usuário, mais complicadas ficam as coisas para o desenvolvedor (que a meu ver é o cara que realmente tem que entender da tecnologia...).
Aliás a tecnologia evolui assim: um dia o carro tem manivela pra dar o arranque e no outro aparece carro com arranque automático. Talvez alguem diga que é até um bom exercício manivelar o carro pra dar arranque...

Para o sujeito que deseja programar o despertador do celular o melhor seria conversar com o celeular: programar despertador, horário tal, ativar...
Agora imagine para o desenvolvedor a complexiade da coisa: drivers de dispositivo, algoritimos de reconhecimentos de padrões de voz, velocidade de processamento, limitações de hardware, limitações de software, etc.

A questão de padrões de TV (por exemplo) é mais complexa do que parece. Passa por entender largura de banda, concessão de frequencias de transmissão, formatos de transmissão, adequação de formatos de transmissão e bandas de tramissão etc.. A escolha de um padrão e a pressão que determinados meios de comunicação estão fazendo para que adotemos determinado formato, passa por estes "detalhes técnicos", mas não penso que são tão fáceis de entender...

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Lula Esponja
http://www.linuxbsd.com.br/po: http://www.linuxbsd.com.br/portal/index.php/?q=node/22
Comentário de Damarinho
Polêmica: (*_*)

Ingenuidade ... autocrítica ... visão unilateral ...
auto-suficiência ...

Lembro e disponho este Video e perguntaria se algum desses personagens parece com usuário MS-Windows e o
outro com usuário Linux.
Prá relaxar:

http://video.google.com/videoplay?docid=1811233136844420765




(*_*) //damarinho ::
# Organização e Método executivo-operacional em Linux
==> http://geocities.yahoo.com.br/omlinux
Comentário de Leandro
Veja bem: Veja bem escovador, não quero dizer que tudo deve ser difícil.

O que quero dizer é que quando era preciso, 'naquela época', todos que precisavam aprendiam o que tinham de aprender, e ninguém morria :)
As pessoas têm mais capacidade do que parece, desde que sejam exigidas. Atrofia não é só muscular.

Hoje, qualquer coisa que escape do básico é tido como fazer curso na NASA. Se para vc não é estranho isso, para mim é bem estranho. Posso não saber arrumar um carro, mas sei como funciona. E se quiser saber mais, basta procurar informações. O problema é que hoje a maioria das pessoas não sabe e não quer saber.

Veja, quero um carro que funcione. Ok, concordamos. Preciso saber montar um carro para isso? Não, claro que não. Mas preciso saber o mínimo para decidir se compro um Flex bicombustível ou não. Se a marca X ou Y é a mais adequada para mim, se vou ter de fazer N revisões, trocar óleo, etc. Informação nunca é demais, até mesmo para o nebuloso usuário final descompromissado. Vc já viu quantas máquinas de lavar há para vender? E quantas geladeiras? Como decidir? Só pela aparência? Acho que não.

E volto a insistir no meu ponto de vista, quanto menos eu precisar decidir ou aprender, menos vou ter de pensar. E quanto menos pensar, mais facilmente serei manipulado. Computadores e SOs são apenas uma peça desse quebra-cabeça.

Sobre a TV Digital, claro que é complexo. Mas se houvesse interesse do grande público por isso teriamos uma maior divulgação nos meios de comunicação. Não seria impossível ter algumas explicações melhores na TV no lugar da bolha do Ronaldo. Como a maioria não se importa, não há necessidade disso, e o governo faz o que quer.

E não me diga que o público leigo é incapaz de entender. Tudo pode ser explicado, desde que vc use o formato adequado. Um jornal aqui do RS, a Zero Hora, coloca agora nas principais notícias uma versão simplificada para crianças. Vc pode ler a notícia completa, e seu filho de 10 anos uma versão escrita para ele da mesma notícia. Logo ele poderá ler a versão completa e entender também.

Não sou contra a facilidade de uso. Só quero dizer que não podemos abrir mão de pensar, de aprender, seja a usar um SO ou a comprar uma geladeira. Minha crítica é sobre a falta de interesse em aprender, em saber, que cada vez aumenta mais no nosso país.

Bom, para por aqui, já está ficando off-topic.

Um abraço

Leandro
Comentário de CWagner
...: "hoje a maioria das pessoas não sabe e não quer saber."

... e tem raiva de quem sabe.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004