Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Editorial Micareta: cuidado com os lobos em pele de cordeiro querendo dividir para conquistar

Abro um editorial fora de época nesta noite de segunda - o que não quer dizer que deixarei de publicar o editorial usual nesta sexta - para tratar de um tema que não é importante ou urgente, mas merece reflexão: a presença de pessoas infiltradas em nossa comunidade com o objetivos incompatíveis com o software livre. Isso não é novidade e nem causa espanto - de fato, é comum em qualquer comunidade ou grupo, e até mesmo Richard Stallman já se pronunciou sobre este fenômeno na comunidade brasileira, ou mais especificamente em seu setor governamental (leia os detalhes na notícia anterior: " Traidores " ameaçam software livre no Brasil, diz Stallman).

Mas é que hoje aconteceram 2 fatos incomuns, que podem estar conexos ou não. No final da manhã, iniciando a série, recebi um formulário de indicação de notícias assinado apenas por iniciais, "convocando a comunidade" para um boicote contra um site bastante conhecido e respeitado da própria comunidade brasileira, devido a determinadas atitudes que ele teria tomado recentemente. Como costumo fazer quando recebo notícias conclamando a boicotes contra integrantes de nossa própria comunidade, respondi por e-mail sugerindo outras atitudes de protesto e convidando o autor a enviar seu ponto de vista diretamente à entidade em questão, e posteriormente escrever um artigo com a resposta. Trabalho perdido: o e-mail de contato era falso. Na ocasião, fiquei pensando quem teria interesse em me fazer publicar um material incendiário destes, mas não cheguei a nenhuma conclusão.

No final da tarde, como dizem os psicólogos moderninhos, a gestalt se fechou. Um amigo que se mudou para Brasília há 3 anos para ocupar um cargo na área de TI e sempre procura me manter informado do que rola nos bastidores ligou para contar que estava rolando um boato (daqueles que ninguém fica sabendo a fonte) de que iria ser organizado um boicote contra o BR-Linux e contra outro site de expressão na nossa comunidade (e que está nesta estrada há quase tanto tempo quanto o BR-Linux) que havia cometido o "pecado" de anunciar a nossa nova newsletter, cujo primeiro número circulou ontem.

Não sei quais os interesses que foram contrariados pelo BR-Linux recentemente, mas aparentemente incomodamos o suficiente para provocar este tipo de ataque, que procurou jogar o BR-Linux contra outro site de renome ou espalhar boatos sobre boicotes. Mas é como aquela história das cartas anônimas: este tipo de ataque só funciona nas sombras, e some quando exposto à luz.

De minha parte, fica o convite às entidades que tiveram seus interesses contrariados: enviem seus pontos de vista para cá, assinando seus nomes verdadeiros embaixo, e terei o maior prazer em divulgar e comentar. Acredito que um boicote contra o BR-Linux seria como aquela greve dos palhaços do circo, na tirinha clássica do Laerte: só faria aumentar a audiência do site. Mesmo assim, torço para que desistam desse golpe tolo, que só serviria para sujar o nome dos envolvidos, que cedo ou tarde acabam aparecendo.

Aos amigos da comunidade livre brasileira fica o alerta: cuidado com os lobos em pele de cordeiro, e com aqueles que se deixam manipular em nome de interesses escusos, sejam quais forem. Não deixe que nos joguem uns contra os outros em nome dos seus próprios interesses econômicos ou de outra natureza.

E a todos, um recado importante: a cobertura do BR-Linux tem ponto de vista. Leia sempre múltiplos sites antes de formar sua opinião, pois os pontos de vista podem variar bastante. Sinta-se à vontade para questionar argumentando, isso também faz parte do conceito de liberdade - algo aparentemente difícil de compreender por parte do pessoal do boicote ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Sérgio Luiz Araújo Silva
Falsos defensores do Software Livre: É importante a comunidade ficar atenta para a questão da integridade dos seus repositórios, pois esse tipo de gente pode e vai tentar usar todos os meios que dispuser para desferir seus ataques. Outro aspecto é que cada país que passa a usar GNU/Linux é mais um que tem seus sistemas de informação "auditáveis" e isto mexe com interesses muito maiores.
Comentário de escovadordebit
Insônia: Acho que se deve dar tanta importância a e-mails deste tipo quanto àqueles do tipo: Orkut vai ser pago!(coisa que me tira o sono de tanta preocupação :-) )

De qualquer forma, vale o recado para que estejamos alertas.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de RSM
Quanta falta do que: Quanta falta do que fazer.....
Esse povo só quer mesmo aparecer.
Vai entender tanta carência...
Comentário de rafaelpitrovski
Pois é ...: Leio o BR-Linux há bastante tempo e tenho certeza que o material aqui publicado tem o interesse de informar e segue os princípios éticos. Também acredito que a opinião do Augusto seja de extrema importância, pois assim podemos "batê-la" com a nossa e com a de outros sites e evitar conclusões precipitadas.
Se tiver alguém querendo boicotar o BR-Linux, seria um favor que ele(s) estaria(m) fazendo, pois assim saberíamos quem são os "traidores" ou podemos traçar um perfil de determinadas pessoas.
Agora, só quero saber como vai funcionar esse boicote, já que não são poucos os leitores daqui.
Bom, na pior das hipóteses, pelo menos um leitor o BR-Linux continuará tendo (ahah) ...
Comentário de RogerYoda
Primeiro eles te ignoram.: Primeiro eles te ignoram. Depois eles riem de você. Depois eles te enfrentam. Aí você vence. - (Mohandas Gandhi).

Quanto mais crescermos, mais ataques convardes serão desferidos contra a nossa comunidade. É bom que estejamos muito atentos.

Nada de inercia... para cada ataque deve haver uma resposta. Educada, polida, informativa e sem esquecer em nenhum momento os aspectos filosóficos que permeiam o Software Livre. Força para a nossa comunidade.

Parabéns Augusto... "Linux® levado a sério desde 1996". E dá pra notar a seriedade e comprometimento que vemos por aqui.

RogerYoda | A essência da força está na liberdade
Comentário de boi
Onde estão os articuladores políticos da comunidade?: Essa pergunta foi feita várias vezes aqui no br-linux nos últimos dias. Onde estarão eles? E fazendo o que? Talvez aí esteja a resposta.
Comentário de rodrigomessiasbarros
Boicotes: Augusto, mais uma vez parabéns pela atitude democrática, ética e sábia de sua parte.

O aparecimento de pessoas assim tende a aumentar proporcionalmente ao aumento da nossa comunidade. Isso é comum em qualquer comunidade existente, seja qual for a finalidade.

O que devemos fazer é tomar cuidado com pessoas que, como você disse, buscam partir para conquistar. Quanto mais desunidos estivermos, mais frágeis seremos.

Isso acontece muito nos comentários das notícias. Se todos os comentários flames fossem ignorados, literalmente. Se todos os comentários sérios nem ao menos citassem esses flames, com o tempo eles diminuiriam.

Outro ponto que alguém aqui comentou é o fato da integridade dos repositórios. Como nós temos acesso ao código-fonte dos pacotes, eles (disfarçados de cordeiros) também o têm. As distribuições/repositórios/projetos precisam ser mais seletivos quando forem incluir "participantes" em seus projetos. No passado isso aconteceu com o Kernel, vocês lembram? Alguém tentou incluir código malicioso na árvore do kernel, mas felismente isso foi descoberto a tempo e o pior foi evitado. Vamos ficar atentos. Nunca é demais.

Outro ponto que posso indicar para todos que usam alguma ferramenta de gerenciamento de pacotes: Não deixe de checar as assinaturas digitais dos pacotes que você baixa. É um recurso simples que pode evitar o pior.

Precisamos ser, como diz a bíblia, "simples como um pombo, mas prudentes como a serpente!".

abraço a todos,

----------
Rodrigo Messias Barros
UserLinux # 259.148
Brasília-DF
Comentário de Mario Teza
Apoio do PSL-Brasil ao BR-Linux: Prezado Augusto:

Da parte do portal do PSL-Brasil, toda a nossa solidariedade. Conosco vez que outra acontece algum post "estranho". Com certeza vale teu alerta. Nossa comunidade é muito diversa, muito plural. Mas não devemos cair nessas armadilhas de tentarem nos usar para brigas de outros. Ainda mais com os tais "milhões" que andam falando por ai para a campanha anti-software livre... Mais do que nunca, precisamos de nossa comunidade unida.

um abraço

mario teza


obs.: ainda te devo duas questões, o abaixo-assinado eletronico e a coluna sobre o dual boot no computador para todos. Te mando email para tratar do assunto amanhã.



Comentário de Toskinha
Guess Who???: "Você viu um picapau?"
"Ele tem um topete vermelho assim?"
"Sim!"
"E um bico amarelo assim?"
"Sim!"
"E faz he-he-he-he he-he-he-he he-he-he-he-he-he-he-he assim?"
"Sim! Sim!"
"Não conheço!"
Comentário de Fábio Emilio Costa
"Para que o mal vença...: Basta que as pessoas de bem não façam nada" (Mahatma Gandhi)

Acho que os cuidados devem ser muito grandes quanto a saber "quem é quem" dentro da comunidade. Ao mesmo tempo, a comunidade tem que tomar muito cuidado, pois algumas vezes pode "confundir" o aliado com o inimigo. Portanto, tou com nosso amigo acima... "Sejamos simples como os pombos, mas sábios como as serpentes!"

Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons
Comentário de kiss the blade
Política é igual bacanal,: Política é igual bacanal, ou vc entra pra fuder ou pra sair fudido.

Nao existe esse cristão que se envolva com política e tenha a cara limpa pra dizer que é honesto.

Quem com porcos se mistura, farelo come.
Comentário de Renato L. Provazi
Não é possível derrotar o que não se pode ver ou tocar...: Um amigo leigo em informática me disse que o linux seria melhor se fosse controlado por apenas uma empresa, eu respondi explicando que qualquer empresa, por maior que seja, pode ser derrotada pela concorrencia e falir ou deixar de ser expressiva no mercado, ao passo que o Gnu/Linux e o software livre são muito mais do que isso, são uma filosofia, uma idéia, uma maneira de pensar e agir, por tanto, você pode enfraquecer um movimento aqui e outro ali, mas 20 outros surgirão no lugar, não é possível derrotar o que não se pode ver ou tocar...
Comentário de rockixe
Repudio a boataria: (Mesmo tragico, chega a ser comica a presenca de ¨pica pau¨ nos comentarios.)



Comentário de nemesis
é isso aí: "Como nós temos acesso ao código-fonte dos pacotes, eles (disfarçados de cordeiros) também o têm"

a própria M$ aparentemente andou contribuindo com o Apache, sem motivos. já estou com um pé atrás...

brain, se incomode não. Se o Br-Linux está incomodando, é pq está funcionando. :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de vmedina
Perguntas...: Qual era o site que estava sendo alvo do pedido de boicote? Tem como mostrar o e-mail orginal, para que possamos conferir os detalhes de quem enviou? Vai que alguém consegue dar nome aos bois.

Não acho que isso seja ataque contra o SL em si, porém pode ser contra o BR-Linux. Problemas de gente que não entende que outras pessoas tem as suas próprias opiniões. Mesmo assim, não deixe a peteca cair e continue do jeito de sempre.

Sobre dividir e conquistar, você quer dizer dividir MAIS. né?

[]s!

ps: Antes que alguém me interprete mal, achando que isto é desconfiança, esclareço que isso seria somente para termos uma visão geral do que está ocorrendo. Pois sem esse posicionamento, como poderemos julgar quem é ou não um "lobo"?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de brain
Respostas:

Qual era o site que estava sendo alvo do pedido de boicote?


Se eu identificasse, acho que uma parte do objetivo de quem mandou a mensagem teria sido alcançado.


Tem como mostrar o e-mail orginal, para que possamos conferir os detalhes de quem enviou? Vai que alguém consegue dar nome aos bois.


Não foi e-mail, foi um formulário de submissão de notícia aqui do site. E dar os nomes aos bois não é a questão - se alguém quiser investigar esse tipo de coisa, pode fazer, mas acho desnecessário. O que acho de fato importante é que todos fiquemos ligados para impedir esse tipo de coisa de dar certo.

Se formos atrás dos autores, descobriremos apenas os manipulados, mas não os manipuladores. E mesmo que seja possível identificá-los, não sei se vale a pena entrar nessa de jogo de acusações, a não ser que se queira entrar nos aspectos jurídicos da coisa - e, francamente, não acho que vale o esforço, pelo menos pra mim.

Além do mais, desde a publicação deste editorial, já chegaram várias outras informações interessantes. Mas pra mim parece uma isca para fazer a comunidade entrar em um jogo, e eu não pretendo mordê-la.


Não acho que isso seja ataque contra o SL em si, porém pode ser contra o BR-Linux. Problemas de gente que não entende que outras pessoas tem as suas próprias opiniões. Mesmo assim, não deixe a peteca cair e continue do jeito de sempre.


Talvez não seja contra o software livre, mas eu acho que é - pelo menos 2 outros sites de renome na nossa comunidade seriam vítimas tambem. O importante é que não consigam.


Sobre dividir e conquistar, você quer dizer dividir MAIS. né?


Quero dizer o que eu disse, como de hábito. Alguém com força suficiente para soprar boatos como os descritos tentou jogar sites que ficam ali na barra "Visite também" uns contra os outros.
Comentário de
sinergia: Obrigado, Mario! É importante que estejamos todos atentos pra esses ataques que se somam àqueles que já estamos acostumados. Como se os dos "milhões" não bastassem..

E naturalmente não me deves nada, mas as manifestações do PSL-Brasil serão sempre bem-vindas.

Comentário de vmedina
Ahnnnnn....:
Quero dizer o que eu disse, como de hábito. Alguém com força suficiente para soprar boatos como os descritos tentou jogar sites que ficam ali na barra "Visite também" uns contra os outros.


Ah sim... aí ainda tem outro componente, uma certa inveja do pessoal que fica alí na barra. Essas coisas acontecem, até por quê com isso se cria um grupo dentro do grupo. Não que eu ache que essa barra seja errada ou formar um grupo para se incluir na barra seja errado, estou só observando.

Porém, isso não quer dizer que as "forças ocultas" (elemento tradicionalmente brasileiro) seja anti-SL. Talvez elas sejam tão prós quanto qualquer um aqui, porém não gostem do "povo da barra". Nesse caso, eles não seriam nada incompatíveis com o SL. Ou seriam?

O ato em si é execrável, mas deixa reflexões sobre como parcelas da comunidade estão interpretando certas iniciativas. De qualquer forma, o pessoal bem que podia se expor e dizer o que acha de uma vez.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Ricardo Carvalho
Não quero gerar flames,: Não quero gerar flames, não tive nenhuma intenção de ser um troll, mas: eu acho que estas coisas estão acontecendo porque tem gente demais esperando "articulação política" de diversas pessoas de fora da comunidade como governos e empresas que não compartilham do nosso ideal e cujo único objetivo é ganhar uma cerveja de graça.
Comentário de rockixe
O cara da linha discada!: Foi ele... pelo menos parece ser...
Comentário de brain
Hipótese: Sim, a hipótese de que tenha sido tudo por invejinha da barra também é extremamente válida ;-)
Comentário de brain
respostas políticas a questões políticas: Eu acho que quando as questões são causadas por entidades políticas, a resposta deve mesmo ser política. Não vejo uma resposta técnica ou administrativa que a comunidade pudesse dar à questão do dual boot no Computador para Todos, por exemplo, e acho que uma resposta judicial seria indesejável. A mesma coisa no que diz respeito às acusações lançadas pela Veja - várias delas se dirigiam a entidades políticas por natureza e estão até o momento sem resposta, e esta é uma situação política.

Se você tiver alguma outra fonte de quem possamos exigir este tipo de resposta, que não seja diretamente relacionada às entidades políticas e às que têm relacionamento direto com estas, e quiser organizar algum tipo de manifestação direcionada a elas também, conte comigo para ajudar a divulgar!
Comentário de vmedina
Meu conselho...: Arruda, banho de sal grosso e uma figa. Coloque vasos de "Comigo ninguém pode" ao redor do servidor. :P

Podia tb botar uma frase de para-choque caminhão: A sua inveja é a velocidade do meu sucesso. :P

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Sei que vou me arrepender, mas...: Como assim Rockixe?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004