Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Nova versão do Mandrake integrará recursos do Conectiva Linux

A Mandrake Soft divulgou um comunicado informando sobre seu plano de novos lançamentos da distribuição. O texto é bastante direto, afirmando que a empresa está integrando a tecnologia da Conectiva ao Mandrake Linux e que a partir de agora será adotado um ciclo anual de lançamentos, e que consequentemente as versões de sua distribuição passarão a ser identificadas pelo ano. Uma versão de transição (o "Limited Edition 2005") baseada na atual versão de desenvolvimento do Mandrake Linux será disponibilizada exclusivamente à comunidade ainda na primavera européia (nosso outono, portanto) e incluirá KDE 3.3, GNOME 2.8 e Firefox 1.0.1. A versão 2006 sairá ainda este ano (na nossa primavera) e será distribuída à comunidade e através dos canais comerciais usuais. O CEO da Mandrakesoft explica que a versão de transição será desenvolvida para melhor garantir a integração da tecnologia da Conectiva. Tanto a versão 2005 quanto a 2006 incluirão softwares para 32 e 64 bits.

Vinicius Menenezes (vini.bill@gmail.com) enviou este link e acrescentou: “Foi criado um Fork do Conectiva linux com o nome temporário de CL Fork. O objetivo da nova distribuição é criar e manter o Conectiva Linux como a comunidade fez com a Red Hat (criando a Fedora). Todos estão convidados a entrar no fórum e postar sua contribuição. O site do projeto pode ser acessado pelo link acima.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de miguel
sei lá...: Não acho que fazer um fork do Conectiva seja válido, e como na grande parte dos forks, não duram muito.
Comentário de Manoel Pinho
Fork agora é desnecessário: Sou um usuário antigo do CL e não acho que qualquer decisão de fork deva ser tomada agora, sem o real conhecimento do que vai mudar.

Afinal, a Mandrake não comprou a Conectiva à toa e pelas notícias ficou bem claro que ela pretende incorporar o máximo das coisas boas do CL ao Mandrake Linux (ou qualquer outro nome que terá no futuro). Além disso, não vi nada que modifique o comportamento em relação à comunidade de usuários do CL.

Eu até vejo com bons olhos a fusão por vários motivos que citei na época da notícia da compra da Conectiva, mas também não boto a mão no fogo por ninguém. Acho que o mais sensato é esperar e, caso haja realmente qualquer motivo que compense um fork, far-se-ia na última versão snapshot antes da mudança.

Eu, junto com mais alguns companheiros mantemos um pequeno projeto de criação e manutenção de pacotes não oficiais do CL e sei muito bem que não basta querer tocar um projeto muito maior como o de uma distribuição nova sem gente para tocar.

Embora eu goste muito do Conectiva Linux, caso quisesse fazer uma nova distribuição, provavelmente pensaria em adaptar uma outra, como o Fedora (seria a mais próxima) ou mesmo o Debian (acho que ainda há espaço para isso, mesmo com a existência do kurumin e cia, que são baseados no knoppix e mais voltados para deskops domésticos).

Fazer do zero uma distribuição de uso genérico sem ter nenhuma outra como base com somente uns poucos desenvolvedores brasileiros é uma tarefa quase impossível hoje em dia com a quantidade absurda de softwares livres que existem.
Comentário de Bruno
Fork?: Alguém pode dar uma luz sobre o que seria um fork?
Comentário de FMC
Atualização confusa.: Olá para todos.

Reparei que foi colocado um adendo na noticia:
"Atualização: O PontoBR informa sobre mais um fork."

Mas na verdade este não é outro fork, é o post do falcon_dark que está encabeçando o projeto CL Fork. A idéia começou no fórum GDH mesmo, então criamos um pequeno fórum no getphpbb, porém, o Alexandre da veosites.com.br nos forneceu espaço de hospedagem e um subdominio provisório até que o nome da distro seja definido e devidamente registrado.

Não entendam o "fork" como uma atitude revoltada contra a compra da Conectiva, este realmente não é nosso objetivo, inclusive o próprio Falcon_dark já entrou em contato com a Conectiva para saber detalhes e tudo mais, não estamos querendo bater de frente com ninguém.

Enfim, visitem o site http://clfork.veosites.com.br/portal/ para saber um pouco mais, agradecemos a participação e ajuda de todos.

Grato, FMC.
Comentário de Manoel Pinho
Re: Fork ?: Fork é uma bifurcação, ramificação, em inglês. No sentido da notícia, são novas distribuições linux criadas a partir do código do Conectiva Linux.

Comentário de Alexandre_Martins
Que seja breve...: ... a incorporação das tecnologias desenvolvidas pela Conectiva. Estou utilizando o MDK 10.1 para testa-lo em minha máquina doméstica e tive algumas impressões:

1 - sim a detecção de hardware é extraordinária;
2 - estranhei tantos ícones do sistema no menu do painel
3 - estranhei mais ainda o emacs no menu do painel em lugar de um outro editor de textos, que na minha opinião seria naturalmente o OpenOffice Writer como faz o RH/Fedora, estes dois últimos itens contrariam a fama de distribuição "fácil" para usuários desktop ou domésticos (clicar na imagem do gnu e fazer o que como leigo frente a uma aplicação console complexa?);
3 - a dupla urpmi/rpmdrake realmente e mais complicada (nada do outro mundo) de se utilizar que o apt-get/synaptic se incorporarem o smart então, seria o máximo, mas abrirão mão destes gerenciadores rpm ou farão algum tipo de adaptação?;
4 - espero que incorporem também os drivers de proprietários de aceleração 3d que no CL já vem por padrão, mesmo nas versões download.
5 - No CL eu estava utilizando o KDE 3.3 e tive que voltar ao 3.2
no MDK, agora anunciam como novidade o 3.3 enquanto para usuários CL já está disponível no próprio sítio do KDE o 3.4. Deu até vontade de baixar e instalar "pra ver no que dá" mas temi pela estabilidade, não sei se os padrões LSB anunciados como adotados pelas duas distros antes da compra garante essa compatibilidade.
6 - exitem forks do MDK? por que não ouvir a comunidade antes de tomar tal decisão quanto ao CL. Querem que o CL seja para o MKD o que é o Fedora para a RH. Estas últimas são dúvidas que me surgem no momento da leitura desta notícia.

Enfim, gostaria de saber mais precisamente quais tecnologias do CL a MKD pretende implantar na sua próxima versão, considerando (como no casos dos gerenciadores de pacote) que há no mínimo redundância entre as duas distribuições


Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de brain
Alterei: Obrigado pelo esclarecimento, FMC. Alterei a notícia para refletir este enfoque.
Comentário de John Doe
Fork?!?: Isso só pode ser uma piada, não? Será que o maluco que está propondo isso tem noção do que é manter uma distro? Manter uma meia dúzia de pacotes é uma coisa, agora uma distro completa é outra completamente diferente... Precisa ter muita gente ***boa*** para cuidar de coisas específicas. Manter GLIB, GCC, X, KDE, e mais uns 5000 pacotes é complicado demais. Esse cara só pode estar louco. +_+
Comentário de eumesmo
No reposítório do Snapshot: No reposítório do Snapshot da Conectiva tem o pacote do KDE3.4, que para quem estáá em teste é bem estável e rápido (uso um K6-2 500 com 384mb) tive nenhum problema crítico (tem 1 semana que não dá pau de tipo algum).
Pergunta: alguém sabe se vai haver CL11?
Comentário de Metatron
Claro que não tem: São usuários que pensam que os recursos (humanos e materiais) são do mesmo nível para manter um Linux configurado no computador pessoal.
Basta perguntar se algum deles programa alguma coisa, eles não tem noção mesmo aonde estão se metendo, aguarde, esse "projeto" não vai longe.
É muito triste isso, poderiam gastar melhor seu tempo estudando, e só depois criar algum projeto sério.
Comentário de Henrique Paiva
mdk e kde: Opa,

nao sei qual foi o seu perfil de instalacao, mas tenho usado o mandrake a bastante tempo e ele sempre coloca o icone do openoffice.

quanto ao kde, na epoca do lancamento do 10.1 e o kde3.3 tinha acabado de ser lançado, portanto seria um pouco arriscado incluí-lo no lançamento, o mesmo acontece neste momento em que esta em fase de teste o mdk 10.2 que vai sair com kde 3.3, ou seja, nao seria uma boa idéia incluir kde3.4 uma vez que ele é recém lançado, e o mdk10.2 vem sido testado a um bom tempo.
com esta nova politica de release da mandraksoft, o ciclo de teste ficou um pouco mais rigoroso do que de outras distribuiçoes (exceto debian, claro), portanto é mais do que normal que isso acontece.

mas, enfim, o que importa que um FORK nesta altura do campeonato é um tanto quando precoce.
Comentário de Azevedo
Está sendo radical demais na opinião: Acho radical demais pensar que elguem/Grupo não tenha capacidade de criar e manter uma distribuição. Se ela tiver uma boa proposta ganhara muitos adeptos e assim como o Kurumin que começou só com Morimoto, pode ir longe. Mas é claro que tudo isso tem que ser bem pensado e elaborado.
Comentário de quem sabe???
1 - sim a detecção de hardw: 1 - sim a detecção de hardware é extraordinária;
tão boa que na minha máquina só instala em modo texto e o video ele não configura de jeito nenhum, tem de ser editando arquivo mesmo..., diferentemente do conectiva que consegue configurar o video corretamente e fazer instalação em modo gráfico. E só pra citar uma das melhores distros em termos de detecção e configuração de hardware que já vi foi o knoppix, funcionou em 99,99% dasmáquinas que testei.
Comentário de Manoel Pinho
kurumin: Gosto do muito do Kurumin e acho que é um ótimo exemplo de software livre brasileiro mas, sem desmerecer o trabalho do Morimoto e outros de seus desenvolvedores, o projeto só está no nível atual porque não reinventaram a roda ou criaram uma nova distribuição, mas si usaram o knoppix como base, atualmente estão usando o kernel do kanotix e os pacotes "extras" são do Debian.

A originalidade e criatividade da distribuição está basicamente nos scripts de configuração do sistema e dispositivos de hardware e a "tropicalização" do knoppix. Foi um excelente trabalho, mas com certeza muito menor do que tentar manter uma nova distribuição com pacotes básicos como glibc, X.org, kde, gnome, kernel, scripts de inicialização e gcc criados do zero. Só isso já é um trabalho hercúleo e que exige kernel hackers.

Mesmo que haja um fork, com certeza essa nova distribuição já não seria mais o Conectiva Linux, mas alguma outra que lembre ela.

Quero lembrar que não sou contra forks. Isso é parte essencial do desenvolvimento do software livre, mas sou contra forks sem uma real necessidade e sem que seja criada alguma diferença significativa em relação à versão original.

Acho besteira e cedo demais usar argumentos do tipo "Mandrake sucks", "o Conectiva é nosso", etc para justificar qualquer fork. Como eu já disse, acho melhor aguardar e ver o que realmente vai acontecer. E se a distribuição melhorar ainda mais daqui para a frente ?

Para mim a importância da Conectiva no Brasil era justamente por ser uma distribuição comercial, com presença nacional e possibilidade de realização de treinamento oficial (não estou querendo entrar no mérito se é bom ou não). Para quem não liga ou não precisa disso eu crio que já temos excelentes distribuições não comerciais disponíveis. Criar um "Conectiva-fork" não comercial, sem o respaldo de uma empresa desenvolvedora, não vai preencher o nicho ocupado pela Conectiva. Só vai concorrer sendo mais uma distribuição não comercial e com a desvantagem de uma base muito menor de desenvolvedores.

Apesar de controlada por uma companhia estrangeira, a Conectiva continua sendo legalmente uma empresa brasileira e não vimos nas notícias até agora nada que modifique o seu comportamento no mercado.

Ela pelo menos foi a única distribuição comercial nacional com uma certa projeção no mercado e comprometimento com os ideais do software livre. O que temos de distribuições comerciais brasileiras além dela ? Freedows ? aquela distribuição feita por quem parece não entender nada de software livre e que quer usar o seu lobby como estatal para mamar no governo ?
Comentário de anakinpendragon
Estranho... : Estranho...
Que placa de video vc tem?
Eu instalo mandrake em minhas maquinas desde a versão 6.0 e a unica coisa que nunca detectou foram os famigerados softmodem, mas até ai so o suse detectou ( mas não instalou)...
Mas concordo com vc, o knoppix tem a melhor detecção de hardware que existe, mas toda placa de video nvidia que eu instalo tenho que configurar o refresh do monitor, senão a tela fica pequena e escura...
Comentário de John Doe
Fork: Concordo com o Manoel. Um fork da distribuição sem o apoio do pessoal da Conectiva (Cavassin, Helio, Andreas, Niemeyer, Arnaldo etc...) iria descaracterizar completamente a distro em muito pouco tempo, e certamente não iria durar. Acredito que a fusão da Mandrake com a Conectiva foi algo bom e que eles certamente farão um bom trabalho. O lance é só esperar enquanto o novo produto não vem.
Comentário de Vandrei
Também concordo com o Manoel: Também concordo com o Manoel, mas possuo outro ponto de vista: estamos sendo muito precipitados. Com certeza a ideia de um fork é bem vinda, já que somos uma comunidade livre, mais raciocino pelo seguinte modo, padronização! é isso que o Linux precisa na minha opinião, com a aquisição da Conectiva pela Mandrakesoft espero ter coisas mais idênticas nas distros, fazendo assim atrair mais usuários e desmitificar o Linux para leigos. Abraços.
Comentário de Connochaetes Taurinus
Prestem atenção, porque o J: Prestem atenção, porque o John Doe entende dessas coisas... ;) Também acho cedo demais para sair queimando a Mandrake. Temos de esperar um pouco mais pra ver o que vai sair desse casamento, que venha o primeiro filho. Quanto aos fork, não quero desmerecer a capacidade dos caras que o propuseram, afinal, não os conheço e tão pouco conheço suas qualificações. Mas, se os caras quserem fazer, deixem que façam. O que há de mal nisso ? Pode ser que não dê em nada, mas os caras certamente irão aprender um bocado. Vai ser bom pra eles. E sempre existirá a possibilidade do negócio vingar... Não diziamem o mesmo dos malucos do GoboLinux ?
Comentário de nomade
É isso ae, você disso tudo,: É isso ae, você disso tudo, se o fork não vingar, pelo menos, algum experiência e conhecimento foi adquirido com isso. E eu acho que ninguém tá querendo queimar o Mandrake nem o Conectiva, mesmo porque, ainda não foi dado motivo para isso, apenas querendo criar um fork baseado no Conectiva, é claro que a idéia surgiu após sua venda.

É claro que é dificil manter uma distribuição com mil e uma utilidades, mas o pessoal parece estar consciente disto e pelo que eu sei, não sei se já está decidido, o foco principal do fork será desktops.

Essa é uma iniciativa aberta, não é um grupo fechado que de uma hora para outra resolveu fazer um fork, e que está em processo de planejamento , estruturação e organização que está de portas abertas a qualquer um que queira ajudar conforme sua capacidade ou interessede, e espero que nenhum comentário desanimador os faça parar.

E vou deixar também a frase do dia:

"Uma jornada de mil quilometros se começa com o primeiro passo"

Que já foi dado.

Obrigado.
Comentário de Metatron
Kurumin ?: Nem vou comentar o que acho do Kurumin porque um monte de discípulos de Torquemada apareceriam por aqui e com certeza, se pudessem, me queimariam na fogueira...;-)
Se ser radical é chamar de distribuições as que estão por aí há um bom tempo: Debian, Slackware, Mandrake, SuSE...
Então não posso ser um fingido, sou um radical mesmo; desenvolver um sistema operacional não é para qualquer um, é necessário profissionais, como voluntários ou funcionários pagos.
Um fragmento de frase que me chamou a atenção: "...não ficaram reinventando a roda..."; meus caros, projetar e programar um sistema de pacotes (mais um gerenciador), um novo sistema de arquivos, um instalador, etc...é um tipo de conhecimento que apenas meia dúzia de hackers dominam, isso mundo afora, não estou me restringindo ao Brasil.
Pode até ser chamado de "roda", mas é uma roda muito sofisticada, cheia de entalhes, pedras preciosas encravadas, etc...;-)

Comentário de nomade
Eu concordo com você, não: Eu concordo com você, não é facil criar e manter uma distribuição, programar... mas eu não vou deixar de aprender como funciona uma "roda", como fazer uma "roda" e ,quem sabe, até aperfeiçoa-la só porque ela já existe. Quem sabe se nesse grupo não tem um hacker, ou melhor, surge um apartir dele. Eu acretito que nossas limitações são impostas por nós mesmos quando falamos eu não consigo, o nos é dito isso e aceitamos. Eu também acredito que qualquer um que se dedique com convicção de que terá sucesso, mesmo que demore, não será um fracassado.

Se necessidade não é um motivo para se criar um fork, pois a final de contas já existem várias muito melhores, com melhor suporte disso, com isso e aquilo....

O meu motivo é o simples prazer de ser criar um fork, o único investimento que faço é o tempo e tenho como retorno o conhecimento. Para mim já é o bastante.

Obrigado.

OBS: Não alimentem os trolls



Comentário de John Doe
Boa sorte então meo. : Boa sorte então meo.

[]s

John Doe.

"Uma jornada para o abismo começa e termina com um único passo"
Comentário de Metatron
É o último post...: sobre esse assunto. I promise...
Você tem toda razão, meu bom Deus...é claro que todo o conhecimento que rotulam de "roda", não pode ser classificado desse modo.
Pertence à parte mais profunda da programação, mas a realidade (eu li os artigos originais) é que chamaram um sistema de pacotes (por exemplo) de roda como uma desculpa para o simples fato de que NÃO sabem programar uma coisa dessas. Todo os técnicos que estão por trás do nascimento e desenvolvimento de sistemas operacionais são elite: Stallman, Torvalds, Raymond, Tanenbaum, Knuth, Brian Kernighan, Dennis Ritchie, etc
Acho uma grande piada chamarem de "roda" o que esses Mestres criaram.
Quem afirma isso, na verdade, não sabe nem como começar a fazer a "roda".
Já disse o necessário, encerro por aqui.

Comentário de AlphaZine
Conectiva traduz comunicado da Mandrakesoft: A Conectiva disponibilizou em seu site uma versão em português do press release divulgado pela Mandrakesoft sobre estas alterações no desenvolvimento do Mandrakelinux.
Comentário de atf
Mandrake X Conectiva: É a Conectiva assumindo sua nova função (e, talvez, a única): tradutora
atf
LinuxUser#142898

Comentário de FMC
...: Não sei por qual motivo nosso projeto incomoda tanta gente, qual o problema de se tentar continuar um trabalho tão bem elaborado como o da Conectiva.

Obviamente nós temos idéia das dificuldades que teremos, por isso estamos tentando conseguir ajuda da comunidade, afinal, não é este o espirito que fez o SL crescer?

As críticas aqui feistas são muito bem vindas, servem para vermos algumas dificuldades que podemos não ter visto anteriormente e assim buscamos a solução para tal dificuldade. Buscar a solução é diferente de desistir.

Estamos tentando criar um projeto distribuido, não centralizado. Será que é tão impossível como dizem? Como será que o Patrick mantém uma distribuição tão utilizada como o Slack?

Enfim, teremos nossos problemas, tentaremos conseguir a solução para eles e faremos esforços para manter nossa proposta, isso faz mal para alguém?

O que eu acho perda de tempo é chamar os responsáveis de malucos, pirados e afins, isso não ajuda em absolutamente nada.

[]'s, FMC!
Comentário de José Ferreira
mais um louco :-D: olá para todos, obrigado pelas críticas, elas são usadas para incluir no projeto coisas que talvez não tenham sido discutidas.

Não sei se alguém anda olhando o forum do projeto, mas ninguém pegou um iso do cl e disponibilizou para download o que ja mostra a consciência de cada membro sobre o que esta sendo feito, não é objetivo nosso, simplesmente colocar na internet mais um feito desvalido de significação ou planejamento.

não temos nada contra o kurumin, nem contra a conectiva, nem contra a mandrake nem contra os "animadores".

quanto a padronizar o GNU/Linux isso é realmente uma tarefa dificil e exige conhecimento do sistema que nem sempre usuários o tem, mas, esta em estudo seguir a padronização do LSB, mesmo que seja implementada aos poucos, não temos pressa.

não estamos preocupados com o tempo ou mesmo criamos prazos para entrega de material. quanto ao conhecimento, se não o temos podemos conseguir, muitos tem ajudado nesse sentido.

tenho o desejo de manter algo nacional, se for falho, que melhore, se não for que melhore.

tenho enorme simpatia pelo comportamento social do projeto debian e muita coisa de sua filosofia pode e deve ser implementada no Xavante (nome atual do projeto), a pergunta: será que a comunidade Debian ja começou com o numero de usuários atual? acho que não.

não venham falar de rodas, falem de mirrors, espelhos, servidores, desktop, buffers, rpms, deb, linuxconf, ou seja, nomes genericos para um louco como eu.

aguardo mais criticas e sugestões.
obrigado.



Comentário de Alexandre_Martins
Perfil: O perfil padrão da instalação dos 3 cds comunitários...

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de Alexandre_Martins
Quem sabe: Me desculpe, sr, quem sabe, eu só posso responder pelos hardwares nos quais instalei o 10.1 da revista que circula nas bancas. Não posso responder por teu equipamento, no meu sim, a detecção de hardware é extraordinária;....

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004