Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Governo altera projeto do PC Conectado

O site do PSL-BR reproduziu um artigo do IDG Now informando sobre alterações no Projeto PC Conectado que teriam sido decididas na semana passada. Trecho: “O governo federal decidiu alterar o modelo de funcionamento e comercialização do projeto de inclusão digital PC Conectado. De acordo com Cezar Alvarez, assessor especial da Presidência da República e coordenador do programa, o bônus de até 250 reais que seria destinado ao consumidor como forma de reduzir o preço do equipamento será substituído por redução tributária aos fabricantes. Uma reunião no final da tarde de quinta-feira (17/03) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou as modificações. (...) Segundo Alvarez, o governo vai anunciar detalhes da redução dentro dos próximos sete a dez dias. "Ainda precisa ser definido o tipo de redução, para quais impostos, qual o valor porcentual da redução e se será destinada a todas as linhas de produtos das fabricantes ou para equipamentos específicos", declarou.”

Mas a parte realmente crucial é esta: “As alterações trazem mudanças significativas também no que diz respeito ao sistema operacional do PC Conectado. Isso porque, se fosse aplicado o modelo do bônus, o governo poderia estabelecer se o sistema operacional seria de código aberto, conforme defendia o grupo de software do programa, coordenado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Diante do modelo de redução tributária, não há como restringir o sistema operacional apenas para o software livre, deixando a escolha para o próprio consumidor. "O que teremos provavelmente é um crédito especial a ser repassado ao consumidor que optar pelo equipamento com código aberto", disse Alvarez. ”

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Solano Krabbe
Tem sentido: Reduzir tributos seria interessante, pois abriria precedentes para que os fabricantes pleiteassem isso também para outras máquinas, não somente aquelas destinadas ao PC Conectado.
Quanto ao sistema operacional não me parece legal ditar o que o cliente deve usar. Tem que deixar ele decidir por conta própria na hora da compra.
Se optar por arcar com o custo (financeiro e técnico) de um proprietário, tudo bem. Cada um decide o que melhor lhe convém.
A chave para evitar que o cidadão saia da loja com um sistema livre e instale um "proprietário-alternativo", é oferecer suporte técnico sem custos, desde que o sistema seja o mesmo que saiu da loja. Ainda, que seja informado o numero da licença para o Governo do sistema proprietário instalado na loja para garantir que o computador pertença ao PC Conectado.
Comentário de pizza
Faça o que digo, mas não faça o que eu faço...:
As expectativas da comunidade se vão por água a baixo, será possível que ninguém percebe o problema que será causado com uso de software proprietário? Como o aumento da pirataria, que acontecerá com certeza.
Mas acho que isso nào interessa ao governo e aos lobistas, o que importa é distribuir milhões de micros para a população, e depois colher os frutos.

Será que se colocarmos na balança as ações favoráveis (a maioria realizadas por membros da comunodade dentro de ministérios e empresas públicas) x os tiros no pé do governo em relação ao Software Livre teremos um resultado positivo? Começo a crer que não.

Economizar 28 milhões com Slivre (conforme outra notícia do br-linux de hoje), em mais de 2 anos, para o governo não é NADA, um grão de areia no deserto. Não se iludam.

A luta continua.... 2006 tá chegando
Comentário de ricardomoc
Ditar SO: Não faz sentido dizer que o Governo está ditando o software que o usuário irá utilizar. Para instalar o programa, basta comprar a caixinha. O que o Governo deveria, na minha opinião, fazer, é instalar o Linux para incentivar o uso do SL. A liberdade de colocar outro SO continua existindo, como já existe para os que vem instalado com SO proprietário. O legal do SO livre, é com relação ao custo, ou seja, seria muito reduzido, podendo chegar próximo de zero. Ponto para o Livre.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de vmedina
Pelas próprias pernas.:
As expectativas da comunidade se vão por água a baixo, será possível que ninguém percebe o problema que será causado com uso de software proprietário? Como o aumento da pirataria, que acontecerá com certeza.
Mas acho que isso nào interessa ao governo e aos lobistas, o que importa é distribuir milhões de micros para a população, e depois colher os frutos.


Rapaz, não seja cego! A pirataria aumenta porque a MS não oferece preços competitivos e adequados a nossa realidade. Agora o Governo Federal NÃO PODE forçar ao uso de só um sistema operacional, até mesmo porque os micros são para todos e não somente para aqueles que querem usar software livre.

Imagine o estardalhaço causado pela oposição direitista quanto a isso.

Será que se colocarmos na balança as ações favoráveis (a maioria realizadas por membros da comunodade dentro de ministérios e empresas públicas) x os tiros no pé do governo em relação ao Software Livre teremos um resultado positivo? Começo a crer que não.

Eu não sei, mas quando eu estava estudando os 3 poderes nunca vi que o executivo tinha a atribuição de disseminar o software livre.

Mais uma vez repito: Unir SL com PARTIDOS ou GOVERNOS não é algo bom. Veja o caso da procergs! Veja o Direto!

É mais do que hora da comunidade parar de se escorar no governo e começar a trabalhar por conta própria.

Economizar 28 milhões com Slivre (conforme outra notícia do br-linux de hoje), em mais de 2 anos, para o governo não é NADA, um grão de areia no deserto. Não se iludam.

28mi sempre é dinheiro. Imagine quantas pessoas podem ser assistidas em bolsas-família pelo Brasil a fora. Não venha com essa retórica tola!


A luta continua.... 2006 tá chegando


Isso aí. Só quero te lembrar que se o governo Lula impulsiona pouco, até porque isto não é atribuição do governo que é mero consumidor de soluções, o SL um sucessor direitista pode ter o mesmo efeito que teve no RS.

2006 eu estou lá nas urnas e se o Lula tentar a re-eleição eu voto nele pelo conjunto da obra.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Netscape: Se lembra qual era a alegação da Netscape sobre a MS ter monopolizado os navegadores? O IE já vinha incluido e os usuários ficavam com ele mesmo.

Não seria isso o que o governo deveria fazer em sua opnião? Incluir o Linux de fábrica e quem quisesse que trocasse? Não foi essa a lógica que todos viram no caso Netscape X MS?

Comentendo os mesmos atos que eles estamos nos tornando iguais a eles.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Manoel Pinho
Política nacional: "Rapaz, não seja cego! A pirataria aumenta porque a MS não oferece preços competitivos e adequados a nossa realidade. Agora o Governo Federal NÃO PODE forçar ao uso de só um sistema operacional, até mesmo porque os micros são para todos e não somente para aqueles que querem usar software livre."


Concordo na parte da pirataria mas o governo PODE e DEVERIA oferecer o subsídio somente para uso com software livre ? Ele tem sim esse direito, porque está renunciando receita e, portanto, usando dinheiro público e não pode usá-lo para financiar a VENDA (e casada ainda por cima) de softwares de uma empresa PRIVADA, a menos que estivesse usando isso com alguma finalidade de interesse público, o que não é verdade.

A política do governo atual é fomentar a indústria de software nacional e o uso de softwares livres e não vejo como ajudar a vender PCs com Windows se encaixaria nisso.

Me lembro bem o que a M$ fez com o mercado de softwares nacionais para pessoas físicas: acabou com tudo por concorrência desleal e efeito "boiada". Lembram do Carta Certa e outros programas ?
Comentário de eumesmo
Breve...: Depois do programa PC Conectado, vem aí o ADSL Popular (ou Internet Para Todos): banda larga (128k) por R$10,00. Excluindo os programas de saúde, todos os outros programas são dispensáveis, preferiria um programa que garantisse trabalho com renda de verdade ao povo, esse sim iria resolver muitos problemas. Não tiro o mérito nem desqualifico a idéia de ninguém, mas a maioria das idéias que os Governo dá, geralmente, só tiram atenção das pessoas para o real problema. Ao pobre dá-se uma cesta de R90,00 ao mês (quanto custa uma compra de mês de verdade?) e tá muito bom! Mais que isso é muito caro pra União!
Se eu fosse cara de pau, seria deputado! Eles gastam nada do sálario que ganham, o Governo banca tudo, até a cueca de seda que eles usam e o esteticista da mulher.
Desculpa o desabafo, mas hoje to bolado :(
Comentário de Tércio Martins
Sobre o PC Conectado: Eu sei que é feio comentar só uma pare de um diálogo, sem considerar o todo, mas eu acho isso tão divertido!

"até mesmo porque os micros são para todos..."

Quem disse que os micros são para todos? Até o site do Serpro (http://www.serpro.gov.br/noticiasSERPRO/20041101_22/view?searchterm=%22PC%20Conectado%22) já especifica o público-alvo da campanha:

"O governo federal planeja lançar no início do ano que vem um programa para vender computadores mais baratos *para a população de baixa renda*."

A população de baixa renda (as classes C e D, detalhando um pouco mais) não podem gastar R$ 500, 1000 (e, dependendo da família, até com 100 reais fica complicado!) ou mais em softwares proprietários. E, se a missão que o governo impôs foi vender um computador com "um processador Celeron de 2,4 GHz, memória de 128 MB, drive para disquete, leitora de CD, teclado e monitor de 15 polegadas." (idem), custando R$ 1200,00 em suaves 24 prestações de R$ 50,00 sem nenhum juro, creio que a melhor alternativa seria vender com SL bons e de qualidade (e isto não falta!).

Se alguma pessoa quiser comprar um computador om WinXP, MSOffice, coisa e tal, que ela compre em qualquer outro lugar, pois revendedor não falta para estes produtos!
Comentário de synerama
28+??=muitos milhões em UM ANO: "Economizar 28 milhões com Slivre (conforme outra notícia do br-linux de hoje), em mais de 2 anos, para o governo não é NADA, um grão de areia no deserto."

A notícia a que você se refere menciona R$ 28,5 milhões em 2004, em apenas UM ANO. E isto, como também é mencionado na notícia, acredita-se que é um resultado que reflete apenas parcialmente a real economia, pois nem todos os órgãos responderam.
Comentário de ArKanjo
Tem q vir ja com SL: Eu sou a favor do radicalismo... pensem do meu ponto de vista ...
Todos sabemos que o ser humano em geral ñ sabe o que é melhor para si próprio ... se ele ter opção com certeza vai pro windows pq é o que todos usam ... isso o deixaria dependente do windows pro resto da vida, sai nova versão e ta la ele pondo ela, nem q for pirata, e assim vai, e mesmo com pirata o bil cotinua fazendo milhoes pq todos só sabem usar o software dele então muitos ainda teram q pagar pela licensa pq seus funcionarios ñ consegue usar outro software ...
Se o PC vir com SL e ter um incentivo cultural como cursos, suporte e coisas assim, gratuítos. Ele ira conhecer melhor o sistema, diminuiria a porcentagem de pessoas colocando SP(Software Pirata) e o software livre tendo mais usuário mais fabricante produziria software e drivers pro *nix e assim todos ficariamos felizem e chegariamos mais proximo de uma útopia digital :D !! hehehe exagerei nessa :P brincandeira, mas que seria bem melhor poder por exemplo mandar um curriculo em OpenOffice sem correr o risco do kra deletar por ñ saber qual programa usar, ou ir em uma grafica e ver la todos usando Gimp :D eu gostaria de ver esse dia chegar logo :D
Comentário de bebeto_maya
Eu conheço a Redmond!: __Sabe o que vai acontecer???A pessoas vão ignorar as limitações do ¨Windows XP FAvelex Version¨ e comprarão o que as correntes de mercado e mídia impoem. . .Afinal quem vai querer um Linux multitarefa completa, com os SOftwares AGregados, estável, seguro e com um melhor desempenho. . .Ninguém liga mesmo para as características técnicas. . .É verdade que temos a carta do MIT, o conceituadissimo instituto de Massachussets desgosto oficial da M$, e que político nenhum do PSDB poderá corroborar.exatamente por falta de cacife.

__A Microsoft no final das contas, acabará não só dando o SO, como subsidiando o próprio PC, para que fique mais barato, interpelando junto a oposição e a fabricantes ambiciosos. . .Assim enterram o próprio software livre no nascedouro, relegando-o a galeria dos fiascos gritantes. . .Eu conheço essa empresa, pousou de vítima no mercado dos browsers, quando não detinha o monopólio ainda, e depois levou o Netscape a barrancada...Eles têm muitos trunfos na manga...
Comentário de javaes
Eu conheço ...: Meus sinceros parabéns por sua lúcida análise

Comentário de Eduardo - eth0
Netscape: Creio que não seja o mesmo rumo, pois no caso M$ X NETSCAPE, voce não consegue remover o IE, então, mesmo que use outro ele continua la, ja no caso do PC conectado não, vc leva com Linux, e tem direito de trocar, igual quando compramos maquinas de "grife", vc compra um notebook, hp ele vem com windows, voce troca se quizer!!
Comentário de John Doe
Boa Cabelo!! \o/: É isso aí Bebeto, falou tudo. Não é preciso ter bola de cristal para saber onde tudo isso vai parar.

[]s

John Doe.
Comentário de FreakaZZoiD
Acho que seria muito mais int: Acho que seria muito mais inteligente ao invéz de "dar" um computador barato para as pessoas, investir em bibliotecas públicas com os computadores prontos e conectados à internet pra quem quisesse usar.
Comentário de gutz
Falou tudo!: CAra, tu falou pouco, mas falou tudo!

Primeiro que população de baixa renda não pode comprar equipamento de 1.200 reais, segundo que ia ser muito mais útil e didático esses equipamentos em uma biblioteca ou curso e com professores treinados.


Comentário de Heitor Moraes
Caralho! Botou pra FUDER!: Caralho! Botou pra FUDER!

É isso ai! Falou tudo!

PS: Desculpem a lingua-feia mas foi necessário.
___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de Heitor Moraes
Isso não funciona.: Nesse país o que é do Governo não tem dono.
Esses computadores iam parar numa lan na casa de alguém.

E o Governo é incompetente com equipamentos que precisam de tanta atenção. Se não tiver um núcleo de informática com 2 ou 3 funcionários em cada bibliotéca, isso não funcionaria - e o custo é proibitivo.

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de ArKanjo
A ideia de quem a população: A ideia de quem a população de baixa renda ñ tem money pra pagar 1200 num PC tta certo tb ..
Ele vai mais é pra quem ñ tem renda tão baixa assim, pq alem do PC tem que se pagar um curso de informatica, pq ninguem vai aprender lendo manual q documentação .. é só ver que poucos sabem ao menos programar o video-cassete.
Acho q o PC vai mais pra classe media-baixa e outros que queria um PC extra pra brincar .. eu mesmo pretendo comprar um pra minha mulher :D hehe
Comentário de Horse With No Name
Sem querer chutar cachorro morto...: ...porque, para urubu, cachorro morto é comida, software livre no Brasil está fadado ao fracasso se medidas para reverter o atual quadro. Uma parte do governo que adota software livre, o faz por ideologia, e a outra parte descobriu tarde demais que adotar uma distro comercial estrangeira é trocar seis por meia-dúzia. Divido e despreparado, o governo é presa fácil para os opositores do SL, que agem em bloco. Nos 5 ou 6 últimos anos em que o SL chamou a atenção da nossa elite intelectual, o que se conseguiu foi alguma economia (não desprezível), mas tudo o que se fez foi desfeito ou estagnado por quem deu continuidade. Nesse mesmo período, nos EUA, por exemplo, vimos uma Red Hat sair quase do fundo do quintal para um valor de 2BUS$ em bolsa e a compra de uma distro falida de fora, mas com potencial (SUSE), hoje também valorizada. O segredo? Não tem segredo. Todo mundo sabia o que queria ($$). Investiram pesado e consistentemente, procuraram bons clientes, bons parceiros, agiram estrategicamente, deixaram a ideologia de lado e partiram para as ações. Não perderam tempo e se coordenaram: governo, indústria, investidores, empresas. Hoje, não interessa quais sejam as condições do mercado, da economia ou do partido que comanda o governo, SL nos EUA anda com as próprias pernas gerando impostos, divisas, empregos, talentos e inclusão digital como nunca dantes se viu.

Que nos sirva de lição.
Comentário de Horse With No Name
Sem querer chutar cachorro morto...[correção]: s/se medidas para reverter o atual quadro/se medidas para reverter o quadro atual não forem tomadas logo.
Comentário de blikblum
Software Livre e política partidária: De antemão gostaria de ratificar o que já foi dito em outro comentário: que o movimento de SL não pode depender, se atrelar a partidos políticos.
Pórem no comentário de Pizza, fica subentendido que o governo atual não favorece o SL e que com a oposição retornando seria mais vantajoso para o movimento. Permita-me discordar deste entendimento uma vez que:
- No governo anterior (foram 8 anos) não havia canal institucional para receber o movimento de SL, que, como foi dito por Pizza, encontra-se agora dentro do governo
- O Brasil passou a ser referencia mundial em SL, inclusive com referencias ao incentivo brasileiro em publicacoes da comunidade de SL internacional
- Existe não só a retórica mas também ações objetivas no sentido de usar SL. Vide a migração dos ministérios, a recomendação de se seguir os padrões abertos (inclusive das estatais - agora é possível acessar a CEF com Firefox), a certificação digital ...

Enquanto isso, o governo de SP (Estado) anuncia acordo com a MS, o governo de SP (Cidade) coloca em segundo plano os telecentros, o governo do RS tenta passar por cima da GPL.

Sendo assim, considero criticas ao atual governo procedentes quando o assunto é juros altos erros politicos etc, mas a comunidade de SL não tem (ou tem pouco) se queixar do atual governo
Comentário de blikblum
Contexto político: Essa decisão tem que se levar em consideração dois aspectos do atual contexto político:

1) O SL/Linux é desconhecido pela maioria absoluta (coloca absoluta nisso) dos brasileiros e entre os que conhecem (pelo menos a que se refere) está difundido o conceito que é um clone piorado do SO da MS, algo de segunda categoria. Com isso em mente, seria sopa no mel para a oposição (PSDB e PFL) dizer que o governo está tentando empurrar goela abaixo da população um produto de segunda categoria e fazer uso politico disto.

2) O governo foi acusado recentemente de ser autoritário, de tentar impor a sua opinião. E forçando o uso de SL, seria outro pretexto para os jornais publicarem manchetes dizendo que o governo é autoritário, que está tirando a liberdade de escolha do usuário.

Na minha opinião acho que o governo deve dar a liberdade de escolher o SO, porem dando incentivos e vantagens tão grandes para quem escolher o SL que inviabilize a escolha maciça do produto da MS
Comentário de Evandro Pastor
Por quê não fazer mais telecentros?: Acho que a ideia do pc-conectado deveria ser guardada por mais um tempo. Explico: se colocarem esse pc com linux com certeza ele não vai ficar muito tempo lá, logo vão descolar um S.O. "tapa-olho" e instalar nele. Por quê não treinar esse povo antes? Espalha telecentros por ai e ensina esse povo o que é Linux e SL! E com isso o pessoal que ganha 100 reais por mês (e olhe lá) também aproveita a iniciativa e não fica chupando o dedo só olhando o vizinho que tem um pouco mais de grana e descolou um...
Comentário de Cadu
...: É por isso que odeio política e odeio políticos.
Têm uma lábia incrível, mas um caráter de dar nojo e vergonha.

"Talk is cheap. Show me the code."
Linus Torvalds.
Comentário de Metatron
No país das maravilhas...: Era o nome de um programa humorístico...
Hummm...como era a música de "O poderoso chefão" ???
pãpãpãpãrãmmm...pãpãpãrãmpãpãpãmmmmm
Acho que estou sendo injusto...Dom Corleone pelo menos possuía alguns valores...
Que tristeza meu Deus...=(
Comentário de anonimo
PC OS: Um PC sem um Sistema Opreacional não vale nada !

Deixar que o comprador decida qual usar é justo, é democratico !

O que não pode é o PC "do governo" sair da loja sem um Sistema Operacional, ou, pior, com um propietario pirata.

Se o comprador não quiser pagar o preço exorbitante do S.O. propietario, o comprador do PC "do governo" deve sair da loja com um S.O. livre. Porque se não sair com um S.O. o comprador vai direto para o pirata e vai culpar o governo por isto!

Assim, a coisa certa seria instalar um S.O. livre já na fabrica e trocar pelo propietario se o comprador assim o solicitar !

Repetindo:

O PC "do governo" NÃO PODE SAIR DA LOJA SEM UM SISTEMA OPERACIONAL LEGALIZADO - seja livre ou seja propietario.!!!!!!


Comentário de Carlos Roberto
O governo NÃO EST: Rapaz, não seja cego! A pirataria aumenta porque a MS não oferece preços competitivos e adequados a nossa realidade. Agora o Governo Federal NÃO PODE forçar ao uso de só um sistema operacional, até mesmo porque os micros são para todos e não somente para aqueles que querem usar software livre.

O governo NÃO EST
Comentário de Léo
Não fala besteira, a maioria: Não fala besteira, a maioria absoluta dos brasileiros nunca teve computador ou mexeu em um. Somente uns 10 a 12 por cento tem computadores.
Comentário de vmedina
Fora da Realidade: Eu acho que o amigo não está em sintonia com as coisas.

A maioria das classes abrangidas pela oferta já conhecem ou tiveram experiência com amigos ou parentes no uso do Windows. Isso só não enxerga quem não quer.

Se por incentivar você quer dizer oferecer só um sistema na compra isso é forçar. Se por outro lado quiser dizer oferecer os dois e, até pela falta de preços competitivos do Windows, o computador com o livre seja mais barato aí é incentivo.

O papel do governo federal na adoção de SL no Brasil deve ser restrito para as compra governamentais. O governo deve sim usar, por motivos como custo e transparência, o SL em seus orgãos.

A comunidade que deveria estar se fortalecendo e aprendendo a tocar projetos comerciais como qualquer empresário, está meramente sendo usada pra aplaudir governos e conquistar apoio público.

Já é mais que hora desta dependência acabar!


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Mas pelo menos: Escutam "Gurus de fundo de quintal", que tem 1 micro velho rodando windows 98, como se fosse um cara com mestrado e doutorado quando no máximo já passou por um curso da Micolins.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765
É usuário de Linux? Mostre a sua cara!
Comentário de Anakinpendragon
Acontece que quando vc compra: Acontece que quando vc compra uma maquina de "grife" , vc paga pelo sistema operacional que vem com ele...
Se vc trocar depois vc se estrepa, pois pela licença OEM que vem com ele , essa licença não pode ser transferida para outro micro, vc trocando de sistema operacional, vc continua com uma licença de windows parada, prejuizo pra vc...
O ideal é, assim como podemos escolher as peças de um micro, escolhermos o OS, ou que ele venha sem o mesmo, para não sermos obrigados a pagar por algo que não vamos usar.
A não ser que a microsoft invente um windows shareware, que depois de trinta dias se não for comprado pare de funcionar( Como se não fossem inventar um crack pra destravar)
Comentário de Léo
Re: Mas pelo menos: Eu acho que você não deve depreender que uma pessoa vai dar tanto peso assim para esse "Guru" como você diz. É bastante comum a gente, que é mais ligado em tecnologia, subestimar as pessoas que não tem intimidade, rotulando-as como se elas fosse idiotas ou estúpidas, dando a entender que elas não raciocinam e caem como baratas tontas na conversa de "entendidos". Generalizações, às vezes são perigosas.

A forma de pensar do usuário mais técnico, ou com mais conhecimento, costuma divergir bastante da forma de pensar do leigo ou daquele que não é muito ligado nessas coisas. É um fato bem conhecido pelos peritos de interação homem-máquina. Isto acaba levando a este tipo de atitude, como muitos na comunidade de software livre(embora não seja exclusivo dela) fazem.

Acho melhor você tomar mais cuidado com este tipo de raciocínio. Isto faz com que pessoas fora da comunidade tenham idéias erradas. Atrair mais usuários implica primeiro mudar a forma de lidar com leigos ou pessoas menos experientes em computadores.
Comentário de blikblum
Re:Não fala besteira, a maioria: Não fala besteira, a maioria absoluta dos brasileiros nunca teve computador ou mexeu em um. Somente uns 10 a 12 por cento tem computadores.

Leia novamente o texto e veja que em nenhum momento eu mencionei que a maioria da população brasileira tem/usa computadores.
Comentário de Damarinho
Telecentros +: (*_*)

1 - Mais telecentros seria até um contrasenso, se o país não tem escolas
para todos. É uma vergonha ! ver aquela fila interminável de interessados em uma vaga para seu filho numa escola pública. É inegável o usufruto dos Telecentros !

2 - Política. É uma questão filosófica de cidadania, que depende de informação, formação, educação, cultura. Selecionar comandantes políticos é um subterfúgio quando há fome e miséria, pois seus votos
serão interesses desvirtuados de sua finalidade. Porque, na França,
há um greve por dia ! Não se deve mais deblaterar, degladiar ou
denegrir políticos se não houver contestação pública, e isto depende
exclusivamente de formação do cidadão, omissão em muitas escolas.

3 - Um trabalho sociológico, em 1998, observou que na periferia havia
mais televisão que geladeira. Hoje com a sub-cultura da televisão brasileira, há que se buscar outros caminhos de formação e informação.

4 - Cibernética e sócio-cultura. É concludente e visível o interesse público deste governo na formação do cidadão do amanhã. Enquanto um
pai de família não tem recurso financeiro para comprar um livro de
pesquisa (literatura, artes, civismo, etc.) - há CDs com diversas obras de interesse discente por um custo de R$ 9,90, no jornaleiro.

5 - Pela conjuntura evolucionista do Linux, saliente-se o usufruto
( e custo benefício ) para a população de baixa-renda, que, doravante,
terá a liberdade e oportunidade de acesso a Cultura e Civilização,
ao conhecimento democrático, com a equanimidade de oportunidades para
todos.

6- Meu aplauso a iniciativa PC-Conectado.




Comentário de Carlos Roberto
Fora da Realidade? Ou foi vc quem desentedeu nada?: >Eu acho que o amigo não está em sintonia com as coisas.

Não me culpe se não soube interpretar meu comentário, eu fui o mais objetivo possível e se lesse com atenção entenderia-o. Seria mais fácil permanecer calado ao invés de replica-lo.

>A maioria das classes abrangidas pela oferta já conhecem ou tiveram experiência com amigos ou parentes no uso do Windows. Isso só não enxerga quem não quer.

Não entendi a real intenção de sua frase, por favor me responda:

1- Vc quis dizer: que a popularidade do Windows pirata entre as classes x1 abrangi-das que citou, deve impulsionar o uso do Windows nas classes y2 abrangi-das do PC Conectado?

2- Vc quis dizer: que EU comentei e/ou afirmei que ninguém deve usar Windows nesse projeto? Que devesse ser usado apenas Software Livre? Que estou cego como a outra pessoa que vc julgo neste mesmo tópico?

Se for a segunda opção já vou antecipando que: vc leu, não interpretou nada e já saiu cuspindo o que sua mente dizia. Mostre-me quando foi que disse isso? Eu não disse nada disso! Se deve vir apenas com Windows ou Software Livre. Se vc for desocupando e por gosto, preferência ou por hábito, julga as pessoas como fez e está fazendo, avise-me antes de mais nada, assim saberei se estou perdendo meu tempo ou não.

>Se por incentivar você quer dizer oferecer só um sistema na compra isso é forçar. Se por outro lado quiser dizer oferecer os dois e, até pela falta de preços competitivos do Windows, o computador com o livre seja mais barato aí é incentivo.

O fato é que nada foi definido ainda, mas indo pela lógica, provavelmente os SO de escolha serão GNU/Linux e Microsoft Windows. Em cognição, o que disse foi: os PCs devem vir já com o GNU/Linux instalado e antes do consumidor leva-lo para sua casa, devesse peguntar se deseja permanecer com o SO livre ou pagar uma taxa considerável e troca-lo pelo Windows. Como disse: que fique bem claro que não existe venda casada e o governo NÃO EST
Comentário de vmedina
Não entendi a real intençã: Não entendi a real intenção de sua frase, por favor me responda:

3- Você disse que as classes alvos NUNCA tiveram contato com a informática e nem sabe nada de Windows ou Linux, eu venho lhe informar que muitas pessoas tem contato indireto com informática, através de um colega de escola, trabalho ou parente. Isso já dá uma base. E se eles já tem este conhecimento eles vão querer usar no seu micro novo, que não virá com o SO em qual eles tem pelo menos uma base de experiência ou podem pedir dicas a pessoas. Isso só faz dele um excluído digital com computador.

Agora seguindo o raciocínio, o que ele irá fazer:
a) Comprar um Windows no primeiro vendedor parceiro da MS
b) Aprender a usar o Linux com a ajuda da comunidade
c) Instalar, com a ajuda de um Colega de Escola/Trabalho ou Parente, um windows pirata

Aí você percebe que em um caso como esse o governo só incentivou a pirataria.

O fato é que nada foi definido ainda, mas indo pela lógica, provavelmente os SO de escolha serão GNU/Linux e Microsoft Windows. Em cognição, o que disse foi: os PCs devem vir já com o GNU/Linux instalado e antes do consumidor leva-lo para sua casa, devesse peguntar se deseja permanecer com o SO livre ou pagar uma taxa considerável e troca-lo pelo Windows. Como disse: que fique bem claro que não existe venda casada e o governo NÃO EST
Comentário de Felipe
Escolha?: Hoje em dia quando você compra um computador, tirando aqueles que você manda montar em uma loja especializada, vem direto de fábrica com windows instalado, e não há como você escolher qual sistema operacional você quer usar, é windows e pronto. E outra, se deixassemos os usuários escolherem o sistema operacional, muitas pessoas que estariam comprando esse computador não iriam conhecer o sistema operacional Linux, e não saberiam escolher. Eu ainda acho que o PC Conectado deveria ser 100% software livre, assim não haverá problemas com licença.
Comentário de hamacker
O EULA não vale nada por aqu: O EULA não vale nada por aqui.
Se eu tenho uma licença verdadeira para rodar winxp, rodo o winxp em qualquer computador ou inclusive sob emulação, talvez eu perca o suporte, mas isso já é outra questão.
Comentário de Léo
Eu acho que não fui claro no: Eu acho que não fui claro no que eu disse. O que eu quis dizer é que, se a maioria absoluta não tem ou usa computadores, o fato deles não conhecerem GNU/Linux não implica automaticamente que eles irão correndo para o Windows ou verão o GNU/Linux como algo de qualidade inferior. É simplesmente uma questão de como a informação é passada(e de propaganda também, é claro).

Qualquer um que bater o olho e mexer por um tempo num KDE ou GNome e compará-lo lado a lado com o Windows vai ver que eles são diferentes em vários aspectos. Assim, é fácil contestar a idéia de "clone" piorado.

Como já disse um cara do Gartner, se não engano, apenas apresente um produto de qualidade que as pessoas o usarão.

Espero ter sido mais claro desta vez.
Comentário de Léo
Re: Escolha?: Nem todos. O computador que comprei da Preview, aqui em Salvador, veio "careca", sem sistema operacional. No site dela, inclusive, eles mencionam que dedicam 1% do faturamento ao software livre.
Comentário de blikblum
Re:Eu acho que não fui claro no: Ficou claro desta vez e concordo plenamente com você.

Talvez eu é que não tenha sido claro: a oposição poderia passar a informação de que o SL é de pior qualidade usando estes argumentos, que repito discordo, com fins meramente políticos.
Comentário de Carlos Roberto
3- Você disse que as classes: 3- Você disse que as classes alvos NUNCA tiveram contato com a informática e nem sabe nada de Windows ou Linux

PRESTA ATENÇÃO NO QUE ESCREVI: Provavelmente 70% ou mais destes usuários do PC Conectado serão considerados como "leigos" que só conhecem palavras na informática como: Windows, Pentium, Microsoft e Intel.

VOU CITAR MAIS UMA VEZ O QUE J
Comentário de Connochaetes Taurinus
A Metron (www.metron.com.br): A Metron (www.metron.com.br) oferece micros com Linux. A diferença de preços varia entre R$200,00 e R$300,00 a menos nas máquinas de mesmo modelo comparando-as às instaladas com Windows. Nos anúncios classificados em jornais já começo a ver máquinas sendo oferecidas com Linux ou sem sistema operacional instalado. Ainda é pouco, mas existem opções.
Comentário de Connochaetes Taurinus
Não é marketing...: ...da Metron, pessoalmente não acho o produto deles grande coisa. O atendimento ao cliente também deixa muito a desejar. Experiência própria. Citei somente pela iniciativa de oferecer linux pré-instalado. Não sei quel a distro que estão utilizando, suponho que seja Conectiva.
Comentário de pedroivo
isso é muito discutido: foi uma coisa certa ou errada????
Comentário de José Antonio Meira da Rocha
A raiz das ditaduras: "Todos sabemos que o ser humano em geral ñ sabe o que é melhor para si próprio"

Deuzulivre, ArKanjo! Você já reparou que essa é a raíz de todas as ditaduras?

Fale por você. Aliás, você mesmo não sabe o que você quer, segundo seu próprio raciocínio....
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004