O site do PSL-BR
reproduziu um artigo do IDG Now informando sobre
alterações no Projeto PC Conectado que teriam sido decididas na semana passada. Trecho: “
O governo federal decidiu alterar o modelo de funcionamento e comercialização do projeto de inclusão digital PC Conectado. De acordo com Cezar Alvarez, assessor especial da Presidência da República e coordenador do programa, o bônus de até 250 reais que seria destinado ao consumidor como forma de reduzir o preço do equipamento será substituído por redução tributária aos fabricantes. Uma reunião no final da tarde de quinta-feira (17/03) com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou as modificações. (...) Segundo Alvarez, o governo vai anunciar detalhes da redução dentro dos próximos sete a dez dias. "Ainda precisa ser definido o tipo de redução, para quais impostos, qual o valor porcentual da redução e se será destinada a todas as linhas de produtos das fabricantes ou para equipamentos específicos", declarou.”
Mas a parte realmente crucial é esta: “
As alterações trazem mudanças significativas também no que diz respeito ao sistema operacional do PC Conectado. Isso porque, se fosse aplicado o modelo do bônus, o governo poderia estabelecer se o sistema operacional seria de código aberto, conforme defendia o grupo de software do programa, coordenado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Diante do modelo de redução tributária, não há como restringir o sistema operacional apenas para o software livre, deixando a escolha para o próprio consumidor. "O que teremos provavelmente é um crédito especial a ser repassado ao consumidor que optar pelo equipamento com código aberto", disse Alvarez. ”
Quanto ao sistema operacional não me parece legal ditar o que o cliente deve usar. Tem que deixar ele decidir por conta própria na hora da compra.
Se optar por arcar com o custo (financeiro e técnico) de um proprietário, tudo bem. Cada um decide o que melhor lhe convém.
A chave para evitar que o cidadão saia da loja com um sistema livre e instale um "proprietário-alternativo", é oferecer suporte técnico sem custos, desde que o sistema seja o mesmo que saiu da loja. Ainda, que seja informado o numero da licença para o Governo do sistema proprietário instalado na loja para garantir que o computador pertença ao PC Conectado.