Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux.com analisa a edição GPL do Xara Xtreme LX para Linux

O Xara Xtreme LX, herdeiro de um aplicativo gráfico vetorial bastante tradicional na plataforma Windows, vem sendo desenvolvido de forma acelerada desde que seu código foi liberado sob a GPL em março deste ano. Embora eu tenha convidado os leitores em várias ocasiões a escreverem uma resenha sobre o software, e até tivesse reservado um brinde especial para o primeiro que o fizesse, o Linux.com foi mais rápido, publicando hoje uma análise do Xara Xtreme LX 0.5.



Embora o Xara tenha diversos concorrentes mais bem-sucedidos na plataforma Windows, a sua recente oferta de uma versão GPL em ambiente Linux tem dois objetivos interessantes: ganhar a dianteira (em relação a outros produtores de aplicativos gráficos de código fechado) no entendimento e suporte a esta plataforma, e ampliar sua base de desenvolvedores. Boa sorte a eles!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de blaine
Eu diria bom trabalho...: Definitivamente o software me impressionou. O uso desde sua primeira liberação e posso dizer q esse rítmo acelerado é maior que a palavra possa expressar. Fantástico!

Trabalhar com imagens ficou muito fácil. São tantas as qualidades que poderia apontar, o que me leva a dizer "Boa sorte a eles!" não, e sim "Excelente trabalho!"

;)
Comentário de Lucar
Simples e fantástico :D: Simples e fantástico :D
Comentário de Paulo Zambon
Inkscape: E quanto ao Inkscape, alguém sabe algo sobre ele? É que o mesmo está "devagar" diríamos. É um excelente software para se "investir", mas me parece que anda um pouco lento em seus releases. Por isso perguntei e volto a perguntar: Alguém tem notícias sobre o Inkscape?
Comentário de bebeto_maya
Equivocado!: __Devagar, onde??? A versão 0,44 está em vias de ser lançada e as novidades são Uma completíssima paleta de cores, um diálogo para camadas, ferramenta melhorada para edição de nós, melhor velocidade...Dê uma olhada em www.inkscape.org, às vezes vale a pena se informar antes de falar...

__Como estou aderindo a uma campanha pela liberdade de opinião não vou lhe moderar. Mas a sua informação está errada.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Rafael Alves
De ilustradores vetoriais...: De ilustradores vetoriais estamos bem servidos no mundo CL/SL.
O Inkscape, que já uso tanto no GNU/Linux como no Windows (ajuda a se acostumar) está dando conta por enquanto. Idem com o GIMP. Se não nos esforçarmos não perdermos a dependencia de Windows e ai coisa não vai pra frente.
Baixei o .bin 0.5xxxx do Xara pra GNU/Linux e gostei muito da interface! Bem mais organizada que a do Inkscape. Muita coisa ainda nem começou a ser desenvolvida - reparece por haver muito itens de menux com mensagens informando que ainda está para ser implementado - e outras já estão bem avançadas no Xara.
Acho que é um grande concorrente para o Inkscape. E mesmo no mundo CL/SL a concorrência faz bem. Vejam que o Inkscape já até está com site novo, o que demonstra e o mesmo esta ai pra manter o seu espaço.
Pra final de junho ou julho está programado o lançamento do Inkscape 0.44 enquanto o Xara Xtreme LX para GNU/Linux segue em ritmo acelarado de desenvolvimento.
Bom para nós!!!
Comentário de Wagner
Existe algum aplicativo para: Existe algum aplicativo para Linux que abra (mesmo sem editar) arquivos CDR do Corel Draw?
Comentário de Fábio Emilio Costa
Meio lento...: Ainda não testei o XaraLX, mas posso dar pelo menos um ponto positivo e um negativo:

Positivo: autopackage.

Sinceramente, achei MARAVILHOSA a instalação via autopackage... Tá, sei que existe apt-get, smart, urpmi, yum... Mas o autopackage é simples, rápido (demorou um tanto porque era a minha primeira instalação via autopackage e aí demora mesmo, mas nada demais) e bem visual, o que para um usuário leigo (e nesse momento me coloquei nessa posição) é ÓTIMO.

Negativo: lento.

Demorou um pouco além do normal para carregar... Não sei se tem a ver com o uso do wxWidgets, apesar de não achar que seja isso (o Audacity também usa essa lib e costuma carregar rapidinho), ou com configurações de primeira carga mas ele demorou um pouco demais para carregar na minha opinião.

De qualquer forma, acho que o XaraLX é promissor e podemos apostar nele...

Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons
Comentário de pazeto
Eu até pensei em fazer uma resenha...: Eu até pensei em fazer uma resenha, mas to meio sem tempo. Sou usuário do Xara Xtreme na versão Windows à uns 3 anos ou mais, e venho testando a versão 0.5 pra Linux desde que foi lançada. Apesar da versão que uso no Windows ser mais antiga em relação a que já tem disponível no site do Xara.com, já vi vários recursos que foram adicionados ou que foram aprimorados em relação a versão que tenho do Windows.

Quando vi a notícia pela primeira vez de uma versão Open Source do Xara X, e pra Linux ainda, gostei muito, até porque, já tentei por várias vezes rodar o Xara X v.Windows no wine sem ter êxito.

Ta ficando muito bom o trabalho dos desenvolvedores do Xara Xtreme. Apesar de simpatizar com o Inkscape, o Xara X é muito mais produtivo.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004