Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Google anuncia software online de planilha eletrônica

Está aí mais uma empreitada anunciada pelo Google, espero que este software esteja à altura dos outros do Google Labs, vamos ficar no aguardo.” A nota foi enviada por Felippe Mercurio (fmercurioΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Saiu na FOLHA ON-LINE: 'Os produtos oferecidos pelo Google e Microsoft --empresas que há alguns anos tinham focos bastante distintos-- deram mais um passo rumo à convergência nesta terça-feira. Isso porque o Google anunciou o Google Spreadsheets, uma ferramenta on-line de planilhas. '” A nota foi enviada por Eder Almeida (ederalmeidabrΘyahoo·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

A planilha do Google grava em formato XLS e CSV, e está em fase beta para um número restrito de usuários.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de honorio
Testei ele...: Consegui testar o 'software online' e gostei. Ele tem os recursos básicos, nada muito avancado. No entanto, funciona muito bem, é rápido, tem suporte a Formulas, grava o arquivo no servidor do Google e permite que efetue o download dele ou o upload de um arquivo novo e/ou atualizado.
É o inicio de uma nova era, os aplicativos online :D

---------------
Marcelo Honório
Comentário de CWagner
Pois é.: Pois é.

Se alguém disponibilizar isso em forma de SL será muito bem-vindo, senão vamos voltar à era dos mainframes, com processamento e espaço em disco alugado por grandes empresas.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de sri_canesh
Mas nesse caso aí nem: Mas nesse caso aí nem precisa pagar aluguel. Basta aturar alguns anuncios do lado da tua planilha ehehhehhe

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de nemesis
o futuro próximo promete: "Google e Microsoft --empresas que há alguns anos tinham focos bastante distintos-- deram mais um passo rumo à convergência nesta terça-feira"

haha, isso foi ironia, não?! Há tudo, menos convergência nessa notícia! É o Google batendo de frente com a M$ com um produto que tem tudo para tirar boa parte do poder sobre os desktops que a M$ detém hoje.

Isso pq, eventualmente, vc vai: ligar o computador, "entrar" na internet, se logar no Google e ler emails, realizar buscas, editar textos, planilhas e calendários e compartilhá-los com amigos online, enquanto bate papo com eles e muda seu perfil no Orkut ou atira mais uma pérola no Blogger.

Perceba que o computador, sistema operacional ou navegador web que vc usa são irrelevantes. Ou seja, eventualmente, quando uma grande quantidade de usuários já estiver fazendo uso e dependendo de seus serviços, o Google pode lançar um GoogleOS baseado em Linux e realizar a tão sonhada migração que muitos na comunidade ambicionam.

Claro, há preocupações sobre privacidade e o fato de que em tal cenário, o Linux seria igualmente irrelevante em um mundo que troca um software proprietário por outro. Mas não considero o cenário tão sombrio assim: a M$ não vai desaparecer e o Google será o novo dominador. Acho que efetivamente o cenário de TI será mais heterogêneo daqui em diante, exatamente pq muitos aplicativos serão multiplataforma -- ainda que fechados -- mas muitos outros precisarão ser nativos, como as bibliotecas de infraestrutura que vão se integrar aos browsers para permitir toda sorte de recursos aos aplicativos AJAX...

Aposto mais em um mercado com maior presença das plataformas Linux, Apple e Java e menor predominância do Windows graças a esse esquema. Além de que a web nivela a competição entre provedores de serviços ao eliminar canais de distribuição físicos...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Demerson Zounar
webApps?! - eyeOS!: Se a tendência é lançar aplicativos que funcionam pelo browser, o eyeOS já está nesse caminho há algum tempo, verifiquem em http://www.eyeos.org.
Comentário de brain
Convergência: Acho que a convergência aí é bem clara: Google oferecendo aplicativos desktop, Microsoft prometendo investir mais em buscas - cada vez mais, as duas empresas vão convergindo em direção a uma grande bola dividida.
Comentário de nemesis
M$ com o ** na mão: http://www.eweek.com/article2/0,1759,1972740,00.asp?kc=EWRSS03119TX1K0000594

Essa eweek tem sempre novidades em TI, mas é positivamente pró-M$ -- com direito a propaganda Get the Facts nas feeds RSS! Ela costumava ter um articulador pró-Linux, mas não o tenho visto mais por lá. Será que resolveram calá-lo nesses tempos próximos ao lançamento do Vista? :)

De qualquer modo, nesse artigo -- "Google Spreadsheets: The Soccer Mom's Excel" -- Mary Jo Foley, a tradicional articulista pró-M$, descasca o Google Spreadsheets, apesar do software ainda ser um beta sem metade dos recursos que eventualmente vai chegar a ter.

O ridículo é a argumentação usada, do estilo defensiva, em que "analistas dizem que Office não será desbancado, pois software open-source faz tempo emula seus recursos sem sucesso", que empresas "Fortune 500" não vão perder tempo com um beta que é "potentially faulty product" -- como todo bom beta -- ou simplesmente gozando do competidor, que é um "7-Eleven of office desktop software". Eles nem fazem menção ao que o software tem de bom já hoje: uma usabilidade impressionante para um software AJAX via teclado, compartilhamento da planilha para visualização ou edição junto com outras pessoas em tempo real, com direto a chat! Eu testei com alguns amigos hoje de manhã! E funciona bem.

Sabem, só o fato de atacarem tão ferozmente um beta já dá uma noção da ameaça que a M$ sente e de que precisa se justificar perante seus consumidores através de sua grande rede de marketeiros e articulistas... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Donnie Darko
Muito bom esse: Muito bom esse EyeOS!!!!!
Será quanto tempo o Google leverá para comprar essa parada???
E por falar nisso...YouTube, a próxima vítima...hehehe

Viva o Google!!!!
Comentário de ruivo
E pensar que eu comecei a: E pensar que eu comecei a fazer algo parecido há uns 3 anos e parei... Se tivesse continuado seria pioneiro, mas...
Comentário de marcosalex
Nemesis, já faz alguns anos: Nemesis, já faz alguns anos que a MS vem trabalhando em oferecer a suite MS Office online. O Office 2000 e superiores até já tem recursos de fazer isso, só que fica lento e exige que o servidor seja IIS com uma penca de extensões. Recentemente eles vem tentando um Office online com web services e .NET, mas o Google saiu na frente.

Haskell developer
Comentário de nemesis
não: Não, o que eles vêm tentando é serviços adicionais online ao Office, complementos. É o tal Office Live, agregados à suíte principal, ainda um monolítico pedaço de software rodando nativamente. O carro-chefe da empresa, vc sabe...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de danielfl
OpenDocument: O google diz apoiar o software livre porem nao vi suporte ao OpenDocument (padrao usado pelo OpenOffice.org e outras suites livres que consiste em um zip com alguns arquivos xml dentro) que deve ser centenas de vezes mais facil de suportar do que o proprietario, despadronizado, nao ISO, XLS...

Comentário de brain
você mesmo pode ajudar a mudar isto: Felizmente o serviço ainda está em beta, então você mesmo pode ajudar a mudar este quadro. Use a página de sugestões para isto. Eu já mandei a minha.

E embora não seja uma empresa de software livre, o Google vai bem além de dizer que suporta o software livre, ele de fato suporta - enviando código para diversos projetos, empregtando desenvolvedores proeminentes, estimulando financeiramente o desenvolvimento de recursos por programadores "anônimos" em vários projetos livres, e até mesmo oferecendo bolsas para participação em eventos. Por outro lado, o Google não tem um compromisso de suportar o software livre em todas as suas facetas.
Comentário de nemesis
é verdade! Por outro lado,: é verdade! Por outro lado, ele suporta o padrão mais universal e simples de todos: CSV, o txt das planilhas.

Creio que no momento eles estão compenetrados em "show off" recursos do software e com certeza a maioria vai testar suas capacidades para conversão de/para Excel. Ainda falta eles porem um bocado de funcionalidade, notadamente geração de gráficos e mais formatação. No momento certo, vai ter uma opção para salvar para ODF, com certeza...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de glaydsonlima
Alguns screenshots e análise (em inglês): Para ter uma idéia
http://bartysblog.be/content/google-spreadsheets-review

------------------------------------
blog.navegantes.org
Comentário de mrecondo
OpenDocument: Antes mesmo de receber o acesso, eu já enviei para eles um feedback comentando sobre o OpenDocument. Vamos ver se algo acontece, mas o importante é usar o canal que eles oferecem justamente pra isso.

Michel Recondo

Comentário de glenio
Bem interessante.: Bem interessante.
Vou testar numa cobaia x}
Comentário de marcosalex
Além do Live, eles tem o: Além do Live, eles tem o projeto sim, dos aplicativos da suite. Numa conferência, o Bill Gates até comentou sobre as vantagens do serviço. Vou procurar o link e posto aqui mais tarde.

Haskell developer
Comentário de Dm7
Pense pelo lado positivo: vc: Pense pelo lado positivo: vc já teve uma idéia original, com certeza vai ter a chance de perder outras.
Abs,
Comentário de nemesis
M$ Office no Firefox no Linux: isso eu quero ver! :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004