Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Novo portal nacional dedicado à computação em grid

Envio texto do Prof. Mario Dantas, da UFSC, apresentando novo portal nacional sobre computação em grid. 'Com o aumento da prestação de serviços digitais em rede de uma maneira nunca antes observada na história, surge a necessidade de um contínuo aumento em disponibilizar recursos computacionais com um elevado grau de eficiência. Em outras palavras, com o aumento no volume dos serviços oferecidos à comunidade via rede é necessário que as facilidades computacionais possam acompanhar essas iniciativas de uma maneira eficaz com uma prestação de serviços com qualidade.

Nos últimos anos tem sido verificada uma maior preocupação das comunidades acadêmica e indústria com relação ao relativo baixo desempenho dos computadores comerciais convencionais. Você já deve ter observado que nos últimos anos não existe um grande crescimento na oferta dos processadores com clocks de maior freqüência, ou um aumento significativo no tamanho das memórias. A agregação de recursos computacionais, em configurações de clusters ou grades (grids), tem sido um tópico importante de estudo em inúmeras universidades, centros de pesquisa e empresas de tecnologias de TI. A grande meta da agregação de recursos computacionais, por intermédio dos clusters ou grades (grids), é prover respostas para as limitações encontradas nas arquiteturas computacionais centralizadas.

Desta forma, o desenvolvimento da computação distribuída em larga escala ganha uma especial importância. O esforço da computação distribuída em larga escala é, usualmente, denominado de computação de alto-desempenho.

Pensando em unir esforços entre os membros da comunidade que trabalham com computação de alto-desempenho para aumentar a qualidade da informação disponível para pesquisa na internet, surgiu de uma parceria entre a VOffice, o Professor Mario Dantas e com o Laboratório de Pesquisas em Sistemas Distribuídos da Universidade Federal de Santa Catarina o portal www.gridcomputing.com.br. Esse é formado basicamente por uma ferramenta do tipo wiki onde todos os cadastrados podem inserir conteúdo nas diversas sessões do site.
” A nota foi enviada por Fábio Gross (fabioΘvoffice·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004