Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Solicite Google Talk para Linux

solicite_google_talk_para_linux No blog oficial do Google Talk foi aberta uma área onde podem ser solicitados alguns recursos para o programa. Dentre elas, está a solicitação de versão para Mac e Linux. Sei que já temos o GAIM, Kopete e outros programas, mas ter também o Google Talk com opção para o Linux não seria uma má idéia, assim como outros software do Google para Linux. Para solicitar use o link a seguir.” A nota foi enviada por Jefferson Xavier (jeffersonhenriqueΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Carberto
Chegou tarde: O Google Talk é daqueles programas que chegaram tarde, não vai ser adotado em massa, por isso seu desenvolvimento para Linux não acrescentaria nada... Quem vai deixar de usar o Skype para usar o GTalk???
Comentário de Leonardo__Lopes
Ter o googletalk para linux: Ter o googletalk para linux pode até não ser uma má idéia, mas solicita-lo é. O googletalk,diferentemente dos outros programas citados, não é livre.
Comentário de Carlos Vitoriano
Eu!: Eu!
Já uso o Voip do Gtalk via Tapioca, como eu sou usuário do Gmail, no Windows, quando chega e-mail, salta um "Pop-up na tela".

Muito bom....

Inclusive, muitos dos meus amigos quando entram no Gmail, já bate um papo comigo via site do Gmail....

O Voip do Gtalk é muito melhor do que o Skype, além do programa do Gtalk ser infinitamente menor....
Limpo, prático e leve. Por isso eu adoro o Google.
Comentário de Carlos Vitoriano
Não importa muito para mim,: Não importa muito para mim, ser livre ou não.
O que importa é se existe versão "nativa" para Linux.
Comentário de Henrique Vicente.
mas pra que?: Existem já programas demais [livres] que falam com o jabber...

pra que eu vou querer o Gtalk? Só por que é do Google?

Que nativo que nada... É Jabber...
Comentário de Bruno Gonçalves
Se tiver recurso...: Como os mesangeiros pra Linux são tão fracos de recurso, se o Gtalk vier com mais recurso que o atual para Windows será bom, mesmo sendo fechado.

A gente não quer so texto, a gente quer texto, audio, vídeo e simplicidade.

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de emersonMello
que tal o openwengo?: Se querem algo que permite audio, video e que seja de código aberto, a melhor opcão é o OpenWengo. (http://www.openwengo.org/)

Digamos que o servico é um concorrente do Skype, inclusive do SkypeOut.

O legal que o cliente é nativo para Linux e o melhor de tudo, usa ALSA.

Aqui a "armadilha" dos softwares proprietarios pode ser confirmada. O skype lancou versões iniciais para o linux, mas depois as novas versões só saem pra windows. Ou seja, você ficou na mao, sem vídeo, usando OSS e não dá pra fazer nada.

Na minha opnião, o Gtalk nem precisa ser portado. Fique lá no windows, ninguém usa aquilo e se vier pra linux que venha sob alguma licenca livre.

t+
Comentário de Carlos Vitoriano
Isso de estacionarem o: Isso de estacionarem o desenvolvimento me preocupa. Mas se o Google desejar um Gtalk SL no Linux, usem o Tapioca como base.

A única coisa que me preocupa com o Google se chama Governo dos Estados Unidos da América....
Comentário de Ricardo Salveti
Proprietário ou não?: Eu pessoalmente acho que temos que tomar muito cuidado com isso, não basta existir para distribuições gnu/linux apenas, precisa ser livre, senão perde o sentido da coisa. Se você não liga pra liberdade ai tudo bem, nada te impede de utilizar Windows, mas eu pessoalmente só utilizaria se fosse livre. Porque ao invés de pedir ao google e ajudar o mesmo a fazer um software melhor não poderiamos melhorar uma das soluções livres já existentes? Acho que isso iria beneficiar todos nós, e o melhor, nenhuma empresa iria estar por trás disso. Cade a liberdade de olhar o código, modificar e melhorar a solução? Será que não ficariamos preso ao google?
Comentário de Henrique Poyatos
Parabéns a iniciativa do Google, mas...: ... acho válido que as sugestões que eles receberem sejam bem pesadas em seu custo benefício. O maior medo que tenho é que o GTalk se torne tão grande quanto o MSN/ICQ, cheio de recursos inúteis (opinião que acredito não seja compartilhada apenas pelos usuários finais, que adoram funcionalidades bestas).
IM serve pra trocar mensagens, tem que ser algo leve. Acho que a fusão dos IMs com softwares VOIP é inevitável, mas espero que sempre existam soluções leves como o gaim, kopete, etc, ou mesmo uma versão leve pra Windows, como a existente hoje.
Comentário de Fábio Rodrigues Ribeiro
Não quero forçara barra: Não quero forçara barra mas acho que pelo menos deveriamos apoiar pois o google que disponibilizou o serviço sobre plataforma JABBER e mandou uma Referendo para que seja incluída a tecnologia voip para o protocolo.

Por mais que em nossa região GLOBAL(América Latina) é predominante de MSN, o que a M$ fez para ajudar os usuários de outros IM?(incluindo para a plataforma da própria)fora que europa é ICQ!

Por mais que espero os GAIM(está no SUMMER of the CODE) com VV em sua versão final. O Tapioca cumpre... infelizmente não obtive um resultado esperado :'( em minha distro slackware

Abraços e reflitam
Comentário de MnB Linuxer
"precisa ser livre, senão: "precisa ser livre, senão perde o sentido da coisa."
Se voce quiser usar um programa livre, use kopete, ou outros programas que substituam o gtalk, mas não se dê o direito de achar que todo mundo deve usar programas livre no linux(e ainda tem a cara de pau de mandar quem não concorda com voce ir usar o sistemas janelas da microsoft). Eu sou a favor do avanço do linux, todo desenvolvimento de software é bem vindo. Se você é contra o desenvolvimento de softwares proprietários para o Linux, com todo respeito, é uma tremenda burrice, que freia o avanço do pinguin no mercado Desktop. Ainda bem que nem todos pensam como voce.
Viva o Linux.
[]'s
Comentário de astero
Tapioca: O Tapioca é muito bom.

Sigam o link para a instalação.

http://tapioca-voip.sourceforge.net/wiki/index.php/Tapioca

No Ubuntu 6.06 a instalação funcionou perfeitamente e o uso é claro e eficiente.

Parabéns ao pessoal do Tapioca.





Comentário de marcon
ekiga: Tentei o openwengo e não consegui me registrar, e quase não consegui instalar ele.
Já o Ekiga (antes chamado de GnomeMeeting) tem todas as funcionalidades do skype, inclusive suporte a webcam (V4L e V4L2)
http://www.ekiga.org/
Comentário de mrecondo
O problema é o Skype estar: O problema é o Skype estar parado na versão 1.2.n pra Linux enquanto já lançou a versão 2.5 beta pra Windows... eu prefiro pular fora.

Michel Recondo

Comentário de samoied
Google talk pra linux?: Eu não acho isso uma idéia tão boa, quanto adicionar o suporte ao protocolo do gtalk no gaim. Acho que isto seria muito mais fácil e funcional...
Comentário de hamacker
parece que isso já existe,: parece que isso já existe, o gtalk usa o protocolo jabber :
http://www.google.com/support/talk/bin/answer.py?answer=24073
Comentário de Ricardo Salveti
Livre importa sim.: Bom, primeiro, eu não mandei ninguém que não concorde comigo usar Windows, falei que se você não se importa de ser livre não nada impede você de usar o Windows, afinal o problema do Windows, como software, é de ser proprietário, não?
Eu sou a favor do desenvolvimento de softwares livres, de softwares gnus e derivados. Pra mim a liberdade do software é muito mais importante.
Eu não entendo qual a vantagem de ter softwares proprietários pra linux, da na mesma que usar em Windows. Temos o problema de ser preso ao fabricante, não podemos modificar o código e nem olhar o mesmo, cade a liberade?
Uma das coisas que acho mais incoerentes é ser anunciado uma solicitação de software proprietário em uma página que tem como principal comentário a seguinte frase:

"A página sobre software livre mais procurada no Brasil"

Mas cade o software livre ai na história?

Se for livre eu concordo, se for proprietário acho o post incoerente.

O br-linux irá perder a moral, comigo, se começar a contribuir, mesmo de forma indireta, ao software proprietário.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004