Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Renato Martini: apoio ao software livre no governo precisa ir além do simples uso da tecnologia

O site do ITI, órgão que regula as atividades relacionadas a TI no governo federal, publicou um release sobre a palestra de seu presidente, Renato Martini, no 30º Fórum de Debates Projeto Brasil. Segundo ele, o mercado de software livre cresce no mundo inteiro e embora ainda não seja amplamente conhecido, pode ser considerado um vitorioso do ponto de vista tecnológico.

Segundo ele, o papel do governo no fomento do software livre é muito importante, mas a simples inserção deste tipo de software no setor público não dá o suporte necessário ao mercado. Para que o uso de software livre no Brasil se torne economicamente viável em um sentido mais amplo, o diretor do ITI aponta as principais carências do setor:


  1. Investimento em infra-estrutura, o que não diz respeito apenas às melhorias físicas e tecnológicas.
  2. Educação
  3. Políticas de empregos
  4. Recapacitação e requalificação profissional
  5. Uso intensivo de fundos governamentais
  6. Políticas de taxas


Segundo a análise do presidente do ITI, as questões tecnológicas e de serviços relacionados ao software livre já se encontram relativamente bem equacionadas no Brasil, mas ainda há lacunas no que tange à estruturação em um modelo sólido que apóie a geração de receitas. Martini afirma que apenas um profundo estudo da situação pode trazer benefícios concretos ao país, o que inclui discussões sobre certificados, licenciamento de softwares e leis de proteção à propriedade intelectual, que já é vista como uma prioridade na Europa.

Mesmo citando conquistas no mercado interno, como o Pro-Uni (projeto do Governo Federal desenvolvido totalmente por meio eletrônico), o Diretor-Presidente da ITI aponta que nos próximos anos o Brasil vai encontrar dificuldades no setor. Ele acredita que se não houver planejamento, os avanços do exterior podem passar despercebidos, ou seja, sem a possibilidade de criação de empregos.

Veja o release completo no wiki do ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informacao.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
O governo deve se preocupar: O governo deve se preocupar em reduzir os custos e melhorar de eficiência dos serviços públicos, e para isso, sem dúvida, o software livre pode ser muito útil.

O mercado de software livre está crescendo de forma independente e é mais saudável que seja assim. Fico preocupado quando leio os termos "política de emprego" (me vem à cabeça "cabide de emprego") e "políticas de taxas" que me cheira a mais impostos.

Creio que o governo não tem o papel e nem o poder de "tornar o uso de software livre no Brasil economicamente viável". O único "ente" capaz de determinar a viabilidade do software livre é o próprio mercado.

Em vez de criar teorias para interferir no mercado, o governo deveria focar todos os esforços para dentro de sua estrutura de forma sistemática (sem auê) para que a utilização do software livre realmente gere redução nos gastos públicos com TI. Se conseguir fazer bem a sua parte, o governo estará ajudando enormemente o Brasil.
Comentário de Manoel Pinho
Idéia simples: Uma idéia simples seria o ITI criar um fundo de fomento ao software livre e o governo federal baixar algum decreto para que todos os órgãos, ministérios e demais instituições de nível federal contribuíssem para o fundo com uma porcentagem da economia de licenças de sw proprietário proprorcionada pela adoção do SL no seu lugar.

Esse fundo poderia servir para manter mirrors e hospedagem de projetos de SL, cursos, materiais de apoio e treinamentos de SL e outras coisas. E poderiam aproveitar os recursos humanos e instalações das Universidades Federais. Não é preciso criar um novo órgão ou ministério para essas coisas.

Não entendo ainda porque o governo não produziu sequer um material de treinamento oficial para softwares como OpenOffice.org/BrOffice.org e outras coisas básicas e vitais para o sucesso na adoção do SL no país.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de Noel G. Cerqueira Jr.
Boa idéia!: Seria uma forma de realmente demonstrar a eficiência do modelo de desenvolvimento aberto para softwares governamentais.

Afinal, não é a comunidade de software livre que precisa do apoio do governo e sim o governo que precisa do apoio da comunidade para desenvolver suas soluções.

Pesquisando sobre isso encontrei um site de colaboração abandonado ( http://colaborar.softwarelivre.gov.br/ ). Bem que o governo poderia ter hospedado os softwares em desenvolvimento neste site, mas parece que não houve interesse.
Comentário de >OO<
cérebro de ervilha: Os governos dos países europeus interferem no mercado, já passaram por duas guerras mundiais, morreu gente aos montes, sabem que se deixarem o "mercado" decidir o que desejar, voltam ao nível da barbárie, com jornadas de trabalho diárias de mais de 14 horas, com refeições do nível de lavagem para porcos
Brasileiro é mesmo um estúpido...eles pregam bobagem, sacanagem, comportamento predatório, e os idiotas daqui como você batem palmas e obedecem
Não quer dizer que o que você disse esteja errado, o estado brasileiro é parasita mesmo, um espelho fiel da nossa elite.
Comentário de anonymous
E esta geek aqui?: http://www.fotolog.com/geekgirl
Comentário de Paul Kersey
Musa dos Geeks?: O fotolog leva até uma página onde tem currículo:

http://www.erikafocke.com.br/curriculo.php

Ps.: Voto nessa. Pelo menos ela usa Software Livre...
Comentário de undercover
Sem dúvida!: E ainda por cima escreve romances.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004