Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Muriqui Linux é destaque na revista Linux Magazine

Acabo de ver no muriquilinux.com.br a notícia de que 'Após ser capa de uma das maiores e mais renomadas revistas de tecnologia Linux, a PC Master, em junho de 2005, neste ano o sistema operacional Muriqui Linux, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia do Instituto Doctum, a DocumTec, é destaque na edição de junho da revista Linux Magazine.(...) E o ano de 2006 já se consagra pela consolidação de importantes parcerias, além de ser a distro oficial do Ministério da Educação e Cultura (MEC), de integrar o projeto brasileiro de inclusão digital e ainda ser a distro mais visitada pelo Exército Brasileiro para a migração de todas as unidades no País, o projeto Muriqui Linux vem traçando sua história e contribuição por oferecer inúmeros atributos que o diferenciam de outras distribuições.(...) A nova versão (1.4) está no seu último estágio de testes e será lançada no mercado ainda este mês, trazendo como novidade o lançamento do Kit Muriqui Linux, com o aprimoramento do pioneiro prorojeto de Aulas Multimídia, o CD de Aplicativos Adicionais Muriqui Linux, e todo o conteùdo completo de manuais, tutorias e Central de Ajuda Muriqui Linux'. É conveniente acrescentar que, em parceria com a Ipasoft, estão para serem lançados no mercado, a preços bastante razoáveis com parcelamento em até 27x, dois modelos de Computadores Populares, com hardware totalmente compatível com o SO e devidamente configurados, incluindo os CDs do SO, das Aulas Multimídia e Aplicativos (Parece que querem atender aos reclamos da comunidade com relação às críticas aos produtos que estão sendo comercializados atualmente e que não estão primando pela qualidade esperada). Vale a visita ao Site.” A nota foi enviada por Profano (loureiroirΘclick21·com·br), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricardomoc
Lembranças...: Não tive boas experiências com o Muriqui 1.2. Parecia que nada funcionava
direito. Espero que o 1.4 seja melhor um pouco. Pelo menos tem algo que me
interessa e muito: aulas multimídia.

http://anjoserosas.blogspot.com

Comentário de Carberto
Vemos um desperdicio de esforços...: Em minha opinião está havendo um desperdicio de esforços na comunidade brasileira de software livre/Linux. Os esforços estão sendo pulverizados em diversas distros ao inves de serem focados em uma que oferecesse a qualidade necessária e esperada pelos usuarios. Para que precisamos de Debian-BR-CDD (http://cdd.debian-br.org/project/), Kurumin (www.kuruminlinux.com.br) e Muriqui (http://www.muriquilinux.com.br/), todos sobra a base do Debian e cada um voltado ao seu próprio desenvolvimento? Porque não juntamos esse pessoal todo e focamos os esforços em uma grande distribuição Linux brasileira (fica a sugestão do nome BR-Linux ;-) com qualidade, estabilidade e compatibilidade, características que todos os usuários leigos como eu esperam de uma distribuição Linux??? Com a palavra, a comunidade...

Como exemplo cito a comunidade que desenvolve o BR-Office. Devido ao sistema já ter alcançado um alto grau de qualidade em seu desenvolvimento os programadores preferem integrar à equipe do que criarem outros editores de texto...
Comentário de brain
diversidade e integração: Respondendo à sua pergunta: "Por que não juntamos esse pessoal todo e focamos os esforços em uma grande distribuição Linux brasileira?":

Acredito que é porque não cabe a nós, como comunidade, definir o que cada desenvolvedor ou interessado deve fazer. De minha parte não consigo imaginar cada um destes desenvolvedores ou integradores abrindo mão de sua atividade individual para passar a se dedicar a um esforço conjunto e unificado. Me parece que poderia mesmo ser vantajoso, mas acredito que ainda não surgiu uma distribuição da comunidade nacional capaz de agregar estes esforços múltiplos.

Mas a mesma pergunta poderia se aplicar à comunidade internacional, onde há projetos maiores e mesmo assim continuam surgindo os projetos individuais.

Não custa lembrar que grandes distribuições de hoje já foram projetos individuais e derivados de outras distribuições existentes e bem-sucedidas.


Comentário de ricardomoc
Concordo: E isso se chama liberdade. De pensar e de fazer. Quanto mais pessoas ou entidades aderem a uma idéia, mais ela cresce.
Porém, é necessário que a pessoa que esteja à frente dessa idéia tenha pulso para conduzi-la. Um bom exemplo é o Morimoto. Muitos não gostam das respostas dele, às vezes ríspidas, mas cheias de sentido. E não se pode negar que o Kurumin e o site Guia do Hardware são muito bons e bem sucedidos.

http://www.providaanapolis.org.br

Comentário de Carberto
Por isso nasceu o Launchpad: Por isso nasceu a iniciativa do Lauchpad (https://launchpad.net/). O Mark Shutterworth (criador do Ubuntu) ao que parece também já tinha percebido essa desagregação e duplicação de esforços - duas pessoas desenvolvendo a mesma coisa sem uma ter conhecimento do trabalho do outro - da comunidade internacional. O Launchpad consiste em um sistema que procura agregar todos os desenvolvimentos atuais em software livre para conhecimento público, afim de que a duplicação de esforço - ou esforço desnecessario para desenvolver algo que já foi feito, não se repita. Sim, talvez seja uma questão tempo e maturação até que a comunidade brasileira seja mais integrada.
Comentário de Carberto
Sobre Debian: Apesar de ainda não ter conseguido entender como de fato é feito o desenvolvimento do Debian, como ele é organizado e estruturado - tarefas delegadas, acredito que seja o grande exemplo a seguir, pois se não fosse o trabalho da comunidade Debian talvez não teriamos os Kurumins, Kalangos, Muriquis e outros da vida...
Comentário de bebeto_maya
Não vejo problemas!: __Não vejo problema algum, desde que as ramificações tenham qualidade, testei o Kalango e achei ótimo. bem feito e funcional, o Kurumin é a distro mais usada no Brasil, seria rídiculo se o Morimoto, depois de escrever 500 scripts, enterrase sua distro e fosse trabalhar com o Debian.
__Testei o Dreamlinux, e achei perfeito, a detecção de hardware é ótima...A maioria das distros nacionais é muito boa...Agora o importante é seguir uma padronização durante o desenvolvimento...Todas essas distros tem seu público alvo, mesmo o Gobo Linux ou o Gobllinx tem uma base de usuários acima de 500, o que justifica a manutenção das mesmas.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Ark
Integração: Se unir em um grupo só não quer dizer abandonar tudo que vc fez, e sim levar suas boas contribuições para a nova distro. Duh!
Comentário de Grobsch
Conversas: Converso muito com o Bruno (Biglinux) e o Leandro (Kalango) e trocamos dicas sem problemas... Se posso ajudar não deixo de fazer... mesmo com tantas diferenças entre os sistemas... aliás, foi testando distros com base Debian que vi que as diferenças entre distros são muitas.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware

Comentário de Grobsch
GoblinX: Acho que as pessoas não trabalham juntas por diversos motivos. No caso do GoblinX, ele é sim diferente, muitos criticam e outros adoram, mas ele é diferente, além disso, existem muito menos distros com base no Slackware.. O que posso dizer é que procuro me instruir sobre estas distros base Slack e ver o que posso contribuir e receber de idéias... Quinhentos é o número média de visitas diárias ao site do GoblinX.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de sergio pompeu
revista linux magazine: Gostaria onde voce encontrou esta edição da linux magazine do mes de junho, pois sou assinante da mesma e ainda não recebi nem a edição do mes de abril. Acho que esta revista deveria mudar o nome para DEVAGARZINE LINUX.
Comentário de bebeto_maya
Só confirma o meu racíocinio!: __Citei 500 porque acho que é um número mínimo sustentável, se o GoblinX tem 500 visitantes por dia, melhor ainda! Isso só reforça o meu raciocínio de que a diversidade está funcionando!

__Como dizia o Linus:"Padronizar certamente é bom a médio prazo, mais a longo prazo, não!"
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de jczucco
Pra variar...: Pra variar, eu tb não recebi e ainda tenho direito a 2 exemplares como assinante. E já vi a revista na banca aqui do RS, se vierem com a desculpa da distribuição novamente...

Posso não poder fazer nada quanto a exigir meus direitos de uma coisa que já paguei (afinal a quantia é irrisória), mas vou SEMPRE dizer tudo que passei como assinante. Atrasos, desculpas, exemplares não entregues, etc.

Jeronimo Zucco
http://jczucco.blogspot.com
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
Re: Por isso nasceu o Launchpad: A idéia por trás do Launchpad é fantástica e esse é o caminho a ser seguido, com certeza. Espero somente que o código do projeto seja aberto em breve, já que ele ainda não é Software Livre, infelizmente (o que é um paradoxo, diga-se de passagem).

Abraços,

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004