Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Pré-análise do SUSE 9.3

A versão 9.3 do SUSE Linux Professional foi anunciada recetemente, com lançamento previsto para meados de abril. Hoje o Novell Cool Solutions publicou o que provavelmente é a primeira análise da futura nova versão, baseada no SUSE 9.3 beta 4 e recheada de screenshots. Como trata-se de uma análise publicada pelo próprio produtor do software, deve ser interpretada com cautela, mas serve como uma primeira inspeção para os curiosos.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dicroh
FiroFox Rox!: É verdade quanto a cautela, mas acredito que a distro vem sem problemas, estive usando o 9.2 e gostei muito e fiquei feliz pelo FireFox como browser padrão, Konqueror não gosto muito e o tempo do Mozilla passou... Afinal os Dinossauros já estão existos mesmo. :)
hehhe -> No Flame Wars... Apenas um comentário.
Comentário de Deco
A cada versão nós vemos o p: A cada versão nós vemos o profissionalismo com o Suse Linux,o visual,facilidade de uso...tudo isso sem querer ser igual ao Windows.
Comentário de Donnie Darko
Suse: sem querer gerar polêmica, digo que o Suse Linux está a frente das outras distribuições.
Comentário de Arnaldo Stones
SuSE 9.2: Eu só não gostei pelo fato da media em CD vir faltando vários pacotes, no quel me atrapalhou bastante. Não sei como vai estar o 9.3 agora.
Comentário de Arnaldo Stones
SuSE 9.2: Isso é verdade. Antes utilizava CL, RH e cerca de 1 ano pra cá estou usando SuSE em servidores com completa satisfação. Vamos ver se a Novell irá manter a mesma linha pois, li em um artigo hoje (infelizmente não lembro em qual site) em que o Governo Alemão apos a aquisição da SuSE AG pela NOvell está optando por Debian agora.Vou ver se acho a noticia para postar aqui.
Comentário de Alexandre_Martins
Concordo contigo: Gosto do Suse, embora nunca o tenha adotado como distro padrão estou sempre provando seus "sabores" a cada versão.

Mas no CD que acompanhou a Linux Magazine senti um certo "empobrecimento" de pacotes, não tive uma experiência muito agradável, embora está claro na revista que é uma versão especial para a LM.

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de StanStyle
Sem querer...: Acho que você pode citar tal comentário neste tópico (que é da SuSE). Ao contrário disto, já haveria uma "chuva" de respostas, flames, troll, fuds etc..
Eu particulamente estou no limite com a SuSE. Minha introdução ao Linux foi com ela mas agora já estou saturado dela.
Existem algumas questões que só vão melhorar quando a Novell adotar a mesma tática da Red Hat, e acho que isso vai ocorrer. É só ver a evolução/direção da SuSE desde a aquisição pela Novell.
Acho que só assim a SuSE (distribuição) vai tornar-se muito melhor para a comunidade...

--Editado--
A grande sacada que outras distros deveriam usar (como o Unix da Sun fez) e adotar e melhorar o YaST. Tudo é muito simples e explicado sem necessidade de abrir VI, konsoles, .configs da vida... e sem perda de tempo.
Comentário de philippe
site:

acho que debe ter sido no br-linux.org ou alguma coisa parecida ;)
Comentário de pra que?
um não tenho boas experiênc: um não tenho boas experiências com o firefox ultimamente, a coisa que mais tenho usado nele é o feedback quality agent, de vez em quando o firefox 1.0.1 da pau e tenho de enviar o collector.dll pros caras do mozilla. Já devo ter enviando não sei quantas trocentas vezes este collector.dll.
Comentário de Rasputin
firefox, instalação limpa: Eu tb ive problemas com firefox, no linux,( me parece que vc está no windows, certo?),quando instalei uma nova versão em cima da configura ção da versão anterior. A solução foi antes de instalar a nova versão, deletar a pasta firefox (/home/xxxxx/.mozilla/firefox ),salvando antes os bookmarks, depois tive que reinstalar as extensões,mas a partir dai não tive mais problemas...
No windows, experimente desinstalar a versão anterior(salvando seus bookmarks), antes de instalar a nova.
Comentário de lordello
YAST vs YOU: StanStyle

"A grande sacada que outras distros deveriam usar (como o Unix da Sun fez) e adotar e melhorar o YaST. Tudo é muito simples e explicado sem necessidade de abrir VI, konsoles, .configs da vida... e sem perda de tempo."

O YAST é realmente uma boa ferramenta para usuários que não querem configurar tudo na mão, isso não é ruim nem vergonhoso, muita gente rtabalha na criação de tais ferramentas com o objetivo de facilitar. O Linux ainda é visto por muita gente como um sistema em modo texto com tela preta oinde digitam-se comando complicados. Eu gosto muito de manter um controle do que tenho na máquina e acho meu Gentoo "tudo de bom", mas é um gosto pessoal.
Algo que me deixou muito chateado no YAST foi a utilização desse tal YOU. Ao clicar em "Instalar e Remover", os pacotes atualziados pelo YOU são marcados em vermelho, pois possuem versão superior dos encontrados no servidor. Porque isso não é feito de forma integrada? Porque preciso de dois programas, um pra atualizar e outro pra instalar?
Acho que a SuSe deveria responder a estar perguntas e seguir um esquema como o da RedHat, o YUM é sensacional, atualiza instala remove, tudo num único banco de dados.
Fora esse pequeno escorregão, o sistema parace bem resolvido, não ligo nem um pouco pra bootsplash, mas fica bonito e os adeptos do WinXP (teletubies) vão gostar. O tema SuSe deveria melhorar um pouco, tentei mudar os botões e não consegui, a barra de titulo é muito grande e só é possível usar num desktop 1024x768.

Gentoo 2005.0 AthlonXP GNU/Linux-2.6.11.3
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \
Comentário de StanStyle
YOU: Na verdade isto acontece toda a vez que você instala um pacote de versão superior ao original. Se você utilizar o "alterar fonte de instalação" e deixar todos os arquivos novos neste diretório (ou um diretório FTP) a "marca" vermelha desaparece.
Na verdade é porque os arquivos novos não são encontrados na fonte original de instalação (ex. CD/DVD).
Você também pode usar o YaST source do diretório FTP das atualizações, como dito logo abaixo.
Os temas você pode mudar mas depende do tema. O baghira, por exemplo, você pode alterar as posições dos botões, o da SuSE acho que não.
Eu particulamente gasto um bom tempo personalizando o meu KDE, o tema padrão é muito ruím mesmo (na minha opinião).
É verdade muita gente fala ]: "Linux?!, não obrigado, não quero programar...".
De fato, dependendo do que você quer, o terminal é bem mais rápido e eficiênte (até um pouco bonito :). Mas ainda prefiro alterar o sysconfig pelo Yast :)
Comentário de lordello
Você está errado, essa info: Você está errado, essa informação não procede, eu removi a fonte de instalação do CD assim que terminei de instalar e fiz a primeira atualização, só tenho as fontes de instalação do espelho na internet. Eu usava o servidor ftp.suse.com, mas pela evidente sobrecarga do servidor, estou usando outros. E o YOU continua marcando pacotes pra downgrade.

Gentoo 2005.0 AthlonXP GNU/Linux-2.6.11.3
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \
Comentário de StanStyle
Depende da pasta.: Eu não testei este método, mas posso dizer que não adianta usar esta pasta do servidor ftp://ftp.suse.com/pub/suse/i386/9.2/ pois ela não muda, ela contém as mesmas versões do CD/DVD. Esta pasta não é atualizada.
Esta sim é ftp://ftp.suse.com/pub/suse/i386/supplementary/KDE/update_for_9.2/ atualizada, por exemplo ou esta ftp://ftp.suse.com/pub/suse/i386/update/9.2/rpm/i586/ (que contém as RPMs do YOU). Mas acho que esta última não possui o yast-source que a pasta do KDE tem.
Por isso disse para baixar todo o conteúdo deste diretório e salva-lo em um diretório local.
Eu tenho uma pasta até com rpm que não foi empacotada pela SuSE e ela aparece como opção de pacote no Instalar e Remover.


Comentário de lordello
YAST vs YOU: É, não adianta mesmo... como vou instalar programas sem colocar a fonte de instalação do servidor???
Bom, isso só confirma o que estou percebendo, o YAST é uma porcaria para atualizar o sistema, pois não se integra ao YOU. Todos malham o Mandrake, mas nele esse tipo de coisa não acontece.
Bom, deixa quieto, não pretendo usar SuSe nunca na minha vida, estou apenas testando ele, mas fica anotado o problema. Estava recomendando o SuSe para um amigo, estou pensando seriamente se vale a pena ele usar depois dessa...
O resto do sistema, como disse anteriormente, é excelente, só não gosto do konqueror, nunca gostei.
Valeu pela ajuda.

Gentoo 2005.0 AthlonXP GNU/Linux-2.6.11.3
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
Comentário de Heitor Moraes
O que vocês estão falando n: O que vocês estão falando não faz nenhum sentido.

Os pacotes de atualização do SuSE são PRPM, então o YaST não pode se integrar ao YOU porque o YOU só instala "patch".

Depois da minha esperiência com o SuSE posso dizer que é muito mais rápido usar patch e "as vezes" ter que atualizar um programa logo depois da instalação, do que sofrer com vááários megas de RPMs só pra manter o sistema em dia.

Afinal, a maioria de nós atualiza sistema mais do que instala coisas.
E a natureza do SuSE é de patchs de segurança (o que mantem os PRPMs bem pequenos).


___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de StanStyle
Patch ou não: Não é isso que agente tá falando. Independe de pacote patch ou completo, os dois dão o mesmo resultado. E como já disse, isso acontece com qualquer pacote de versão superior ao da fonte da origem da instalação. Não importa se é pelo o YOU ou pelo YaST, o resultado é o mesmo (alías o YOU apenas verifica os pacotes e o YAST os instala, não são partes separadas...).
Comentário de Heitor Moraes
Não dá pra comparar esse CD: Não dá pra comparar esse CD com os 5 CDs da caixinha.
Se você quer avaliar sério!, devia pedir a alguém pra copiar os CDs.

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de StanStyle
Normalmente.: Instale normalmente. Isso é apenas um "aviso", não precisa se preocupar com isso. É a política padrão do YaST com relação a pacotes novos.
Eles gostam de deixar claro que qualquer pacote novo pode causar inconsistência do sistema. Talvez os pacotes do YOU sejam um pouco de mais, mas isso é só um aviso mesmo.
Eu estou com o diretório kde-3.3.2 instalado e está tudo normal (sem nenhuma marca vermelha)justamente porque eu mudei a fonte de instalação.
Mas posso dizer que este K não está tão estável quando gostaria (mas eu fui avisado da possibilidade)...
Comentário de Alexandre_Martins
Com certeza: O comentário refere-se apenas ao CD que foi disponibilizado pela revista, não se pode extende-lo à Distro. Tens toda razão.

Alexandre Martins
Visite www.nuca.org.br
Comentário de lordello
Último post meu nessa notícia: É, o pessoal pegou mesmo o barco andando ou estão com preguiça de ler as mensagens anteriores :-)

O problema mencionado é o seguinte, o YAST possui uma ferramenta para instalar e atualizar programas a partir da fonte de instalação na internet ou pelo CD, ou seja, ao adicionar o endereço ftp.suse.com no YAST o CD fornecido pela LinuxMagazine é dispensável. Então o comentário de vocês sobre instalação limitada com apenas um CD é besteira, claro, a instalação é limitada aos pacotes do CD, mas depois posso instalar o que eu precisar ou quiser, ou seja, vou ter o mesmo SuSe da pessoa que instalou usando 5CDs. :-P

Agora vem o problema, o programa chamado YOU usa um endereço diferente para atualizar o sistema com patches de segurança, aí gera toda a bagunça, pois depois de atualizar com o YOU e abrir o YAST, vários pacotes aparecem marcados em vermelho, para downgrade, visto que os pacotes atualizados não existem no banco de dados do YAST. É impossível adicionar a fonte de instalação do YOU dentro do YAST e vice-versa, elas são incompatíveis, logo o problema persiste.

As pessoas reclamam do Mandrake por possuir um sistema parecido com esse, onde são usados vários módulos, um para instalar e outro para atualizar etc... mas no MDK isso tudo funciona de forma tranquila, sem pacotes marcados para downgrade ou coisa do gênero.

Outro problema é a inexistência de alguns pacotes básicos, como amule, transcode e outros que busquei e não achei. Não to nem falando dos programas proprietários, estou falando somente de prigramas GPL.

Bom, acho que é isso... inté mais...

Gentoo 2005.0 AthlonXP GNU/Linux-2.6.11.5
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \
Comentário de StanStyle
Tenta este:: http://rpmseek.com/rpm/aMule-2.0.0rc7-2.i586-SuSE_9.2.html?hl=com&cx=0:-:0:1795496:0:0:0
Tem a versão 1.2.1 estável por ai também.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004