Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Dicas-L: Distribuições com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais

“As grandes distribuições do GNU/Linux como a Debian e a Slackware trazem tecnologias livres assistivas a pessoas com deficiências mas geralmente as mantêm dispersas. Algumas distros oferecem essas soluções de modo mais pré-configurado e outras ainda são desenvolvidas e destinadas especificamente ao público com esta ou aquela deficiência.

No primeiro caso temos como exemplo o Live CD do Ubuntu, que embora de uso geral, traz uma série de opções selecionáveis durante a inicialização, tais como contraste de cores, personalização do funcionamento do teclado, sintetizadores de voz, etc. A página do projeto é https://wiki.ubuntu.com//AccessibleHoaryLiveCDDerivative

No caso de distros voltadas ao público com algum tipo de deficiência, conheço pelo menos duas para pessoas cegas e com baixa visão, que é o meu caso (sou cego total). Uma é a Oralux, cuja tradução da maioria do site foi feita por mim (sou colaborador do projeto).

O Oralux traz uma gama grande de sintetizadores de voz e leitores de tela em inúmeros idiomas incluindo o nosso Português.
” Veja o texto completo em [Dicas-L] Distros para Pessoas com Deficiências.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004