Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

"Micro sim, mico não" - Portaria do PC para todos permite micros com menos de 100MB de memória disponível - e o dual boot?

“O consumidor brasileiro paga pelo que não leva quando compra um computador do programa PC para Todos, do governo federal. Testes feitos pelo Correio Braziliense entre os dias 4 e 6 de maio em quatro desses equipamentos comprovaram o que se suspeitava no mercado: três de quatro PCs identificados com o selo PC para Todos são anêmicos e não conseguem sequer rodar com qualidade suficiente sistemas operacionais de código aberto, em modo gráfico, como o Mandriva e o SuSe. E desde que foi lançado, em setembro do ano passado, o PC para Todos ganhou dois ingredientes que só fizeram piorar sua qualidade: a exigência de 128 MB de memória real foi derrubada da lei por pressão dos fabricantes e o Ministério de Ciência e Tecnologia, que deveria realizar inspeções para verificar o cumprimento da lei, até agora não examinou um computador sequer. (...)

Sérgio Barcellos, da secretaria de Política de Informática do MCT, considera natural a alteração do texto da portaria 624. "Seria pretensão achar que soltaríamos uma coisa perfeita. Algumas questões precisavam ser melhoradas", acredita. Para ele, se a portaria entrasse em detalhes demais poderia engessar o mercado, considerado por ele maduro o suficiente para lidar com uma lei menos detalhada. "Os fornecedores não correriam o risco de vender máquinas que não funcionam", argumenta. De acordo com o MCT, o órgão deveria realizar inspeções técnicas nos produtos, mas até agora nenhuma foi realizada.

Cézar Alvarez, coordenador do PC para Todos na Casa Civil, quer atribuir aos consumidores a responsabilidade da fiscalização do cumprimentos dos requisitos por parte dos fabricantes.
”. Veja o texto completo em Mundo Info - Micro, sim. Mico, não! .

Dual boot no computador para todos? Por falar em os autores da portaria acharem natural ela ser imperfeita, não custa lembrar da notícia que divulgamos há duas semanas sobre o esforço do governo para evitar que outra brecha na portaria permitisse aos fabricantes vender PCs com dual boot (Linux e Windows) com os benefícios do programa Computador para Todos. Estou disposto a apostar que se isto se concretizar mesmo (e estou estranhando o silêncio sobre o assunto), veremos um súbito salto na qualidade da configuração de hardware ofertada pelos fabricantes que aderirem a esta possibilidade que aparentemente foi aberta na norma por descuido de quem a redigiu - a autoridade governamental ouvida pelo Terra à época declarou: “Não há veto explícito no corpo do decreto, mas achei que as próprias empresas que, em certo momento acompanhavam o debate do dual boot, tivessem compreendido. Mas talvez tenhamos falhado na redação”. Mas aguardaremos mais notícias, com a mesma confiança de sempre na sabedoria, competência, seriedade e transparência das áreas públicas envolvidas.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
PC pra todos: Se não me engano, a TecToy ainda fabrica o Megadrive, que, além de bem mais barato também é bem mais divertido. E, com certeza, Sonic roda bem mais rápido ( com "blast processing" ) em 16bits e os menos de 1MB de memória do que SuSe em 98MB...

como tudo no Brasil, virou palhaçada para um bando de oportunistas se aproveitarem da ignorância dos consumidores...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de The Darkness
Já não gostava de como as: Já não gostava de como as coisas estavam antes e agora temo que elas fiquem ainda piores.
O governo está novamente deixando furos na lei para que os oportunistas se aproveitem do povo. E o pior é que no final somos nós (o povo) quem pagamos a conta.

Vamos promover uma campanha para esclarecer o povo sobre o que é o que no mundo da informática, e vamos ajudar aos inocentes a não cair nas garras de fabricantes gananciosos.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de Carlos Vitoriano
O Magazine Luiza diz que vai: O Magazine Luiza diz que vai vender com Dual Boot sim (Pelo menos é a intenção deles).

Esta informação eu colhi com um Gerente Regional da Empresa...

segundo eles, para evitar problemas com os compradores....
Comentário de Alexandre Oliva
A portaria não foi mal redigida, mas há algo de podre: Certamente houve interesses contrários à exigência exclusiva de Software Livre no Computador para Todos, como se evidencia na primeira publicação da portaria do MCT, sem menção a Software Livre nos requisitos, retificada na mesma edição do Diário Oficial de modo a exigir Software Livre. A página http://www.computadorparatodos.gov.br/projeto/def_sw ainda carrega a definição da primeira publicação, embora eu já tenha tentado entrar em contato com os mantenedores do site no Serpro de todas as maneiras que consegui imaginar. A legislação, presente no mesmo site http://www.computadorparatodos.gov.br/participacao/legislacao incluía um apontador para a retificação. Mas pelo jeito, como resultado de meus pedidos de correção, não só todas as referências para a retificação foram removidas do site, como também removeram até o arquivo do servidor do Serpro onde ela estava. Felizmente guardei uma cópia em http://www.lsd.ic.unicamp.br/~oliva/fsfla/legales/

Para quem não quer investigar a questão por conta própria, vai um sumário do ponto importante: onde a portaria original dizia:

Especificação das características mínimas dos programas de computador (software) instalados.
a) REQUISITOS MÍNIMOS PARA TODOS OS PROGRAMAS DE COMPUTADOR:
[...]
a.8) Permissão de análise e estudos da execução do software, sem restrições de divulgação do resultado.

a retificação diz que se deve ler:

a.8) Software livre de código aberto com permissão de uso, estudo, alteração, e execução e distribuição;

Isso é um requisito mínimo para todos os programas de computador. Não é permitida a inclusão de software proprietário algum.

Agora por que o site mantido pelo Serpro foi alterado de modo a omitir a existência da retificação, ainda que as informações duplicadas no site permaneçam desatualizadas, está além da minha compreensão. Pode ter sido apenas descuido, mas também pode ser que alguém esteja de sacanagem... Ou talvez as duas coisas.
Comentário de bebeto_maya
Culpa não é do governo!: __Não bastasse o Software Livre ajudando a gerar emnpregos em oficinas e aquecendo os negócios dos micreiros que formatam, via fdisk do Windows (porque não sabem outra coisa), e botam o caolho da Redmond, agora as configurações "enxutas" e peladas do PC para todos...

__Os fabricantes não têm a menor consideração pelo cliente ao configurar micros com má fé e mal integrados com os softwares, os vendedores não receberam qualquer forma de treinamento, e ,não raras vezes, estimulam o comprador a retirar o Linux do computador...O hardware é sempre sofrível, modens fajutos, placas-mãe horríveis (desgraças a PC Chips) e a parca memória é apenas um lampejo de inteligência de um paciente terminal de Alzheimer (com todo respeito aos portadores dessa enfermidade que inclusive afeta alguns membros da minha família).

__Mas, por incrível que pareça, a culpa não é do governo, é do "jeitinho brasileiro" que infesta até esses grandes integradores, e com todo esse antí-marketing, o PC para todos está sendo um sucesso e realmente levando inclusão digital a quem nunca teve a oportunidade de comprar um micro "para casa"...

__Só acho que deveria ser obrigatório, na compra do PC, um mini-curso de informática em Linux e S.L. gratuito para o usuário final, algo que sem dúvida, levaria a um maior número de aceitações por parte dos usuários finais.

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de lxoliva
Re: A portaria não foi mal redigida, mas há algo de podre: Retificando minha informação, o texto da portaria agora referenciado a partir do site já é revisado, portanto apenas a página def_sw ainda carrega a definição não retificada.
Comentário de santo
Não a culpa é da falta de iniciativa das empresas: O linux roda muito bem com 128 com interface grafica KDE (citando apenas pq acho ela a mais pesada pro linux), eu sei por que ja fiz maquinas piores funcionarem muito bem no linux (um k6-II 500 MHZ com a placa SIS 530 e 128 MB de RAM), mas pra isto o linux tem que ser configurado pra se adptar ao hardware o que não tem sido feito.
Agora pegando um Mandria 2006 ou SUSE ou qualquer versão que está configurada pra rodar em maquinas TOP de hoje em dia o linux fica uma carroça mesmo, o que está falatanto é quem vende estes hardwares adptarem o linux para ficar sob-medida para o PC ai sim você vai ver um semprom com 128 bater um PC com windows com 512, agora pegar um linux configurado pra rodar em 512 e por só 128 é sacanagem.

Na minha opinião a culpa é de quem está vendendo estes PCs por que eles estão colocando qualquer versão do linux e não uma versão adptada sendo não exite vantagem alguma de se intalar o linux em relaçao o windows por que a principal vantagem do linux não está sendo aproveitada.
Comentário de Manoel Pinho
Mais uma novela: Depois da novela da SCO, essa novela de PC popular é a maior de todas.

Ninguém deu muita importância, mas na notícia recente

http://br-linux.org/linux/banco_mundial_estuda_a_possibilidade_de_apoiar_o_pc_pr-pago_da_microsoft

sobre o PC pré-pago da Microsoft que está sendo colocado para substituir a estratégia do Windows XP miserable edition, traz hardware ainda pior e limitado:

http://br-linux.org/linux/banco_mundial_estuda_a_possibilidade_de_apoiar_o_pc_pr-pago_da_microsoft#comment-42812

CPU Transmeta (horrível como CPU de uso geral), 256MB de RAM com soldados na placa-mãe e com uma BIOS e sistema XP especiais por causa do cartão de créditos.

Junta-se a isso PCs com dual boot só para dizer que estão colocando o linux e cumprindo a legislação e esses PCs anêmicos como punição para quem insistir na "loucura" e "nerdice" do linux.

Depois de ler notícias como essa e a da revista Época eu já estou p@#% com essa visão preconceituosa, preguiçosa e parcial que infelizmente muitos profissionais e empresas da área de informática têm do linux. Jogam contra o tempo todo com FUDs e fazem de tudo para que se mantenha o status quo do windows, como se fossem sócios da Microsoft. A Microsoft jogar contra eu até entendo mas profissionais e empresas brasileiros fazerem isso é dose. Até quando se dá a chance para um fabricante de micros vender o seu produto sem ter que embutir o imposto Microsoft (reduzindo o custo e tendendo a vender mais) ele reclama e parece fazer tudo para sabotar. Não dá para entender mesmo.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de David
Apesar de tudo: Concordo com toda a parte do hardware sofrível, mal integrado e tal.
Mas, sem entrar no mérito do software, acho que o principal problema é a memória.

Em 2002 eu já montava micros com 512 MB de RAM
As lojas, por ganância, ainda ficavam no 256.

Quantos computadores eu vi com uma bom conjunto, mas sem RAM.
Quantos processadores sub-utilizados!
É como uma Ferrari com o freio de mão puxado.
Em geral, o grande gargalo dos computadores pessoais está na memória.

Se você pegar um "Computador para Todos" e colocar 512 de RAM, ele se transforma numa máquina boa. Ainda mais levando em conta que são novatos que vão usar.

O problema de pouca memória não é tanto o Sistema Operacinal, são os aplicativos.
Você pode colocar uma distro com um gerenciador de janelas leve, como o Dizinha, ele vai muito bem. Mas você não usar o SO, você usa os aplicativos.

Com 128, você mal consegue abrir umas 3 abas no Firefox.
Com 128 é complicado trabalhar com o OpenOffice. Com 512 também :) Brincadeira.
Comentário de Alexandre Figueiredo
Concordo!: Exatamente o que tem acontecido, os fabricantes jogam o Linux no HD e fornecem ao usuário, aí o "usuário esperto" compra a máquina mais barata e roda o "Windows Xp Caolho" com o CD da ferinha.

Poxa! Mandriva e SUSE não são ruins, mas da maneira que eles jogam, de qualquer jeito, nem eu compro...

Vi uma máquina HP no Extra, com o Mandriva. Ela estava imprestável. Até meu antigo notebook rodava Ubuntu 5.10 com Celeron 550 e 64 Mb RAM e 4 Mb vídeo. Ficava quase parando, mas abria as aplicações. A da HP nem isso.

Os legisladores desse país estão sem assesores comprometidos com o povo e sem conhecimento de causa.

Revoltado,
@ Alexandre Figueiredo
Comentário de CWagner
São poucos os legisladores: São poucos os legisladores desse país que administram o que é público visando o interesse do povo.

E pode contar que houve pressão por parte de muita empresa pesada para que essa configuração mínima não fosse tão boa quanto poderia ser. 256 MB de RAM deveriam ser obrigatórios, 128 é piada.

No mais, a maioria dos assessores dos nossos políticos são ótimos ASPONES, isso sim.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de ano@nimo.com
Há algo no ar, alem dos aviões de carrera. (totalmente offtopi: Há alguns anos atrás uma garota pegou a filha do ex-presidente da Argentina C. Menen colando numa prova de acesso à universidade. A garota dedou a cola; saiu na imprensa. Algum tempo depois a garota que dedou sofreu um acidente e veio a óbito. Foi certamente coincidência, mas aconteceu.

E o quê o fato mencionado acima tem com este fórum?

Li no jornal Folha de São Paulo da ultima quarta feira (maio 31, 2006) que um ilustre membro do nosso respeitabilíssimo congresso pretende aprovar uma lei que obrigara todo brasileiro a se cadastrar para poder usar a Internet. Alem disto, a lei criada num dos mais altos focos de honestidade do país obrigará que o usuário se log toda vez que for acessar a Internet. Inclusive, o gentil-homem menciona que não haverá problema, que, como tudo que vem dos políticos deses país, nós vamos estranhar no começo, mais depois nos acostumaremos !

Vai ser o fim! Ninguém nunca mais terá privacidade. Em nome da nossa segurança pública (como se eles se importassem) nós, os brasileiro teremos nossa vida pessoal “fuçada” pelos membros do corretissimo Congresso Nacional. E na reportagem ainda citam que a nossa muito bem escrita constituição não prevê o direito do “anonimato”.

Mas o meu grande medo não é a perda de privacidade, afinal como citou o notabilíssimo deputado a gente se acostuma com tudo que eles fazem lá em cima.

Meu grande medo é a fraude!!!! Está velha amiga dos nossos governantes.

Quem entende de redes em geral e de Internet em particular (grupo no qual não se inclui a maioria dos nossos jornalistas) sabe que a Internet como existe hoje é INSEGURA! Ela não foi criada com o uso planetario em mente. Era para ser apenas uma rede acadêmica.

Imagine o seguinte: alguém consegue seus dados de logon na Internet (não será difícil) e pratica um ato ilícito em seu nome.

Agora me diga quem entende de redes e de Internet: EXISTE ALGUMA MANEIRA DE VOCÊ PROVAR QUE NÃO FOI VOCÊ QUEM COMETEU O CRIME ?

É simples, não existe maneira!

Mandar uma carta anônima gera impressões digitais e um meio físico para se períciar (o papel). Fazer uma ligação telefônica anônima gera uma impressão sonora num meio físico que pode ser periciado (uma fita magnética). Se você gritar insultos na rua, você terá testemunhas. É possível até se periciar mensagens gravadas de código Morse (cada telegrafista tem sua assinatura pessoal, como a assinatura em papel).

MAS NA INTERNET NÃO EXISTE ASSINATURA FÍSICA QUE POSSA SER PERICIADA! AS POUCAS ASSINATURAS EXISTENTES NA INTERNET PODEM SER FALSIFICADAS FACILMENTE (COMO QUALQUER SANGUESSUGA PODE CONFIRMAR).

A única saída para se proteger é não acessar a Internet nunca e portar um “nada consta” que confirme que você nunca acessa a Internet e por isso nunca se cadastrou.

Postar este manifesto num grupo de usuários de Windows é besteira, o pessoal é completamente alienado. É quem vive na mira dos poderosos, como usuário de Open Source, que grita toda vez que lê alguma coisa como o que foi publicado na Veja da semana passada, que sabe o risco que corre. E não pensem que foi a M$ a responsável por aquilo. Os responsáveis por aquilo foram conterrâneos nossos que ganham os tubos de dinheiro publico vendendo soluções de plataforma fechada para os três poderes.

Alias, isto é muito importante. Apontar corretamente os culpados é obrigação de quem entende do meio de software. O preconceito automático contra a M$ só favorece os verdadeiros Sanguessugas do dinheiro publico.

Então, se você conhece alguém lá fora (no exterior), comente o quê um membro do congresso Nacional pretende em nome da “segurança”. Antes que seja muito tarde e ninguém mais esteja seguro num pais onde ninguem é inocente até que nunca prove o contrario !

Gabeira, ScoobDoo, cadê vocês !?

Comentário de eje del mal
Laptop de R$7.000,00: Como comprar um laptop de R$7.000,00:

- Primeiro você compra uma passagem para O Porto, fora de temporada para ser mais barato;

- Depois pega um Buzum que vai até Santiago de Compostela, mas pode descer em qualquer lugar bem movimentado;

- Compra um Laptop de duas gerações a frente dos trambolhos que tem aqui no Brasil por R$2.600,00;

- Come muito jamón (não o Ramón) e enche a lata de aguardiente;

- Depois volta rindo de uma boca a outra, por ter gasto menos do que planejou...

¡Ejemplo!

http://www.elcorteingles.es/informatica/producto/producto.asp?referencia=15215517630
Comentário de eje del mal
Caolho Não!: WinXP Homer edition. Vamos zoar direito. Além do mais de o nome dos programas começarem com anti (antispam, antivirus, antibsod), é possível rodar mais de 3.000 deles, além dos 3 permitidos pela M$FT.
Comentário de hamacker
Mas, este é o problema...: Mas, este é o problema...
O linux roda muito bem com 128 com interface grafica KDE (citando apenas pq acho ela a mais pesada pro linux), eu sei por que ja fiz maquinas piores funcionarem muito bem no linux (um k6-II 500 MHZ com a placa SIS 530 e 128 MB de RAM), mas pra isto o linux tem que ser configurado pra se adptar ao hardware o que não tem sido feito.

... apenas um hacker ou usuário avançado conseguiria faze-lo. Eles poderiam vir de fabrica assim, mas se por outro lado o usuario conectar o seu iPod e nao abrir programa nenhum porque foi desabilitado ou nao foi instalado o serviço, ou plugar sua camera e porque o serviço de hal nao foi habibilitado o dispositivo nao funciona, idem para impressoras autoreconheciveis, etc... Nao adianta 128M para usar um ambiente de ultima geração que preze o usuário que é iniciante no linux é pouco.

Alias é de chorar ver um usuário tendo péssimas experiencias com linux e dando culpa ao linux porque é lento e em alguns desses micros nem o pendrive do sujeito é reconhecido. :(
Comentário de David
Improvável: Eu não duvido de nada, mas pode ficar tranquilo que nada disso vai acontecer.

Primeiro que nem todos os deputados são idiotas.
Segundo que a "opinião pública" não aceitaria isso.
Terceiro que é tecnicamente inviável.
Quarto que não é legalmente possível.

Esse "projeto de lei" vai ficar como mais um daqueles esdrúxulos e pitorescos.

Abraços.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004