Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux Magazine edição 19 nas bancas

Após quase dois meses sem publicação, finalmente temos novamente à disposição nas bancas, a Linux Magazine. Nesta edição, Maio/2006, temos como destaques:

- Linux Turbo (otimização de discos, aplicativos multimídia, sistema de arquivos); - Animação 3D (continuação da série sobre o uso da ferramenta Blender); - Blogs com WordPress; - Cron & At (agendamento de tarefas); - Migração da Band para Software Livre; - CentOS, fator corporativo; - dentre outros.

Recomendo.
” A nota foi enviada por Icoslau (icoslauΘhotmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de escovadordebit
Não entendi nada.: Não estou entendendo nada. Estou acessando hoje (veja data e hora do post) e neste exato momento o Site só traz referência ao exemplar nr 18, ou seja, o de março (que a propósito me foi entregue quase em meados de Abril).

A única referência ao exemplar nr 19 é da própria notícia do br-linux.

Aproveitando o gancho, pra dizer que é impressioante não conseguirmos manter no Brasil, uma publicação Linux com regularidade e qualidade de distribuição. Quem sabe ta faltando uma Br-Linux Magazine?

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Metatron
Amadorismo: Bom noite,

Não é nada que o título do post sugere, amador significa literalmente aquele que faz algo porque gosta.
Precisamos de uma publicação que obedeça ao sentido original dessa palavra...alguém aqui já leu um exemplar da "2600 The Hacker Quarterly" ?
Pois independente do sentido da palavra "hacker" adotada nessa revista, é uma revista amadora (insisto no sentido original da palavra); apesar da diagramação pobre, é feita por quem gosta do assunto, os textos são feitos por quem conhece (vi até um texto sobre combinatória...)...você lê um artigo e descobre que aprendeu mesmo alguma coisa.
E qual é o problema aqui em terra brasilis ?
As publicações ditas técnicas (as de Linux inclusive) possuem a mesma estrutura de uma revista de variedades semanal...e o problema (ao meu ver) é que Linux é um filho do Unix, e NÃO pode ser apresentado dessa forma, é um assunto complicado, não funciona apenas papear de forma bem superficial...
O resultado está aí, a Linux Magazine parece estar perdendo a chance de se tornar um marco na publicação sobre Linux, eu comprei durante um tempo essa revista, mas coisas do tipo "notícias do kernel", eventos, "funções no postgresql" me cansaram...é super rápido conseguir esse tipo de informação em sites de notícias ( http://www.osnews.com )
É preciso produzir o que não se encontra na internet, mas para isso só sendo amador (olha o sentido da palavra...;-)

yozora wo miage hitori houki boshi wo mita no
isshun de hajikete wa kiete shimatta kedo
anata no koto omou to mune ga itaku naru no
ima sugu aitai yo dakedo sora wa tobenai kara
Comentário de Rildo Ranieri Romão Rolim
Foco: Do jeito que você fala, parece que os responsáveis pela LM não gostam do que fazem.

Eu acho que a LM perdeu foco. Tenho a impressão que têm medo de não vender e fazem muita ginástica para atender todos os públicos possíveis, do mais técnico ao mais leigo, favorecendo mais os leigos. O resultado me parece confuso. Não sabe se vai ou se fica.
Comentário de Metatron
Vou ser mais direto: Acabei sugerindo algo que não queria. Apesar de ser do mundo underground, os autores da revista que citei são técnicos, escrevem como técnicos, e o texto não é filtrado para se encaixar na mentalidade de uma revista de variedades.
Ao contrário do que você afirma, os textos da Linux Magazine são de pouquíssima utilidade para novatos, porque não explicam e também são inúteis para os leitores mais avançados porque seus textos são superficiais.
Não tenho NADA contra a Linux Magazine e sua redação, mas não posso esconder o que vejo. E se o que estou dizendo fosse falso, essa notícia de "transição mensal para bimestral" não existiria.

yozora wo miage hitori houki boshi wo mita no
isshun de hajikete wa kiete shimatta kedo
anata no koto omou to mune ga itaku naru no
ima sugu aitai yo dakedo sora wa tobenai kara
Comentário de
Nada de BR-Linux Magazine: Não, não está faltando um BR-Linux Magazine. Você certamente não tem uma idéia precisa de como é difícil manter uma publicação regular de qualidade no Brasil, a não ser que se pudesse contar com a estrutura de uma GRANDE editora.

A Linux Magazine enfrenta lá os seus percalços, mas na minha opinião vem fazendo um ótimo serviço, e não lembro nunca de termos tido uma revista de 100 páginas dedicada ao Linux aqui no Brasil, nem de outra revista com a mesma qualidade.

O ideal seria que tivéssemos várias revistas e pudéssemos escolher, ou comprar todas. Mas não tenho o menor interesse em entrar neste jogo (só de contribuir com as que existem). Mas vou aplaudir se algum segmento da comunidade resolver entrar.


Comentário de Night64
Agora eu entendi: Eu era assinante até março do mês passado. Ao invés de, como rezam os Termos & Condições Gerais da Assinatura, receber um email com 60 dias de antecedência avisando sobre a renovação, bem como o valor atualizado, recebi um email pedindo para enviar:

Meu numero de cartao, data de expiração e numero de segurança! Em plain text, por email!!!!

Apesar da elevada qualidade dos artigos da revista... Assim fica dificil!!!
Comentário de sudan
Mesmo as 'grandes' revistas: Mesmo as 'grandes' revistas são deficitárias, se voce conversar com pessoal de editora. Manter revista é caro, mesmo com uma equipe de 1 editor, 1 reporter e 1 (ou 0) fotografo, como sao as de hoje em dia. Inda mais em tempos de internet.
Nao sei porque 'o movimento de software livre deveria ter uma revista, pelo menos'. Prefiro bons sites, com informacao boa e atualizada.
A Linux magazine divulga campanhas da microsoft, mas publica editoriais ideologicos pro-software livre. Critica o fud na vitrine, mas espalha fud pela porta dos fundos.
Ate entendo a pressao para pagar contas, se manter, e tal. Mas se e' assim, nao venha posar de 'comprometida com o software livre'.
'Talk is cheap'.
Comentário de escovadordebit
Qualidade tem várias faces.: Na verdade, hoje, com a web, fica difícil de competir em conteúdo. Você decide se quer temas mais ou menos técnicos. A dinâmica de publicação é maior e você não precisa ficar empilhando revistas em casa. A questão é que você não pode ler onde quer. Necessita de computador, tela, etc.

Acredito realmente que se um e-book reader conseguir chegar ao mercado a um preço adequado, as publicações impressas estarão com os dias contados. Penso que grande parte da receita das publicações vêm dos anúncios e mesmo sob mídia digital eles poderão continuar lá.

Quem sabe alguém aproveita o projeto do laptop U$100 e lança algo ainda mais simples, na forma de um leitor potátil de documentos.

Mas voltando ao tema, tenho certeza de que todos apoiam publicações Linux. Eu mesmo não questiono o conteúdo da revista, pois reconheço ser difícil de agradar a todos e a Linux Magazine tem que vender as revistas senão ela fecha as portas.

Questiono a qualidade de distribuição, atendimento ao cliente, etc. Não posso conceber nos dias de e-mail, o assinante não receber sequer um aviso de que a entrega de seu exemplar ocorrerá com atrasos. Isso é satisfação com o cliente. É triste ter que enviar e-mail ao editor para receber uma satisfação. Será que é tão complicado enviar um e-mail aos assinantes informando quando isso ocorre?

Essa é a qualidade a que me refiro.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Renato
Concordo com você!: Até aqui a grande decepção por conta da linux magazine é o tratamento dispensado aos assinantes e compradores de banca. O site permanece desatualizado e não tráz nenhuma informação sobre os atrasos.
Poderiam ter um pouco mais de consideração com os leitores, apenas isto.
Comentário de ricardomoc
Assinatura: Seria bom se pudessem esclarecer quanto às assinaturas. Fiz a assinatura de dois anos, mas não me falaram nada sobre ficar dois meses sem receber revista. Talvez fosse melhor comprar na banca. Prestigia o jornaleiro, aqui do bairro, e só pago pelo que recebo efetivamente.

Abbruch Nein!
Comentário de Manoel Pinho
Distribuição: Já que o problema da Revista é com gráficas, distribuidores, etc, por que não vendê-la como e-book ? Acabariam-se os problemas de distribuição, sobra de exemplares e ainda se poderia baixar o custo ?

A revista poderia ser distribuída via email ou mesmo através do CDROM do encarte. Se houver medo de perda de receita por causa de pirataria creio que se poderia colocar algum esquema de senhas personalizadas de acordo com o número do assinante.

Hoje no tempo da informação tão rápida e fácil por causa da internet vejo que revistas de informática em papel vão tender a se extingüir ou ter problemas sérios de sobrevivência.

Eu adoraria que a revista fosse distribuída de forma eletrônica em um DVD ou CDROM, com bastantes conteúdo, reportagens estrangeiras em português e no original em inglês, áudio de podcasts com entrevistados, vídeos de demonstração de aplicativos e mini-cursos, etc.

Uma mídia digital permite muito mais coisas do que textos de revistas em papel. Creio que assim a revista ofereceria muito mais vantagens para os consumidores do que no esquema atual.

Me lembro bem dos problemas com a revista do Linux da Conectiva. Fui assinante desde o início e vi os mesmos problemas de distribuição, fechamento de edições, etc. A LM tem a vantagem de contar com um grande número de matérias de bom conteúdo feitas pela revista alemã. Apesar de ter sido radicalmente contra a campanha "get the FUD" da M$ na revista torço sinceramente para o seu sucesso.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de escovadordebit
Garimpo de informação.: A revista poderia ser distribuída via email ou mesmo através do CDROM do encarte. Se houver medo de perda de receita por causa de pirataria creio que se poderia colocar algum esquema de senhas personalizadas de acordo com o número do assinante.

Acho que nem precisa chegar a tanto. A Linux World, por exemplo, pode ser baixada em formato pdf e creio que a receita vêm dos anúncios que continuam lá. Aliás, anúncios bem elaborados também são informação e muitas vezes tornam-se interessantes (cursos, eventos, produtos, etc.)

Concordo com esta sua proposta. A meu ver uma revista, hoje, deveria funcionar vendendo o serviço de "garimpo" de informação, colocando-a em um formato de fácil acesso ao leitor.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de rca_cap
Acho a linux magazine uma: Acho a linux magazine uma revista ótima. Agora com a Easy Linux, acredito que ficará uma revista mais técnica e a Easy para iniciantes.
Acredito na revista, e acredito que os problemas serão logo resolvidos.
Comentário de Fernando Zank Correa Evangelista
linux-magazine: realmente depois de ficar quase 2 meses sem ler a revista comprei na sexta feira a edição nr 19, mas infelizmente para minha decepção achei que a revista deu uma decaída no nível sem contar com a diminuição do número de páginas e uma quantidade imensa de propagandas, eu como leitor assíduo da linux magazine espero que na edição nr 20 a revista volte a ter a qualidade que o público está acustumado...
Comentário de jczucco
Ainda não recebi...: E eu, como assinante e a 2 meses sem revista, ainda não recebi...

Vou renovar que nossa essa assinatura...

Jeronimo Zucco
http://jczucco.blogspot.com
Comentário de Valter
Tive problemas desde a: Tive problemas desde a assinatura , como tive problemas com a Revista do Linux .
Se soubese que iria passar tantos dissabores com ambas não teria assinado nenhuma delas .
Reveista sevem para que eu me informe e atualize fora do micro porem passo em média 12 hs na frente do micro .
Só não teive sorte de encontrar o respeito que um assinante DEVE ter.
Nada contra os autores , textos ou arquivos e sim na qualidade da ADMINISTRAÇÃO e DISTRIBUIÇÃO.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004