Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Google lança a ferramenta Picasa para Linux - e você já viu o Google Notebook?

Finalmente o Google Labs disponibiliza sua versão para Linux da ferramenta de organização e edição de fotos Picasa (ainda como Beta Release). Mais informações no link a seguir.” A nota foi enviada por Carlos Mafort (carlos·mafortΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Google notebook: Foi lançada mais uma ferramenta do Google. o Google Notebook. Maiores informações podem ser obtidas no link a seguir” A nota foi enviada por stratomen (stratomenΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.


 

O Google Notebook é um bloco de notas e recortes virtuais, acessível a partir do navegador - tanto na forma de uma página web, quanto como em um plugin para o Firefox e outros navegadores. Ele já foi lançado há alguns dias, e venho usando com sucesso - mas apenas após ler bem os termos de uso, e para registrar informações que eu não me importe que fiquem parcialmente em poder do Google.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de klamath
Not Found: http://picasa.google.com/linux/

The requested URL /linux/ was not found on this server.
Comentário de glaydsonlima
Link not found: É o link que está no blog deles.
http://googleblog.blogspot.com/2006/05/picture-this-picasa-for-linux.html

------------------------------------
blog.navegantes.org
Comentário de brain
É mesmo: Mas a URL é essa mesma, e continua linkada na página do Google Labs, inclusive. Alguém deve ter apertado alguma tecla errada por lá ;-)
Comentário de Bruno Gonçalves
O site so pode ser usado nos EUA: Pra acessar o site precisa usar proxy
http://www.freeproxy.us/index.php?q=aHR0cDovL3BpY2FzYS5nb29nbGUuY29tL2xpbnV4L2luZGV4Lmh0bWw%3D

Vai la saber, acho que o google ficou com medo de receber processo igual o Orkut he he

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de brain
hum!: Por isso que de manhã eu conseguia, e agora de tarde não. Faz sentido.
Comentário de Bruno Gonçalves
Outro endereço: Pelo proxy que passei não da pra fazer o download, esse link aqui usando o Google Translator funciona inclusive o download.

http://translate.google.com/translate?u=http%3A%2F%2Fwww.picasa.com%2Flinux%2F&langpair=en%7Cpt&hl=en&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=%2Flanguage_toolshttp://www.undergoogle.blogspot.com/

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de hamacker
Um colega fez uma cópia: Um colega fez uma cópia .deb no link :
http://blog.ogmaciel.com/picasa_2.2.2820-5_i386.deb

um bom programa, gostei :)
Comentário de patrick
Enlaces diretos: Publicados no slashdot:


Deb: http://dl.google.com/linux/deb/pool/non-free/p/picasa/picasa_2.2.2820-5_i386.deb [google.com]

RPM: http://dl.google.com/linux/rpm/stable/i386/picasa-2.2.2820-5.i386.rpm [google.com]

Binary installer: http://dl.google.com/linux/standalone/picasa-2.2.2820-5.i386.bin [google.com]

Abraços,
Patrick
Caruaru-PE
Comentário de marcosalex
Wine?: Só não gostei de ser baseado no wine.

http://picasa.google.com/linux/download.html

Haskell developer
Comentário de Romeu Rosário Ramirez Rosa
Aqui funciona: Acabei de tentar http://picasa.google.com/linux/ e funciona normalmente, inclusive os downloads.
Comentário de hamacker
por que ?: por que ?
Comentário de Romeu Rosário Ramirez Rosa
Fenômeno Google: venho usando com sucesso - mas apenas após ler bem os termos de uso, e para registrar informações que eu não me importe que fiquem parcialmente em poder do Google

Quer dizer que o software tem restrições graves. Auto impostas pelo usuário, mas por cautela contra uma licença provavelmente abusiva.

Não passa de um Bloco de Notas. Grande porcaria. E se fosse coisa da Microsoft, já estaríamos todos aprendendo alguns palavrões novos por causa da licença. Mas como é do Google, todo mundo acha o máximo.
Comentário de eltern
Simplesmente "felomenal": Simplesmente "felomenal" :)
Ótima ferramenta.
Comentário de Bruno Gonçalves
Interessante o programa: O picasa está fuuncionando muito bem.

É um programa bonito, apesar que pra mim não tem utilidade, o konqueror já faz o que preciso.

Mas a idéia de usar o Wine é muito boa, o melhor seria software nativo e livre, porém se não for possível ao menos que funcione, a Macromedia disse que iria fazer isso com os seus produtos, mas pelo visto depois de comprada pela Adobe a idéia foi abandonada.

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de brain
Licença e cautela:

Não passa de um Bloco de Notas. Grande porcaria. E se fosse coisa da Microsoft, já estaríamos todos aprendendo alguns palavrões novos por causa da licença. Mas como é do Google, todo mundo acha o máximo.


Você pode olhar a licença e julgar se ela é abusiva. Para o que eu quero usar, ela é adequada, eu venho usando com sucesso. Se eu quisesse usar para outras coisas, talvez ela não servisse.

Aliás, se fosse para guardar documentos confidenciais, acredito que eu teria cuidados especiais, independente do prestador do serviço - Google ou Microsoft, FSF ou ONU.

Eu não acho o máximo, não sei se "todo mundo" acha. Mas venho usando com sucesso para a finalidade que eu desejava.
Comentário de nemesis
2 cents: "como é do Google, todo mundo acha o máximo"

* cerca de 200 bugs do Wine foram contribuídos de volta para o projeto, tornando esse importante projeto open-source mais robusto;
* software do Google realmente é o máximo ;)

Acho que é o primeiro software de uma grande companhia fazendo bom uso do Wine. Espero que a moda pegue e mais softwares previamente de legado para a plataforma Windows possam rodar sem problemas no Linux e facilitar a migração. Pelo menos Google Earth provavelmente vai seguir a mesma trilha...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de cenoura
E a Corel ?:
Acho que é o primeiro software de uma grande companhia fazendo bom uso do Wine.


Existe (ou existiu) o Corel Word Perfect e o Corel Draw para Linux, ambos usavam o wine para atingir seus objetivos.

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de jose
Não te entendi.: A finalidade do Konqueror e Picassa são diferentes. O correto seria comparar com o digiKam. Aí eu fico com o digiKam sem pestanejar (e ainda fecha com o teu anseio por um software nativo e livre).

Apesar de tudo, mais uma opção para os usuários do Linux. Sempre é bom.


Comentário de Heitor Moraes
E eram pagos.: E eram pagos... O que torna o Google muito mais poético.

"Dominar o mundo, mas com carinho!"

____________________________________________________________

O problema com a Wikipedia é que ela só funciona na prática"
- Desconhecido
Comentário de bebeto_maya
Prefiro o XNVIEW!: __Pessoalmente, perfiro o XNVIEW. Ele é muito mais rápido e permite edição em Lote com qualidade e enorme velocidade...Temos também o Gthumb e o Gwenview...Todos com recursos de edição, inclusive criação de webalbuns.

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de nivel9
Pena q eh em wine. Con tanta: Pena q eh em wine. Con tanta ferramenta pra desenvolvimento por aí, bem q podia ser nativo.
Comentário de Bruno Gonçalves
Konqueror: Eu separo as fotos em pastas, quando eu entro nelas o konqueror me mostra a previsão, dou 2 cliques ele abre em tamanho original, pra mim so issso já é suficiente :)

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de Manoel Pinho
Softwares gráficos multiplataforma: Essa notícia mostra como softwares gráficos multiplataforma proprietários ainda são tão raros. Já existem boas bibliotecas graficas multiplataforma como o Qt e wxwidgets mas as empresas ainda preferem desenvolver para windows e só depois pensar em portar para alguma outra plataforma. Se o projeto fosse concebido desde o início para ser multiplataforma seria muito mais fácil.

Não sei se é pela falta de conhecimento dos programadores de softwares proprietários ou por excessiva dependência de IDEs e RADs como o M$ Visual Studio ou Borland Delphi/C++ Builder.

Se alguma empresa quisesse doar recursos para o software livre e me perguntasse qual seria o gênero que necessita maior desenvolvimento eu diria o de ferramentas de programação multiplataforma amigáveis (para os programadores de software proprietário). A Qt, se não me engano, possui plugins para o M$ Visual Studio mas como a Qt é paga para desenvolvimento de sw proprietário a gente não ouve muito falar nisso. As poucas IDEs/RADs para a wxwidgets geralmente são proprietárias e não gratuitas e há pouca informação sobre elas.

As melhores IDEs multiplataforma ainda são as baseadas em Java mas como programas em Java possuem algumas desvantagens a idéia de softwares comerciais multiplataforma ainda é rara.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de thotypous
Os softwares da Google são em Qt: Os softwares da Google, inclusive o Picasa e o Google Earth, são em Qt. Vai saber pq eles não colocam uns #ifdef aqui e ali e depois só recompilam no Linux.
Comentário de alan
Eclipse: Eclipse é a IDE multiplataforma que você procura. Ela possui plugins que suportam o desenvolvimento em várias linguagens de programação. No final de 2004 e início de 2005, escrevi um sistema em C usando-o. De lá pra cá, muita no CDT melhorou :)

--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

Comentário de Manoel Pinho
Sim, o a IDE Eclipse é: Sim, o a IDE Eclipse é bastante completa mas o que eu queria dizer é que o problema não é a IDE em si, até porque não é tão difícil assim programar em C ou C++ com um editor de textos e usando Makefiles, mas um framework completo, como o que a M$ e a Borland oferecem em suas ferramentas.

No linux você pode usar um Glade e outras ferramentas para desenhar os forms e uma IDE separada para programar mas a coisa ainda não é tão integrada como muitos dos programadores que citei gostariam. O kdevelop junto com a Qt é o exemplo mais próximo que imagino mas (eu creio) que ainda não dá para usar a ferramenta no windows (a não ser com cygwin). Com o Qt 4 e o KDE 4 talvez tenhamos alguma alternativa multiplataforma mais completa para desenvolvimento.

Programadores de softwares proprietários são particularmente pressionados por causa do tempo de entrega dos softwares e muitas vezes optam pelas soluções mais fáceis e conhecidas, mesmo que o software final só rode em uma plataforma e exija aquisição de licenças e uso de softwares e bibliotecas proprietários.

Me lembro bem quando muitos programadores windows vibraram quando anunciaram o Kylix, que acabou morrendo por vários fatores.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de nemesis
c e java não são: c e java não são exatamente "amigáveis". O dia em que houver IDEs VB e Delphi multiplataforma e robustas e utilizando a exata mesma sintaxe e arquivos de seus pares proprietários, aí sim acho que podemos fazer uma diferença.

Tem o Gambas que usa sintaxe Basic, mas não é compatível com VB. Pensando bem, VB.NET também não é compatível com VB e ainda assim os viciados da M$ não conseguem abandoná-la...

bem, enquanto isso, acho que o Wine já é uma solução viável para quem precisa "meio-migrar"... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
equívoco?: Google Earth usa OpenGL -- ou Direct3D -- e sua própria interface parece ser em OpenGL. acho que vc está equivocado, caso contrário, com Qt seria possível simplesmente recompilar no Linux, sim...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de .;.
Off-topicando: Qual a melhor ferramente RAD para wxWidgets que você conhece?
Comentário de marcosalex
wine: Particurmente, prefiro sistemas nativos, mas de qualquer forma, o wine tem seu valor por facilitar em muito o porte de aplicativos pra Linux.
Haskell developer
Comentário de Manoel Pinho
Estas: Estas

wxDesigner
http://www.roebling.de/

DialogBlocks
http://www.anthemion.co.uk/dialogblocks/

Ambas são comerciais.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de Donnie Darko
não, o picasa é MUITO: não, o picasa é MUITO melhor do que o digikam. Não é livre, certo, mas é melhor.
Comentário de ricardomoc
Aqui não funcionou: Aqui no meu micro não funcionou. Tentei o pacote em rpm. Vou tentar o outro, para ver no que dá.

Abbruch Nein!
Comentário de jose
Só para quem nunca usou.: Não é o fato de ser ou não livre que vai dizer se um software é melhor que outro. E dizer 'MUITO' é, no mínimo, falta de conhecimento.

Manual do digiKam
http://docs.kde.org/development/en/extragear-graphics/digikam/index.html

Manual dos plugins
http://docs.kde.org/development/en/extragear-graphics/digikamimageplugins/index.html

Favor ler antes de continuar.
Comentário de jose
Se é o suficiente, então ...: tudo bem. Não vou te empurrar um caminhão para transportares uma impressora. Se for apenas para gerenciar um punhado de fotos, também existem outros programas simples que se integram muito bem no KDE (basta um clique com o botão direito para que um leque de ações esteja disponível, desde rotacionar, redimensionar, criar vídeos e animações flash para sites e até pdf)

Mas se a idéia for gerenciar os albums de maneira rápida e eficiente (visualizar por album, data, tags, comentários, etc), um programa específico pode ajudar.
Comentário de Patola
Talvez...: Talvez precisemos de uma comparação lado-a-lado, recurso a recurso, como aquelas que o opensourceversus fazia... :)

Eu adorei o Picasa, mas não sabia que o DigiKam era "tão bom assim" como você diz. Vou ver se aprendo a mexer direito com os dois programas e, se tiver tempo extra, faço essa comparação.

--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de jose
Quem sabe: Uma comparação poderia ser interessante. Se eu conseguir tempo e paciência, pode ser que começe um flame no Br-linux :-)

Comentário de Zyk
Bonitinho, mas prefiro DigiKam: Experimentei e gostei do visual, mas não vi uma nítida vantagem sobre o DigiKam, pelo menos até onde pude testar, pois todas astentativas de uso ocasionaram em travamento do sistema (HD entra em atividade incessante, ponteira do mouse começa engasgar e trava o sistema).

Comentário de CWagner
Eu pensava que o problema: Eu pensava que o problema estava na minha máquina :)

Acho que vou ficar com o digikam ou o konqueror mesmo.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de rca_cap
Instalei facilmente no: Instalei facilmente no Kurumin (pacote deb) e no Mandriva (pacote rpm).
Li as instruções do software e achei realmente muito bom. Uso o digikam que tbm é ótimo.
Vou deixar os 2 na minha máquina.

Agora que venha o google earth e assim por diante.
Comentário de Rafael Peregrino da Silva
VDKBuilder: Oi Manoel,

Dá uma olhada no VDKBuilder. Não usa wxWidgets (usa o Visual Development Kit, daí VDK, um C++ wrapper para o GTK+), mas serve para desenvolvimento multiplataforma (Unix/Linux e Windows®).

Há ainda algumas outras opções. O seguinte artigo da Linux Magazine #12 traz uma análise das principais.

Abraços,

Rafael Peregrino da Silva
Linux Magazine
Comentário de hamacker
Ué, mas é nativo. Muitas: Ué, mas é nativo. Muitas aplicacoes usando wine são mais rápidas do que as versoes rodando num host windows. No winehq voce encontra a api do wine para windows, utilize-a e voce terá um aplicativo win32 que tambem rodará em outras plataformas suportadas pelo wine. Com a possibilidade dum wine embutido dentro do código (arvore do aplicativo) é transparente para o usuario final que nem vai saber se usa o wine ou nao, embora para técnicos 12M (o tamanho do wine) talvez faça diferença.
[adicionado + tarde:]
Uma olha nos scripts do picasa revela um belo truque que poderia ser aplicado a muitos softwares comerciais se realmente desejassem ter seus aplicativos portados para linux num tempo recorde.
Comentário de Manoel Pinho
Obrigado: Obrigado pelos links. O problema da GTK+ ser aceita no windows ainda é a sua aparência diferente dos widgets windows. A wxwidgets usa os widgets nativos de cada plataforma e por isso consegue ser mais "natural" em cada uma. Mas já é uma alternativa.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de .;.
Continuando o off-topic: E as melhores não-comerciais?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004