Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IDG Now! - Site do HackerTeen é pichado duas vezes no mesmo dia por cracker

“São Paulo - Cracker publicou críticas pela manhã e voltou nesta noite a invadir página do curso de segurança para adolescentes. O site do HackerTeen, curso de segurança da computação em Linux para adolescentes de 14 a 19 anos, foi alvo de uma pichação (defacement) na manhã desta quinta-feira (25/05). Na tarde de hoje, o cracker promoveu novo defacement na home page do site, que estava no ar até 19h10, com o título "HackerTeen é invadida novamente pelo Legion of Bozo".

Por cerca de duas horas, a página principal do site passou a hospedar um texto intitulado "Hackerteen, a farsa". Conforme registrado no site de segurança Zone-h.org o defacer identificado como Legion Of Bozo faz críticas pesadas ao curso, a profissionais que coordenam o HackerTeen e a outras iniciativas similares. Nesta sexta-feira (26/05), a página inicial do site do HackerTeen passou a exibir uma mensagem a respeito dos ataques. "Estamos no rastro do autor e iremos tomar as medidas cabíveis. Tudo dentro da lei e sem fazer justiça com o próprio teclado", comenta o comunicado no site.
” Veja o texto completo em IDG Now! - Site do HackerTeen é pichado duas vezes no mesmo dia por cracker.

O HackerTeen é apresentado como um programa educacional voltado a jovens entre 14 e 19 anos, com produção de conhecimentos em Segurança da Informação e Empreendedorismo. O programa adota uma metodologia moderna e diferente, envolvendo pedagogia baseada em Paulo Freire, software livre, mangás, acompanhamento psicológico, humor, jogos de estratégia e desafios.

O manifesto dos pixadores está disponível para consulta em um mirror. Não costumo publicar notícias sobre pichações e invasões de sites, mas como os 2 defacements foram realizados em uma semana em que o HackerTeen está em evidência, devido à anunciada (mas ainda não lançada) cartilha/guia ilustrado com dicas de uso seguro da tecnologia para adolescentes, e pela apresentação da primeira turma de formandos "faixa-preta" do curso, acreditei que o tema seria digno de discussão e debate..



Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Romeu Rosário Ramirez Rosa
Rodapé: Na tarde de hoje, o cracker promoveu novo defacement na home page do site...

Linux em bom português!
Comentário de Bruno Gonçalves
Falou bem, mas no lugar errado: Achei interessante o texto intitulado hackerteen a farsa, porém pra que hackear???

O que leva o indivíduo a hackear o site dos outros?

Se o problema é que o Hacker Teen ensina mal e cobra caro criem um projeto gratuito ou barato e que ensine bem.

Não conheço o Hacker Teen e não sei se o que fazem é bom ou ruim, mas acredito que a melhor forma de se desbancar algo que você não gosta é fazendo algo melhor o sufiente pra ofuscar o seu concorrente e não tentar derrubar na força.

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de MegaRevolt
Pessoal usando a palavra: Pessoal usando a palavra hacker pra faturar encima..
Tem mais eh q sofrer ataques até desistirem de deixar essa pagina no ar..
^^
Comentário de Carlos Carvalho
Hackerteen & bozo: Interessante eu ver depois de muitos o Bozo retornando as manchetes. Nao costumo gostar de pixacoes a sites que geralmente sao feitas por screiptkiddies, mas dessa vez, pelo
menos me parece, nao foi o caso.

E muito triste perceber que um grupo (hackerteen) tenta formar hackers. Qualquer um com um minimo de ocnhecimento sabe que isso nao existe e hackers nao sao formados assim, como bem esta escrito em tal manifesto da legion of bozo. Hackerteen nao tem autorizacao moral para se auto intutular como "formadores de hackers eticos" e eles deveriam publicar uma noticia em seu site pedindo desculpas por enganar tantos jovens. Aqui deixo um conselho, apesar de extinda mas ainda disponivel esses jovens se dariam melhor lendo os artigos da phrack magazine: http://www.phrack.org, alem de ter um nivel MUITISSIMO superior a QUALQUER possivel texto ou material publicado pela HackerTeen, reflete muito MAIS a realidade da seguranca da informacao.

Lamentavel ser permitida a existencia de sites como a Hackerteen VENDENDO a informacao que deve ser LIVRE, assim como a verdadeira filosofia hacker prega. LIBERDADE DE INFORMACAO, nao essa informacao barata que eh cobrada caro, e muito caro pela Hackerteen. Uma pena.
Parabens a Legion of Bozo, sejam quem ele(s) fore(em).

-hash

Comentário de elaine - fan do bozo
Legion of Bozo, tem total apoio do verdadeiros hacker: sinceramente, o brain me decepcionou sera que ele nao sabe realmente o que significa hacker, hacking???
legion of bozo luta pelo lado etico do verdadeiro termo hacker! ao contrario o hackerteen esta querendo ganhar $$$ as custas do bobo, que nao tem a menor vontade de saber realmente eh hacking, visando realmente as receitas de bolo, parecendo um bando de kiddies!
Comentário de vmedina
Censurável, mas eles tem um bom argumento:
3. Como diabos um curso de hacker pode ser hackeado?

Vocês acreditam mesmo que o Hackerteen pode ensiná-los sobre segurança? Qual a
credibilidade que um curso desses tem ao ter seu site desfigurado? Eles não
deveriam ser os gurus da segurança que dizem ser?

Tirem suas próprias conclusões...



Eles realmente tem um bom argumento né! Oras, como querer prepara adolescentes para serem especialistas em Segurança se eles mesmos não são?

Mas o ato em si é muito censurável.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Romeu Rosário Ramirez Rosa
Discordo: Quem acreditou nas aparências e conversa mole do site e se inscreveu naquela bobagem merece estar onde está. Cada um consome a porcaria com que se identifica e tenta ser feliz e ninguém tem nada com isso. Com o tempo, aprende. A vida ensina.

Por outro lado, sem a pichação ninguém teria lido. Episódio divertido.
Comentário de brain
te decepcionei por que?: Te decepcionei por que, Elaine? Publiquei um relato do que aconteceu, um link pro manifesto, e uma descrição de por que acho que o assunto merece ser debatido. O que mais eu deveria ter feito, erguido bandeiras, pregado faixas e tocado uma tuba?
Comentário de ThiagoArbex
Censurável não!: Sensacional, isso sim. Nada contra o hackerteen ou como eles resolveram usar a palavra "hacker" mas o ataque foi sensacional. Esqueça suas noções sobre ética ou moral que não servem pra muita coisa e o que sobra é um grande duelo entre duas forças que jogam o mesmo jogo.
E qualquer um tem que dar razão a vários argumentos deles.
O que parece que a legion of bozo não entendeu é que organizar a informação em uma sequencia lógica e juntar com pedagogia e essas coisas é o que eles estão vendendo. Depois de passar pelo curso os garotos vão estar muito melhor preparados pra lidar com as informações da grande rede. Ou assim parece, não tem como eu saber nunca usei o hackerteen.
E hacker é só uma palavra galera largem de ser extremos, não serve pra nada.
Comentário de vmedina
Eu não posso congratular por isso né!: Afinal, é um ato muito próximo do criminoso. Não gostaria que fosse feito comigo, portanto não posso gostar que seja feito nos outros.

Mas o "Manifesto" deles é bem interessante. Será que os alunos "faixas pretas" pegam eles? ;)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de hack the world
a única escola hacker é a rede: escola para hackers...? bull shit

por acaso o servidor web deles estava em servidores próprios? :)
Comentário de Fedarkyn
gostei de ver: Posso não gostar de pichações, mas ele(s) foram bastante consistentes.

O Hacker é uma pessoa curiosa, e curiosidade não se ensina.

Curso de hacking por definição é caça-níqueis. Só a existência destas merdas já é danosa para os otários que caem nesses contos e para o mercado em si. Já posso ver os executivos que não sabem nada de TI exigindo "certificação de hacker" para a seleção.

É bom saber que hackers "de verdade" ficam de olho e não se calam com estes golpes de marketing.

ps
Chamo eles de hackers, porque todo cracker é um hacker, mas o oposto não é verdade.


Comentário de outro fã do bozo
haha: haha
isso pq sao "os caras" em seguranca, sao os "hackers"
tanto nome pra usar e usam de hackers...
Comentário de Tamoin
Gostei do PS: PS: Não temos qualquer relação com a comunidade do orkut "Eu odeio o Hackerteen".



Mário Felipe
Usuario GNU/Linux N° 396531
JID: lalo_rinaldi@amessage.info
Comentário de hackerteen sucks
Pesquisa: Andei navegando pela zone-h em busca de outros defacements da leion of bozo e nao localizei nenhum outro alem da hackerteen, pra mim fica claro que nao sao script kiddies e nao fazem do deface uma atividade comum, me pareceram ter um bom motivo para isso, e o motive deve ser que a Hackerteen eh uma coisa extremamente ridicula e deveria ser humilhada por isso.
Comentário de super fã do bozo
Uma coisa que nunca vou: Uma coisa que nunca vou esquecer na minha vida eh o manifesto do The Mentor, sinceramente todos deviam le esse manisfesto.

"Yes, I am a criminal. My crime is that of curiosity. My crime is that of judging people by what they say and think, not what they look like. My crime is that of outsmarting you, something that you will never forgive me for."

(The Conscience of a Hacker, por The Mentor)

Aqui vai a versao do manifesto em portugues http://www.absoluta.org/seguranca/mentor.html

quanto a hackerteen, no comments! triste eh saber que a 4linux.com.br eh responsavel pelo site! um aviso pra pra hackerteen, HACKER != LINUX

sera que o maddog sabia o que estava falando em relacao ao hackerteen? essa triste iniciativa deles?
acho que nao! deviamos notificar ele. sobre o que realmente se passa... DO JEITO QUE ELE EH LOUCO!

sergio amadeu, sabe diferenciar de hacker e cracker? tambem acho que nao, nao deve nada!

outra coisa lendo o texto do helio castro(desenvolvedor do kde e da mandriva conectiva),
"vi MadDog praticamente abençoar o maravilhoso projeto do HackerTeen (que venham bons frutos dali, e que o amigo Cristiano guie a gurizada pela mão)" entao o que acham? acho que a vida dele nao passa de SL/CA!
Comentário de .;.;
Os hackers de verdade: Os hackers de verdade precisam inventar um novo nome pra eles, tipo, "PlufPluf", já que agora todo mundo se diz ser hacker....
Comentário de Ludi
Esse trecho que você se: Esse trecho que você se refere é uma citação da notícia original que empregou o termo em inglês em vez de seu equivalente em português.
No comentário do Brian, ele diz:
"Não costumo publicar notícias sobre pichações e invasões de sites,"
Longe de qualquer estrangeirismo desnecessário.

Agora acho difícil traduzir hacker em uma única palavra.
Tem até um artigo na Wikipédia em português:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hacker
Comentário de froger
Estamos no rastro do autor e: Estamos no rastro do autor e iremos tomar as medidas cabíveis. Tudo dentro da lei e sem fazer justiça com o próprio "teclado".

É irônico, mas nada dos especialistas agirem preventivamente.


Fabio Rogerio
Linux User 222742
http://froger.eti.br

Comentário de Carlos Barros
Isso foi, hmmm, como posso: Isso foi, hmmm, como posso dizer, LINDO!!! Como a maioria aqui, não aprovo pichacoes de sites, mas nao posso deixar de apioar essa causa. A equipe do Hackerteen não passa de uma cambada de salafrários. Eles ainda veem falar de CRIME!?! Explorar a ingenuidade de criancas que deveria ser considerado crime. Nao sei se alguem chegou a ler partes (é impossível ler todo) daquele "GIBI". Aquilo não passa de um material com única e exclusiva finalidade de executar LAVAGEM CEREBRAL (isso mesmo!!) em criancas, que são totalmente ludibriadas pelas historias de ficcao cinentifica hollywoodiana contadas por essas pessoas que pensam apenas em encher os bolsos com dinheiro dos outros.
Hacker de carteirinha?? Isso é lamentável.. Perguntem para Kevin Mitnick, Kevin Poulsen ou outros que fizeram historia no mundo do hacking se eles fizeram algum curso para aprender o que sabem.. Hacking ta no sangue, nao adianta tentar comprar isso.

sem mais..

Carlos Barros
Comentário de amigo
Zines e Encontros: hey amigo ja ouviu falar dos codebreakers, h2hc?

da uma olhada ae, existe sim!
www.codebreakers.com.br
www.h2hc.com.br

ate mesmo zines brazucas
guide.motdlabs.org
www.thebugmagazine.org

e famoso www.google.com.br

agora eh soh correr atras!
Comentário de Romeu Rosário Ramirez Rosa
Hacking tá no sangue: Hacking ta no sangue, nao adianta tentar comprar isso.

Só os hackers têm midichlorians? E se fizer uma transfusão? :-P
Comentário de eltern
Pena que eles usaram este: Pena que eles usaram este "meio irregular" pra dar um recado muito bem dado.
Comentário de Brunna
acho q o legion of bozo agiu: acho q o legion of bozo agiu como uma forma de protesto contra a comercialização de algo q é direito de todos. apoio a postura deles posto que q a função do legion of bozo é divulgar - sem marketing - o verdadeiro significado da palavra hacking.
Comentário de Bruno Gola
Opiniões: Boa tarde, eu fui aluno desse curso oferecido pela 4Linux e acho que vocês deveriam conhecer o projeto e entender o que acontece lá dentro antes de criticar o curso e defender um ato criminoso. Nenhum curso é perfeito, nada é perfeito, concordo com alguns dos argumentos do tal "Legion of Bozo", porém ele perde completamente o "juizo" ao fazer um deface para divulgar sua ideia e, pior, perde ainda mais quando acaba atacando alunos (vide a foto). O ataque dele era contra o curso e os criadores.
Esses caras, assim como muitos aqui, acham que só eles e a comunidade deles do "underground" são os "HACKERS" e chegam a dizer que o próprio Linus não é um HACKER, então se um cara que desenvolve um sistema operacional só por curiosidade e por querer usar algo melhor do que lhe ofereciam, isso sem ter qualquer tipo de curso, apenas livros em mãos, não é um HACKER, porque alguns adolecentes com conhecimento demais e ideias de menos, fazendo deface por ai, seriam considerados como tal?
Vocês atacam o hackerteen de tal forma, mas isso não atinge muita gente, vocês ja perceberam e agora apelam para o deface.
O mais legal de tudo é ver que gente como o Sergio Amadeu, o Maddog, o Kov e MUITOS outro consideram o hackerteen um projeto bacana, e que tende a formar jovens profissionais que no futuro estarão abrindo suas empresas de software livre. Vocês não conseguem exergar isso, enxergam apenas os seus narizes e a sua comunidade "underground". Não enxergam que jovens, como eu, que viviam com seu windows e não colaboravam em nada com nenhuma comunidade e depois do curso podem estar contribuindo e aprendendo com a comunidade.
Enfim, lamentável tudo isso, tanto o deface (crime) quanto o apoio de alguns de vocês ao crime.

Até logo.

Comentário de David
Linus era acadêmico.: "e chegam a dizer que o próprio Linus não é um HACKER, então se um cara que desenvolve um sistema operacional só por curiosidade e por querer usar algo melhor do que lhe ofereciam, isso sem ter qualquer tipo de curso, apenas livros em mão"

De onde você tirou isso?
Quando o Linus começou a desenvolver o Linux ele estava na Universidade,
fazendo um curso superior.

Comentário de David
Na mosca!: Assino embaixo do comentário do vmedina.
O ato em si é censurável, mas o argumento 3 é fulminante.
Comentário de Legion of Bozo fã.
Alguem tinha que fazer algumas coisa.: O que nao pode acontecer eh ficarmos calados diante de empresas
sem limites e que nao mantem o minimo de respeito pela comunidade
hacker real.

Legion Of Bozo, continuem assim ;]

Ah, e cuidado com os faixas pretas ninjas super fodoes h4x0rs.

Cya.

Legion of Bozo fã.

Comentário de Bruno Gola
De onde você tirou: De onde você tirou isso?
Quando o Linus começou a desenvolver o Linux ele estava na Universidade,
fazendo um curso superior.

Tirei do livro "Só por prazer do Linus", aonde conta que ele começou a desenvolver e a "fuçar" por causa de seu avô matematico, bem antes da universidade.

Concordo que ele estava na universidade, mas o desenvolvimento do Linux começou bem no inicio, quando ele passou a usar o Minix, e o mesmo não se conectava com os terminais da faculdade, assim, ele teve que desenvolver o seu próprio terminal para conseguir a conexão, e esse foi o começo do sistema, agora, dizer que um cara que fez isso não é HACKER... ai não sei.
Comentário de platelmintus
Toda a verdade: A desculpa que o site do HackerTeen apresentava logo após a invasão era realmente muito esfarrapada. Diziam que, com o lançamento da cartilha de segurança para Internet, alguns crackers sentiram seus interesses ameaçados e por isso realizaram a invasão.

Precisava mentir? E ainda mais alegando alguma coisa tão besta como essas? Não tinha como arranjar melhor?

Sinceramente, aquela cartilha é um lixo. Até baixei para dar uma olhada, pensando que poderia realmente ter algo útil lá, que pudesse ajudar alguém. Só há informações óbvias e organizadas de uma maneira prolixa. Nem venham me dizer que isso é para facilitar a compreensão por parte dos jovens. Caso eles não saibam, os jovens de hoje em dia realmente não gostam de ficar lendo grandes quantidades de texto. Gostam menos ainda se a informação contida nesses textos é redundante e repetitiva.

A cartilha do HackerTeen realmente não chega aos pés da cartilha do CERT (http://cartilha.cert.br), que está há muito mais tempo no ar, e até hoje, que eu saiba, não sofreu nenhum ataque por isso.

Aí novamente vão vir com a desculpa de que a cartilha do CERT não é adequada para adolescentes, por conter um texto muito longo e cansativo. Mas não era justamente disso que eu tinha falado? A cartilha do CERT tem um texto longo mas pelo menos é informativa.

Querem fazer uma cartilha para adolescentes? Façam uma cartilha de uma única folha. Frente e verso se quiserem. Se precisar, pode ser uma folha grande. Nesse caso, a preferência é uma espécie de cartolina plastificada com figuras e texto grandes, em tópicos bem resumidos, e sem repetição. Algo bem conciso.

Bem, deixando a cartilha de lado (já que agora eu que estou sendo prolixo, mas talvez seja necessário para deixar tudo bem claro), um outro aspecto é o lado extremamente comercial do HackerTeen.

Está certo que o curso é abusivamente caro, e que as informações utilizadas nele são todas de origem livre, mas eles têm professores e apoio didático e podem cobrar por isso. A situação é igual a escolas e universidades particulares. Praticamente tudo que é ensinado nelas é conhecimento que pode ser encontrado livremente, livre de patentes e copyright. Ou alguém sabe de alguma patente que se aplique aos métodos básicos de álgebra que são ensinados nas escolas, por exemplo?

Concordo que o preço dos cursos da HackerTeen deveria ser menos, mas isso é problema deles. A informação é livre e eles têm o direito de fazer o que quiserem com essa informação, inclusive vender a preços abusivos para pessoas menos esclarecidas. Se a pessoa vai ficar em paz ou não com a consciência, é outra história.

O problema maior é eles estarem cutucando numa ferida muito sensível: a ideologia hacker. As pessoas se sentem ofendidas ao ver um curso tão trivial quanto o HackerTeen afirmando formar hackers.

Sim, o curso é realmente trivial. Posso dizer porque tenho um amigo que fazia. O que eles oferecem é basicamente um curso de como configurar um sistema Linux. Isso torna de você um hacker completo? Talvez torne um "hacker em configuração", mas não me parece muito correto um curso desses anunciar que vai formar um hacker, dá a entender que o cara vai saber fazer todo tipo de coisa com um computador.

Uma pessoa só vai ser um "hacker completo" no dia em que ela tiver uma grande bagagem de conhecimento de todas as áreas, muita experiência, e souber improvisar muito bem. Concordo plenamente que é praticamente impossível um curso conseguir oferecer isso. Para isso, a pessoa precisa de uma vida inteira de estudos.

Propaganda enganosa? Simples... Se você se sentir ferido, disque 151 - PROCON. Nem precisa de advogado.

Quanto ao "Legion of Bozo", foi um nome criado apenas para essa invasão, para ironizar o HackerTeen (alegando ser ele uma palhaçada). Nem tentem procurar por esse nome no google, não há nenhum outro relato sobre ele. Não se tratam de script kiddies, são pessoas com um mínimo de conhecimento que devem ter se aproveitado de alguma falha realmente idiota que o HackerTeen deixou. O servidor devia estar realmente mal configurado. Mas foi bom eles terem invadido, isso pode ter servidor de informação para algumas pessoas, além de expor o HackerTeen ao ridículo. Como pode um curso de hacker ser invadido?

Finalmente, sobre "não fazer justiça com o próprio teclado". Duvido que o pessoal do HackerTeen conseguisse fazer isso. Se não conseguiram nem configurar decentemente o próprio servidor, como vão invadir alguém que eles nem sabem onde começar a procurar? Não há nenhuma informação real sobre os invasores. Os ips são dinâmicos. Onde eles vão achá-los?

E, realmente, o HackerTeen me fez rir ao dizer que estava tomando as devidas medidas legais. Acordem, onde eles acham que isso vai dar? A justiça já está sobrecarregada demais com crimes e corrupção (e nem disso ela trata direito), pra que vai ficar dando atenção para uma criança chorando porque o sitezinho de propaganda enganosa dela foi invadido?
Comentário de thomaz
Hacker: Achei correto essa manifestação contra o uso indevido da palavra hacker, já que querem criar especialistas em segurança mudem o nome para algo do tipo Security Team.


Comentário de MnB Linuxer
security team or lammer team ?: security team ? Porque ? Se eles nem estão capacitados para formar profissionais em segurança então porque ter esse nome ?
[]'s
Comentário de maotsetung
Estratégia de invasão: Alguém aí saberia dizer qual foi brecha de segurança usada na invasão do site? Scripts mal feitos? Softwares desatualizados?

Comentário de carlos carvalho
Seguranca?: Seguranca? Nem pensar, eles nao tem nem a capacidade de formar esse tipo de profissional. Estao vendendo peixe podre de forma marketeira via lavagem cerebral.

Eu fico particularmente chateado quando vejo um bom recado muitas vezes ser mal compreendido. Eu me interesso muito por seguranca e o pouco que eu sei hoje em dia foi correndo atras, muitas horas de google, troca de informacoes com amigos e interessados, leitura especializada, e todo esse material esta disponivel na internet de graca.

"Information wants to be free" e eu diria "free of charge"
ou pelo menos se forem cobrar por isso, que nao eh nenhum crime, todos precisam ganhar dinheiro, que o facam de forma transparente, vendendo peixe saudavel. Se eu vendo macas eu anuncio que estou vendendo macas, nao posso vender peixe podre (nesse caso arenque, arenque fede muito) e anunciar que vendo uma BMW. Eh isso que a hackerteen faz, vende arenque como se fosse BMW.

Como nerd (termo bem relativo) eu acredito que compreendi muito bem a mensagem do legion of bozo que eh nao fazer mau uso de uma palavra que para nos, hackers ou interessados por seguranca, tem um significado muito forte. Significam horas e horas de estudos, muita dedicacao e realmente ofende a possibilidade de ver alunos de um curso chinfrim se auto-denominarem hackers e o pior, a mais leve sombra de que o mercado possa aderir a essa brincadeira e acreditar realmente que bons profissionais de seguranca sao formados na hackerteen. Eh como levar um cuspe na cara, milhares de horas de estudo para um site de terceira categoria tomar a palavra a si e dizer que forma hackers.

Desculpem, mas scut, FX, void, a galera do TCH, a antiga TESO (do qual scut fazia parte) e muitos brasileiros que nao vou citar o nome sao os VERDADEIROS hackers. NENHUM mas NENHUM mesmo fez cursinho hacker. Isso eh uma ofensa a todos nos que amamos o sistema *nix e a seguranca.

Hackerteen eh uma ofensa e deveria pedir desculpas, reformular seu site e o oferecer um curso sobre instalacao, manutencao e seguranca de sistemas de forma clara e sem mentiras. Ai ganharia o respeito, porque respeito se faz assim, com as cartas na mesa.


Comentário de Bruno Laturner
Autor: "Estamos no rastro do autor e iremos tomar as medidas cabíveis. Tudo dentro da lei e sem fazer justiça com o próprio teclado", comenta o comunicado no site.

Eu começaria olhando no próprio umbigo.

Não me surpreenderia se o autor for um ex-aluno insatisfeito, o conteúdo do texto é bem pessoal e parece que conhece a estrutura interna do curso.

No mais, achei o artigo deste "Bozo" bem interessante.

----------------
AjudaLinux.org
Comentário de Romeu Rosário Ramirez Rosa
Simples:: inscreva-se no curso do Hackerteen que você aprende.
Comentário de escovadordebit
Spam?: O que é que tem de spam nos meus posts?

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Necronomicon
Aleluia!: Sempre foi monstruosamente irritante e ridículo essa coisa de hackerteen!
Alelulia! Ainda existe vida inteligente nesse país miserável!
"Alô criançada! O Bozo chegou!
Trazendo alegria..."
huahuahua!!!!!!!!!!
Agora vou sair e encher a cara!
Comentário de Heitor Moraes
Quanto a livro na mão...: o fato dele ter todo o código do minix na mão torna esse início do Linux bem menos pop-romântico do que você faz parecer com esse comentário.

A propósito, sem querer trollar, eu acho essa coisa de "hackerteen" uma piada, mas ninguém aqui é a favor de sujar site dos outros.


____________________________________________________________

O problema com a Wikipedia é que ela só funciona na prática"
- Desconhecido
Comentário de Fábio Emilio Costa
Opinião pessoal: Acho que o Hackerteen, com qualquer defeito que tenha, tenta mostrar que hacking vai além do invadir sites para provar que são "os bão"...

Prefiro pensar no Hackerteen como formação de profissionais, antes de pensar em formação de hackers. Talvez alguns deles não tenham realmente a habilidade de hackers, mas vão aprender coisas como ética e respeito, que infelizmente na nossa sociedade e grupos sociais (incluindo aí algumas militâncias) está simplesmente "chutada para escanteio".

Bem, minha opinião pessoal...

PS: Uma adição à discussão - "Grandes poderes trazem grandes responsabilidades".

Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons
Comentário de Fábio Emilio Costa
Faz sentido...: Tem um caráter meio vingativo isso... Será que algum ex-aluno que acabou querendo detonar os ex-colegas?

Faz MUITO sentido... :-)

Meu blog
Seja livre - Use Software Livre;
Seja criativo - Adote Creative Commons
Comentário de Necronomicon
Família: Ética e respeito se aprende em casa, com os pais. Essas escolas são comédia...uma vez eu fui vítima de uma delas, fiz um curso de montagem de micro na impacta, paguei caro e foi uma piada, só me lembro de ter comido rango de padaria muito bem durante duas semanas, fiquei mais gordo do que você...

Comentário de nivel9
Ta parecendo interno mesmo.: Ta parecendo interno mesmo. Quem sabe até um funcionário...
Comentário de lgbassani
Ficou chato mesmo...: Bah, ficou chato mesmo estas "pichações" em um site como o deles...

Bah, na moral, se eu fosse administrador da redes deles, eu apelava... Colocava todo o portal rodando em um sistema live-cd sem chances de gravar no disco, ou usava um daqueles esquemas paranóicos do openbsd, onde até o root não pode fazer nada... :o)
Comentário de Bruno Gola
Mais opiniões...: Não tem nada de pop-romantico, é simples, o cara era um fuçador, curioso e soube aproveitar código pronto.

para achar uma piada, vamos lá, o que voce sabe sobre o curso ?

Não to querendo defender o curso.. só acho que alguns vocês da "comunidade", do "underground" ou seja la o que for são muitos radicais as vezes por causa de um nome. Parem de se incomodar com pouca coisa, nenhum aluno sai do curso achando que é hacker, ninguém entra lá (pelo menos acho que não) achando que vai sair hacker. O curso é bom em vários sentidos e pode colaborar muito com a comunidade de software livre dando novos adeptos.
Eu sei que ninguém aqui deve ser contra o curso em si.. se o nome fosse security teens iam ficar todos na boa, agora vocês tem que entender que nome vende e chama atenção também.

Esse é meu último post aqui para não ficar enchendo demais, mas eu repito, vocês deveriam conhecer melhor o curso, as pessoas que participam, apoiam e dão aula e depois sim ter uma opinião tão formada assim.

Quem quiser trocar uma ideia na boa sobre isso (ou não) é só adicionar o msn brunogola *semspam* gmail *semspam* com .

Até mais...
Comentário de Sérgio Luiz Araújo Silva
Sobre a invasão: Se os caras que invadiram são assim tão bons quanto parecem, porque não se somaram para ensinar os garotos ao invés de lhes denegrir?

Se os garotos não são hackers "ainda" os pichadores certamente são crackers da pior espécie. Pois podiam ter usado os conhecimentos para ir lhes dar uma palestra, ganhar fama do mesmo jeito, e quem sabe ser convidados para trabalhar em alguma empresa.

Quem seria capaz de confiar em pessoas sem ética. Será que eles já ouviram falar em ética hacker?
Comentário de maotsetung
Não adianta: Isso não adianta, é só criar um RAMDISK e botar o site "pichado" lá dentro...
Comentário de ma
Sou administrador de: Sou administrador de sistemas e acredito que esse tipo de informação seria útil para ajudar a incrementar a segurança do meu servidor web, assim como para outros administradores.
Comentário de nemesis
quanta babaquice: hacking tem a ver com criação/composição/síntese, cracking com destruição/decomposição/análise

pessoalmente, acho deprimente quando um bando de novatos usando diversas ferramentas prontas e amplamente disponíveis começam a se achar o "hacker". Tá mais pra "réqui", como diria o Copérnico...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Filipelinux
NÃO CONCORDO: Não concordo que o Hacker Teen seja uma piada, ao contrário, é uma boa forma de instruir futuros profissionais para um bom início de carreira. Sabe, a estrutura é boa, dando suporte completo. Logicamente mesmo com toda estrutura podem sair (infelizmente)crackers deste meio, mas eles fazem a parte deles neste sentido, se tornando fundamental para pegar toda a energia de adolescentes e converter em uma atitude sadia. Também este projeto está ajudando outros adolescentes como no caso da cartilha (a qual já distribuí na empresa que trabalho para orientar a todos) para uma navegação segura.

O grande problema é que muitas vezes nós profissionais falamos "chinês" para as pessoas. Ou seja, só outro profissional consegue entender. Falamos so termos técnicos, enquanto o Hacker Teen fala a linguagem do jovem e ensima este novo "idioma".

Sinceramente, este projeto é uma atitude firme e bem vista, no entanto a consciência é de cada um e com isso se sair de lá um cracker ninguém poderá falar nada, pois ao menos esta equipe fez sua parte de instruir.


Filipe

técnico em eletrônica
Administrador júnior de sistemas Linux
Comentário de Filipelinux
Sabe, aí que está, então: Sabe, aí que está, então o Linus é um caça-níquel. Cara, essa cultura é que tá errada. Nunca um cracker é um hacker pois ele só pensa em si próprio e nunca um hacker é um cracker porque ele pensa no bem da telecom.

Filipe

técnico em eletrônica
Administrador júnior de sistemas Linux
Comentário de IGNUMATICKS
Enumerando maldades: Não importa como eles fizeram. Se você der muita importância a um ataque específico, comete o erro "Enumerando maldades":

http://tinyurl.com/zlxsj
Comentário de agome
Legion Of Bozo: Parabéns ao Legion Of Bozo

Tenho certeza que com duas lições q vcs deram no mesmo dia , servem para os alunos (faixa branca, preta, rosa, sei lá) questionar se realmente esse investimento vale a pena.
Muito bem colocado: "Ética não se vende, vc nasce com ela'
Sou a favor que Ética seja materia obrigatória desde a alfabetização.

E o conhecimento? não deveria ser de dominio publico?

A pichação foi ética? imoral?
Bem, o certo que um otimo recado foi dado.
E não vejo pq ficar perdendo tempo com log pra localizar quem protestou.
Censurar a liberdade de expressão?
O crime foi não cuidar da segurança.
Q exemplo aos futuros ninjas!!

Mantenha a guarda!!!



Comentário de bleh
bleh: E voce pode desconectar o cabo de rede tambem, a comecar pelo seu.
Comentário de David
Então leia o livro de novo...: Eu tenho o livro e você está falando besteira.

Você claramente não sabe interpretar o que lê, então vou tentar ser didático:

1) Ele começou sim a programar bem antes da universidade, por causa do seu avô, etc. E daí?
O que eu questionei foi você ter dito que ele começou a escrever o Linux "sem ter qualquer tipo de curso".
Ora bolas, se ele já estava na Universidade, isso não é "sem qualquer tipo de curso, apenas livros em mãos".
O que importa, nessa discussão, é que o desenvolvimento do Linux se inicia com ele já cursando a universidade. O que ele fazia aos 11 anos com o avô é outra coisa.

2) Onde foi que eu disse que o Linus não é hacker?
Claro que ele é.
Comentário de Metatron
Autônomo: Queiram ou não, Linus Torvalds é elite..fiz universidade, e nunca vi nenhum aluno de graduação com o nível e iniciativa necessários para criar "apenas" um terminal; a universidade não fornece o conhecimento e nem estimula a independência do aluno, acredito que o termo "hacker" se aplica em todas as áreas, é uma busca pessoal, o prazer da descoberta.
No meu caso, fui em busca de conhecimentos profundos em matemática, acho que aprendi um pouco.

yozora wo miage hitori houki boshi wo mita no
isshun de hajikete wa kiete shimatta kedo
anata no koto omou to mune ga itaku naru no
ima sugu aitai yo dakedo sora wa tobenai kara
Comentário de X-0.D
Parabéns: Ao grupo Legion of Bozo, meus parabéns.
Porcos como hackerteen devem deixar de se aproveitar do "modismo" de "hackers-wannabe" bem como outros que se auto entitulam hackers como essa tal de Fernanda sei lá o que e outros como o "Excelentíssimo (mera formalidade) Ministro da Cultura Gilberto Gil", é muita palhaçada haver uma "escola de hackers" o povo que realmente criou a cultura da LIBERDADE DE CONHECIMENTO não se auto-promove, não tenta ganhar dinheiro as custas do governo e do povo, eles são auto-suficiente nesse sentido, não precisam disso.
Já fui um hacker, não pq alguém disse "Você é um hacker.", mas porque mostrei do que sou capaz, e assim me consideravam.
Agora chega de blá blá blá.
Parabéns Legion of Bozo. Vocês tem meu apoio.
Comentário de jcferranti
Elite? Linus é elite é uma: Elite? Linus é elite é uma frase tipica de "hackerzinhos" como os que pensam que se formam em cursos.
Se vc fez faculdade e achou que a mesma não estimula e não fornece o conhecimento, não sei se fico com pena de você ou da faculdade que vc fez, já que essa é a obrigação primordial de uma faculdade.
Torvalds não fez nada sozinho, ele teve a vontade e um bom livro para orientá-lo. Não teve que descobrir o que fazia um Pc funcionar pois a especificação do 386 era bastante divulgada. Chamar Torvalds de Hacker é fazer o mesmo que muitos fazem, generalizar o termo. A própria palavra hacker remete a quebrar para entender e Torvalds não precisou quebrar nada.
Fico feliz em saber que você foi em busca de conecimentos mais profundos, mas espero que isso não signifique que você é um "hacker".
Comentário de escovadordebit
Meu ponto de vista: A própria palavra hacker remete a quebrar para entender...

A meu ver Hacker ficou fortemente ligado ao modo de identificar um sujeito com muito conhecimento em computação. A medida que a imprensa começou a vincular o nome Hacker à contravenção digital, aqueles que também detinham muito conhecimento e nem por isso eram contraventores, se sentiram ofendidos e com isso passou-se então a diferenciar Hacker de Cracker (embora se analisarmos sob a ótica do conhecimento são a mesma coisa).

Não creio que é necessário quebrar nada para ser considerado um Hacker. E também acho muito simplista fazer parecer que é mole lançar a pedra fundamental do que hoje é o Linux. A impressão que se tem é a de que qualquer estudante de universidade consegue fazer isso.

Mesmo com especificação aberta, você tem que entender esta especificação e colocar o negócio pra funcionar.

Além disso tem muita gente deixando universidades de primeirissima linha ja com a idéia fixa de sentar na "cadeirinha acolchoada". Mesmo nesta ótimas universidades, é bem seleto o grupo dos que realmente querem conhecer alguma coisa. A maioria quer pular direto para gerente de projeto.


Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Gleidson Lacerda
ainda está disponível no cache do Google: http://64.233.161.104/search?q=cache:L-Fp1vYzuXgJ:www.zone-h.org/defacements/mirror/id%3D4099568/+&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=1
Comentário de jcferranti
Infelizmente, a própria: Infelizmente, a própria história faz parecer simples lançcar a pedra fundamental do linux.
Linus disponibilizou o código fonte da versão 0.2 para quem quizesse dar uma olhada e ajudar. Não era muita coisa, era pouco mais que um virus ou um programa inédito.
Dizer que Torvalds é um hacker é que é o erro. Todos sabemos que sem a comunidade o Linux hoje seria menos que um Minix.
Linus Torvalds é um excelente profissional e já o provou de várias maneiras e continua provando até hoje. Prova disso é que a maioria de suas opiniões sobre seu sistema se limita a aspectos técnicos.
Mas eu não gosto dessa forma de tratá-lo como se fosse um Deus ou alguém com inteligência sobrenatural.
Quanto ao que a maioria quer ao sair da faculdade, só me resta concordar e lamentar. Como disse acima, desenvolver a vontade e capacidade é obrigação e uma faculdade séria, mas se o aluno não estiver receptivo não adianta nada...
Comentário de nemesis
essa é boa!: "(Linux) era pouco mais que um virus ou um programa inédito"

é, pois é, foi facílimo pegar um Livro do Tanenbaum, com exemplos de round-robin, paginação etc. Ele também baixou da internet alguns rootkits já prontos e presto! rapidamente montou um víruzinho permanentemente segurando a CPU. super fácil, qualquer graduado na Estácio de Sá consegue...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de escovadordebit
Realmente...: Realmente parece que a coisa não foi tão fácil pro Linus no início não... Pelo meno pela ótica do Rickvan Riel não...
"The interrupts are reprogrammed (ouch! you can really feel Linus's pain, here!)."
http://www.kernelnewbies.org/BootStrapFromPcBios

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Juliane
Alguém tem o screenshot da: Alguém tem o screenshot da pixação???? pelo jeito não tem um nenhum lugar mais circulando...
Se alguém tiver e puder me mandar julianeb@gmail.com
obrigada!!!!!!
Comentário de Vympel
A 4Linux também foi invadida: Olá, gostaria de informar que a 4linux responsável pelo site da hackerteen incluindo o hackerteen foram invadidos alguns dias depois do grupo "Legion of Bozo" ter feito o defacement pelo grupo DigitalMind, grupo este também do Brasil.
A invasão da 4linux pode ser vista neste link: http://www.zone-h.org/index2.php?option=com_mirrorwrp&Itemid=43&id=4110962
E as invasões do hackerteen feitas pelos grupos Digitalmind, Spykids e Legion of Bozo (todos grupos brasileiros) nestes links:
http://www.zone-h.org/index2.php?option=com_mirrorwrp&Itemid=43&id=3590714
http://www.zone-h.org/index2.php?option=com_mirrorwrp&Itemid=43&id=4099568
http://www.zone-h.org/index2.php?option=com_mirrorwrp&Itemid=43&id=4111036

Atenciosamente:
Vympel
Zone-H Admin
Comentário de Vympel
Re:Autor: O problema foi em um script que tem uma falha conhecida a bastante tempo. Os 3 grupos que invadiram o hackerteen não tem nenhum tipo de ligação com a escola.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004