Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Microsoft propõe rival para padrão JPEG

Saiu no boletim #552 do clube do hardware: A Microsoft planeja lançar um novo padrão de compressão de imagens com o Windows Vista. O Windows Media Photo, apresentado esta semana na conferência WinHEC, promete obter a mesma qualidade do JPEG com metade do tamanho de arquivo. Em uma demonstração, uma figura com compressão 24:1 no formato da Microsoft pareceu ter qualidade superior, comparada a imagens em JPEG e JPEG 2000.

O Windows Media Photo também tem recursos “inteligentes”, como processamento parcial de imagens, e permite girar a figura sem a necessidade de decodificação e recodificação. A Microsoft acredita que o formato será útil principalmente para câmeras digitais e celulares. A empresa ainda não divulgou detalhes sobre o licenciamento da tecnologia.
” A nota foi enviada por Hugo Parente Lima (hugo·plΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

Os recursos (principalmente a possibilidade de girar a imagem sem recodificar) parecem mesmo bastante adequados para equipamentos com menos capacidade de processamento, como câmeras e celulares. Vai ser mais uma oportunidade para a Microsoft demonstrar se os seus propósitos de jogar o jogo da interoperabilidade são sérios.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de The Darkness
Novidades sempre são bem: Novidades sempre são bem vindas, e mesmo quando a fonte não é lá muito amigável.
Será uma oportunidade para se testar a tal amigabilidade da M$ na prática.
Mas mesmo que se prove na prática que eles não são tão amigos assim, existe um lado bom nisso tudo: Se eles fizeram nós tembém podemos.
Se a M$ fechar a novidade nós sempre teremos (desde que consigamos acabar com as malditas patentes de idéias) a oportunidade de fazer algo igual ou melhor. Porque sabendo que é possivel fazer todo programador fica mais animado.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de vmedina
Vamos lá... agora eu quero ver.: Quero ver a Microsoft abrir a mão agora. Vamos ver se o compromisso é verdadeiro!

Eu acho que tá mais pra enrolação, pois participam de tannnntos consórcios de padrões e preferiram lançar por fora.

O Negócio é HEC mesmo? :P
http://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Heck&oldid=48772078

hehehe!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de manoel_lobo
Ai Jisús...: Em breve, mais um formato para se tornar "padrão da indústria", já estou até vendo câmeras digitais, celulares e até DVD players o reproduzam.

Provavelmente a M$ não irá liberar as especificações desse novo formato, consequentemente a comunidade terá que se virar com engenharia reversa, e o tão famoso JPEG morrerá de banzo (longe de mim defendê-lo).

Mais um grilhão...
--
..Got to ride that rocking horse.
Comentário de Emerson Gomes
JPG já é um formato: JPG já é um formato bastante antigo, apesar de ser o padrão, mas também tem problemas com licenciamento.
PNG infelizmente tem uma taxa de compactação "medíocre", comparada com os algoritmos mais potentes atuais.

O problema é acontecer a mesma coisa que o WMA fez com o MP3, criando um pseudo-padrão.

Comentário de nemesis
boohoo: WMV, WMP, XAML, OpenXML... tudo WBS!

que bom que a M$ está se aproximando da comunidade de software aberto e adotan... digo, impondo seus padrões fechados e criando repositórios de software aberto do qual pode futuramente se beneficiar...

;; ((lambda (x) x) "Isto foi ironia e não será compreendida nunca")

Comentário de anakinpendragon
E la vem royalites: Vamos ver como vai ser a cobrança de royalities que a Micro$oft vai fazer dos que quiserem usar o padão dela. A microsoft que já cobra até pra um driver ser considerado seguro pra funcionar com o windows ( por que você acha que sempre que a gente instala um driver no windows ele fala que ele não foi certificado pela microsoft),não vai entregar nenhum padrão de graça pra ninguém. Ele pode ser bom do jeito que for, vou continuar usando meus pngs para foto e jpgs para Web, exceto que a microsoft libere esse formato em uma licença livre que não possa me cobrar royalities quando bem entender.
Comentário de Bruno Laturner
Solução livre: Alguém conhece alguma solução livre para um formato eletrônico de imagens com qualidade fotográfica, de grande compressibilidade, com ou sem perda de dados?

----------------
AjudaLinux.org
Comentário de leonardo_lopes
png: png

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de bebeto_maya
Prós e Contras: __A notícia veio de uma fonte que considero parcial, O Clube do Hardware não é bem um site contestador e nem está muito preocupado com a abertura de padrões, para eles é .DOC, Internet Explorer, Excel e exploda-se o resto...Porque somos uma minoria e não somos "padrão"...

__Entretanto alguém se lembra das fontes Arial, Verdana, Times New Roman etc...São livres para quem quiser usar, o Ubuntu e Kurumin até as distribui. E são da Microsoft. O atual MSN foi clonado sistematicamente pelo AMSN, no Linux. e podemos assistir WMV e ouvir WMA, com codecs empacotados para nossas distros prediletas.

__Então mesmo que tenhamos um monopólio para formatos de imagem, dificilmente a Mirosoft conseguirá manter "fechado"...Lembrem-se que temos o XNview, um freeware para Linux que agrega alguns codecs proprietários.

A única questão seria, ao meu ver, e a redistribuição.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de vmedina
Valeu Leonardo!: Tirou as palavras do meu teclado! :)

Eu tinha esquecido isso mesmo.. .seria legal se eles expandissem o PNG ou incrementassem o suporte no IE, que não suporta transparência no PNG.

Mas é o que eu disse... eles são membros de todos os acrônimos possíveis, mas trabalhar junto com eles que é bom...

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Não é a única questão!: O problema é: Quem a MS pensa que é para fazer "padrões" ?

Ela fala que é parceira em N consórcios, grupos e etc. mas não dá a mínima. Ela diz que quer interoperabilidade e nos oferece virtualização.

Será que são somente poucos que acham isso muito errado?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de nivel9
O negócio é que as: O negócio é que as empresas tão nem aí pra padrões. Elas querem o que for melhor pra elas. E daí que é proprietário? E daí que é fechado? E daí que só vai funcionar direito no windows (crackeado) dos usuários?
Se o formato for mesmo tão bom como tão falando, lamento dizer, mas vai ser mas outro "padrão".
Comentário de gatompachi
Que viagem hein?: Quem a Adobe pensava que era pra fazer o PDF? Quem a Compuserve pensava que era pra fazer o GIF? Quem a Ashton-Tate (ou suas antecessoras) pensavam que eram pra fazer o DBF?

No SL, quem a Novell pensou que era pra fazer o Xgl? E quem a Red Hat pensou que era pra adotar e apoiar o "rival" AIGLX? Quem a Red Hat pensava que era pra fazer o RPM, tb? E o projeto Debian, pra fazer o DEB?

Como se os padrões de mercado nascessem em comitês, ou fossem aprovados antes de serem propostos e implementados...

Muitas vezes a Microsoft sux mesmo, mas existem acusações melhores.
Comentário de Hugo
A fonte da notícia é a: A fonte da notícia é a própria MS (veja o link), citei o clube do hardware pq vi a notícia através do boletim, e o texto é de autoria do boletim.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Manoel Pinho
Padrões: Se ela colocar no Windows Asta La Vista e em tudo que é software M$ vai acabar virando um padrão de fato (e não de direito) porque tudo que é usuário leigo salva sempre nos formatos sugeridos...

Mas se ela pelo menos documentar detalhadamente o formato e tiver algo na licença que permita outras implementações, inclusive livres, como o PDF da Adobe, será menos pior.

Vamos ver se esses papinhos de aumentar a interoperabilidade com outras plataformas realmente vai ser levado a sério pela Microsoft.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de Patola
Opa! Adobe não!: Mas se ela pelo menos documentar detalhadamente o formato e tiver algo na licença que permita outras implementações, inclusive livres, como o PDF da Adobe, será menos pior.

Lembrando oportunamente que você pode, sim, fazer um programa livre que faça quase tudo com o formato PDF. Segundo a licença do formato PDF, no entanto, se você fizer coisas como permitir desencriptação de PDFs sem senha (o que o Dmiri Sklyarov descobriu como fazer), você é preso...

Grande liberdade essa, hein? Sem contar que a Adobe parece engenheirar seus formatos de modo a ser o mais restritivo possível aos seus usuários, eliminando qualquer possibilidade de "uso justo".
--
Dicionário rápido para o br-linux:
  • É exceção e não excessão.
  • É licença e não licensa.
  • É discussão e não discursão.
  • É opinar e não opnar.

Comentário de Manoel Pinho
Esquecimento: Concordo contigo. Eu queria dar um exemplo de "padrões" proprietários não submetidos a algum órgão de padronização, com patentes mas que pelo menos tivesse implementações livres. Eu esqueci é que as implementações livres não cobrem todo o "padrão".
Essas coisas têm mais relacionamento com DRM, que é uma questão altamente controversa.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de alan
ela já liberou!: Sinceramente, quantos aqui foram no site do formato proposto? A especificação está lá, em um pomposo documento de 42 páginas! Pode implementá-lo? Sim! Vejam um trecho da primeira cláusula da licença da especificação do WMP:

1. You may review these Materials only (a) as a reference to assist You in planning and designing Your product, service or technology ("Product") to interface with a Microsoft product, specification, service or technology ("Microsoft Product") as described in these Materials;

A comunidade do Brasil ainda precisa amadurecer muito. Pessoal, open source não é uma guerra entre a Microsoft contra o resto do mundo. Nunca foi, nunca será.
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

Comentário de zca
PNG não tem taxa de: PNG não tem taxa de compactação 'mediocre', ao contrario do JPG ele tem compactação sem perdas, como JPG a 100%. É como comparar ogg com flac.
Comentário de nemesis
patente: se for verdade que o formato WMP é um formato melhor, mais fodão, provavelmente significa que os algoritmos para (de)codificá-lo são protegidos por patentes, pois a M$ não é besta de dar de graça uma "propriedade intelectual" dessas.

Assim, segundo este trecho da Licença sob a qual a especificação se encontra e com a qual vc precisa concordar para lê-la e implementar seu (de)codificador WMP:

"this Agreement does not give You rights under any Microsoft patents"

fica patente que a especificação está aí para quem quiser implementar e eventualmente pagar uma taxa para a M$ pelo uso de sua patente...

Dessa forma, quando milhões de usuários estiverem salvando suas fotos em WMP e fizerem upload na internet, Mozilla ou Konqueror não vão exibir essas imagens -- se a patente se confirmar e suas Fundações não pagarem a taxa para a M$ -- e os usuário vão jogar Firefox no lixo e voltar para o IE, bem como usuários Linux, exceto alguns abnegados que não usam X e leêm a web com Lynx.

Já consigo até ver Bill Gates, sorrindo por baixo do capuz e comentando para o jovem e perturbado jedi Blake Ross: "Tudo está saindo exatamente conforme meus planos."

é, quem detém a ponte, pode cobrar pedágio à vontade...

de qualquer forma, parece que essa resolução da M$ repentina teve um começo bastante claro:
http://www.out-law.com/page-5606

"Pessoal, open source não é uma guerra entre a Microsoft contra o resto do mundo."

claro que não! O resto do mundo está pacificamente mastigando a grama dos pastos M$. É um pequeno grupo de rebeldes que está tentando libertas a boiada de seu cativeiro antes do abate... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de bebeto_maya
Quem você pensa que é?: __Se levarmos em consideração que todos têm seu preço, quem a ONU pensa que é pra mandar os EUA saírem de Cuba? Quem a OMS pensa que é pra nos obrigar a tomar remédios da Novartis???

__Por esse racíocinio, viver se tornará impossível.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br

Comentário de vmedina
Será que você tb viu a outra clausula?: Tem outra que fala que aquilo ali pode ser mudado a qualquer segundo. Tem mais uma que fala que isso não dispensa a MS de um potencial ataque de patentes.

Claro que não é uma guerra anti-ms... mas como diz o Linus, isso é apenas um efeito colateral. ;)


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Claro que sim.: Existem várias, mas a que tange esse assunto é a criação de um "padrão" que somente vai acrescentar ao mundo mais uma coisa a ser feita engenharia reversa para que possa funcionar para todos.

Ora, se você for apoiar o direito de cada empresa estar indo de encontro a um "padrão" fechado como mais esse, o que você espera usar daqui a uns anos?

Fora o GIF e o DBF, creio que os outros "padrões" que vocÊ tenha citado não permitam ataques por patentes. Este permite. Será que a ms vai fazer como no caso do OpenXML e liberar por aquela licensa já citada pelo Fernando Cima?

Cenas para os próximos capítulos. Mas eu aposto que não.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
é, não discordo.: Mas isso joga por terra essa postura de boa empresa que a MS está tentando cultivar. Sem falar na interoperabilidade. Será que eles vão liberar só para BSD e propor "virtualização"?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Esses são comitês válidos.: A ONU é uma organização que tem um plenário com a maioria das nações. Resoluções da ONU são importantes e abrangentes.

A OMS é um grupo de médicos e cientistas. Eles são autoridades na área dele. Sinto dizer, que não me encontro informado sobre esse rolo da Novartis.

O ponto é: Qual a abrangência da MS, tendo em vista a totalidade do mercado e dos usuários, para decretar padrões. Ela pode realmente falar por toda a classe que representa?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Hugo
Ele tem o monopólio do: Ele tem o monopólio do mercado de SO's para desktops, isso é o bastante para qualquer coisa que ela invente se torne um padrão sem o mínimo de esforço.

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de bebeto_maya
Nem sempre bons!: __Quer dizer: "importantes mas nem sempre bons!", isso se aplica nos dois casos, ou podemos nos esquecer que até o Sr.Kofi Anam se envolveu em alguns rolos? A OMS é subsidiária da ONU e seu objetivo é promover a Saúde de todos os povos...Os objetivos são belos, mas às vezes as coisas dão pra trás...A OMS aprovou os transgênicos e em 1989, 1200 pessoas se intoxicaram gravemente graças a eles no Japão...5 morreram e outras ficaram inválidas...O que prova que ciência, "certeza" e seres humanos as vezes são catastróficos quando misturados com interesses.

__Agora o Jpeg2000 não pegou, e ele de fato é melhor, será que o da Microsoft pega? lembrem-se: Temos o google também

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de vmedina
Monopólio não dá representatividade.: Quantos usuários de softwares que não terão acesso a essa "Inovação" patenteada da MS?

O problema todo, é que ela não é representativa da classe inteira. Ela representa os interesses dos produtores de software para Linux, por exemplo? Pior, os outros S.O.s menores então.

Isso ainda depõe, mais uma vez, contra a Microsoft. Se este "padrão" não for realmente liberado, ela vai mostrar realmente que não liga a mínima para o "Debate histórico" que ocorreu no FISL, que o tal Port25 não visa realmente achar interoperabilidade e tão pouco ela visa se integrar com iniciativas de código aberto.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Oras bebeto seu problema é: Oras bebeto seu problema é com autoridades(mas especificamente com o direito delas decidirem coisas), de qualquer campo, como você bem já explicou aqui. Mas essas pessoas não são infalíveis e a ONU e a OMS são bem sucedidas na maior parte do tempo.

Essas organizações são compostas por representativos de uma grande parte das nações. Porém a Microsoft não pode ser autoridade, visto que ela não representa todos os pontos de vista e nem leva em consideração as divergências. A Microsoft, ao contrário dessas organizações e das organizações que produzem padrões realmente válidos (OASIS e W3C por exemplo) tomam decisões de consenso entre os participantes. A Microsoft toma decisões que só interessam a ela.

Entendeu?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Manoel Pinho
Dica: JPEG2000 no Firefox/Mozilla: Pouca gente sabe que já existem alguns plugins para JPEG2000 no Firefox ou Mozilla:

http://linuxj2k.org/

http://www.morgan-multimedia.com/JPEG2000/mozilla_plugin.htm
(só windows)

e uma implementação livre do JPEG2000 chamada Jasper

http://www.ece.uvic.ca/~mdadams/jasper/

que já é parte de vários softwares livres.

------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org

Comentário de bebeto_maya
Encerro!: __Não entendi nada que não tenha entendido antes :-} Portanto nenhuma novidade...O problema é quando o interesse e corporações contamina essas instituições sérias...Afinal a Microsoft vende software em massa, e com monopólio, para 90% dessas instituições...

__A ONU acerta sim, mas parece meio fraquinha diante da supremacia Americana...Óbvio que essas instiutições são importantes, mas falham quando há interesses em questão, conflito de nações etc...Isso é normal, só não podemos ahar sempre "certo", porque é uma postura passiva diante de algo que nos diz respeito, e ficarmos: "Oh, como são sérios, neles eu confio!". Como estou sempre inteirado, existem muitas questões em que a ONU deliberadamente errou feio...Questões sérias que prejudicaram muitas pessoas, e que se tivessem sido mais científicos, fortes e racionais, provavelmente vidas teriam sido salvas.

__Mas não vou entrar em detalhes e dou por encerrada essa discussão qualquer que seja sua resposta.

Atenciosamente.

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004