Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

FlexBeta publica comparativo entre NeroLinux e K3b

Com o lançamento da versão para Linux do software proprietário de gravação de CDs Nero (que noticiamos no final de semana), as comparações com softwares livres que cumprem a mesma função foram inevitáveis - fato demonstrado até mesmo nos comentários de nossa notícia sobre o assunto. E hoje o Slashdot informa que as comparações deram um passo além, com a publicação de um comparativo no site Flexbeta. O comparativo está indisponível no momento em que escrevo, mas há reproduções dele nos comentários do Slashdot. Reproduzo a descrição publicada pelo site norte-americano: “O Flexbeta.net compara o NeroLinux ao K3b sob o Fedora Core 3. A análise nota como o Nero Linux não faz nada com a estética visual, enquanto a GUI do K3b é incomparável à sua. O artigo também menciona o quanto é problemática a navegação através do Nerolinux, apontando ainda quanto tempo cada aplicação leva para cumprir suas tarefas.”

Trecho da conclusão do artigo: “O NeroLinux não vale o tempo de aprendizado ou mesmo do download. (...) O ponto é que o K3b é completamente livre, tem toneladas de recursos a mais que o Nerolinux, uma GUI mais limpa e bonita, e é mais produtivo.” Nunca usei o Nero, portanto não posso oferecer minha própria opinião sobre interface, desempenho ou recursos. A tarefa fica com vocês, portanto.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ricardomoc
Interface: Pela imagem que vi do programa, ele é similar ao modelo antigo. O mais novo fornece uma interface "passo-a-passo". Não sei se há a opção de utilizar o modelo padrão. Utilizei-o poucas vezes, mesmo assim na casa de amigos. Agora, não deve utilizar do cdrecord da vida, não é mesmo? Vale a pena lembrar que o k3b é um front-end. Seria interessante se outros programas, de preferência livres, aparecessem para concorrer com o cdrecord. Eu me lembro que a versão do cdrecord para gravar dvd é comercial. Sei também que existe um fork, mantido pela mandrake, se não me engano.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de Blood
Notaram que a interface do ne: Notaram que a interface do nerolinux é mto parecida com a do gtoaster?
http://gnometoaster.rulez.org/whatis.html#screenshots

Teria a ahead contratado os programadores do gtoaster? Ou somente clonado a interface?
Comentário de skrull
O Nero,pelo menos no Windows,: O Nero,pelo menos no Windows, pode até ter mais recursos que o K3B,mas em máteria de GUI, o K3B é muito melhor do que o Nero, mesmo no Windows,especialmente o navegador de arquivos do K3B, dá um banho no do Nero , e facilita muito na hora de montar um projeto de gravação.

Se eu estivesse numa máquina com Windows e dispusesse dos dois programas(sei que não tem K3B para Windows),certamente escolheria
como programa de gravação ,de uso no dia a dia,para aumentar a proutividade e facilitar minha vida,o K3B, deixando o Nero para utilização somente em situações específicas em que seus recursos extras(versão windows) poderiam ajudar.
Comentário de Roger de Almeida
Facilidades para gravação: Uma das coisas interessantes num programa que grava cd, em especial o CD-RW, é o fato do usuário poder adicionar, excluir ou renomear arquivos, "diretamente" na mídia. Dessa forma, a mídia poderia ser uma extensão de um disco rígido.

Pelo que sei, tomara que esteja errado, o K3b não suporta esse tipo de operação, pois, todas as vezes que o usuário coloca um CD-RW com arquivos já gravados, uma janela é mostrada, requerendo que a mídia seja apagada.

Existe um programa chamado FILECD que vinha, ou ainda continua sendo disponibilizado, com o gravador da Creative. Este programa faz essa operação de forma transparente para o usuário, através de um "windows explorer" próprio.

Se não me engano, o NERO faz esse tipo de operação. Se não me engano. Já faz anos que não uso o windows.

Todavia, se o K3b ou outro software livre no mesmo estilo, possibilitar a manutenção do CD-RW sem a necessidade de um maior esforço do usuário (ele quer praticidade), sem dúvida alguma, não haverá espaço para o NERO.

Não obstante, há um bugzinho chato no K3b. As vezes, se você insere uma mídia com conteúdo, e depois chama o K3b, ele não reconhece a unidade de cd-rom como gravador. A operação tem que ser feita ao contrário. Não sei se isso é apenas no Mandrake 10.

Abraços
Roger



Comentário de ricardomoc
Facilidades para gravação?: Ô loco, véio, apagar e inserir novos arquivos direto na mídia? Nunca ouvi falar disso. E olha que eu já usei o nero novo, como disse acima. Mas não me ofereceu tal facilidade. Ele oferece a gravação em multi-sessão, mas isso o k3b (através do cdrecord) também oferece. Já tive problemas com multisessão no k3b com cd-rw, mas isso no conectiva, se não me engano.

Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org
Comentário de Marcelvs
Acho que estão se referindo: Acho que estão se referindo ao sistema de arquivos UDF, que é o que permite poder fazer isso com um cd. O linux suporta a bastante tempo esse tipo de operação. No windows vem junto com os gravadores de cd esse "driver" e funciona razoavelmente bem (até o dia que tu ta gravando algo na midia e ele diz que ocorreu um problema e tu precisa ir pro linux pra recuperar o conteudo do cd).
Comentário de Henrique Vicente.
Acho que isso...: Acho que isso no caso do K3b não é problema, uma vez que ele é feito para criar projetos de cds... certo, talvez fosse legal, mas para pegar e arrastar para gravar algo não há necessidade alguma do K3b, o próprio KDE faz isso, e como ele foi feito em cima do KDE... :)
Ele também grava dvds, creio que use esse fork (ou é patch...) mantido pela Mandrake...
Talvez esse bug seja na distribuição se o cd não for regravável...
Comentário de Heitor Moraes
Olha o About...: Lê o About do NEROLinux antes de falar besteira.

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de lordello
Nero Express: Realmente, a interface desse NeroLinux é muito tosca.
Se vocês clicarem em "Help => About", irão ler a seguinte mensagem:
"(...)Parts of the GUI licenced from GnomeToaster(...)"
Se pelo menos tivesse sido portada a versão NeroExpress em GTK+2.x, o visual ficaria sensacional.
A tela de preferências desse NeroLinux também é ruim, aliás, esse Nerolinux não tem os recursos do Nero6 (win32), como (S)VideoCD e DVD de vídeo etc, isso sim seria um grande recurso. Para simplesmente gravar arquivos, qualquer projeto livre dá conta do recado, e alguns projetos livres fazem mais ainda, como o K3B.
Claro, como disse e repito, instalar as bibliotecas do KDE só para rodar o K3B eu não acho legal :-(

Gentoo 2005.0 AthlonXP GNU/Linux-2.6.11.3
GNU/Linux User #239576 Lincoln Lordello
/"\
\ / Campanha da Fita ASCII - Contra Mail HTML
X ASCII Ribbon Campaign - Against HTML Mail
/ \
Comentário de Hugo
K3B faz parte do KDE, sem a K: K3B faz parte do KDE, sem a KDElibs ele não seria o que é em termos de interface com o usuário.

Também não gosto de ter que instalar GTK2, wxWindows, FLTK, etc para rodar apenas um programa... mas já que o linux não possui uma GUI padrão para ambiente gráfico (um dos motivos da criação do KDE) temos que suportar isso.

E agora estamos na segunda fase... atualmente toda distro linux precisa ter interpretador para umas 500 linguagens.. Ruby, Python, Perl, PHP, Java, etc... mas isso é totalmente offtopic e não sei pq postei... de qualquer maneira já escrevi ;-)

--
"Precisamos de mais gênios humildes no mundo, hoje somos poucos!"
JID: hugo@jabber.org
Comentário de Tango
Help, About:: (C) 1995 - 5005 Nero AG.
Parts of the GUI licensed from
GnomeToaster, Copyright A. Eckleder


Extraído da caixa de diálogo About (Sobre) do NeroLINUX 2.0.0.0

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Tango
Eu vejo bastante positivament: Eu vejo bastante positivamente o fato de ele não fazer uso do cdrecord, mas ter seu próprio mecanismo de gravação. Não que eu tenha algo contra o cdrecord, mas a filosofia "do one thing, and do it good" pode ser incoveniente às vezes. Eu acho o pipe para a gravação on-the-fly do cdrecord/mkisofs uma gambiarra enorme.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Roger de Almeida
Caro Ricardo, : Caro Ricardo,

Você disse: "Ô loco, véio, apagar e inserir novos arquivos direto na mídia? Nunca ouvi falar disso.".

Primeiramente, quero lhe dizer que: não é por "Nunca ouvi falar disso", que não EXISTA tal solução.

Como eu disse no comentário anterior (leia com atenção), o programa chamado FILECD, faz o trabalho "sujo" de fazer a manutenção "diretamente" na mídia. Desse modo, não há necessidade de apagar o CD-RW como o K3b requer.

Porque eu coloquei a palavra diretamente entre aspas? Por que acho que ele deve criar uma área temporária para permitir o gerenciamento dos arquivos.

Diante disso, o usuário pode gerenciar os aquivos de um CD-RW, da mesma forma com que ele faz com o disco rígido. Isso é uma mão-na-roda!!

Existem outros programas que usam o famigerado UDF (citado em outro comentário) para fazer esse trabalho, mas não é o caso do FILECD, pois o UDF, principalmente que vem nos gravadores da HP, não sei se em outros isso acontece: um arquivo executável é armazenado no inicio do CD em questão. Dessa forma, quando o setor que o udfxxx.exe está alocado é lido, o "windows" o executa provocando uma instalação ridícula. Portanto, se o tal arquivo não for executado, não se consegue ver o conteúdo.

[]
Roger

Comentário de Heitor Moraes
Se o seu SO já suporta UDF v: Se o seu SO já suporta UDF você cai direto no conteúdo.
Acho que a idéia é facilitar a vida de quem tem Win95 e 98.(quem não tem suporte nativo)

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de Tango
Negativo. O sistema de grava: Negativo. O sistema de gravação de CD's diretamente no disco é o somatório de duas características: manipulação de sistemas de arquivos UDF e driver de acesso à gravadora com suporte a "packet writing". O Linux suporta com sucesso o primeiro, deixando extremamente a desejar o segundo: o projeto CD Packet Writing Support for Linux (packet-cd) liberou alguns patches que devem ser aplicados ao source do kernel, mas a versão mais nova é a 0.0.2d, muito longe de alguma estabilidade.

Numa instalação padrão, sem drivers experimentais, os drives de CD-ROM's, mesmo que sejam gravadoras são vistos pelo kernel como dispositivos read-only. Tente montar um CD UDF para ver o que acontece:
mount: block device /dev/hdc is writing protected;mounting read-only

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Connochaetes Taurinus
Olha, ao que lembre-me, a int: Olha, ao que lembre-me, a interface do Nero sempre foi daquele jeito. Utilizo o Nero em Windows há algum tempo e pelo que pude notar, a versão Linux não é muito diferente daquela. Ainda não gravei nada com a versão Linux, mas espero que funcione tão bem quanto no Windows.

Quanto à comparação com o K3B, náo posso afirmar muito, já que nunca utilizei-o, mas a julgar pelo comparativo publicado pela FlexBeta, em ralação ao desempenho dos dois programas, não há muitas diferenças entre eles. O K3B teria uma interface mais agradável e utilizável que o Nero, apresentando mais opções nas diversas etapas do processo de gravação.

À parte a forma que o Nero é distribuído, acho interessante o lançamento de sua versão Linux. Significa que a empresa começa a ter olhos para essa fatia do mercado e considera-o, no mínimo, interessante.
Comentário de Tango
Este métido é usado por alg: Este método é usado por alguns programas, como o EasyCD Creator da Roxio, mas não é indispensável. Qualquer um pode fazer um disco somente UDF. Digo isso por que o método descrito acima é somente um disco composto de duas sessões, uma ISO9660, com o driver para Windows gravado e a segunda, UDF. Se o sistema já tiver suporte, ele montará a sessão UDF. Se não, a ISO, de onde será possível instalar o driver.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de skrulll
Num cd-r ,certamente o k3B-cd: Num cd-r ,certamente o k3B-cdrecord.. suporta adicionar, excluir ou renomear arquivos(inclusive tem um plugin que permite renomear arquivos de áudio),antes de iniciar o processo de gravação. No cd-rw se iniciar o projeto como multi-sessão, creio que seja possivel sómente acrescentar mais arquivos até completar o disco ,agora estou sem cd-rw,
mas quando estiver com alguns em mãos vou testar tanto no Nero,como no K3B, isto que vc está dizendo.
O que eu sei é que para fazer multisessão de gravação em DVD-RW no K3B-..,não funciona ,pelo menos aqui não deu...
Comentário de marcosalex
Também preferiria padronizar: Também preferiria padronizar ou só programs Qt ou só programas em GTK.

Voltando ao assunto, adorei a iniciativa do nero pra Linux. Como é a primeira versão, considero normal ela ainda estar aquém do esperado, mas pelo feedback dos usuários eles devem melhorar. O que importa é que eles já estão considerando o Linux como alternativa.

Comentário de fio
K3b features: The features are presented in no particular order and the list might be incomplete...

* Creating data cds:
o Add files and folders to your data cd project via drag'n'drop.
o Remove files from your project, move files within your project.
o Create empty direcories within your project.
o Write data cds on-the-fly directly without an image file or with image file. It's also possible to just create the image file and write it to cd later.
o Rockridge and Joliet support.
o Rename files in your project.
o Let K3b rename all the mp3/ogg files you add to your project to a common format like "artist - title.mp3".
o For advanced users: support for nearly all the mkisofs options.
o Verifying the burned data.
o Support for multible El-Torito boot images.
o Multisession support
* Creating audio cds:
o Pluggable audio decoding. Plugins for WAV, MP3, FLAC, and Ogg Vorbis are included.
o CD-TEXT support. Will automagically be filled in from tags in audio files.
o Write audio cds on-the-fly without decoding audio files to wav before.
o Normalize volume levels before writing.
o Cut audio tracks at the beginning and the end.
* Creating Video CDs:
o VCD 1.1, 2.0, SVCD
o CD-i support (Version 4)
* Creating mixed-mode CDs:
o CD-Extra (CD-Plus, Enhanced Audio CD) support.
o All data and audio project features.
* Creating eMovix CDs
* CD Copy
o Copy single and multi session data CDs
o Copy Audio CDs
o Copy Enhanced Audio CDs (CD-Extra)
o Copy CD-Text
o Add CD-Text from cddb
o CD Cloning mode for perfect single session CD copies
* DVD burning:
o Support for DVD-R(W) and DVD+R(W)
o Creating data DVD projects
o Creating eMovix DVDs
o Formatting DVD-RWs and DVD+RWs
* CD Ripping:
o CDDB support via http, cddbp and local cddb directory.
o Sophisticated pattern system to automatically organize the ripped tracks in directories and name them according to album, title, artist, and track number.
o CD-TEXT reading. May be used instead of CDDB info.
o K3b stores CDDB info of the ripped tracks which will automatically be used as CD-TEXT when adding the ripped files to an audio project.
o Plugin system to allow encoding to virtually every audio format. Plugins to encode to Ogg Vorbis, Mp3, FLAC, and all formats supported by SoX included.
* DVD Ripping and DivX/XviD encoding
* Save/load projects.
* Blanking of CDR-Ws.
* Retrieving Table of contents and cdr information.
* Writing existing iso images to CD or DVD with optional verification of the written data.
* Writing cue/bin files created for CDRWIN
* DVD copy (no video transcoding yet)
* Enhanced CD device handling:
o Detection of max. writing and reading speed.
o Detection of Burnfree and Justlink support.
o Good media detection and optional automatic CD-RW and DVD-RW blanking
* KParts-Plugin ready.

Comentário de bebeto_maya
Nero vai melhorar o suporte a gravadores no Linux!: __A grande vantagem é que temos um programa comercial de grande repercussão portado para Linux.Mesmo que seja um esqueleto caquético do Nero para Windows.E nós sabemos perfeitamente que o software de gravação usado pelos fabricantes de gravadores de CD/DVD é este que tocou fogo em Roma.Então na melhor das hipóteses teremos um melhor suporte fornecido pelos fabricantes que ignoram a existência do nosso querido Pinguim!
Comentário de Metatron
Growisofs: O nome do front-end do mkisofs que permite gravar DVDs no Linux é o growisofs, um componente do pacote dvd+rw-tools: http://fy.chalmers.se/~appro/linux/DVD+RW/
Quando gravar um DVD via K3B, ao final da gravação clique no botão que fornece um relatório da gravação, o qual exibe claramente a sintaxe do growisofs. E mais interessante ainda: http://fy.chalmers.se/~appro/linux/DVD+RW/tools/growisofs.c


Comentário de Patola
Concorrentes do cdrecord?: dvd+rw-tools?
cdrdao? (O K3B usa)
dvdrecord?
growisofs? (o K3B usa)

--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Tango
O cdrdao não pode ser compet: O cdrdao não pode ser competidor do cdrecord. Ele só grava em Disc At Once. Em compensação ele grava arquivos BIN/CUE, coisa que o cdrecord não faz. São aplicações diferentes para diferentes fins.


--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Marco Carvalho
Nada de gambiarra: "Eu acho o pipe para a gravação on-the-fly do cdrecord/mkisofs uma gambiarra enorme."

O uso de pipes não é uma gambiarra, é uma característica muito comum em sistemas unix-like, onde muitos programas utilizam stdin e stdout (entrada padrão e saída padrão) para comunicarem entre si, possibilitando que se crie programas menores e direcionados à um propósito específico, podendo se conectar à outros programas e assim expandir os recursos, ao invés de fazer um só programa que tenta fazer tudo, mas que sempre falta alguma coisa e tem um punhado de coisas que não servem para alguém, e pior, sem a possibilidade de se fazer a "gambiarra".
Do meu ponto de vista o uso de pequenos programas interligados por pipes com uma "casca" em ambiente gráfico é um dos pontos fortes 'a favor dos sistemas unix-like, como o Linux
---
Marco Carvalho
http://arrakis.no-ip.info
Maceio - Alagoas - Brazil
Debian GNU/Linux (Sid) | Kernel 2.6.9-i686
GNU-PG ID:08D82127
Linux Registered User #141545
Comentário de Pene
Legal é o Script de conversão .nrg -> .iso: Legal foi achar nos comentários do slashdot um script de conversão de arquivos .nrg para .iso

(http://slashdot.org/comments.pl?sid=142622&cid=11953004)


Re:Image writing (Score:5, Informative)
by rebel (27002) on Wednesday March 16, @09:48AM (#11953004)
.nrg files are .iso files with a 300kb header. I use the following simple script to convert:



#!/bin/bash
#
# Convert Nero .nrg format to .iso format.

error()
{
echo "${@}" >&2
exit 1
}

INPUT="${1}"; OUTPUT="${2}"
[ -z "${OUTPUT}" ] && OUTPUT="${INPUT%.*}.iso"

[ ${#} -ne 1 -a ${#} -ne 2 ] &&
error "Usage: $(basename ${0}) file.nrg [file.iso]"

[ ! -e "${INPUT}" ] && error "${INPUT}: file does not exist"
[ ! -s "${INPUT}" ] && error "${INPUT}: file is null"

TYPE=$(file -b "${INPUT}"); TYPE="${TYPE%% *}"

[ "${TYPE}" = "ISO" ] && error "${INPUT}: file is already in .iso format"
[ "${TYPE}" != "data" ] && error "${INPUT}: file is not in .nrg format"

dd if="${INPUT}" of="${OUTPUT}" bs=1024 skip=300

Comentário de Tango
Use com cautela: É bom lembrar que a única coisa que esse script faz é remover os 300kb de header que a imagem NRG tem. Mas se for uma imagem menos comum, algo como uma grande mistura de sessões MODE1 e MODE2 o resultado final pode ser um monte de lixo.

--
Este espaço está disponível para publicidade.
Comentário de Heitor Moraes
Acho que o que ele quis dizer: Acho que o que ele quis dizer é que tudo tem limite.
E eu concordo.
É por causa dessa natureza gambiarra que o HURD nunca foi pra frente.

___________________________________
Vendo Meu Rim.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004