Com o lançamento da versão para Linux do software proprietário de gravação de CDs Nero (que
noticiamos no final de semana), as comparações com softwares livres que cumprem a mesma função foram inevitáveis - fato demonstrado até mesmo nos comentários de nossa notícia sobre o assunto. E hoje o Slashdot informa que as comparações deram um passo além, com a
publicação de um comparativo no site Flexbeta. O comparativo está indisponível no momento em que escrevo, mas há reproduções dele nos comentários do Slashdot. Reproduzo a descrição publicada pelo site norte-americano: “
O Flexbeta.net compara o NeroLinux ao K3b sob o Fedora Core 3. A análise nota como o Nero Linux não faz nada com a estética visual, enquanto a GUI do K3b é incomparável à sua. O artigo também menciona o quanto é problemática a navegação através do Nerolinux, apontando ainda quanto tempo cada aplicação leva para cumprir suas tarefas.”
Trecho da conclusão do artigo: “
O NeroLinux não vale o tempo de aprendizado ou mesmo do download. (...) O ponto é que o K3b é completamente livre, tem toneladas de recursos a mais que o Nerolinux, uma GUI mais limpa e bonita, e é mais produtivo.” Nunca usei o Nero, portanto não posso oferecer minha própria opinião sobre interface, desempenho ou recursos. A tarefa fica com vocês, portanto.
Ricardo Rabelo Mota
Site Católico Nossa Senhora Rosa Mística
http://www.rosamistica.org