Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Alemanha aumenta adoção do Debian após aquisição da SUSE pela Novell

Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) enviou este link e acrescentou: “O OSNews destacou a notícia da Zdnet inglesa de que cada vez mais agências governamentais da Alemanha (entre 30 3 40 já o fizeram) estão trocando o Suse pelo Debian pelo fato da Suse ter sido adquirida pela empresa americana Novell. Essa notícia, juntamente com o incentivo do governo francês à distribuição Mandrakelinux, aponta uma tendência crescente dos países tratarem a existência de distribuições nacionais como uma questão estratégica.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de hamacker
É exatamente o que eu acho q: É exatamente o que eu acho que irão fazer os heavy-users do Conectiva.
Vão migrar para Debian.
Para servidor eu não vejo problemas, agora para desktop vai ser duro de engolir, os usuarios foram muito mimados no conectiva e no suse : Poe um USB disk e o sistema ja monta para voce, se voce tiver uma placa de recepcao de TV ele já auto-instala para voce, um centro de controle para configurar perifericos, etc...essas coisas desejáveis e ainda precisam ser explorados no ubuntu e no debian-cdd-br ou qualquer debian-like.
Comentário de Metatron
Sério ???: Estou com um dual boot Slack 10/Debian Sarge, o Sarge está parecendo papinha de nenê de tão simples que está sendo usá-lo...
Além disso, apt-get install vicia...=D
Comentário de Manoel Pinho
Conectiva x Debian: Eu uso o Conectiva nos meus desktops pessoais mas lido com diversas distribuições no trabalho e em casa. Eu tenho uma simpatia pessoal pelo Conectiva por ter conhecido pessoalmente alguns dos seus funcionários e por me corresponder com alguns deles em listas que freqüento, além de gostar de várias idéias criativas (como o apt-rpm, synaptic, rpm) que eles criaram.

Acho que não devemos nunca cair na besteira de defender qualquer distribuição cegamente como se fosse um time de futebol. Não sou contra também distribuições comerciais de linux desde que respeitem certas coisas que considero éticas para algo que se entitula livre. Sou contra algumas práticas (inclusive já falei sobre isso e fui muito contestado), mesmo aquelas que são aceitas pela GPL, como a de colocar aplicativos de configuração/instalação proprietários na distribuição, cobrar licença de uso por computador e/ou CPU, etc. Acho que uma distribuição comercial de linux deve tentar vender SERVIÇOS, e não cair na tradição mais do que batida de querer ganhar dinheiro com licenças.

Eu ando experimentando algumas distribuições novas derivadas do Debian como a Ubuntu, Debian-CDD-BR e Progeny e estou gostando, mas isso não significa que vou largar completamente o Conectiva Linux. Eu adoraria se o pessoal da Conectiva conseguir o "sonho" de integrar o CL (ou o que se chamar no futuro) ao debian, de tal forma que tivéssemos uma distribuição em que pudéssemos usar rpms e debs simultaneamente. O smart (http://smartpm.org/) é um passo interessante nessa direção.

Comentário de Kid-X
Parabéns Alemanha: Debian é uma excelente distro além de ser 100% Livre!

Imaginem o que seria das distros comerciais se fossem todas trocadas por distros 100% livres como Debian, Gentoo e Fedora Core? Ou mesmo os MARAVILHOSOS BSDs! ;-)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Eu posso não ser o líder desta comunidade...
...Mas eu sou o líder das minhas idéias!

Banana Republic

Comentário de Frederico
O que seria das distros comer: O que seria das distros comerciais.... estas que pagam a maioria dos desenvolvedores dos principais programas gnu e do proprio kernel.

Mas que e importante ter uma distro local, sendo comercial ou nao e sim.
Comentário de philippe
nao entendi o porque...:
novell é uma empresa americana, e o debian foi criado nos estados unidos. e dai? nao vejo pq a troca, imagino que o suse ainda tem a melhor ajuda e suporte em alemão. alias, a novell só fez coisa boa no suse ainda, como liberar sob GPL o YaST, e as iso's.
Comentário de hamacker
Acho que usar uma distribuiç: Acho que usar uma distribuição local em detrimento das outras distros estrangeiras ainda que a estrangeira tenha melhor suporte, tradução, programas, etc... envolve um pouco de nacionalismo. Ao que me consta os alemaes sempre foram muito nacionalistas, ja fizeram "burradas" por causa do nacionalistmo, mas que país nunca o fez ?
Quanto ao debian, ela aparentemente nasceu nos estados unidos, assim como muitos programadores opensource são de lá, o que a diferencia é a sua decentralização de poder, a idéia por exemplo de que os pacotes .deb tenham mantenedores esplalhados pelo mundo faz com que ela seja supra-nacionalista. Isso me faz lembrar daquela musica do John Lennon : "...the people sharing the world...the people live in a peace - Imagine"
Comentário de sri_canesh
Pois é.. e o Ubunto também: Pois é.. e o Ubunto também faz um monte de coisas automaticamente, como por exemplo, montar a câmera digital automaticamente.

Eu era "Suseiro", mas depois que instalei o Ubunto, abri minha mente heheh. A única coisa que está demorando mais para me adaptar é mudar do mundo rpm para apt-get.

abraços

Cássio R. Eskelsen
cassio@br-mono.org
Comentário de bebeto_maya
Não vejo problema com Debian!: __Não vejo nenhum problema com o Debian.Se o usuário quer facilidade pega o Kurumin, que contém frontends gráficos para programas em Shell e ainda assim é Debian.Se vai colocar um servidor não vai precisar de acesso a USB-Keys e máquinas fotográficas digitais.
Comentário de semente
Meu Debian também faz...: Aliás, quem faz isso é o GNOME! :-D
E já que tá mudando do pundo RPM, não vai para o apt-get, vai para o aptitude!!

--
Guilherme Mesquita Gondim (semente)
Movido a Debian GNU/Linux e anarquismo!
# aptitude install anarchism
Comentário de Antonio
Suse X Debian: eu venho usando várias distros ao longo desses anos do Corel Linux ao que eu uso atualmente Suse 9.2 e que foi adota pela minha firma.....tá certo que eu ainda sofre com o bendito dual boot na minha maquina e nas maquinas da empresa (isso até portarem o AutoCad pra linux ou eu conseguir emular ele)...acho que essa troca que o Governo Alemão vem fazendo vai mais pro lado financeiro do que posição nacionalista.....comparando o suse e o debian não podemos negar que o suse oferece um suporte bem maior ao alemão e a hardware do que o debian....e sem falar da facilidade de uso que ele oferece, porque nem todo mundo eh hard user....algo não muito diferente do que vem acontecendo aki no Brasil aonde o governo dá preferencia ao software nacional mas sempre olhando pros grátuitos (lê-se Kurumin).....

mas no final viva o linux e sua diversidade.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004