Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Veja a transcrição da entrevista de Linus Torvalds na CNN

Se você não pôde assistir a entrevista de Linus Torvalds no programa CNN Global Office que foi ao ar neste final de semana e que anunciamos na última sexta-feira, agora pode ler a transcrição.

“Portland, no Oregon, é a improvável capital de uma revolução global do software. E seu líder? Linus Torvalds, o recluso fundador do Linux. O Linux é o software livre desenvolvido por uma comunidade global de programadores. É também o sistema operacional de crescimento mais rápido e o número 2, atrás da Microsoft. Torvalds trabalha em tempo integral supervisionando o desenvolvimento do Linux, que ele criou em 1991, quando era um universitário em Helsinki. Usualmente tímido com a mídia, o finlandês de 36 anos convidou a equipe do CNN Global Office à sua casa para conhecer sua vida no leme do sistema operacional que está dando sérias dores de cabeça à Microsoft.” Veja o texto completo em CNN.com - Reclusive Linux founder opens up - May 18, 2006.

A entrevista é bastante interessante, mas é voltada para o público em geral - portanto, não espere conteúdo técnico.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Chuck Norris
Linus Torvalds é o meu criador: Todo o poder que eu tenho deve-se à genialidade de Linus Torvalds. Ele é o líder da comunidade open source e o meu criador. Não preciso falar mais nada sobre ele.
Comentário de Dm7
Ok, vc é o kernel do linux: Ok, vc é o kernel do linux que se materializou (???) digitalizou (????????) por aqui?
rsrs
Comentário de Miguel Figueiredo
Interessante: Interessante entrevista.

Muitas das respostas já eram esperadas, pq ele já vem colocando esses pontos de vista a muitos anos.

O q eu senti é q ele quis colocar bem claro que ele é apenas mais um. E em especial me pareceu ele querer enfatizar que não pretende ter uma posição semelhante a q o Stallman tem no mundo Open Source.

Espero q o Linus continue sempre assim, já que as posições dele e as minhas são bastante semelhantes ao que concerne ao Linux e ao movimento Open Source.
Comentário de Fulano de tal
Ho, ho, ho! Nerds são tão: Ho, ho, ho! Nerds são tão engraçadinhos. Pena que não usam essa genialidade para pegar mulher.
Mongoloides!

Por isso que nerds e geeks são tão zoados.
Comentário de Scirious
Mulheres não são objetos: Mulheres não são objetos para se ficar pegando. São seres humanos com direito ao respeito. Basta uma para se ser feliz. E tem nerd muito mais feliz com a namorada dele que vc com as suas pegações.
Comentário de Connochaetes Taurinus
E tu não entendestes a: E tu não entendestes a ironia... Ainda ficam aqui discutindo e reclamando quando não citam o "inominável" como o grande criador do "GNU"/Linux. Linus foi (e é) um dos, assim como ele mesmo coloca, direta ou indiretamente, responsáveis pela criatura. Da mesma maneira que o "inominável" o foi (e ainda é). Perdem tempo discutindo isso e demonstrando sua "indignação" contra o "não reconhecimento" da "grandiosidade" do fedorento peidão*. Façam a sua parte e deixem de reclamações bobas.

Vejam a entrevista ao invés de reclamarem do título, e, se não gostaram de como a CNN colocou Linus como o criador, reclamem à ela e sugiram entrevista com o "inominável".

* Existem testemunhos fidedignos de que RMS peida mesmo em qualquer lugar e não se intimida com a presença de alguém à sua volta, embora já não cheire mal tanto quanto antes. Dizem que agora ele toma banho ao menos uma vez na semana. Parece que a razão foi ter "pego" uma mulher.
Comentário de Copernico Vespucio
Postura do Linus: Linus, como sempre, se rende de forma cortês à comunidade. Sabe que sua posição, ainda que importante, não é nada à comparada à toda a comunidade da informação.

Esse é o tipo de atitude que deveria ser comemorada. E seria desejável que todos os "Líderes" de movimentos eminentemente democráticos como CA e SL (essa separação besta me irrita!) tivessem uma atitude semelhante, ao invés de continuar sua "egocultura" por aí.
Comentário de asd
Olá Copernico,: Olá Copernico,

Linus nao é assim nao!
Nao sei se vc acompanha a lista de desenvolvimento do kernel (pelo visto nao), mas é muito comum ver ele xingando pessoas de idiotas ou burras (como o caso da interface SCSI! e como a discussao da vmsplice()! mais exemplos sao faceis, faceis....), humilahndo as pessoas em publico quando apresentam uma ideia ou quando ele desclassifica projetos inteiros tao importantes como linux, caso do Gnome.

Por favor, leia mais a maillist do desenvolvimento do kernel. Filtre os email do Linus. Garanto que sua opniao irá mudar radicalmente. Assim como o "papel aceita qualquer coisa" (termo usado para avaliar curriculos), em uma entrevista, vc pode parecer da forma que quiser, parecer o anjo que quiser.

O Linus é mais cruel com as pessoas do que vc possa imaginar. Se nao fossem os MANTENEDORES, acredito q muitos já teriam virado as costas para a linux! (ou acha que ninguem (Linus) pisou no calo do Hans Reiser? Acha q ele é revoltado a toa??)
Vc deveria ler mais a maillist do kernel pra ver que todo email dele, ele trata as pessoas com despreso! Dificilmente ele discute uma ideia descentemente, normalmente é de forma rispida e ignorante, como um coice. (o engraçado que ele não é tao boca dura quando encontra algum no nivel dele (Alan Cox, Con Konivas, Andrew, etc etc etc) ou maior, caso do Tanebaum. As respostas do Linus no thread microkernelXmonokernel foram ridiculas! E nao precisa acreditar em mim nao... leia o slashdot)
Comentário de Copernico Vespucio
Uma coisa é uma coisa....: Oi! :)

Olha, eu realmente não participo da maillist dos mantenedores do Kernel, então vc. deve ter mais conhecimento de causa do que eu, no assunto para o qual vc. chamou atenção (que é como o Linus trata as pessoas na lista).

No entanto, eu estou usando como base o posicionamento público dele de forma geral em questões de peso, quando é necessário fazer declarações à mídia. Não disse que ele é legal com as pessoas: eu disse que ele leva em conta os desejos e necessidades da comunidade e deixa que isso seja seu guia.

Na verdade, nem me interessa muito como ele trata os amigos, a mulher em casa, os companheiros de lista ou as pessoas que se aproximam dele. Isso seria outro elogio ou crítica (pelo que vc. disse, seria uma crítica).

O que me interessa aqui é a sua falta de disposição para ditar regras para a comunidade seguir, como fazem algumas outras pessoas.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004