Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Microsoft lança nova versão rascunho de seu padrão OpenXML - mercado reage friamente

A versão Intermediate Draft 1.3 da proposta de padrão para formatos de documentos que está sendo desenvolvida pela Microsoft foi apresentada pela ECMA, organização européia de padrões. COm mais de 4000 páginas em um documento Word de 6,7MB, este novo rascunho do padrão descreve de forma extremamente detalhada como o OpenXML pode ser usado para representar quase qualquer documento possível do Microsoft Office.

Veja o texto completo em Microsoft's draft Open XML straitjacket arrives.

Enquanto a Microsoft insiste em seu próprio padrão OpenXML (que ainda demorará um bom tempo para ser finalizado), o padrão ODF (já suportado pelo OpenOffice.org e pelo KOffice) já foi oficializado pela ISO e na semana passada foi adotado pela IBM. Curiosamente, o justificado interesse na interoperabilidade e suporte a padrões abertos existentes, neste caso, não alcançou ainda a Microsoft - mas os seus consumidores resolveram não esperar, e estão desenvolvendo um plugin de suporte ao ODF para o Microsoft Office.

Gartner: aprovação do OpenXML pela ISO é improvável: Segundo o Gartner, há 70% de chance de o OpenXML ser rejeitado pela ISO, agora que ela já aprovou o ODF como padrão para documentos representados em XML. O Gartner também prevé que em 4 anos o ODF vai ser exigido por 50% do mercado governamental e 20% das organizações comerciais.

Microsoft: código aberto não é confiável: Enquanto isso, talvez em um timing infeliz, a BBC levou ao ar um documentário em que um executivo da Microsoft, ao mesmo tempo em que afirma que o código aberto não é anti-Microsoft e que oferece aos usuários a possibilidade de escolha, contrapõe a isto a afirmação de que é o código fechado (que ele chama de 'comercial') a escolha de quem precisa de confiabilidade. O documentário The Code Breakers traz depoimentos de diversas figuras conhecidas da comunidade de código aberto e também foi exibido no Brasil. Talvez você ainda consiga assistir a uma reprise!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de vmedina
Esse é o "padrão" que a Microsoft oferece?: Esse suposto padrão da MS que é oferecido como forma de alcançar a interoperabilidade já é natimorto.

Só falta a MS perceber isso e dar um passo real para a interoperabilidade: Adotando o ODF como padrão principal e gerando um conversor dos formatos proprietários para o aberto. Sem nenhuma cordinha embutida, sem "mutretas".

Aí vamos ver o que é interoperabilidade mesmo.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de
tic-tac: Sim, como diz a notícia, esse é o padrão extenso e extremamente detalhado que a Microsoft oferece, com atraso, e que ainda não está pronto, enquanto o ODF já foi aprovado pela ISO e vem sendo adotado por outras empresas, pela comunidade de software livre, e até pelos usuários da Microsoft, que vêm desenvolvendo um plugin de compatibilidade para usar com o MS Office.

Ainda como diz a notícia, o instituto especializado em análise de cenários de mercado Gartner (que freqüentemente lança análises contrárias aos nossos interesses, também) prevê que a ISO não irá aceitar validar esse padrão da Microsoft, e que em 4 anos boa parte do mercado irá exigir o ODF como padrão.

E creio que ninguém discorde que interoperabilidade de verdade, neste caso, seria o MS Office suportar o ODF.

Mas do jeito que você contesta, parece até que a matéria dizia o contrário de tudo isso.
Comentário de vmedina
Não, não...: O discurso da Microsoft que diz o contrário.! :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de hamacker
A MS irá utilizar o: A MS irá utilizar o marketing para popularizar seu Office2007 com este novo formato, nao interesse se ODF é um formato aberto, livre e agora normatizado, o marketing poderá vence-lo, afinal o marketing ja salvou a MS tantas vezes.

Vamos lembrar que algo similar aconteceu com o ethernet, fastethernet nao era o melhor que os outros que ofereciam velocidades maiores que o 10mbits que existia na época e sem os defeitos dele e já tinham IEE, mas a força do popular ethernet era tamanha que quando finalmente o fastethernet foi batizado com um IEE foi uma avalanche na industria que detonou outros padroes de rede que haviam sido lançados antes.

Entao no frigir dos ovos, padrao nao quer dizer nada para industria que apesar de viver dele prefere atender os usuarios que na maior parte prefere o popular, e nao necessariamente melhor. Apostar no sucesso ou fracasso (ainda que eu torça para o ODF) é prematuro porque a MS tem muita força e é popular no mundo windows.
Comentário de joaoemanuel
Hamacker, eu não sei se: Hamacker, eu não sei se este caso vai se possível a Microsoft fazer algo. Pois parece que o pessoal começou depois de tantos séculos a notar que se quer realmente ser rival da Microsoft deve investir em propaganda. E ODF está tendo uma propaganda bem maior que o RTF teve.
Para mim não deveriamos perder tempo em querer ser rival da Microsoft, mas apenas fazer parte do mundo da TIC sem rivalizar com Microsoft ou outras empresas, só no caso de empresas como RedHat, Novell e outras. Mas nós mesmos deveriamos estar pensando em como melhorará o sistema ainda mais e não perdendo tempo em agressões inuteis como estamos a tempos fazendo com empresas de software proprietários, principalmente com a Microsoft.
Comentário de hamacker
Vai ser impossivel não: Vai ser impossivel não querer ser rival da Microsoft, lembre-se de que a MS teve muito sucesso contra wordstar, wordperfect e muitas outras suítes que tinham uma legiao de fãs.

Estou torcendo mesmo é que as empresas cessem de enviar/receber .docs, nao tem coisa mais irritante do que licitaçoes que chegam, formularios que devem ser preenchidos e tantas outras, tudo em .doc. Aqui na empresa recebemos até imagens que sao coladas dentro dum doc. O Microsoft Word é uma mercedes para usuarios que não enxergam direito a pista.
Comentário de joaoemanuel
É mais você tem que: É mais você tem que analisar que tanto wordstar e wordperfect foram criadas por empresas e não por comunidade. Um exemplo bom é o Tex que desde 80 esta aí firme forte e ainda muitas pessoas usam. Então o que adianta ficar perdendo tempo em saber o que a Microsoft faz ou deixa de fazer. Devemos é sim melhorará os programas que temos e criar programas que resolvam novos problemas. Além dos velhos problemas que ainda não tem solução no nosso sistema.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004