Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

QCad: CAD 2D com versão disponível sob a GPL

Até antes, sabia que o o QCad não era mais distribuído livremente, e sim sob um licenciamento fechado. Mas recentemente acessei a página do KDE-Apps.org e encontrei esta referência sobre o QCad, que por sua vez distribui uma versão 'Community Edition', licenciada sob GNU GPL. Interessante, não?” A nota foi enviada por Ednei Pacheco (ednei·pachecoΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.



O site do QCad é http://www.ribbonsoft.com/qcad.html

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de romano
Auto CAD 14:
Lembra o Auto CAD 14

Rodrigo Romano Moreira
Comentário de Lauro César
Formato: Tenho duas dúvidas:

1- Este programa consegue salvar / exportar para o formato padrão de mercado (.dwg/.dxf) e abrir/importar?
2- E quanto a curva de aprendizado, será que seu uso é muito diferente do AutoCAD?
São empecilhos que tornam mais difícil a adoção integral do software livre.
Estamos presos aos formatos/programas proprietários, principalmente em áreas mais especializadas, mas devagar vamos nos libertando.

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de rettore
Formatos:: # Supported file formats:

* DXF R12 and DXF 200x (reading/ writing)
* BMP, JPEG, PNG, .. (import and export as bitmaps)

Comentário de nemesis
o que interessa é: tem um interpretador AutoLisp? ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de cuzfozfoz
Padrão de mercado ?: Padrão de mercado ? Que padrão ? ;P
Comentário de hamacker
DXF talvez, mas DWG: DXF talvez, mas DWG provavelmente nao, o formato DWG nao é livre apesar de documentado. Projetos GPL certamente nao poderiam utiliza-lo.

Outro agravante é que Open Design Alliance cobra pelo uso deste formato que é acessado a partir duma biblioteca chamada OpenDWG(existente para todas as plataformas incluindo linux) que apesar do nome é comercial.

É interessante saber que a autodesk nao é participante da open design alliance que é uma iniciativa de empresas de CAD/CAE/CAM comerciais.

Iniciativa similar no mundo opensource poderia ser feito, mas convenhamos é muito melhor participar duma aliança como esta e desfrutar de algo já criado e que funciona e cobrar este valor dos seus usuarios. As pessoas querem usar dwg no linux pelo motivo errado, nao pela liberdade mas por ser de graça e de graça a opcao DWG é excludente.
Comentário de Lauro César
Padrão sim!: Pra quem trabalha com CAD sabe que o programa mais "popular" e que se tornou padrão no mercado chama-se AutoCAD e seu formato de arquivos dwg.

=========================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de Lauro César
Obrigado pelas informações, mas...: Discordo quando você diz: "As pessoas querem usar dwg no linux pelo motivo errado, nao pela liberdade mas por ser de graça e de graça a opcao DWG é excludente."

Acho que não é simplesmente QUERER USAR DWG NO LINUX, o problema não é esse, o problema é a necessidade, pois se eu não salvar um arquivo neste formato não posso imprimir meu projeto em uma empresa terceirizada que executa este tipo de trabalho. Ao mesmo tempo, se não consigo abrir arquivos no formato dwg não tenho acesso a projetos feitos por terceiros neste formato. Não estou (estamos) isolado(s) e, como disse, o padrão de mercado é dwg.

======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de hamacker
Nao confunda padrao com: Nao confunda padrao com popular.
O formato dwg é o mais usado porque o autocad é o mais popular. Quem usa outros cads como catia, microstation e turbo cad nao salva seus documentos em dwg, só usa dwg quando recebe ou envia de/para uma pessoa que só usa autocad.
Comentário de hamacker
O que estou querendo dizer: O que estou querendo dizer é que nao espere suporte a formatos proprietários em ferramentas livres. Programas proprietarios para Linux como o varicad suportam DWG naturalmente porque nao há impencilhos com licenças ou royalties.
Comentário de Lauro César
Não estou confundindo...: Na teoria até podem ser coisas diferentes,mas não é o que se verifica na prática. Por ser muito mais popular, embora por caminhos tortos, pois a maior parte não é licenciado, essa diferença entre o nome que se dá a essa "popularidade" pouco importa. O que eu quiz dizer e acho que você entendeu é que bem ou mal estamos presos a este formato. Quanto a Catia e Microstation são programas bem menos "populares", e ao menos o Microstation creio que consegue manipular arquivos com extensão dxf e dwg.

======================================================

LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE!
Comentário de hamacker
Se for pela sua logica o: Se for pela sua logica o padrao para 3D é GIS (IGES, o mais utilizado) e não .dwg.
Comentário de nemesis
hmm: "pela sua logica o padrao para 3D é GIS"

hmm, para 3D não seria o formato do 3D Studio Max, não? ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de hamacker
3DMax é um produto, eu: 3DMax é um produto, eu estava falando de formatos, na realidade uma conturbaçao de padrao vs popular.

O que eu queria dizer é IGES é um padrao industrial bem documentado pelo NIST (National Institute of Standards and Tecnology) que abastece comunidades cientificas, militares, ... e normalmente a maioria dos produtos 3D. É muito provavel que o 3DMAX e AUTOCAD importe/exporte neste formato, enquanto .dwg sao lidos por poucas apliacoes, o IGES é lido por praticamente todos. Sacou ?

http://en.wikipedia.org/wiki/IGES
http://www.nist.gov/iges/
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004