Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Revista Veja publica na seção de cartas a resposta do governo sobre política de software livre

A revista Veja divulgou na seção 'cartas' a resposta de Rogério Santanna à matéria 'O grátis saiu mais caro'. Foram enviadas 79 cartas dos leitores até o fechamento da edição, foi o segundo assunto mais comentado (mais do que o Código Da Vinci). Parabéns a todos pela reação.” A nota foi enviada por Noel G. Cerqueira Jr. (noeljrΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

O texto é aquele sobre a qual comentamos aqui e aqui, e responde de forma total ou parcial a 4 das 15 afirmações sobre o software livre no governo feitas pela Veja e às quais o BR-Linux gostaria de oferecer um contraponto. É bom saber que a Veja chegou a publicá-lo, ainda que na Seção de Cartas. Bom saber também que a revista contou 79 mensagens sobre o assunto antes do fechamento desta edição. Tendo acompanhado as estatísticas de acesso de ontem e de hoje, estou curioso sobre o número que será divulgado na semana que vem ;-)

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de lmveloso
"O modo certo de admitir um erro": Acho que aqui é o lugar correto para esse comentário:

"O tema da coluna de domingo [14/5/06] do ombudsman do Washington Post foi novamente os erros cometidos por jornalistas e suas correções. Segundo Deborah Howell, o modo como as correções são redigidas influencia na credibilidade do Post e também constitui um registro histórico de informações confiáveis. Segundo as normas do Post, as correções devem ser claras, concisas e diretas: "Elas devem ser compreensíveis até para aqueles que não leram a matéria original, e devem ser completas o suficiente para que qualquer leitor veja qual foi o erro e saiba que ele foi retificado".

Os leitores, no entanto, querem mais, afirma Deborah. O leitor Lawrence Watthey sugere que as matérias corrigidas sejam republicadas na íntegra, com a explicação do erro, por que ele foi cometido e como ele foi corrigido. O Post não publica as matérias corrigidas, mas as retificações ficam no sítio junto com a matéria original." (1)

Será que podemos esperar tão refinada retratação da Revista Veja de forma a lhe garantir credibilidade e confiabilidade como registro histórico para o futuro ?

Por essas e outras (2) e (3) que eu cancelei minha assinatura da Revista Veja.

Aqui está link e Boa Leitura
(1) http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=381VOZ003

(2) http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=381IMQ001

(3) http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=381FDS007

This post recommends GNU/Linux
Comentário de puelocesar
Alguém pode publicar o: Alguém pode publicar o texto? Este link pede senha de assinante.

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de brain
os outros links: O texto está nos outros links da notícia também - e sem senha.
Comentário de KubLin
desproporcionalidade: a Veja é muito engraçada
das 79 mensagens recebidas sobre a matéria do SL apenas uma carta publicada
já no caso Daniel Dantas das 121 recebidas 6 foram publicadas
algo totalmente desproporcional pois se houvesse equivalência deveriam ter publicado pelo menos 4 cartas
isso é muito chato
Comentário de vmedina
Alguém achava que a Veja seria justa?: Oras, ela começa atacando sem checar nenhum dado exibido e ainda por cima serve de porta-voz de uma empresa que teve seu contrato rescindido na administração passada.

Alguém esperava uma retratação real?

[]s

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de rrbranco
alguem pode informar o código que consta na revista impressa ?: alguem pode informar o código que consta na revista impressa em papel para que possamos ler a matéria ?
Comentário de zé do caixão
Diferença: É, só no caso do Daniel ninguém fez um modelo pronto de carta pra enviar.
Todas eram diferentes, ao contrário do que aconteceu com o matéria sobre software livre.
Comentário de brain
Claro: Claro, e fora a carta que foi publicada, todas as outras eram baseadas no mesmo modelo... Sim, certamente isto explica tudo e é a hipótese mais provável.

A revista publica o que quiser, mas dá pra pensar em hipóteses mais plausíveis que essa tua :)
Comentário de Alexandre_Martins
Concordo: Contigo, até porque houve uma "proposta" de modelo de carta, e vimos muitas manifestações diferentes, com outras redações que foram enviadas, sem contar que, os própríos assinates podem tambem haverem-se manifestado na expontaneamente como fazem nas outras matérias, até mesmo com opiniões diversas.

O que nos garante que foram apenas setenta e tantas?

Alexandre Martins

"O segredo da felicidade está na liberdade, e o segredo da liberdade está na coragem!"
(Jean-Paul Sartre) www.nuca.org.br
Comentário de Bruno Laturner
Veja: (...): *postando direto do navegador ncurses Links2, com teclado desconfigurado, peco ja desculpas pelo portugues sem acento*

Achei a secao de cartas desta ultima edicao uma piada de mal gosto.

Na edicao de 17 de maio, a Veja recebeu um total de 2548 correspondencias, sendo 2422 delas emails. Os 5 assuntos mais comentados tiveram respectivamente, 363, 68, 57, 48 e 45 respostas.

Nesta edicao de 24 de maio, foram 2917 correspondencias, sendo 2818 emails, quase 400 a mais que a ultima. Os assuntos mais comentados tiveram 121, 79, 56, 28 respostas. Software livre foi este segundo, 79.

A pagina de informacoes tecnicas da revista fala que so sao publicadas as cartas que chegam ate quarta-feira, apos isso so na proxima edicao.
Talvez isso explique o estranho fato de como um assunto que gerou um volume tao grande de discussoes na nossa area obteve tao poucas respostas contadas. Eh muito suspeita a discrepancia de numeros e da distribuicao de cartas entre esses duas edicoes.

Mesmo a materia de capa sobre "O Codigo Da Vinci", com 56 dessa respostas, obteve 6 citacoes. Edward Wilson, que nem aparece nas 4 mais respondidas, 3 respostas publicadas, Daniel Dantas: 121|6.

Software livre so recebeu 1 resposta, a importante carta publica da SERPRO(na revista assinado somente por Rogerio Santanna). Na verdade meia carta, pois cortaram o que nao os interessavam.

Eu esperava mais, muito mais. So confirma o que muitos acham, nao ha porque ter esperancas quanto a esta revista, eh caso perdido ha 1957 edicoes.

----------------
AjudaLinux.org
Comentário de puelocesar
Ah, aqueles eu li. É que eu: Ah, aqueles eu li. É que eu queria saber se postaram com algum corte ou algo do tipo.

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de bebeto_maya
__O Observatório é um: __O Observatório é um sítio "anti" e a Veja é um veículo "Pró", portanto nenhum dos dois são imparciais, a diferença é que você se identifica mais com as causas defendidas pelo Observatório da Imprensa...É um questão psicológica.

__Na minha opinião os Dois são Ruins, já li verdadeiras atrocidades no Observatório. É verdade que leio bem mais lixo na Veja...Ou melhor, lia.

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de zé do caixão
Cada um entende como quer: Cada um entende como quer. Disse que ninguém fez um modelo pronto de cartas
no caso daniel dantas, e que foi feito um para o caso software livre.
NÃO afirmei que todas as cartas sobre SL eram iguais, e sim que ALGUMAS
deveriam ser baseadas no SEU modelo. Leia melhor antes de extrapolar hipóteses.
Comentário de brain
Mantido: Mesmo com a tua ressalva, meu comentário está mantido. Acho que existem ouras hipóteses bem mais plausíveis pra explicar o que aconteceu. Inclusive o fato de que a resposta do SERPRO foi divulgada só depois da data de fechamento usual da seção de cartas da Veja.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004