Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linus Torvalds adota PowerPC em seu desktop

Foi-se o tempo em que as preferências e escolhas pessoais de Linus Torvalds eram base de argumentos e discussões na comunidade (no estilo "minha distribuição é a melhor porque o Linus a usa no trabalho, a sua é a pior porque ele só a usa em casa"), mas como esta história saiu na imprensa do mundo todo, hoje é domingo e até é possível apontar possíveis conseqüências do assunto sobre o desenvolvimento do Linux, vamos a ela: Linus Torvalds substituiu a arquitetura x86 pelo PowerPC em seu desktop pessoal (onde trabalha no desenvolvimento do kernel, inclusive). Ao comentar sobre a escolha, Torvalds afirmou que há um número suficiente de pessoas testando o kernel na arquitetura x86, e ele não precisa ser mais um destes. Ele também disse que a mudança para o PowerPC em parte é conseqüência de seu interesse em conhecer o "outro lado" da dupla de tecnologias de 64 bits que ele considera como dominantes (o lado que ele conhece bem é o x86_64). E aproveitou para frisar: “O Linux suporta 20+ arquiteturas, e o fato de eu pessoalmente acreditar que duas delas são mais provavelmente as mais relevantes não significa tanto.”




Linus descreve o equipamento (que ele ganhou gratuitamente) com estas palavras: “Minha máquina principal agora é um dual G5 de 2GHz (também conhecido como PowerPC 970) -- é fisicamente um Apple Mac comum, embora ele obviamente rode apenas Linux, então não acho que você possa mais chamá-lo mais de Mac ;)” E o leitor Alberto V. M. (all.mac@uol.com.br) enviou este link de uma entrevista de 2003 em que Torvalds já manifestava seu interesse no hardware PowerPC.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Heitor Moraes
Podia ser até uma cafeteira...: Podia ser até uma cafeteira,
rodando Linux é tudo igual pra mim.

___________________________________
Vendo Meu Rim.
Comentário de StanStyle
Principalmente ser for de graça!: Será que se ele ganhar um SGI Tezro quad MIPS R16000A 800 MHz ele muda denovo? hehe. Eu mudaria ;)

Comentário de Manoel Pinho
IBM: Se a IBM me desse um Mac G5 com 2 processadores eu também poderia ajudar mais... :-)

O importante é que ele está rodando linux, e não MacOS X. E podem apostar que a IBM está preparando o terreno para entrar de cabeça no mercado de computadores pessoais de novo, só que com o PowerPC ou derivados, e está usando o linux como o seu sistema operacional para essa estratégia.

Já imaginaram um computador pessoal com um processador Cell, que será usado no Playstation 3 ? 9 CPUs numa única pastilha...
Comentário de frtn
propaganda: uma excelente propaganda para a Apple.... otima estrategia
Comentário de StanStyle
Não de fato.: Você pode dizer: Uma excelente propaganda para IBM.


Comentário de Alberto V. M.
Processadores PowerPC: Vc nao precisa de um PlayStation!! A Apple deve passar a utilizar ate o meio do ano os novos PowerPC 970MP (dentro da linha G5 da IBM ainda).

Esses processadores terao dual-core (dois processadores em um), alem disso a Apple acaba de lancar um novo pacote de ferramentas de desenvolvimento que permite utilizar ate 4 processadores, nao apenas 2 como era ate o agora. Desse modo existe a possibilidade da Apple lancar Macs com 4 processadores dual-core de 3GHz cada!! O q seriam quase 24GHz em uma unica maquina.

A IBM em seus sites possui uma pagina indicando a compra de Macs para rodar Linux. A YellowDog Linux eh antigar parceira da Apple e da IBM. Muitas distros estao interessadas em manter versoes para PPC.

Sem comentar no fato da IBM ter desistido da linha Intel para PCs... e estar investindo pesado no PPC. Alem de desenvolver o G5 baseado na linha Power4, jah esta trabalhando na proxima familia de PPC baseados no Power5.
Comentário de Alberto V. M.
...: Antares: PowerPC 970MP to pack dual cores for future Apple hardware

http://www.thinksecret.com/news/antares.html
Comentário de Patola
Migração: Isso pode ser um ótimo gancho para a migração do Windows para o software livre. Um dos trunfos do monopólio da Microsoft é estar atrelado à ubíqua plataforma PC. Com a passagem para outra arquitetura, mesmo que o Windows seja eventualmente portado (se é que já não foi), o GNU/Linux terá já muito maior maturidade nesta plataforma e provavelmente sofrerá muito menos do problema de escassez de drivers de fabricantes em comparação à Microsoft.

--
Ainda em estágio altamente experimental e pré-alpha: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de Ednei Pacheco
Nem quero imaginar o preço d: Nem quero imaginar o preço desta gracinha... &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de o_O
Uma cafeteira?: Nesse caso teria que rodar NetBSD...
Comentário de bogomolov
Off-topic (mas nem tanto): Alguém sabe como anda a Transmeta/Crusoe? O Linus ainda faz parte da empresa/projeto?
Comentário de brain
Transmeta - Linus: Linus Torvalds deixou a Transmeta em 2003 e ingressou no OSDL.

Esta notícia do início do mês sobre o mercado de CPUs fala brevemente sobre o status da Transmeta: "Back in 2000, Transmeta emerged from Intel's shadow in Santa Clara, Calif., preaching the gospel of low-power design for PC processors. Transmeta won attention and acclaim, but the company's techniques inhibited peak performance, analysts say. Meanwhile, after Intel developed its own low-power chips, it seized the markets Transmeta had pioneered, says Gartner Group analyst Martin Reynolds. This January, amid continued losses, Transmeta announced that it would scrap making chips in favor of licensing its technology. But don't misread the company's troubles, Reynolds says. Low power remains in vogue. It's just that performance never went out."
Comentário de
Device: É, o Linux atualmente só consegue controlar a cafeteira como um periférico (http://www.tldp.org/HOWTO/Coffee-1.html), mas acho que não roda nela ainda...
Comentário de against
PPC: A únicas coisas ruins do linux ppc é a falta de plugin para flash e programas feitos em kylix.
Se quiser ajudar, assine a peticao:
http://www.petitiononline.com/fla4lppc/petition.html
Comentário de anonymous
hummm...: http://www.geek.com.br/forum/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=7248
Comentário de leonardotsr
Eu sei que é firula, mas...: acho que fica feio "Linus descreve o equipamento (que ele ganhou gratuitamente) com estas palavras"

Se ganhou, tem que ser gratuitamente.
É firula mas acredito que seja significante para um dos maiores sites de linux do Brasil.

Leonardo

Comentário de
Nem tudo que se ganha é gratuito: Algumas vezes em que se ganha algo, isto ocorre gratuitamente. Mas não em todas. O primeiro significado do verbo ganhar, no novo Houaiss, é “adquirir, auferir (através de trabalho, negócios ou atividades)”. A alternativa gratuita vem listada como a segunda da fila: “entrar na posse de (algo) por oferecimento de outrem”.

Pense nas seguintes alternativas, em que nem todos os ganhos são gratuitos:

- "Linus descreve o equipamento (que ele ganhou como compensação pelas suas horas extras no último dia 29 de fevereiro) com estas palavras..."
- "Linus descreve o equipamento (que ele ganhou em troca de 10kg de tampas de iogurte) com estas palavras..."
- "Linus descreve o equipamento (que ele ganhou em reconhecimento pelos serviços prestados ao clube de tricô) com estas palavras..."
- "Linus descreve o equipamento (que ele ganhou após comparecer a 10 reuniões consecutivas do clube de sapateiros kickboxers) com estas palavras..."


Comentário de Alberto V. M.
PowerPC e performance: Uma maquina dessas nao quero nem imaginar o $$$... mas hoje os clusters mais rapidos do mundo sao Mac. Tanto o da Universidade Virginia Tech, como o da COLSA (departamento de defesa dos EUA).

A opcao por Macs foi a performance e o $$$. Montar clusters com Mac para ter supercomputadores eh mais barato do que qualquer concorrente (IBM, Dell, HP, SGI, ...). Outra justificativa dada pelas diversas empresas que estao montando clusters com Mac no ultimo ano eh que os Macs esquentam MUITO menos que qualquer outra maquina... e qdo juntam mais de 1000 cmoputadores em um cluster o ambiente esquenta demais!! Com Macs o investimento eh menor por maquina, no resfriamento do local onde fica o cluster, e no desenvolvimento do cluster!!

O PPC G5 tbm tem double precision, enquanto os concorrentes possuem apenas precisao simples.

Hj cada submarino da marinha norte-americana possui um mini-cluster com 4 servidores Apple XServe G5 2.3GHz e YellowDog Linux... para fazer processamento em tempo real de imagens dos sonares.

PS: o Linux soh faz isso nos processadores PowerPC G4 e G5, por causa da biblioteca vetorial chamada Altivec (desenvolvida pela Motorola nos G4).
Comentário de Alberto V. M.
IBM e PPC: A IBM esta nivestindo pesado no PPC... e esta querendo tomar a frente na linha 64-bits. A Intel e AMD estao sem saber como competir com o PPC G5 e lançaram no mercado alternativas que ainda não estavam prontas para ser utilizadas comercialmente.

O mercado de PCs tentou atacar os Macs G5 qdo foram lançados!! Mas com o tempo a otimização das aplicações para 64-bits e o próprio uso desse processador vem mostrando que ele é muito superior ao Opteron e ao AI-64.

Além disso a Apple já anunciou que alguns fabricantes de PC estão pressionando a Apple para lançar o MacOS X para x86 (a Apple tem isso pronto, mas não lança por falta de interesse, eu tenho em casa uma versão muito antiga q a Apple demonstrou na época rodando em um HP).

Se a Apple lançar o MacOS X para x86, fabricantes como HP e Dell poderiam imediatamente optar por utilizar PPC no lugar do x86, jah que o OS roda nos dois processadores.

Mas prq nao usar Linux logo no lugar do MacOS X?? Bem... o MacOS X tem Microsoft Office, tem Photoshop, ... é o único UNIX no mercado que possui uma gama de aplicações desenvolvidas para Windows. No MacOS X existem linguagens de programação como Real Basic, que possui 90% de compatibilidade de codigo com o Visual Basic da M$ (só programas com acesso direto a hardware geral pequenos problemas)... assmi bastaria colocar seu source no RB e recompilar. OBS: o RB gera executaveis para MacOS X, MacOS, Windows e Linux (qual outro compilador faz isso com um simples clique ??).

Alem disso a Apple tem tentado gerar uma boa compatibilidade com Linux, como ocorre no FreeBSD. Isso pode fazer com que o MacOS X execute aplicacoes Linux.

Como a base do MacOS X (Darwin) é opensource, existe uma grande possibilidade do MacOS X ser o unico concorrente capaz de derrubar o Windows e abrir caminho para outros *NIX (incluindo o Linux).
Comentário de adilson
Augusto você devia escrever ficção: Esta última dos "sapateiros kickboxers" foi hilária :)
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Abilio Jose
Sim, se nao ele pagaria...: Observe q em todas as citações, nenhuma ele teve algum custo financeiro, ou falando claro, pagou algo, o q descreve gratuidade. Ganhou pq fez algum favor, e nao comprou...assim, se nao comprou, foi gratis.
Ficaria estranho por exemplo citar:
Linus descreve o equipamento (que ele ganhou pagando o valor de 1 real) com estas palavras..."
Ai sim, tiraria a sentido de gratuidade, porem ficaria completamente sem sentido.
Comentário de Henrique Vicente.
Unm...: Podem me chamar de doido mas eu acharia muito legal se a Apple decidisse transformar todos os seus softwares em softwares livres, as especificacões do PPC(feito pela IBM), ao contrário do que falam, parece ser livres... fico imaginando uma mistura entre o ambiente gráfico do Mac OS X e o KDE... :)
Comentário de Felipe Raposo
Não concordo. Se você efetu: Não concordo. Se você efetua uma troca, então não é gratuíto.

"(...) que ele ganhou como compensação pelas suas horas extras no último dia 29 de fevereiro."

Na frase acima ele não pagou em dinheiro, porém pagou com trabalho. Então não é gratuito.

Na frase do Augusto, ele diz que o Linus ganhou o PPC gratuitamente, o que dá para entender perfeitamente que ele não pagou, nem trabalhou, nem fez propaganda e nem participou das reuniões de clube algum. Então eu acho que a palavra "gratuitamente" é necessária na frase.

Felipe Raposo
Comentário de
Nada contra você ter sua própria interpretação: Abilio, nada contra você ter sua própria interpretação de vocabulário, e com certeza o assunto é interessante e divertido - principalmente para quem escreve bastante, como é o meu caso. Mas nem toda paga envolve custo financeiro, da mesma forma que nem tudo que se ganha é gratuito. A definição de gratuidade (pelo menos no que se refere ao idioma - talvez isto não seja verdadeiro no vocabulário técnico de alguma profissão) não se restringe à ausência de custo financeiro.

Linus Torvalds disse que ganhou o tal computador gratuitamente, mas ele poderia perfeitamente tê-lo ganho em troca de algum serviço ou favor. Aliás, no Aurélio a definição de pagamento como "aquilo que se dá em troca de um serviço" vem antes de como "remuneração". E se o computador tivesse sido ganho como pagamento de um serviço, eu certamente não escreveria que ele foi ganho gratuitamente.

Comentário de SS_Sputnik
Transmeta fechou as portas: A transmeta parou de produzir processadores, em outras palavras: FALIU. Hoje so vive de patentes.
Comentário de SS_Sputnik
Brain e Patola.: Augusto,

Só tem você e Patola mesmo nesse site pra nos fazer divertir. Você com suas sagazes respostas que já dizem tudo e Patola com suas explicações que deixam o coitado do Kid-X e do "EU" sem argumentos. Linux também é diversão e cultura!

Vida longa para BR-LINUX!!
Comentário de Kid-X
Estamos famosos! =P: Alô Sr.Eu/Ananias!
Olha só, pelo jeito estamos ficando famosos!!!
Viu só como é fácil ficar famoso nesta "comunidade"! Eles se lembram da gente toda hora!!!

Ah SS_Sputnik, concordo que o BR-Linux é um site engraçado!

O Maurício Ricardo Quirino e o Augusto César Campos são os maiores humoristas da internet!!!

Melhores piadas do Maurício Ricardo: Espinha & Fimose, Tobby Entrevista, charges de política, charges da moda, piada do dia, E-mails Comentados, etc.

Melhores piadas do Augusto Campos: O Linux está pronto para o desktop, o Linux é o melhor sistema operacional do mundo, o Linux vai acabar com a Micro$oft, o Linux é produtivo, o Linux é seguro, o Linux é rápido, o Linux é estável! E a melhor de todas: BR-Linux.org! Ahahahahahaha!!!

(oh! que foi que eu fiz?! putz, depois dessa acho que o brain vai me banir do site!!!)
Comentário de Kid-X
Quero ver (não me venham com desculpa de sistema livre): Quero só ver o Linux ser melhor que o Mac OS X no PPC!
Como alternativa OFICIAL do Windows nos x86, o Linux é uma maravilha!
Quero ver como alternativa ao Mac OS X, pelo menos em termos de ambiente gráfico e produtividade!

Não basta o sistema ser livre, o sistema tem que ser BOM!
Estou cansado dessa desculpa de "sistema livre"!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Eu posso não ser o líder desta comunidade...
...Mas eu sou o líder das minhas idéias!

Banana Republic

Comentário de Glauco Carvalho
MacOS X?: Se não estou enganado, a M$ tem "algumas" ações da Apple. Sejamos honestos, será que a Apple deixou de lançar o (excelente) MacOS X para os PC's por "pura falta de interesse"? Num mundo capitalista, esse não me parece um argumento válido.
Seria uma ótima alternativa mas não considero viável (o que eu lamento).
Comentário de Metatron
Então defina...: O que você chama de "bom" ?
Sem uma definição formal, não podemos construir um argumento.
Comentário de leonardotsr
A troca nada mais é que o pagamento primitivo, escambo.: Então se ele recebeu o Mac porque fez qualquer coisa, foi pago. A ausência de qualquer pagamento, seja na forma de serviços, propaganda ou qualquer outra coisa, configura a gratuidade. Se ele ganhou por reconhecimento de serviço prévio, sem qualquer acordo entre as partes, então ele ganhou (não precisa de gratuitamente) mas se ele ganhou em pagamento a qualquer coisa, ele foi pago, não dá para usar "ganhou mas pagou um pato frito", porque então não ganhou.

Concluindo, ele ganhou (gratuidade subentendida) o computador.


Comentário de marcosalex
A MS já vendeu suas ações: A MS já vendeu suas ações faz algum tempo.

Pessoal, tem algumas confusões lá em cima: a Apple está entrando no mercado de clusters mas não tem nada dessa incrível migração e redução de custos que eles estão pregando. Se entrarem em www.top500.org dá pra ver que dos 500 computadores mais rápidos, só 2 usam Mac. E os novos G5 esquentam muito mais que o AMD 64, tanto que a Apple teve que colocar Water Colers nos powermac.

E o Real Basic ainda tem que caminhar bastante pra ter 90% de semelhança com o VB, já que ele não tem Activex e nem COM+ por motivos óbvios.


Comentário de
Ganhou gratuitamente: Não vejo nenhum problema em você preferir acreditar que tudo que se ganha é gratuito. Mas a palavra ganhar não tem esta propriedade ou restrição: pode-se ganhar gratuitamente, assim como pode-se ganhar em troca de alguma coisa. Como eu lembrei lá em cima, a primeira definição do verbo ganhar no Houaiss é “adquirir, auferir (através de trabalho, negócios ou atividades)”.

Neste caso de hoje, o Linus Torvalds diz que ganhou de graça. Ele poderia ter dito simplesmente que ganhou, e a gente não saberia se era em troca de algum serviço prestado, ou de uma dúzia de caipirinhas finlandesas, ou gratuitamente.

Concluindo: você pode entender todas as palavras de formas particulares, mas ainda bem que temos o dicionário e a gramática para alcançar um ponto comum. E este ponto comum, felizmente, não torna incorreto dizer que alguém ganhou algo gratuitamente, de graça ou grátis - embora eu ache que você esteja correto ao subentender que quando alguém diz que ganha algo mas não qualifica, a tendência é presumir que foi gratuitamente. Mas o Linus preferiu acrescentar o detalhe da gratuidade, e eu o mantenho - e acredito ter ficado bem mais claro assim.

Comentário de Kid-X
Bom: Coisinhas "Simples"... ;-): São coisas que o Linux, ou melhor, as distros GNU/Linux precisam, que o MacOS já tem.

Coisas mínimas como a facilidade de uso (pelo menos no x86 o linux já tem?), o AMBIENTE GR
Comentário de The Darkness
O Ruindows teria que ser re-p: O Ruindows teria que ser re-portado.
Porque a M$ já teve uma linha de produtos para PPC mas descontinuou.

Deve dar muito trabalho manter uma colcha de retalhos (digo Sistema Operacional) em mais de uma plataforma.

Só os loucos (digo sábios) do Open Source conseguem manter mais de 20 plataformas diferentes.

Comentário de The Darkness
Para mim o LINUX tem algumas: Para mim o LINUX tem algumas qualidades que eu não digo que são boas e sim "ÓTIMAS" que são:
- devido ao fato dele ser Open Source ele pode ser utilizado a custo zero (ou quase).
- devido a esse mesmo fato as soluções para ele evoluem muito rapidamente.

Se eu quero fazer um trabalho multimídia profissional eu gasto um dinheiro e compro um MAC todo equipado, mas se eu quero fazer um bico de fim de semana e não quero gastar muito, não posso reclamar que não existem bons softwares gratúitos para isso (APENAS UM EXEMPLO)

Nada é de graça, nem mesmo o Software livre.
Se você não pagar em espécie terá que pagar de alguma outra forma (pesquisando como fazer, esperando até que fique melhor, pertubando o amigo que já sabe fazer, etc)

A vantagem do software livre é que esse pagamento tem sido facilitado ao longo do tempo, diferente das outras alternativas.

Comentário de The Darkness
Só complementando o meu outr: Só complementando o meu outro comentário.

O dia que se investir no LINUX o que se investe no MACOS ou em outros, com certeza as coisas vão melhorar e muito.

Mas enquanto isso não acontece vamos pagando de outras formas.
Comentário de Metatron
Vamos lá...: Coisas mínimas como a facilidade de uso (pelo menos no x86 o linux já tem?)
### O Linux já foi difícil, hoje até uma criança treinada usa

, o AMBIENTE GR
Comentário de SS_Sputnik
Pura perseguição.: Tem guri(vulgo, kid) que tá moderando comentários só por pirraça. Enviei uma resposta INFORMATIVA. Sendo assim, repito a mesma abaixo para que todos a vejam:
-------------------------------------
A transmeta parou de produzir processadores, em outras palavras: FALIU. Hoje so vive de patentes.
-------------------------------------
Como sei que quase ninguem segue links, copia abaixo nma integra a materia do Terra:

Transmeta anuncia saída do mercado de chips

Últimas de E-Business
» Empresas dos EUA querem softwares corporativos
» Oracle quer consolidar setor de software
» Firma lança solução de banda larga para condomínio
» Information Builders e BEA anunciam parceria
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Faça sua pesquisa na Internet:
A Transmeta anunciou vai parar de vender chips de computadores para se concentrar no licenciamento de propriedade intelectual. A empresa já foi , considerada uma das grandes promessas do Vale do Silício.

A declaração coloca fim à guerra praticamente perdida com a rival Intel nos negócios de produção de microprocessadores. Desde que revelou seus primeiros chips em 2000, a Transmeta sustentou a esperança de que chips que consomem pouca energia teriam forte demanda em eletrônicos portáteis. Contudo, a empresa tem sido prejudicada por atrasos no lançamento de produtos, incluindo o problema de fornecimento do microprocessador Efficeon, anunciado em julho.

O novo modelo de negócios da empresa vai centralizar esforços no licenciamento de tecnologia que requer pouca energia, algo que a Transmeta tem acumulado ao longo dos anos.

"A Transmeta passou uma década desenvolvendo uma classe mundial de tecnologia de microprocessadores, produtos e propriedade intelectual relacionada a isso", disse o presidente-executivo da companhia, Matthew Perry, em comunicado.

Comentário de Alessandro
Quanta importância: Estamos dando muita importância para o Sr Linus, o que ele pensa, o que veste, o que usa, aonde trabalha, até estamos discutindo como ele fala, se certo ou errado.

Ele tem seus méritos, mais é muito arrogante, fez um kernel, mais existem kernel livres melhores que o dele o do FREEBSD por exemplo.

Temos que parar de dar importância a este tipo de acontecimentos porque somos uma comunidade e não uma pessoa só, se ele mudar para MAC o software livre não vai morrer porque a suas raízes estão muito fortes.

Pena que não conseguimos atingir o desktop, para min por falta de objetivo da comunidade que não acha importante seguir um padrão, e acho que também porque a muitos interesses em jogo, mais antes que eu seja malhado vou parar por aqui...
Comentário de brain
Não sei se foi por pirraça: Não sei se foi por pirraça, mas sei que não foi quem você acusou. Possivelmente foi porque não concordaram com a afirmação de que a Transmeta faliu. Mas pode ter sido por alguma outra razão.
Comentário de Kid-X
Advogados...: O Linux já foi difícil, hoje até uma criança treinada usa
= Então vamos ter que treinar todos os usuários de Mac! Ou então eles terão que quebrar a cabeça para usar o GNU/Linux (como eu fiz). Tomara que eles não desistam no caminho! Senão não teremos mais usuários Linux em PowerPC! Só se for imigrantes do Linux-x86, que antes eram imigrantes do M$-Windows;

aqui não posso opinar, não tenho um PowerPC
= Estou falando do X11 vs. Quartz: Estou certo de que a culpa não é do Linux, e sim dos desenvolvedores do X11!

O Linux está repleto de ferramentas e bibliotecas para desenvolvimento, basta estudar para saber usar.
= O problema é saber usar. Sabe como ultimamente os desenvolvedores estão mal-acostumados com o M$-VB e .NET. Espere aí, estou falando de Mac! Mas se você quer instruções para desenvolver no Mac, tem este site oficial da Apple: http://developer.apple.com/. Qual o site GNU/Linux que ensina a desenvolver em PowerPC?;

Você fala da suíte Adobe ? Pois então, são da Adobe
= Não estava querendo dizer se era da Apple ou não. A conclusão é que os softwares artísticos de suíte proprietária são melhores que os livres! (por enquanto, porque é neste que eu (gostaria muito de) desenvolver)

O termo é vago, é preciso definir. Mas o Linux já possui sim ferramentas nesse caminho e de nível profissional. Do modo como você fala, para mim está claro que não as conhece.
= Quer player melhor que o QuickTime e iTunes para músicas e vídeos? Use os quebra-galhos: Xine e MPlayer!;

Se é um tema que você quer, basta fazer um ou usar um já existente; se não me engano existe um tema estilo Mac para o KDE
= Podemos também copiar os ícones do Mac. Mas é pirataria!;

O "MacOS" na verdade é um microkernel Mach, mais uma camada de soquetes BSD.
= Parabéns!!! Você é o primeiro cara do br-linux a falar que o Darwin tem a base do Mach e não apenas um "clone" completo do FreeBSD!;

A criação da Apple mesmo é o servidor gráfico Quartz.
= Coitado do X11!;

Recentemente, um desenvolvedor de ponta (um hacker), conseguiu criar uma camada de abstração Debian sobre o microkernel L4, em termos de tecnologia de base é o mesmo nível
= Eu vivo falando que os micro-kernels são maravilhosos! Quem é o kernel monolítico LINUX para ir contra eles? O LINUX só existe porque é a alternativa OFICIAL do Windows! Sem falar que usam por causa do KDE, Gnome, do ambiente gráfico razoável que ele tem! O futuro é Micro-Nano-Exo Kernel!!!

Essa afirmação não tem muito sentido, pois o MacOS só roda nativamente numa máquina PowerPC
= É exatamente isso! Estou falando de Linux vs. MacOS X! O MacOS é mais forte que o Linux no PowerPC! mas o Linux é compatível com mais de 20 arquiteturas, inclusive o Z80! (Não sei por que fizeram para Z80! Que piada Linux-Z80!);

Para mim, o software livre já faz muita coisa. Se para você é pouco, use apenas algo que te satisfaça
= Um profissional de verdade não vai usar GIMP, Inkscape, Sodipodi, Blender3D e outros "quebra-galhos"!

Então simplesmente abandone o software livre, ninguém é obrigado a usá-lo
= Sendo assim, o Software Livre NUNCA vencerá o proprietário! É uma pena, eu também gosto do Software Livre! Eu apenas queria que ele tivesse mais produtividade! Mas pelo jeito, vamos ter que refazer tudo do zero, e isso vai levar um tempo grande!!!

Ah! Não precisa me responder! Vocês venceram!!! Vocês são fanaticamente cegos por Linux e Software Livre! Quem sou eu para debater contra vocês, não é verdade?!
Aliás, com a quantidade de linhas e palavras que nós escrevemos, um desenvolvedor profissional faria um bug-fix num programa...
É melhor nós fazermos algo de útil ao invés de bater-boca!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Eu posso não ser o líder desta comunidade...
...Mas eu sou o líder das minhas idéias!

Banana Republic
Comentário de SS_Sputnik
Minhas desculpas.: Sendo assim, peço desculpas ao "Kid-X" pela acusação. Agora fiquei intrigado como alguem pode discordar de fatos como o encerramento das atividades da Transmeta. Será que estou implicando com a Transmeta????
Comentário de well
Tem razão: Kid-X, concordo totalmente com você, e acho importante apontar os defeitos do Linux. Também acho que existe muitos que deixam, por diversos motivos, a emoção tomar conta da razão.

O que já percebi é que a grande maioria dos usuários Linux não são desenvolvedores profissionais, ou são apenas usuários que gosta de ficar fazendo testes, administradores de redes ou administradores de banco de dados. Estes usuários não tem a noção da existência de tais defeitos apontados por você. Muitos, não tem aquela visão automática de como as coisas funcionam internamente, e aqui falo em nível programacional mesmo.

Trabalho com desenvolvimento de sistemas embarcados, tanto usando Linux como Windows CE, e mesmo gostando do Linux e dar sempre preferência ao mesmo, admito que Linux tem muito o que crescer. Falta muita coisa, pecamos nas regras mais básicas tais como a falta de padronizações, a ausência de uma entidade que pudesse ser o centro de referência para desenvolvimento que fosse responsável por definições de patterns, oficialização de tecnologias e blibliotecas para se ter um conjunto de APIs consistentes e bem documentadas.

O descuido que temos por estas pequenas coisas, torna o desenvolvimento para Linux um sofrimento. Nos estudos que fizemos aqui na empresa, apenas para nossa própria informação, concluímos que levamos quase 1.5 vezes mais tempo pra desenvolver o mesmo software, que foi feito no Windows CE, para o Linux. Talvez para um desenvolvedor isto é irrelevante, mas para todas as outras pessoas envolvidas (gerentes e clientes) é um tempo que não se pode dar o luxo de perder.

Vejo alguns desenvolvedores de Java ou PHP dizer que para eles a produtividade é a mesma, neste caso é lógico que a produtividade é a mesma. Mas isto apenas acontece porque os responsáveis de manter tais projetos estão preocupados com a produtividade. Para todo o resto do Linux, a realidade é outra.
Comentário de Metatron
Já que o Kla...fugiu...: Eu respondo para você...;-)
Algumas coisas ele tem razão, vou enumerá-las

1) O X Window System é arcano mesmo, foi projetado em 1986, e a única coisa que continua moderna no X é a transparência de rede. O X não possui um conjunto de widgets de alto nível e padronizados para que sirvam de referência. Um efeito desse fato é que há uma miríade de widgets client side (os famosos toolkits para o X), em geral incompatíveis entre si, o que afasta as grandes companhias de software. O X foi desde o início projetado para ser extensível, e depois de patch após patch (em tentativas de torná-lo atual) se tornou como li uma vez numa monografia de pesquisa, "a big mess". Até mesmo para ter um alpha blending foi necessário gambiarra.
Aqui fica claro a questão do software legado: não é viável(eu acho...) dentro do mundo do SL um grupo se unir e resolver criar do zero um servidor gráfico moderno, é um software muito complexo. A saída no curto e médio prazos é ficar com o X mesmo.

2) Uma coisa que pessoalmente sinto falta é de uma documentação profissional dos aplicativos open source, há muitos projetos OOP, mas pouquíssimos(só conheço o umbrello e o kdevelop) possuem diagramas UML. Um outro exemplo, é raro encontrar um texto sobre um projeto onde os autores mostram que sabem as técnicas de base, se vocês lerem o texto original do X, vão perceber sobre o que me refiro. Recentemente encontrei uma exceção: o criador do qemu citou um paper, que depois de ler eu percebi ser crucial, o mesmo tratava sobre otimização de tradução binária dinâmica. Mas, em geral, parece coisa de amador ou os desenvolvedores ainda não perceberam a necessidade desse tipo de documento.

3) As vezes fico com uma intuição estranha: há projetos open source que necessitam de matemática, mas os desenvolvedores parecem não conhecer. Alguém cria uma camada de abstração (aka biblioteca) e depois os programadores simplesmente a usam. Sinto isso principalmente quando uso programas de editoração (scribus, gimp).

Apesar de tudo isso que citei, precisamos ter um fato fundamental em mente: muitos projetos open source são feitos por voluntários, sem remuneração, que não podem se dedicar em tempo integral aos projetos. Alguns não sei se são engenheiros de software também, é muito diferente de uma Adobe cujos funcionários são projetistas e muito bem pagos para desenvolver maravilhas.
Mesmo assim, eu adoro Linux, já é muito o que esses desenvolvedores fizeram com as condições de contorno existentes. Eles me lembram os atletas brasileiros que vão com a cara e a coragem para uma olimpíada e mesmo assim, trazem medalhas de ouro
Comentário de Ednei Pacheco
Acho que estamos à caminho...: AMBIENTE MULTIM
Comentário de Ednei Pacheco
Padronização? Só um pouquinho...: Temos que parar de dar importância a este tipo de acontecimentos porque somos uma comunidade e não uma pessoa só, se ele mudar para MAC o software livre não vai morrer porque a suas raízes estão muito fortes. -- Uma comunidade com alto risco de se DESFRAGMENTAR por querer valer suas preferências. Vou sempre insistir nisso.

Pena que não conseguimos atingir o desktop, para min por falta de objetivo da comunidade que não acha importante seguir um padrão, e acho que também porque a muitos interesses em jogo, mais antes que eu seja malhado vou parar por aqui... -- Concordo plenamente.

Patola uma vez citou: "padronização não cola". E tenho refletido bastante nesta ótica desde então. E sinceramente passei à concordar com ele. Mas isto não impede que tenhamos um conjunto mínimo de normas e especificações que possam pelo menos "suavisar" estas diferenças.

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!

Comentário de Alessandro
"padronização não cola": Patola uma vez citou: "padronização não cola".

Se isso é uma afirmação o que seria da internet?
Porque o OpenOffice tem que usar o padrão da microsoft?
Porque os vídeos tem que reproduzir o padrão da microsoft?

Estou esperando um exemplo de uma aplicação comercial usando software livre em produção, acho que não existe?

Somos grandes, vamos utilizar padrões abertos e não infringir patentes, até porque não vejo necessidade disso, existem padrões abertos melhores que o da microsoft.
Comentário de brain
Padronização: Ednei:

Na minha opinião, padronização é importante, e temos diversos padrões aos quais aderir e suportar - POSIX, LSB, diversos formatos de arquivo, protocolos de rede... Não encontrei esta citação do Patola, mas imagino que o que ele quis dizer foi na linha de não tratar como padrão o que ainda não se estabeleceu como padrão (por exemplo, não esperar que todas as aplicações gráficas sejam em Qt, ou em GTK, ou em Tk, se isto ainda não está consolidado), não confundindo a padronização (necessária e importante) com uniformidade - sendo que a uniformidade (ou ao menos conformidade) parece tender a ser uma consequência da maturidade do mercado, e não apenas das ferramentas em si.

Quem busca este tipo de conformidade hoje no Linux e quer garantia de compatibilidade pode recorrer ao conjunto de requisitos do padrão LSB, ou então fixar-se no suporte a distribuições Enterprise, mas a tendência ainda é extrapolar o LSB e buscar toolkits e bibliotecas mais avançadas - disponíveis ao público em geral, mas ainda longe de poder ser assumidas como um padrão pelos desenvolvedores de aplicativos.

Isto é algo com que todo desenvolvedor de software (livre ou não) precisa se preocupar, e que todos eles devem acompanhar. Interessa aos usuários também, que devem cobrar e usar este detalhe como critério de seleção e eliminação de produtos.

Imagine que você esteja selecionando um software para uso em sua organização e que haja grande quantidade de opções de software livre que podem ser considerados. Se for uma suíte de comunicações (como o Evolution e similares), você escolheria uma que não suporta mensagens com caracteres nos padrões ISO-8859-1 e UTF-8? Se for uma suíte "office" (como o OOo ou o koffice) você escolheria hoje uma que não tivesse um roadmap claro para suportar o padrão aberto de formatos de documentos que está sendo desenvolvido internacionalmente?

A preocupação com conformidade pode ir além dos padrões formais. Se for um aplicativo de gestão de estoque você optaria por um que calcula algum valor com uma fórmula (válida) diferente da adotada pelo mercado? Se for um ERP (como o Compiere) você preferiria um que só grava seus dados em um banco de dados desconhecido?

Todo desenvolvedor interessado em criar algum software de uso geral ou específico (seja um fluxo de caixa, controle de estoque, folha de pagamento, controle de videolocadora, ERP, CRM, os caixas eletrônicos do Banrisul, os PDV das lojas Renner, ou o que for) precisa estar consciente de tudo isto, e aplicar estes conceitos de acordo com seus interesses e necessidades. Adotar alguns padrões pode ser considerado mandatório na prática mesmo quando há mais de uma opção disponível (por exemplo, protocolos de rede e codificação de caracteres). Outras questões de conformidade (por exemplo: suporte a importação e exportação de arquivos gerados por outros softwares) dependem de escolhas do desenvolvedor, e as escolhas que ele fizer terão influência sobre o sucesso de seu aplicativo junto a determinados públicos.

Aplicativos livres já em produção (como a Gnuteca (gestão de bibliotecas), o Sagu (gestão unificada), o Scotty (apoio a central de atendimento), o próprio ERP Compiere já mencionado, o phpProject, as diversas ferramentas de groupware, o OpenCRX e o próprio OpenOffice.org) em algum momento precisaram se defrontar com este tipo de decisão, e optaram por algum conjunto de widgets (ou por ser baseados em web), pela forma de dar suporte a múltiplos idiomas, pela estratégia de persistência de dados, por um conjunto de protocolos de rede... e naturalmente estas escolhas se refletem sobre a adoção e vitalidade destes produtos.

Como se trata de código aberto, os interessados em alterar estas escolhas têm alguma chance de interferir. Os usuários também podem entrar em contato com os desenvolvedores ou distribuidores e externar suas opiniões. E quem pensa em criar um novo aplicativo livre pode gastar meia hora no sourceforge ou freshmeat pesquisando entre as diversas centenas de softwares nas categorias "business" e similares, para conhecer as escolhas dos demais desenvolvedores, aprender um pouco com elas, e quem sabe até fazer algo bem diferente de maneira consciente.
Comentário de renatogdelf
Padrões...: apenas para melhorar a discussão:

"...Não encontrei esta citação do Patola..." Padronização não cola


Comentário de Daniel Fonseca Alves
Daniel Fonseca Alves: Observando os comentários e juntando com minha experiência posso perceber uma linha da tempo quanto as necessidades observadas no Linux:

- Necessidade de UM OS:
Não acompanhei esta fase mas são o início e amadurecimento do movimento GNU e do Kernel(amadurecido).

- Necessidade de um servidor:
Com o amadurecimento do Apache,Samba e outros(amadurecido).

- Necessiade de interface de administração:
Formação e amadurecimento do Webmin e outros(esta fase ainda está caminhando).

- Necessidade de Desktop:
Ainda caminhando e com um avanço rápido com o aparecimento dos livecds
(caminhando) e empresas focadas(linspire e outras).

- Necessidade de ambiente de desenvolvimento:
+ ou - começou com o aparecimento dos servidores e agora tomou um folego maior com a crescente necessidade dos desktops.

Em suma, acredito que devemos tratar situações em que existem demandas no Linux olhando para trás e vendo como foram tratadas anteriormente, muitos começam no Linux com 1 ou 2 anos e começam a criticar o produto pronto sem entender a dinâmica de desenvolvimento.
Mesmo muito dos que entedem pretendem mudá-la de uma hora para a outra para poder sem se adequarem a nova situação.
A crítica é fundamental para qualquer discussão, o que eu queria deixar bem claro é insensato que alguém que conhece um mundo durante 1 ano possa decretar a falência de um sistema de mais de + ou - 20 anos de vida sem estar falando bobagem(pelo menos é improvável).
Muitas pessoas passaram por aqui e tiveram os mesmos problemas e nem por isso a caravana parou de andar!
Por favor, comecem a entender como a dinâmica da coisa, acho que esta na hora.


Comentário de skrull
Dizer que padrões não são: Dizer que padrões não são apropriados para o software livre é incorreto,são fundamentais para que seu uso aumente.
Todos reclamam quando a MS com o internet explorer não respeita os padrões da W3C, dificultando a navegação com browsers open source que seguem tais padrões...

um projeto que entre outras coisas parece estar dando atenção a este aspecto da padronização foi noticiado aqui: netydea.com >>>

Un proyecto financiado por la UE se propone mejorar la eficacia del código abierto
http://www.netydea.com/nweb/web-v2/spinformacion/index_informacion.asp?idinformacion=13959
Comentário de skrull
complementando: o link para CORDIS na propria página indicada, dá mais detalhes em espanhol :
http://dbs.cordis.lu/cgi-bin/srchidadb?CALLER=NHP_ES_NEWS&ACTION=D&SESSION=&RCN=EN_RCN_ID:23497&TBL=ES_NEWS
Comentário de Manoel Pinho
Real Basic: Só uma coisinha: O Real Basic também tem uma versão para linux. Está na página do produto.

A única vantagem real do Mac OS X, além das frescuras visuais (que já tem clones bem semelhantes no Windows e Linux), é a disponibilidade (ainda) de alguns aplicativos comerciais conhecidos no mundo Windows, especialmente os da área gráfica. Mas com a Apple cada vez ganhando mais dinheiro com música e o mercado do Mac OS X caindo (sim, as estatísticas mostram um declínio de participação do mercado) veremos quanto tempo as software-houses vão continuar interessadas em fazer aplicativos para Macs.

Comentário de rafaelkafka
As preferências do Linus são sim muito importantes!: As preferências do Linus são sim muito importantes!

O Linus é um gênio, é o criador e alma do linux, logo as preferências dele são sim, muito importantes!Não é a toa o bom gosto que ele tem não só quanto à qualidade da arquitetura dos computadores que usa mas em relação às distros, Red Hat e Gentoo(Em um Apple iBook G4 800MHz), aliás baseadas no Gnome o que faz muita gente soltar esse tipo de opinião sobre a suposta irrelevância das opiniões do Linus.

É óbvio que a autoridade da opinião dele conta muito!

Aliás é o caminho das pedras para quem está começando e quer ir direto ao que há de melhor!

Cada entrevista que leio do Linus simpatizo mais com o bom humor dele, tem gente na comunidade louquinha prá diminuir o valor dele e do próprio kernel, o que é um absurdo sem tamanho!

Mais uma vez ele está certo, aliás vou no mesmo rumo rs, ainda vou ter meu mac-mini sem mac ahahahaah!Outra coisa, off-topic, creio que o tópico já estava fechado, se essa palhaçada européia em relação às patentes for em diante nós partiremos prá desobediência civil pura e simples, ou alguém aqui vai se render?Se patentearem o ar alguém aqui vai deixar de respirar?Eu não!Direito não é lei, lei não é direito (Lição básica do primeiro semestre do meu curso de Direito, obrigado Professor Edgar, que DEUS o tenha) Direito é justiça, lei é apenas parte do Direito, Logo lei injusta é letra morta!Pouco me importa a legislação, o Direito sempre está acima dela!

Rafael Kafka, livre sempre, legal ou ilegalmente, pouco importa!

Post Scriptum : Quem for preso aqui ehehe, já tem advogado gratuito rs!
Comentário de Alberto V. M.
Pequenos erros sobre MacOS X: softwares de edição e produção artísticas (que a Apple é muito forte nisso)
### Você fala da suíte Adobe ? Pois então, são da Adobe...

A Apple hj eh DONA de 90% do mercado de software profissional de Audio e Video (Final Cut Pro, DVD Studio Pro, Shake, Motion e Logic Pro). Todos os estudios de cinema (incluindo no Brasil) usam equipamento com software Apple. Lord Of Rings usou FCP e Shake, por exemplo. Na area amadora ela possui equivalentes da pesada e que jah veem com o MacOS X em todos os Macs q sao vendidos (iMovie, iDVD, iTunes, Garageband, iPhoto).

Cuidado GNU/Linux, desta vez o seu rival não é tão fraquinho como o Windows!
### Essa afirmação não tem muito sentido, pois o MacOS só roda nativamente numa máquina PowerPC

MacOS X roda ate na torradeira se a Apple quiser!! Por isso optaram pelo MachKernel... por ser ïndependente de hradware". HP e outros fabricantes de PC jah estao pressionando a Apple para lançar uma versão para x86, e alguns anos atrás a Apple apresentou com a mesma HP o MacOS X rodando em um PC x86 da HP. Hj a HP vende um tocador de MP3 que na verdade eh o iPod em uma caixa diferente... ate qdo liga aparece o logo da Apple!! Acredito que na hora q a HP notar q nao tem mais saida vai se unir definitivamente com a Apple contra a Dell (inimida da Apple no mercado educacional dos EUA). O Darwin eh a parte open-source do MacOS X, que pode ser instalado em x86 e PPC... sou baixar (www.apple.com/darwin) e basicamente soh falta a interface grafica pra ser o MacOS X completo.

Sinto muito mais essa qualidade (ou desculpa) do "Sistema Livre" não vai convencer os usuários e desenvolvedores do Mac...
Precisa de mais... Muito mais!...
### O software livre não se impõe a ninguém, usa (e contribui) quem quiser. Se os usuários e desenvolvedores para PowerPC estão satisfeitos com o MacOS, que fiquem com ele.

A questao eh que hj mais de 50% dos desenvolvedores de MacOS X sao ou eram desenvolvedores de Linux, FreeBSD, OpenBSD, etc. O MacOS X eh o UNIX mais usado no mundo... e o unico vendido por um grande fabricante de computadores (sim a Apple ainda eh considerada grande para os padroes mundiais). O MacOS X assustatoramente no total jah ultrapassou ate o Linux (especialmente por causa do uso domestico).

A Oracla acaba de certificar e adotar hardware Apple (XServe e XServe RAID). No Brasil sites como Americanas.com e TokStok.com usam nao apenas hardware Apple, mas tbm tecnologia WebObjects para o desenvolvimento.

Para os mais leigos... o MacOS X vem sendo desenvolvido ha muitos anos!! A World Wide Web foi criada e desenvolvida no pai do MacOS X, o sistema NeXT (que era de outra empresa de Steve Jobs e hj absorvida pela Apple - http://c2.com/cgi/wiki?NextStep). Eh possivel que o MacOS X tenha mais tempo de desenvolvimento que o proprio Linux.

Quake 1 foi feito tbm originalmente no NeXT, e posteriormente Quake III foi desenvolvido no MacOS X e depois pra Windows e outros OSs. A ID Software tem uma longa ligacao com o NeXT e MacOS X. O unico UNIX q a M$ desenvolve software eh o MacOS X, e possui um departamento especial soh pra isso. Desenvolve inclusive um emulador de x86 pra rodar Windows em PPC sobre o MacOS X (Virtual PC - adquirido da Connectix q tbm desenvolveu um emulador de PlayStation pra Mac q a SONY cmoprou prq permitia rodar os jogos melhor no Mac que no console original).
A Adobe ainda tem 47% das suas vendas no mercado de Mac... nao vai parar de desenvolver prq nao quer falir. A Corel parou de fazer o CorelDraw pela segunda vez, mas sempre tenta voltar pro Mac (felizmente usuario de Mac nao usa esse tipo de lixo!!).
Comentário de Alessandro
Não retirando o mérito: O Linus tem o seu mérito mais achar que suas preferências importantes, ou mesmo segui-las acho fanatismo.

O Software livre não depende do Sr. Linus, e ele é tão ou mais arrogante que o tal de Bill.

Claro isso é opinião pessoal, mais não gosto de ver um projeto ligado a uma pessoa, e sim a uma comunidade, se ele quer usar um hardware proprietário da Apple que use, isto não interfere em nada. Na minha opinião isso não deveria nem virar notícia.
Comentário de Alberto V. M.
Clusters Mac: Ninguem usa PowerMac em cluster... usam servidores XServe q nao possuem refrigeracao assim. Alem de serem 1U.

www.apple.com/xserve

A lista dos top500 muda todo mes. E se vc nao mandar os dados sobre processamento em um mes sai da lista. Nao existe nenhum opteron acima dos mais rapidos da Apple. O numero 1 usa PowerPC, o numero 4 usa G5 (maquina IBM), o 7 usa G5 (maquina Apple), o 8 usa PowerPC, o 9 usa Power4 (de onde foi derivado o G5), 11 e 12 Power4, 15 PPC. O primeiro Opteron esta em 18 e o primeiro P4 esta em 10.

Ainda nao achei onde a linha Intel e AMD sao superiores aos IBM (inclusive os usados pela Apple).

Outra coisa... o cluster da COLSA nao esta no top500 e eh mais rapido que o da VTech q esta em 7 lugar (http://www.apple.com/science/profiles/colsa).
Comentário de Alberto V. M.
Acoes da Apple: PS: A M$ nao vendeu as acoes da Apple prq sao as que mais dao lucro no mercado de acoes no EUA na area de tecnologia. As acoes da Apple estao crescendo mais q M$, Oracle, Dell, etc.

Mas essas acoes sao iguais as de um amigo meu... sem direito a voto ou qualquer coisa. O acordo feito na epoca foi... M$ compra acoes e garante nao vender por 5 anos (dando garantia q confia na Apple como empresa), continua o desenvolvimento do M$ Office pra Mac (hj esta no Office 2004) e a Apple nao participaria do processo contra monopolio (nao deu certo prq a Netscape citou e chamou gente da Apple como testemunha), a Apple nao lancaria de imediato o MacOS X pra x86 (eu tenho uma versao original da Apple em casa, daquela epoca).

Na verdade tem mais rolo nisso!!
Dizem q na reuniao com Gates... Steve Jobs falou: "Juntos somos donos de 95% do mercado de computadores e a M$ nunca teve prejuico qdo fez negocios com a Apple".
Comentário de Alberto V. M.
Software Livre = x86??: Engracado alguns comentarios q fazem parecer que se vc nao usa Linux com x86 isso nao eh livre!! Poderia rodar Linux em um iPod que continuaria sendo SOFTWARE LIVRE. Pode ser no Mac, em Sparc, x86, 68k, etc... nao importa o hardware... o SOFTWARE continua livre.

Linux eh Linux em PPC ou x86... o problema eh que 99% do mercado esta escravo da Intel e do x86 e pra desespero da maioria a IBM largou a Intel e esta batendo de frente oferecendo o PPC q esta mais desenvolvido e possui melhor performance hj e prevista para o futuro. A Intel mesmo assume nao conseguir mais acompanhar a IBM com o PPC em termos de tecnologia e performance. A AMD esta tentando, mas nao conseguiu ainda e ninguem acredita q venha a conseguir.

Entre qm nao acredita mais... LINUS.

Simples assim!! ;o)
O mercado CISC Intel/AMD chegou no limite.


Comentário de Alberto V. M.
Linux e Linus: Bem!! Linux eh Linus sim... prq sem o autorizacao dele nada entra no kernel oficial. Essa democracia ditatorial eh interessante pacas!! Diferente do FreeBSD onde nao eh uma pessoa q define no final, mas uma comissao com diversas pessoas.

Posso dizer uma coisa sobre a escolha e sobre iBook... na pratica jah vi um iBook G3 500MHz rodando Debian. Eh muito mais rapido que um desktop PC com Dual Pentium III (nao lembro qtos MHz), mas independente dos MHz do P3... um G3 que eh menos de 1/10 da velocidade do G5, e ganha de um desktop com dois P3.
Comentário de Manoel Pinho
Brinde: kidX,

Já que você acha o linux tão ruim, talvez o Augusto lance uma campanha para arrecadar dinheiro para te comprar uma licença do Windows e mais um joguinho para "kids", mas só se você for um garoto bonzinho e não continar trollando aqui...

Comentário de Metatron
Não é CISC puro: Os processadores da família x86 não são CISC puro, internamente eles possuem uma camada de tradução (feita em hardware é claro) para instruções RISC. É claro que isso torna o processador muito mais complexo e lento, uma das razões que levam a clocks cada vez mais altos, com o consequente aumento do consumo e dissipação de energia (um pequeno sol no seu PC...).

Referência:
Computer Organization & Design - Third Edition
By Patterson & Hennessy
Comentário de Metatron
Você se esqueceu de um detalhe...: Macs são muito mais caros do que PCs, pelo menos aqui no Brasil eu acho complicado eles se difundirem. Ainda são um privilégio para endinheirados.
Comentário de Kid-X
Gênio?: "O Linus é um gênio"

Se ele fosse um gênio, ele não seria um péssimo engenheiro/arquiteto como afirmou o Alan Cox, uma pessoa que praticamente convive com o Linus. É lógico que nessas horas a gente deve acreditar no Alan! ;-)

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Eu posso não ser o líder desta comunidade...
...Mas eu sou o líder das minhas idéias!

Banana Republic

Comentário de sun
mediocridade: Kid-X, o mediocre invejoso...!
Comentário de Metatron
Gênio: Torvalds não é um gênio mesmo. É uma pessoa inteligente que fez a coisa certa na hora certa. Escolheu um modelo de kernel mais simples de programar e o principal: escolheu uma licença boa e convidou a todos os interessados a ajudá-lo na tarefa.
Gênios são Alan Turing, Von Neumann,Chomsky, etc
Comentário de sun
Genialidade: Um(a) jogador genial
Um " empresario genial
um " matemático genial
Um " psícologo genial
um " cozinheiro genial
um " artesão ou artista genial
Uma mãe ou pai genial
O gênio pode ser intelectual,emocional ou físico, como o ser humano !


O conceito de genialidade é muito relativo e definir quem é ou não é gênio,pode gerar muita controvérsia,se soubermos olhar, então, podemos
reconhecer em muito gente comum, mais do que se poderia esperar, algum aspecto de genialidade e nos reconhecidos como gênios,coisas em que são medíocres...

A propósito... "ser uma pessoa inteligente que fez a coisa certa na hora certa. Escolheu um modelo de kernel mais simples de programar e o principal: escolheu uma licença boa e convidou a todos os interessados a ajudá-lo na tarefa"...e obter sucesso ! Aí estão alguns elementos de genialidade !

Agora ,o medíocre é um ser ressentido, que fica denegrindo os outros...
Comentário de Metatron
Nossa...: Só citei os gênios da área de exatas porque são os que eu conheço.
Em nenhum momento eu denegri o Torvalds, não entendo o motivo desse ataque narcoléptico.
People...software livre não é o único Deus e Torvalds o seu profeta...
Desse jeito só podem nos chamar de fanáticos mesmo.
Sou usuário Linux(com a maior honra!), mas não um fanático cego.
Comentário de Metatron
E para não dizer que não falei das flores...: Adotando as suas idéias, então sejamos justos, o gênio de toda essa história foi Richard Stallman, que criou as bases técnicas, filosóficas e legais para a revolução chamada SL.

Referência: Revolution OS
Comentário de sun
Metraton , : Metraton ,

não me leve a mal, nada pessoal,nem eu disse que você denegriu alguém(não estava me referindo a você), nem acredito na divindade do software livre ou do Torvalds ,ou na "genialidade absoluta" e/ou "mediocridade absoluta"
para mim não é problema reconhecer alguns aspectos geniais das pessoas,
porque sei que continuam sendo seres humanos com suas limitações e não tenho que beijar seus pés...

Sim claro ,grande Stallmman !
Comentário de Alberto V. M.
Nao existe meio CISC: O que significa ser CISC e RISC? A partir do momento que o processador tem parte CISC eh todo CISC.

A Intel nao pode fazer o P4 como gostaria senao o Windows nao roda... e isso vai destruir a arquitetura. A impossibilidade de desenvolver por causa de um programa (OS)!! Foram incompetentes com o Itanium e jah estao ficando pra tras contra a AMD.

Agora que a IBM resolveu realmente que o PPC eh um processador para uso em grande escala... investiu bilhoes de dolares em uma nova fabrica pro G5 apenas... ate a M$ quer o PPC pro XBox. A Intel esta realmente ficando na berlinda e nao tem solucao imediata. Torço para que a IBM vença essa guera... independente de arquitetura.

Alias... a arquitetura eh aberta!! Diferente do que a maioria diz e acredita.
Se vc quiser fabricar um Mac pode... a Apple liberou isso ha anos e a Motorola, PowerComputing, entre outras, fabricavam Macs alguns anos atras. A Apple nao abre é o MacOS... e qdo ela limitou o licenciamento de MacOS para o MacOS 8.1 (ninguem pode vender Mac com MacOS superior ao 8.1 pre-instalado)... os fabricantes desistiram de fazer os "clones".

Hj a Pegasos e a Terra fabricam "Macs", mas com Linux pre-instalado!! Maquinas PowerPC como os Macs.

http://www.pegasosppc.com/
http://www.terrasoftsolutions.com/

http://www-03.ibm.com/chips/products/powerpc/
http://www.apple.com/g5processor/executioncore.html
http://www.apple.com/ibook/processor.html
Video sobre PowerPC 970 (G5): http://www.apple.com/powermac/video/

A Apple usou as familias de processadores PPC: 601, 603, 604, 750 e 970.
Antes usava a familia 60k da Motorola. Por isso o PPC eh um consorcio entre Apple, IBM e Motorola (nao pertencem a uma nem a outra, mas a todas). No G5 eh utilizado o Altivec da Motorola... a IBM nao utiliza essa capacidade de processamento vetorial em suas maquinas.

Basicamente, a IBM nao tinha uma saida pro PPC... e a Apple precisava de um processador melhor que o 68k. A Intel nao tinha um processador q capaz de manter a cmopatibilidade do MacOS e dos programas que jah existiam pro 68k. A IBM ofereceu o PPC que tinha essa capacidade e entao formaram uma parceria. A Apple hj compra 50% de processadores de cada uma delas... e qdo a Motorola nao entregou processadores suficientes a Apple disse q passaria pra AMD o processo de fabricacao do PPC (a AMD estava interessada).
Comentário de Alberto V. M.
Medidas de relatividade...: Grande ou pequeno, caro ou barato...
Sao grandezas de relatividade!! Precisa ter algo pra ser comparado senao nao tem valor algum.

Com o q vc esta comparando o Mac pra dizer q eh caro ou barato?
Se for no site da Apple e depois for na Dell ou HP... comparar maquinas IDENTICAS aos Macs... o Mac sai o mesmo $ ou menos.

Qdo comparar notebooks os Macs sao mais baratos sempre se o concorrente for equivalente. ;o)

Por isso no ultimo BSDCon (Conferencia de Usuarios de UNIX BSD), metade dos notebooks q eu vi eram Macs (rodando MacOS X e Linux muitos deles).

Hj existe o Mac Mini, que custa R$2.800,00 e tem processador G4 1.25GHz (http://www.apple.com/br/macmini/specs.html). A Dell tem o modelo Dimension 4700 q seria um pouco pior e custa um pouco menos (http://www1.la.dell.com/content/products/features.aspx/advertised_dimen?c=br&l=pt&s=dhs), mas essa diferenca eh pelo que o Mac tem q vc vai ter q comprar pra ter o Dell com a mesma configuracao. O Dell tem placa de video MUITO inferior, nao tem modem, nao tem FireWire, se nao pedir mandam DVD e nao combo, etc.
Comentário de Alberto V. M.
Ajuda da Apple a comunidade OpenSource: A Apple tem dado suas contribuicoes a comunidade OpenSource, mas tbm recebe.. tudo isso por parte do Darwin.

Pra ser mais claro... no FreeBSD 5 a Apple re-escreveu toda a parte de memoria virtual e multi-processamento simetrico. Hubbard que foi um dos pais do FreeBSD hj trabalha na Apple e tem aproveitado o $ da empresa para fazer aquilo que nao era possivel sem uma empresa forte por tras!!

Logico que a Apple tirou proveito disso... jah que o Drawin eh 95% compativel com FreeBSD no momento.
Comentário de Alberto V. M.
Correção...: Antes usava a familia 68k da Motorola. LOGICO!!
Mas isso antes do Pentium existir... PCs eram 286, 386, 486.
Comentário de fabrizio poltronieri
enquanto designer gráfico e: enquanto designer gráfico e pesquisador em nível de doutorado sobre interatividade e usabilidade eu fico, muitas vezes, admirado com a ingenuidade do pessoal do software livre. bem, as chamadas "frescuras visuais" – que não, não tem clones que se aproximem da interface gráfica do mac os x, nem pra windows, nem para linux – são na verdade atualizações de possibilidades virtuais de linguagem e comunicação que vem sendo debatidas filosoficamente há séculos. não é só uma "carinha bonita" que seduz os usuários do mac os x e tornam o uso deste sistema extremamente produtivo. acreditar nisso é uma ingenuidade incrível, como também é acreditar que o linux vai ser adotado em massa porque simplesmente é mais estável ou tecnicamente melhor. é preciso sim investir em interfaces para linux que estabeleçam, como faz a apple, diálogos com a contemporâneidade. nisso, mesmo o gnome e o kde, ainda estão muito atrás. e outra coisa, essa história de que o mercado de softwares para apple vai acabar é dita desde o surgimento da apple. vale lembrar que muitas das aplicações linux ou *nix rodam no os x.
Comentário de fabrizio poltronieri
pessoal, muitas destas discus: pessoal, muitas destas discussões não se baseiam somente em questões puramente técnicas! os processos de significação são cada vez mais decisivos nos processos de compra e escolha... por isso que os iMacs fizeram e fazem tanto sucesso. as pessoas não-geeks não querem caixas cinzas rodando kde com a nova VP... querem produtos que sejam alinhados com as questões da contemporaneidade... mesmo que não tenham placas de expansão... e nisso a apple dá de 10 a 0 em qualquer fabricante.
Comentário de against
mac os x: O mac os fica lento em relacao ao tempo.
Use um browser por 15 dias e ele terah 500 mega na memoria.
Varias partes do sistema tb aumentam inexplicavelmente de memoria.
Faca o teste.
Comentário de against
leak: como disse acima, o macos eh zuado, fica lento em funcao* do tempo.
isso eh coisa de windows.
nenhum software serah tao otimizavel quanto linux e bsd puros

*escrevi erroneamente "relacao" lah em cima
Comentário de against
site: "O Linux está repleto de ferramentas e bibliotecas para desenvolvimento, basta estudar para saber usar.
= O problema é saber usar. Sabe como ultimamente os desenvolvedores estão mal-acostumados com o M$-VB e .NET. Espere aí, estou falando de Mac! Mas se você quer instruções para desenvolver no Mac, tem este site oficial da Apple: http://developer.apple.com/. Qual o site GNU/Linux que ensina a desenvolver em PowerPC?;"

A maioria das coisas sao iguais, o que nao for estah em:
http://penguinppc.org/dev/
Comentário de against
sempre que alguem vai comprar: sempre que alguem vai comprar um micro, pergunta pra mim, e se eu disser que o micro bom eh o cinza, eles compram e indicam pros amigos.
Comentário de Cadu
"Kid-X, o" pirralho "mediocre: "Kid-X, o" pirralho "mediocre invejoso...!"
Comentário de Metatron
Mistureba: Surpreende mesmo, a primeira vez que eu li me surpreendi também. Para o programador, o x86 é uma máquina CISC, mas internamente, há uma tradução binária para uma máquina RISC; uma tentativa de melhorar a performance; há dois tipos de arquitetura convivendo juntas!
É claro que há um overhead a ser pago, sem querer parecer arrogante, mas um x86 é uma quimera.
Uma errata, a referência onde você pode comprovar o que eu disse é a seguinte:

Computer Architecture: an quantitative approach
By Patterson & Hennessy

Comentário de Alberto V. M.
BEEEEMM!! ERRO...: O MacOS X tem um dos sitemas de memoria e memoria virtual mais moderno do mundo!! O sistema do FreeBSD 5.x foi desenvolvido pela Apple baseado no Darwin.

Eu tenho um iBook q deixo ele mais de um mes sem desligar... nao cria arquivos temporarios nem deixa nada mais lento. Menos ainda 15 dias desligando a maquina!!

Pelo visto vc NUNCA usou MacOS X... e talvez nem MacOS (classico).
Comentário de Metatron
Retórica: Por favor, você sabe muito bem do que estou falando, PC "popular" meu caro, aquele que você monta comprando componentes contrabandeados via Sta Ifigênia...
É ÓBVIO (para quem já leu um Patterson & Hennessy da vida...) que em termos de engenharia, um PowerPC é muito superior ao x86; mas é inacessível para a maioria dos consumidores de PC
Comentário de Alberto V. M.
Usuario que nao conhece nao deveria falar...: Tadinho... insistindo na asneira!!
MacOS X = BSD puro!!

O FreeBSD 5.x eh parte desenvolvido pela Apple e pela equipe do Hubbard dentro da empresa. Sem a Apple o SMP do FreeBSD nao existia!!

O MacOS X como servidor eh considerado mais estavel que o Linux... e possui melhor performance tbm!! Nao eh a toa q existem centenas de instituicoes nos EUA q substituiram clusters Linux por MacOS X... e detonaram os PCs q faziam parte do cluster por Macs.

Vc nao deveria falar qdo nao tem conhecimeto!! O mais comum sobre discussoes sobre Mac ou PCs eh gente q NUNCA usou Mac ou MacOS X falar "caquinha" sem experiencia pratica.
Comentário de NatuNobilis
Reação exagerada: Ô, pessoal, que reação exagerada...
Fico imaginando o Linus, trabalhando na tranqüilidade de seu belo lar, e de repente recebendo um G5 dual sem qualquer custo. Então, ele decide passar a usar essa nova máquina como sua principal máquina de trabalho...

...e o "mundo" começa a discutir sobre a escolha do cara???

Imaginem a situação: a AMD resolve dar pro Linus um Opteron dual, e depois sai anunciando pra todo mundo que agora o Linus usa AMD64. Fez alguma diferença no Linux? AMD64 se tornou melhor ou pior por isso? A própria AMD se tornou melhor ou pior por isso?

Pelo menos essa discussão descabida levou a alguns comentários legais e enriquecedores.

Viva a comunidade Linux, e abaixo as discussões fanáticas inúteis.
Meus dois centavos ;)
Comentário de Alberto V. M.
Nao eh inutil discutir o fim do x86..: A questao nao esta no Linus usar ou nao um PowerPC (seja Apple, IBM, Pegasos ou qualquer outro fabricante).

A questao a ser discutida eh o fim da arquitetura x86, pois ela chegou sabidamente ao seu limite de desenvolvimento. E uma das questoes mais importantes da declaracao do Linus eh essa!!

Por ser uma pessoa influente na comunidade tecnologia, sua declaracao de considerar o PPC como uma das duas arquiteturas dominantes no mercado atualemente, e estar avaliando essa alternativa para o Linux no que diz respeito as novas arquiteturas 64-bits eh sim muito importante.

Se Biil Gates viesse dizer que prefere o PPC ao x86 e que o Windows roda melhor em um q outro isso traria enormes beneficios a IBM e a arquitetura PPC. Mas nao foi Bill, foi Linus... isso gera creditos ao PPC, menos mas tbm gera creditos. E um dos diferenciais da IBM hj sao os creditos do PPC sobre os demais processadores 64-bits.

A IBM possui um processador maduro, com mais de 10 anos de desenvolvimento e q mantem compatibilidade com 32-bits (como o Opteron), sem qualquer perda de performance. O PPC eh um processador com caracteristicas unicas, e por isso foi a opcao da Apple qdo passou do 68k para o PPC. O x86 nao era capaz de manter compatibilidade com o 68k, entao foi descartado apos exaustiva negociacao com a Intel.

E hj a IBM tem se mostrado mais segura para investimentos no futuro da tecnologia 64-bits. A M$ esta optando pelo PPC para o Xbox, a Sony no PS, a CISCO usa PPC em alguns roteadores, e muitas empresas estao aderindo a essa arquitetura e saindo do x86 e das linhas Intel, especialmente.

Tudo nao pasa de discussao.... mas algumas coisas q estao acontecendo hj, como Linus optar por PPC, podem e provavelmente irao definir se amanha seu PC tera processador Intel, AMD ou IBM (PPC).
Comentário de Alberto V. M.
Por isso todo mundo usa Windows: Acha q usam Windows prq eh bom ou prq as pessoas em quem os leigos confiam indicam?? Vc vai pra uma universidade de Informatica e a maioria dos profs. sao Windows-tapados... soh falam de programa pra Windows, passam rapidamente por cima qdo a coisa nao eh Windows ou x86. Alias... mal falam de PPC, Sparc ou outras arquiteturas... assim temos um mercado inundado de Alistas e Especialistas em Informatica que soh sabem o que eh PC (x86) + Windows. As vezes viram o Linux e nao sabem muito a respeito... e PPC, Sparc... a maioria entra e sai da faculdade sem nem mesmo ouvir falar a respeito.

Por isso, a maioria aqui nao deve ter conhecimento algum a respeito do PPC, do MacOS X, do mkLinux (primeiro Linux pra PPC) baseado no Mach Kernel q hj eh usado no MacOS X.
Comentário de Patola
Show me the facts: O MacOS X como servidor eh considerado mais estavel que o Linux... e possui melhor performance tbm!! Nao eh a toa q existem centenas de instituicoes nos EUA q substituiram clusters Linux por MacOS X... e detonaram os PCs q faziam parte do cluster por Macs.

Olá,

Você tem os fontes dessas estatísticas? Considerado mais estável por quem? Em que cenários?

--
Ainda em estágio altamente experimental e alpha: http://linuxfud.org
LinuxFUD, mostrando as mentiras da mídia contra o software livre!
Comentário de all.mac
Mac ou Linux: No Brasil chegamos a ter algumas tecnologias prq as pessoas q indicam o que ser utilizado nao possuem conhecimento suficiente para saber o que ha no mercado. Por isso as solucoes sao extremamente limitadas!!

http://paulgraham.com/mac.html
"March 2005
All the best hackers I know are gradually switching to Macs. My friend Robert said his whole research group at MIT recently bought themselves Powerbooks. These guys are not the graphic designers and grandmas who were buying Macs at Apple's low point in the mid 1990s. They're about as hardcore OS hackers as you can get.
The reason, of course, is OS X. Powerbooks are beautifully designed and run FreeBSD. What more do you need to know?
I got a Powerbook at the end of last year. When my IBM Thinkpad's hard disk died soon after, it became my only laptop. And when my friend Trevor showed up at my house recently, he was carrying a Powerbook identical to mine.
For most of us, it's not a switch to Apple, but a return. Hard as this was to believe in the mid 90s, the Mac was in its time the canonical hacker's computer."


http://www.macdevcenter.com/pub/a/mac/2002/05/14/oreilly_wwdc_keynote.html?page=2

http://www.apple.com/science/profiles/colsa/

Sem falar q na BSDCon o maior númedo de laptops sao Apple... com MacOS X e alguns casos o Linux esta junto quase como por enfeite.

Qualquer relatorio de instituição q mudou de Linux pra Mac indica essa informação. Mais estável, mais fácil e seguro de ser atualizado sem causar danos ao sistema que é executado, etc.

A Universidade de Pittsburg é apenas um exemplo de cluster Linux que foi substituido por outro com MacOS X.

Ninguem quer um cluster com um especialista em Linux pra mante-lo funcionando adequadamente!! E o MacOS X possui toda a estabilidade, menos vulneravel (dados vc pode achar no Google passado por instituicoes da area), e muito mais facil de ser utilizado e gerenciado do que o Linux.

Considerando as maquinas caseiras, clusters e servidores, o MacOS X eh hj o UNIX mais utilizado no mundo. E conseguiu ultrapassar inclusive o Linux em menos de 2 anos mantendo os usuarios de Mac satisfeitos, fazendo usuarios de Linux e outros UNIX mudarem de plataforma e usuarios de Windows tbm.

Poderiamos desconsiderar se fossem apenas ex-usuarios de Windows, mas 90% dos que deixaram outro OS para usar o MacOS X sao ex-usuarios de Linux e outros UNIX. ;o)

Nao eh a toa que a HP pressiona a Apple para liberar a versao x86. Por sorte a Apple eh fabricante de hardware e nao se interessa nesse mercado de OS pra x86.

OBS: a Apple tem o Pages e o Keynote que sao compativeis com MS Office, e tem o NeoOffice/J (OpenOffice.org pra OS X), entao nao existe prq fazer carinho na M$ por conta desse pacote.
Comentário de empire poker bonus code
empire poker bonus code: In empire poker bonus code exotic player cheat!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004