Foi-se o tempo em que as preferências e escolhas pessoais de Linus Torvalds eram base de argumentos e discussões na comunidade (no estilo "minha distribuição é a melhor porque o Linus a usa no trabalho, a sua é a pior porque ele só a usa em casa"), mas como esta história saiu na imprensa do mundo todo, hoje é domingo e até é possível apontar possíveis conseqüências do assunto sobre o desenvolvimento do Linux, vamos a ela:
Linus Torvalds substituiu a arquitetura x86 pelo PowerPC em seu desktop pessoal (onde trabalha no desenvolvimento do kernel, inclusive). Ao comentar sobre a escolha, Torvalds afirmou que há um número suficiente de pessoas testando o kernel na arquitetura x86, e ele não precisa ser mais um destes. Ele também disse que a mudança para o PowerPC em parte é conseqüência de seu interesse em conhecer o "outro lado" da dupla de tecnologias de 64 bits que ele considera como dominantes (o lado que ele conhece bem é o x86_64). E aproveitou para frisar: “
O Linux suporta 20+ arquiteturas, e o fato de eu pessoalmente acreditar que duas delas são mais provavelmente as mais relevantes não significa tanto.”
Linus descreve o equipamento (que ele ganhou gratuitamente) com estas palavras: “
Minha máquina principal agora é um dual G5 de 2GHz (também conhecido como PowerPC 970) -- é fisicamente um Apple Mac comum, embora ele obviamente rode apenas Linux, então não acho que você possa mais chamá-lo mais de Mac ;)” E o leitor Alberto V. M. (all.mac@uol.com.br) enviou este
link de uma entrevista de 2003 em que Torvalds já manifestava seu interesse no hardware PowerPC.
rodando Linux é tudo igual pra mim.
___________________________________
Vendo Meu Rim.